DUBBING - O QUE É ISSO ?

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

DUBBING - O QUE É ISSO ?

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Dez 02, 2005 10:20 am

Dubbing - O que é isso ?

A palavra Dubbing não possui tradução para a nossa língua.

Podemos dizer que o Dubbing é o material que irá revestir a linha de atado, que será utilizada para fazer o corpo da maioria das iscas de fly conhecidas como moscas e ninfas. Pode ser de origem natural, ou sintético.

O Dubbing Natural, normalmente é composto pela porção mais fina e mais macia dos pelos retirado de coelho, raposa ou então do rato-almiscarado, que é um roedor originário do Canadá. Os sintéticos quase sempre materiais derivados do nylon e de nomes desconhecidos para a grande maioria das pessoas e pescadores. Antron, Goat, Poly ou Fly-Rite e Superfine são apenas alguns deles. Muitas vezes misturam-se materiais naturais e sintéticos para se obter Dubbing de características próprias.

Imagem
Dubbing Natural

Para fazer o corpo das iscas, nós enrolamos o Dubbing no fio utilizado para atar as iscas e em seguida enrolamos esta linha na haste do anzol. Devemos ter alguns cuidados básicos para que as iscas sejam eficientes em seu trabalho na água, como não utilizar muito ou pouco material, pois o corpo pode ficar disforme. Nas moscas secas, não podemos apertar demais as voltas dos fios, pois há a necessidade da formação de bolsas de ar entre as fibras para que a mosca flutue, o que diferencia da confecção do corpo das ninfas e das moscas que trabalharam abaixo da superfície da água.

Imagem
Dubbing Natural

Como é um material de difícil aquisição, nem tanto pelo preço, mas porque não encontramos nas lojas, há a necessidade de improvisarmos o Dubbing. Uma excelente alternativa é a utilização de pelos de gatos. Muitos de nós possuímos em casa um gato como animal de estimação, e costuma-se escová-los com escovas apropriadas para retirar o excesso de pelo que se desprende naturalmente do corpo dos felinos. Cães com pelagens macias, e coelhos também são excelentes fornecedores de Dubbing Alternativo. Para poder utilizar estes materiais, há a necessidade de preparar o material logo após ser coletado.

Como preparar o Dubbing Alternativo.

Naturais –

Logo após ser retirado com o auxílio de uma escova, com as cerdas de aço, encontrada em lojas de artigos para animais, coloque os pelos dentro de um pedaço de aproximadamente 30 cm de uma meia feminina de nylon, distribua os pelos e faça um nó na ponta da meia.

Mergulhe a meia numa vasilha contendo água morna, detergente ou sabão em pó e um pouco de água sanitária. Esta medida é para limpeza dos pelos e também para eliminar possíveis ovos de insetos e parasitas, como ácaros, pulgas e outros organismos. Esfregue bem e deixe de molho por algumas horas. Esfregue novamente e enxágüe em água morna quantas vezes forem necessárias para retirar a sujeira e o detergente.

Após bem lavado, retire o excesso de água. Tire os pelos da meia, procure separa-los em porções, eles estarão compactados e emaranhados, e coloque-os num cartucho de papel, (aqueles de padaria são ótimos), e coloque-o para secar ao sol. Após secos, eles deverão ser penteados para ficarem desembaraçados e desfiados. Deverão ser armazenados em pequenas porções dentro de sacos plásticos.

Com o pelo de coelho é mais fácil. Adquira junto aos criadores destes animais, peles já curtidas e retire o pelo escovando a pele no mesmo sentido de crescimento dos pelos. Retire da escova e armazene em pequenos cartuchos plásticos.

Imagem
Dubbing Natural Alternativo

Outro material muito interessante para Dubbing, é a paina, que é um tipo de algodão retirado do fruto da paineira. Florece no inverno, e após a floração, seus frutos abrem-se e espalham suas sementes envoltas numa fibra conhecida por lã-de-barriguda, outrora muito utilizada no enchimento de travesseiros e colchões. Após coletar as sementes, separam-se estas das fibras, e desfia-se esta lã.

Sintéticos –

Com barbantes, fitas e cordões fabricados em material sintético ou de seda, facilmente encontrados em lojas de embalagens, sacolas promocionais, cadarços de tênis, pingentes de cortinas e pacotes de presentes, com um pouquinho de paciência e trabalho, podemos fazer excelentes Dubbings também.

Imagem
Alças de sacolas

Imagem
Cordões diversos

Escolhido o material a ser utilizado, primeiramente vamos cortar em pedaços de aproximadamente 4 ou 5 centímetros de comprimento e desfiar com os dedos para separar as fibras.

Imagem
Cordões desfiados

Em seguida misturamos estas fibras e cortamos a meada com o auxilio de uma tesoura, com porções de aproximadamente 1 a 2 centímetros.

Imagem
Fibras cortadas

Colocamos num copo pequeno de liquidificador com água e se necessário um pouco de sabão neutro para lavar as fibras. Repita a operação trocando a água para retirar o excesso de sabão. Esta operação sempre deixa resíduos de fibras enroladas no eixo da faca do aparelho, limpe-a com cuidado retirando as fibras que estão presas.

Imagem
Fibras lavadas

Coloque para secar dentro do cartucho de papel, feche e deixe-o secando ao sol. Após seco, desfie novamente as fibras com os dedos e armazene em embalagens plásticas do tipo Zip.

Imagem
Dubbing Sintético pronto para o uso

A exemplo dos fabricantes, podemos também misturar nossos dubbings entre sim para conseguirmos tonalidades e texturas diferentes e interessantes. Pode-se misturar naturais e sintéticos, usando-se o liquidificador e a água como agente da mistura, a mistura fica homogênea e perfeita.

Imagem

Mãos à obra, atadores ...
Editado pela última vez por NELSON MACIEL em Sex Fev 17, 2006 8:56 am, em um total de 1 vez.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Ernesto Sam
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2787
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Ernesto Sam » Sáb Dez 03, 2005 7:41 pm

eu costumo coletar dubbing de coelhos e gatos. para fazer uma seleção mais apurada separo a escovação das partes do corpo. tipo: cabeça, costas, barriga, pernas e etc...
eu reparo que são mais finos na parte do rosto e um pouco mais grossos no corpo.
O Senhor! É Deus.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Dez 03, 2005 7:56 pm

Os das costas, normalmente são mais longos. As mascaras de coelho que são vendidas lá fora, e que o Beto Vaucher tem para vendar na Fly Sul, dão um Dubbing delicadissímo, curto e finissímo.
Editado pela última vez por NELSON MACIEL em Seg Dez 05, 2005 12:16 pm, em um total de 1 vez.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Dom Dez 04, 2005 10:06 am

Apesar de usar alguns desses alternativos, não dava esse tratamento ao material! Boas dicas!
Eu uso o pelo da Mylu, minha Fox terrier de pelo duro. Por baixo do pelo duro tem um sub pelo macio. Depois que dou banho nela, passo a escova ... assim o dubbing "já vem lavado de fábrica" :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Parabens pela matéria Nelson! :D
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Dez 04, 2005 9:28 pm

José Zuanon escreveu:Apesar de usar alguns desses alternativos, não dava esse tratamento ao material! Boas dicas!
Eu uso o pelo da Mylu, minha Fox terrier de pelo duro. Por baixo do pelo duro tem um sub pelo macio. Depois que dou banho nela, passo a escova ... assim o dubbing "já vem lavado de fábrica" :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Parabens pela matéria Nelson! :D
Valeu Zé ... Obrigado. Estimo saber que vc gostou ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Seg Dez 05, 2005 9:10 am

Extremamente interessante... sei que isso pode dar desquite... hehehehehe... mas é extremamente funcional...

Tio... posso fazer algumas perguntas????

- Posso usar fibras Brilhantes em meio as fibras não brilhantes??
- Posso só devo me utilizar de fibras "sintéticas" para o dubbing, ou posso colocar uma "camiseta de algodão" para bater no liquidificador??

Obrigado pela Matéria, tio.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Rick Morais
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1458
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rick Morais » Seg Dez 05, 2005 11:26 am

NELSON MACIEL escreveu:Os das costas, normalmente são mais longos. As mascaras de coelho que são vendidas lá fora, e que o Beto Vaucher tem para vendar na Fly Sul, dão um Dubbing delicadissímo, curto e finissímo.
Fio

Aquele pelo de pubiano q vc mandou apesar de nojenta a procedência, funciona que é uma maravilha.

Já tou ficando careca, meu estoque tá acabando...huaehuaeuhae

Abração
Rick
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Dez 05, 2005 12:29 pm

Diego escreveu:Extremamente interessante... sei que isso pode dar desquite... hehehehehe... mas é extremamente funcional...

Tio... posso fazer algumas perguntas????

- Posso usar fibras Brilhantes em meio as fibras não brilhantes??
- Posso só devo me utilizar de fibras "sintéticas" para o dubbing, ou posso colocar uma "camiseta de algodão" para bater no liquidificador??

Obrigado pela Matéria, tio.

Fala Diego, bom que foi do teu agrado...

Quanto aos materiais, pode misturar brilhantes com não brilhantes, naturais com sintéticas, inclusive de cores e consistências diferentes entre si ...

A da camiseta é gozação, né ...rs... ? Se vc colocar uma camiseta vai estourar o liquidificador ..rs...
Mas se vc quiser fazer Dubbing usando camiseta, é mais fácil pegar algodão, só que no vai ficar bom, as fibras são muito finas e absorvem água muito facilmente.

Valeu ?
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Dez 05, 2005 12:37 pm

Rick Morais escreveu: Fio

Aquele pelo de pubiano q vc mandou apesar de nojenta a procedência, funciona que é uma maravilha.

Já tou ficando careca, meu estoque tá acabando...huaehuaeuhae

Abração
Rick
O Mané ... Aquele que te enviei é do Zuchinni, meu gato ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Seg Dez 05, 2005 12:50 pm

NELSON MACIEL escreveu: Fala Diego, bom que foi do teu agrado...

Quanto aos materiais, pode misturar brilhantes com não brilhantes, naturais com sintéticas, inclusive de cores e consistências diferentes entre si ...

A da camiseta é gozação, né ...rs... ? Se vc colocar uma camiseta vai estourar o liquidificador ..rs...
Mas se vc quiser fazer Dubbing usando camiseta, é mais fácil pegar algodão, só que no vai ficar bom, as fibras são muito finas e absorvem água muito facilmente.

Valeu ?
Nelson, sobre a camiseta é zueira sim... hehehehehehe... eu imaginei que ela absorve água... mas é bom saber que posso misturar fibras a vontade... o bom é que posso ir em qualquer loja de artesanato e fazer uma leva de cordões e cadarços de todas as cores... prá fazer moscas de todas as cores... tenho me dado bem com o tal do Dubbing, apesar de nem sempre ele sair do jeito que eu quero(problemas de iniciante), mas tenho achando jóia trabalhar com ele...

Nelson, agradeço pelas dúvidas... é legal saber que posso, com coisas que já tenho na minha casa, fazer o dubbing... sem ter que ficar procurando, procurando, procurando... e procurando... pois nunca tem da cor que a gente quer.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Dez 05, 2005 1:04 pm

Mas lembre-se que cordões de material natural, absorvem muito mais água que os de origem sintética, portanto, cuidado com os cordões que vc vai adquirir ... Evite os de algodão.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Seg Dez 05, 2005 1:33 pm

NELSON MACIEL escreveu:Mas lembre-se que cordões de material natural, absorvem muito mais água que os de origem sintética, portanto, cuidado com os cordões que vc vai adquirir ... Evite os de algodão.
Sim, sim... copiei... hehehehehehehe...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Rick Morais
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1458
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rick Morais » Seg Dez 05, 2005 4:52 pm

NELSON MACIEL escreveu:
Rick Morais escreveu: Fio

Aquele pelo de pubiano q vc mandou apesar de nojenta a procedência, funciona que é uma maravilha.

Já tou ficando careca, meu estoque tá acabando...huaehuaeuhae

Abração
Rick
O Mané ... Aquele que te enviei é do Zuchinni, meu gato ...rs...
Putz...um gato com pelo de saco de feijão...hauheuahehae
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Dez 05, 2005 5:54 pm

Rick Morais escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:
Rick Morais escreveu: Fio

Aquele pelo de pubiano q vc mandou apesar de nojenta a procedência, funciona que é uma maravilha.

Já tou ficando careca, meu estoque tá acabando...huaehuaeuhae

Abração
Rick

Quer que eu te mande mais ?
Aí mando uns meus para vc também ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
ZezinhoVET
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3541
Registrado em: Qua Jun 15, 2005 10:08 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por ZezinhoVET » Seg Dez 05, 2005 6:43 pm

Nelson , umas dúvidas ...
eu tenho o couro de coelho e tal ... depois de todo o procedimento, como faço para ele grudar no fio de atar?
ele não sai da isca?? não é mto frágil ???
qual a melhor forma ce colocar os tufinhos na linha e posteriormente no anzol ?
abraço!
ZezinhoVET
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Dez 05, 2005 6:55 pm

ZezinhoVET escreveu:Nelson , umas dúvidas ...
eu tenho o couro de coelho e tal ... depois de todo o procedimento, como faço para ele grudar no fio de atar?
ele não sai da isca?? não é mto frágil ???
qual a melhor forma ce colocar os tufinhos na linha e posteriormente no anzol ?
abraço!
ZezinhoVET

Para colocar o Dubbing no fio de atado, vc pode usar um produto chamado Wax, que parece uma espécie de cera, ou usar saliva mesmo. Vc pega os tufos de Dubbing e com o auxílio do pelegar e do dedo indicador vc enrola o material sobre o fio e depois vc enrola este fio de atado sobre a haste do anzol.

Imagem
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Beto Vaucher
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 303
Registrado em: Ter Set 14, 2004 6:23 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Beto Vaucher » Seg Dez 05, 2005 6:58 pm

Zezinho!

1)O dubbing é aplicado ao fio colocando-se uma pequena porção
de pelos entre os dedos polegar e indicador.

2) Vc aproxima seus dedos do fio de atado, colocando tambem o
fio entre os dedos indicador e polegar.

3) movimente os dedos que segura fio e dubbing , fazendo girar o
fio . Os pelos do dubbing ficará enrolado no fio de atado para permitir
girar em torno do anzol fazendo o corpo da mosca

Um PA

Beto Vaucher
Avatar do usuário
ZezinhoVET
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3541
Registrado em: Qua Jun 15, 2005 10:08 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por ZezinhoVET » Seg Dez 05, 2005 9:48 pm

vou tentar
obrigado pelas dicas
abraço !
ZezinhoVET
Avatar do usuário
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4237
Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Márcio Ravachi » Ter Dez 06, 2005 7:09 am

Nelson , pelo de cachorro poodle serve para isso ? Se servir a cada 06 meses devo ter uns 1,5 kg para arrumar para você . Imagino que lavando os pelos com shampoo e condicionador deve ficar bastante branco . Se servir me avisa .
MÁRCIO DINOR RAVACHI - O POISNÃ
"um dia acho esse pesqueiro " ... "Imagem
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Ter Dez 06, 2005 7:18 am

o akamine tem 2 chows..rs. aquilo sim deve ser máquina de fazer dubbing
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Ter Dez 06, 2005 7:24 am

Oga escreveu:o akamine tem 2 chows..rs. aquilo sim deve ser máquina de fazer dubbing
hahahahaha... e uma máquina de bába, tb. hahahahahahahaha... caramba...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Dez 06, 2005 7:27 am

POISNÃ escreveu:Nelson , pelo de cachorro poodle serve para isso ? Se servir a cada 06 meses devo ter uns 1,5 kg para arrumar para você . Imagino que lavando os pelos com shampoo e condicionador deve ficar bastante branco . Se servir me avisa .
Grande Márcio,

De Poodle nunca experimentei, se vc quiser me arrumar um pouco, manda ver, mas não 1,5 kg ... Pode ser umas 100 gramas só para experimentar. Se estiverem muito sujos, água sanitária, a popular Q-Boa limpa tudo. Só não vá querer lavar o cachorrinho com este produto para deixá-lo branquinho ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Dez 06, 2005 7:30 am

Oga escreveu:o akamine tem 2 chows..rs. aquilo sim deve ser máquina de fazer dubbing

E como é ... Ele me arrumou um pouquinho, mas só para deixar com água na boca ...rs... Para usar tive de misturar com outro, de tão pouco ...

E por falar nele, o Beto sumiu ... Tem tido notícias dele ?
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Ter Dez 06, 2005 7:37 am

NELSON MACIEL escreveu:
Oga escreveu:o akamine tem 2 chows..rs. aquilo sim deve ser máquina de fazer dubbing

E como é ... Ele me arrumou um pouquinho, mas só para deixar com água na boca ...rs... Para usar tive de misturar com outro, de tão pouco ...

E por falar nele, o Beto sumiu ... Tem tido notícias dele ?
falei com ele esses dias pelo msn.. tá trabalhando bagarái..
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Dez 06, 2005 7:41 am

ZezinhoVET escreveu:vou tentar
obrigado pelas dicas
abraço !
ZezinhoVET
Não por isso ... A Caterva foi criada para isso ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Guilherme Vasconcellos
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3184
Registrado em: Qui Abr 14, 2005 10:36 am
Cidade:

Mensagem por Guilherme Vasconcellos » Ter Dez 06, 2005 3:37 pm

[/quote]
Para colocar o Dubbing no fio de atado, vc pode usar um produto chamado Wax, que parece uma espécie de cera, ou usar saliva mesmo. Vc pega os tufos de Dubbing e com o auxílio do pelegar e do dedo indicador vc enrola o material sobre o fio e depois vc enrola este fio de atado sobre a haste do anzol.

Imagem[/quote]

Po num sabia que o Zé do Caixão também atava.... ......hahahaha :twisted:
Respeito pelo peixe
Avatar do usuário
Rodrigo Esteves
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7798
Registrado em: Qua Set 15, 2004 6:32 pm
Apelido: Rodriguinho Fly
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: Rodriguinho Fly
Contato:

Mensagem por Rodrigo Esteves » Ter Dez 06, 2005 3:53 pm

Guilherme Vasconcellos escreveu:[

Para colocar o Dubbing no fio de atado, vc pode usar um produto chamado Wax, que parece uma espécie de cera, ou usar saliva mesmo. Vc pega os tufos de Dubbing e com o auxílio do pelegar e do dedo indicador vc enrola o material sobre o fio e depois vc enrola este fio de atado sobre a haste do anzol.

Imagem[/quote]

Po num sabia que o Zé do Caixão também atava.... ......hahahaha :twisted:[/quote]

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.... ... ....
www.rodriguinhofly.com.br
-------------------------------------
Consultor e Instrutor da Escola de Pesca Esportiva Fishing Style
Since 2008

Rodriguinho Fly
Curso de arremesso com iscas artificiais
Curso de Fly Fishing
https://www.facebook.com/FishingStyleBH
Avatar do usuário
Reginaldo Bueno
CALOURO
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Dez 08, 2005 12:54 pm
Cidade:
Contato:

Nelsão.... ...

Mensagem por Reginaldo Bueno » Sex Dez 09, 2005 11:03 am

Usar pelúcia será que funciona?? Ou lã?
Abraço
Régis :?:
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Nelsão.... ...

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Dez 09, 2005 12:37 pm

Régis (Reginaldo Bueno) escreveu:Usar pelúcia será que funciona?? Ou lã?
Abraço
Régis :?:
Desde que vc não as use em moscas secas, pois tanto a lã como a pelúcia, encharcam muito rapidamente, a não ser que seja pelúcia sintética.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Rafael Durrégui
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2284
Registrado em: Dom Set 25, 2005 9:47 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Durrégui » Sáb Dez 10, 2005 8:39 pm

Lã de carneiro também encharca muito ?
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”