Ração de EVA para pesqueiros

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Luiz Costa
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 60
Registrado em: Sex Dez 04, 2009 8:18 am
Cidade:
Contato:

Ração de EVA para pesqueiros

Mensagem por Luiz Costa » Qua Out 03, 2012 10:59 pm

Olá pessoal

Resolvi tentar simplificar as rações de EVA que tenho visto pelos fóruns de pesca com mosca.

Após fazer algumas rações nos moldes tradicionais, colando placas de EVA de 2mm (simplesmente um saco), fazer corte para colocar o anzol, e ficar segurando a ração até secar a cola, isso sem dizer que face a minha falta de habilidade ainda colava os dedos :D , mudei e gostei do resultado.

Comprei um tatame de EVA com 10mm de espessura. Esses de se colocar em piso de quarto de criança.
Com um vazador de 10mm fiz diversos cilindros, reduzindo posteriormente a sua espessura para 6mm.
Imagem
Imagem

Como essas rações são iscas muito simples, não vi a necessidade de usar linha própria para atado, usando linha de costura mesmo, mas isso vai do gosto de cada um.
Imagem

Fiz uma "cama" na haste do azol para melhor fixar o EVA.
Imagem

Como uma agulha de costura fiz um furo no local onde gostaria de fixar o anzol Chinu nº4, e introduzi a ração de EVA no anzol, deslocando-a de forma a deixar a cama de linha totalmente descoberta.
O furo pode ser feito com um simples palito de dente, que funcionará perfeitamente.
Imagem

Apliquei cola a base de cianoacrilato na linha, e posicionei o EVA.

Pronto "simples assim". :D :D :D :D
O Betinho que me desculpe o plágio da frase usada por ele no FishTV.
Imagem

Abç
Avatar do usuário
Anderson R. de Souza
CALOURO
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Set 03, 2012 6:36 pm
Cidade:

Mensagem por Anderson R. de Souza » Qui Out 04, 2012 7:19 pm

Boa noite, muito eficiente a isca de ração em E.V.A, mas em pesqueiros com peixes mais ariscos, " Os grandões" fisgam melhor em bolinhas de pelo.
Com certeza uma pescaria em pesqueiros de qualquer região, deverá partir como isca, o E.V.A.


Grande abraço.
Avatar do usuário
Luiz Costa
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 60
Registrado em: Sex Dez 04, 2009 8:18 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Luiz Costa » Qui Out 04, 2012 9:26 pm

Anderson R. de Souza escreveu:Boa noite, muito eficiente a isca de ração em E.V.A, mas em pesqueiros com peixes mais ariscos, " Os grandões" fisgam melhor em bolinhas de pelo.
Com certeza uma pescaria em pesqueiros de qualquer região, deverá partir como isca, o E.V.A.


Grande abraço.
Vc está sugerindo um tipo de lã ball?
Andei atando algumas com linha Fast (da Cisne), para quando os peixes não estiverem comendo na superfície.
Imagem
Elas foram baseadas no link:
http://www.brasilpescarias.com.br/atand ... -ball.aspx

Estas afundam devagar.

Seria isto que vc estava falando?

Abç
Avatar do usuário
Sidnei Dorea
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 187
Registrado em: Sex Dez 10, 2010 11:38 am
Cidade:

Ração de EVA

Mensagem por Sidnei Dorea » Sex Out 05, 2012 1:47 pm

Caro Luiz,

É sempre bom ver novas idéias na criação de ração.

Eu tenho essa EVA de cor laranja e comprei a placa grossa.

Eu costumo cortar a ração EVA no mesmo formato que você fez, mas estava fazendo um corte com estilete no meio e inserindo o anzol e colando com superbonder.

Vou testar um dia fazer o furo com agulha, do jeito que você indicou.

Um famoso atador de moscas (ele não gosta de participar de Fóruns) me deu UMA DICA INTERESSANTE sobre iscas para tilápias em Pesqueiros. Sejam elas de EVA, EVA + CHENILLE (IDEAL), MOSCAS DE CHENILLE COM PEDAÇO DE EVA, etc, uns pescadores costumam fazer o seguinte: "Numa panela, eles colocam a RAÇÃO NATURAL DO PESQUEIRO + ÁGUA e fervem até a ração dissolver. Com a ração quente na panella, insira as ISCAS ARTIFICIAIS para ela PEGAR O GOSTO DA RAÇÃO NATURAL DO PESQUEIRO. Deixe umas horas. Depois, é só deixar a isca secar e ir à pesca.

A ração de chenille + eva pega mais o cheiro, segundo me informaram.

Eu não testei ainda, mas vou testar para ver.

:lol: :lol:
Avatar do usuário
Luiz Costa
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 60
Registrado em: Sex Dez 04, 2009 8:18 am
Cidade:
Contato:

Re: Ração de EVA

Mensagem por Luiz Costa » Sex Out 05, 2012 7:27 pm

Sidnei Dorea escreveu:Caro Luiz,

É sempre bom ver novas idéias na criação de ração.

Eu tenho essa EVA de cor laranja e comprei a placa grossa.

Eu costumo cortar a ração EVA no mesmo formato que você fez, mas estava fazendo um corte com estilete no meio e inserindo o anzol e colando com superbonder.

Vou testar um dia fazer o furo com agulha, do jeito que você indicou.

Um famoso atador de moscas (ele não gosta de participar de Fóruns) me deu UMA DICA INTERESSANTE sobre iscas para tilápias em Pesqueiros. Sejam elas de EVA, EVA + CHENILLE (IDEAL), MOSCAS DE CHENILLE COM PEDAÇO DE EVA, etc, uns pescadores costumam fazer o seguinte: "Numa panela, eles colocam a RAÇÃO NATURAL DO PESQUEIRO + ÁGUA e fervem até a ração dissolver. Com a ração quente na panella, insira as ISCAS ARTIFICIAIS para ela PEGAR O GOSTO DA RAÇÃO NATURAL DO PESQUEIRO. Deixe umas horas. Depois, é só deixar a isca secar e ir à pesca.

A ração de chenille + eva pega mais o cheiro, segundo me informaram.

Eu não testei ainda, mas vou testar para ver.

:lol: :lol:
Olá Sidnei

Muito obrigado pela dica.
Essa de aromatizar as rações deve ser bem legal.
Tentarei fazer, só não sei a reação de minha esposa ao me ver fazendo isso no fogão dela. :D :D :D :D :D

Abç
Avatar do usuário
Sidnei Dorea
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 187
Registrado em: Sex Dez 10, 2010 11:38 am
Cidade:

Mensagem por Sidnei Dorea » Seg Out 08, 2012 9:04 pm

Luiz,

Eu já dei uma olhada em casa e não vi nenhuma panela velha. Então eu tenho o mesmo problema com a esposa: se ela me pegar cozinhando ração de peixe, em panela de comida...vai me matar :shock: :shock:

Um abração
Avatar do usuário
Anderson R. de Souza
CALOURO
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Set 03, 2012 6:36 pm
Cidade:

Mensagem por Anderson R. de Souza » Qua Out 10, 2012 8:50 pm

Boa noite, segue foto da hair ball feito em elk hair, e que me rendeu 2 carpas capim de 4kg no domingo de eleição.

Imagem

[url]Imagem



Abraços.


Anderson.
Avatar do usuário
Luiz Costa
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 60
Registrado em: Sex Dez 04, 2009 8:18 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Luiz Costa » Sex Out 12, 2012 8:19 am

Anderson R. de Souza escreveu:Boa noite, segue foto da hair ball feito em elk hair, e que me rendeu 2 carpas capim de 4kg no domingo de eleição.

Imagem

[url]Imagem



Abraços.


Anderson.
Olá Anderson

Parabéns pelas capturas.
Não tenho jeito para atar Hair Ball, logo tenho que comprar as minhas.

Vc está rindo atoa hem.... :D :D :D :D :D :D

Abç
Avatar do usuário
Anderson R. de Souza
CALOURO
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Set 03, 2012 6:36 pm
Cidade:

Mensagem por Anderson R. de Souza » Sex Out 12, 2012 4:28 pm

Grande Luizão, mande seus dados que lhe encaminho umas 03 iscas para você fazer um teste.



Grande Abraço.


Anderson.
Avatar do usuário
Flavio Tannus
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1704
Registrado em: Dom Jan 06, 2008 8:54 pm
Cidade:

Mensagem por Flavio Tannus » Ter Fev 05, 2013 10:58 am

Não tenho jeito para atar Hair Ball, logo tenho que comprar as minhas.

Vc está rindo atoa hem.... :D :D :D :D :D :D

Abç[/quote]

Blza Luiz, olha o tópico abaixo. Até quem não ata, ata, rsrsrsrs...
viewtopic.php?t=67263&highlight=

abs
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”