De volta as Trutas - Serra da Bocaina

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

De volta as Trutas - Serra da Bocaina

Mensagem por Carlos Salatti » Seg Abr 08, 2013 2:28 pm

Olá amigos como estão?
Como sabem estou morando em Angra dos Reis aos pés da Serra do Mar no coração da Mata Atlântica. Aqui além das muitas atividades à beira mar que podemos fazer, temos muitas opções nas regiões de montanha. Em ambos os casos a pescaria está presente com muita força. Na região litorânea podemos fazer, além da pesca das mais diversas espéceis na baía de Angra e costões da região, uma investida nos Robalos dos mangues (mesmo que poucos).

Subindo a Serra do Mar abrimos o leque para as mais diversas modalidades de pesca e entre elas o fly fishing. Nesse final de semana conhecemos a cidade de Bananal bem como o Parque da Serra da Bocaina.

Demos uma rodada no local e logo verificamos que as Trutas ainda estão por lá e vale a pena dar uma conferida com mais calma, até porque da porta de casa ao local de pesca no Parque temos que rodar apenas uns 130km

Conversamos com um rapaz dono de pousada da região e ele confirmou que as Trutas habitam o rios e lagos daquela região.

A idéia agora é me preparar para investir nas Trutas com mais consistência. Gostaria de perguntar aos amigos se alguém poderia me dar dicas de moscas, técnicas e equipamentos específicos para a região.

Não engato uma truta no fly desde que voltei da França e lá se vão uns 4 anos já...

Brigadão desde já e um abraço.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Odimir Manoel Gaspar
ANZOL DE OURO
Mensagens: 604
Registrado em: Ter Mar 11, 2008 10:42 am
Cidade:

Mensagem por Odimir Manoel Gaspar » Seg Abr 08, 2013 9:14 pm

:D :D :D

Ola Salatti,

Há bom tempo não pesco na Serra da Bocaina.
Desde que o trutário Acqua mudou de dono, a pesca nas margens interiores do lago deixou de ser permitida.
A pesca predatória na parte externa do lago foi muito intensa por parte de moradores locais, e a pesca tornou-se difícil e improdutiva.
Existem locais privilegiados, mas esbarra-se no problema de acesso por serem propriedades privadas.
Se tiver noticias atuais mais animadoras, por favor informe, porque a Serra da Bocaina é um lugar maravilhoso ao qual gostaria de voltar.

Grande abraço
Odimir

[/Imagem]

[Imagem][/img]

[Imagem][/img]
Avatar do usuário
André S. Ribeiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Mar 10, 2011 10:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por André S. Ribeiro » Ter Abr 09, 2013 11:15 am

Carlos,

É muito bom ter notícias de ocorrência de trutas aqui no RJ. moro em Niterói, são apenas 35 km a mais totalizando 165 km até Bananal.

Gostaria de saber mais informações sobre o local como acesso (condições da estrada), qual pousada você ficou e em quais rios e lagos estão ocorrendo.

Tenho estado em contato com o pessoal do Sul (ABPM) que desenvolve um trabalho maravilhoso da Rota da Truta (estabelecimentos que preservam e incentivam a pesca esportiva da truta, garantindo condições para seu crescimento e reprodução natural). Gostaria de conscientizar e divulgar aos empresários ligados ao turismo sobre a importância e o potencial que a truta tem como atrativo ao turista pescador esportivo e dos benefícios que podem surgir através da adoção de um projeto semelhante ao implantado no Sul.

Além dessa área do entorno do Bananal, temos excelentes condições nas cidades de Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Penedo e Visconde de Mauá. Com muitos criatórios instalados, restaurantes e público que gosta de comer e claro de pescar a truta. As condições estão aí, basta coordenação e planejamento.

Nunca pesquei aí, mas acredito que não seja uma pescaria muito diferente dos outros lugares onde existem trutas no Brasil. Acho que um equipamento #3 ou #4 lhe servirá muito bem, pelas características dos rios de montanha do brasil, prefiro varas mais curtas (em torno de 7'). Gosto de pescar upstream com moscas clássicas secas (Elk Hair Caddis, Adams, Light Cahill, Royal Wulff, etc). Na verdade sou um mero aprendiz, iniciei no fly ano passado, mas se precisar de mais informações, estou à disposição.

Ficaria imensamente agradecido se após suas investidas nos trouxesse mais informações sobre a região que certamente irei conhecer.

Grande Abraço :wink:
A fotografia é a melhor maneira de levar os bons momentos da pescaria pra casa.
Pratique o Pesque & Solte!!!


http://www.fuzzyflies.com
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Ter Abr 09, 2013 2:20 pm

Salatti, quem pescava muito pr´aqueles lados eram o Kensuke o Beto Saldanha.. troca uma idéia com eles..
Abs
Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Qua Abr 10, 2013 7:08 am

Odimir Manoel Gaspar escreveu::D :D :D

Ola Salatti,

Há bom tempo não pesco na Serra da Bocaina.
Desde que o trutário Acqua mudou de dono, a pesca nas margens interiores do lago deixou de ser permitida.
A pesca predatória na parte externa do lago foi muito intensa por parte de moradores locais, e a pesca tornou-se difícil e improdutiva.
Existem locais privilegiados, mas esbarra-se no problema de acesso por serem propriedades privadas.
Se tiver noticias atuais mais animadoras, por favor informe, porque a Serra da Bocaina é um lugar maravilhoso ao qual gostaria de voltar.

Grande abraço
Odimir

[/Imagem]

[Imagem][/img]

[Imagem][/img]
Olá Sr. Odimir, como está?
Então, estive lá nesse último domingo (07/04/2013) e conversei com o Márcio que é dono da Estalagem da Bocaina, que fica ao lado do Acqua. Ele me disse que nos rios (Gaviões, 7 Espetos e outros) ainda pode-se encontrar as danadas, inclsive na semana passada andaram pegando umas Trutas boas nos rios da região. Já o Acqua parece que ainda tem que ter uma autorização especial pra pescar lá (ele disse que consegue pra nós) agora só não sei exatamente se é no lago exterior ou no Lago de dentro.

Provavelmente nesse Domingo voltarei lá e darei mais uma especulada. Tentarei pescar um pouquinho também. Se bem que faz tanto tempo que não uso minha varinha truteira que acho que ela nem sabe mais pescar... Hahaha

Abração e vamos conversando
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Qua Abr 10, 2013 7:24 am

André S. Ribeiro escreveu:Carlos,

É muito bom ter notícias de ocorrência de trutas aqui no RJ. moro em Niterói, são apenas 35 km a mais totalizando 165 km até Bananal.

Gostaria de saber mais informações sobre o local como acesso (condições da estrada), qual pousada você ficou e em quais rios e lagos estão ocorrendo.

Tenho estado em contato com o pessoal do Sul (ABPM) que desenvolve um trabalho maravilhoso da Rota da Truta (estabelecimentos que preservam e incentivam a pesca esportiva da truta, garantindo condições para seu crescimento e reprodução natural). Gostaria de conscientizar e divulgar aos empresários ligados ao turismo sobre a importância e o potencial que a truta tem como atrativo ao turista pescador esportivo e dos benefícios que podem surgir através da adoção de um projeto semelhante ao implantado no Sul.

Além dessa área do entorno do Bananal, temos excelentes condições nas cidades de Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Penedo e Visconde de Mauá. Com muitos criatórios instalados, restaurantes e público que gosta de comer e claro de pescar a truta. As condições estão aí, basta coordenação e planejamento.

Nunca pesquei aí, mas acredito que não seja uma pescaria muito diferente dos outros lugares onde existem trutas no Brasil. Acho que um equipamento #3 ou #4 lhe servirá muito bem, pelas características dos rios de montanha do brasil, prefiro varas mais curtas (em torno de 7'). Gosto de pescar upstream com moscas clássicas secas (Elk Hair Caddis, Adams, Light Cahill, Royal Wulff, etc). Na verdade sou um mero aprendiz, iniciei no fly ano passado, mas se precisar de mais informações, estou à disposição.

Ficaria imensamente agradecido se após suas investidas nos trouxesse mais informações sobre a região que certamente irei conhecer.

Grande Abraço :wink:
Grande André bom dia...

Então, as estradas até o Acqua não estão das melhores mas com um pouquinho de boa vontade dá pra chegar de carro pequeno sem maiores descnfortos. Fomos em um carro pequeno e chegamos bem... Na ocasião, não ficamos hospedados em nenhum lugar mas, ao que me parece, isso não é um problema na região, tem muitas pousadinhas e até área de camping pra quem gosta.

Não posso te dar uma informação precisa até porque passei muito rápido, não pesquei e não fui até os rios propriamente ditos. É como falei para o Sr. Odimir, tenho informações que o Márcio me passou, ele é morador da região, pescador de trutas e conhece muito bem tudo por lá.

Semana que vem provavelmente terei alguma informações mais concretas. Quando decidir ir pescar por lá, me dê um toque que conversamos e podemos combinar de ir juntos.

No mais, obrigado pelas dicas de moscas, agora tenho que providenciar alguém pra atar isso pra mim (to aprendendo ainda e não tenho material para tal).

Abração.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Qua Abr 10, 2013 7:31 am

Beto Akamine escreveu:Salatti, quem pescava muito pr´aqueles lados eram o Kensuke o Beto Saldanha.. troca uma idéia com eles..
Abs
Beto Akamine
Valeu Beto, conversarei com eles sim.

Brigadão mesmo.

Aquele Abraço.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
André S. Ribeiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Mar 10, 2011 10:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por André S. Ribeiro » Qua Abr 10, 2013 9:48 am

Carlos Salatti escreveu:Grande André bom dia...

Então, as estradas até o Acqua não estão das melhores mas com um pouquinho de boa vontade dá pra chegar de carro pequeno sem maiores descnfortos. Fomos em um carro pequeno e chegamos bem... Na ocasião, não ficamos hospedados em nenhum lugar mas, ao que me parece, isso não é um problema na região, tem muitas pousadinhas e até área de camping pra quem gosta.

Não posso te dar uma informação precisa até porque passei muito rápido, não pesquei e não fui até os rios propriamente ditos. É como falei para o Sr. Odimir, tenho informações que o Márcio me passou, ele é morador da região, pescador de trutas e conhece muito bem tudo por lá.

Semana que vem provavelmente terei alguma informações mais concretas. Quando decidir ir pescar por lá, me dê um toque que conversamos e podemos combinar de ir juntos.

No mais, obrigado pelas dicas de moscas, agora tenho que providenciar alguém pra atar isso pra mim (to aprendendo ainda e não tenho material para tal).

Abração.
Carlos,

Bom saber que não está tão ruim, haviam me passado um cenário que só carros 4x4 chegariam até lá (já até estou providenciando o meu :mrgreen:).

Beleza, depois que você voltar, dê notícias pra gente. Pode deixar, quando eu for te aviso.

Eu poderia te mandar algumas que tenho prontas ou me oferecer pra atar, mas minhas moscas são verdadeiros monstrengos :oops: :oops: :oops:. Posso indicar uns atadores muito bons se desejar.

Grande Abraço :wink:
A fotografia é a melhor maneira de levar os bons momentos da pescaria pra casa.
Pratique o Pesque & Solte!!!


http://www.fuzzyflies.com
Avatar do usuário
Odimir Manoel Gaspar
ANZOL DE OURO
Mensagens: 604
Registrado em: Ter Mar 11, 2008 10:42 am
Cidade:

Mensagem por Odimir Manoel Gaspar » Qua Abr 10, 2013 12:26 pm

Carlos Salatti escreveu:
Olá Sr. Odimir, como está?
Então, estive lá nesse último domingo (07/04/2013) e conversei com o Márcio que é dono da Estalagem da Bocaina, que fica ao lado do Acqua. Ele me disse que nos rios (Gaviões, 7 Espetos e outros) ainda pode-se encontrar as danadas, inclsive na semana passada andaram pegando umas Trutas boas nos rios da região. Já o Acqua parece que ainda tem que ter uma autorização especial pra pescar lá (ele disse que consegue pra nós) agora só não sei exatamente se é no lago exterior ou no Lago de dentro.

Provavelmente nesse Domingo voltarei lá e darei mais uma especulada. Tentarei pescar um pouquinho também. Se bem que faz tanto tempo que não uso minha varinha truteira que acho que ela nem sabe mais pescar... Hahaha

Abração e vamos conversando
:D :D :D

Ola Salatti,
Vou bem e espero que você também.
A última vez que estive na Bocaina, me hospedei na pousada do Marcio.
O Betinho retornou ao lago várias vezes após o fechamento do Acqua aos pescadores,
mas a pesca na parte externa foi improdutiva.
Acredito que o Marcio possa te indicar um guia que conheça bem os rios da região e
tenha acesso a bons pontos de pesca.
Contudo, se encontrar muita dificuldade você poderá pescar em Campos do Jordão ou
mesmo na Fragaria onde o acesso é facilitado.

Grande abraço
Odimir
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Qui Abr 11, 2013 9:38 am

André S. Ribeiro escreveu:
Carlos Salatti escreveu:Grande André bom dia...

Então, as estradas até o Acqua não estão das melhores mas com um pouquinho de boa vontade dá pra chegar de carro pequeno sem maiores descnfortos. Fomos em um carro pequeno e chegamos bem... Na ocasião, não ficamos hospedados em nenhum lugar mas, ao que me parece, isso não é um problema na região, tem muitas pousadinhas e até área de camping pra quem gosta.

Não posso te dar uma informação precisa até porque passei muito rápido, não pesquei e não fui até os rios propriamente ditos. É como falei para o Sr. Odimir, tenho informações que o Márcio me passou, ele é morador da região, pescador de trutas e conhece muito bem tudo por lá.

Semana que vem provavelmente terei alguma informações mais concretas. Quando decidir ir pescar por lá, me dê um toque que conversamos e podemos combinar de ir juntos.

No mais, obrigado pelas dicas de moscas, agora tenho que providenciar alguém pra atar isso pra mim (to aprendendo ainda e não tenho material para tal).

Abração.
Carlos,

Bom saber que não está tão ruim, haviam me passado um cenário que só carros 4x4 chegariam até lá (já até estou providenciando o meu :mrgreen:).

Beleza, depois que você voltar, dê notícias pra gente. Pode deixar, quando eu for te aviso.

Eu poderia te mandar algumas que tenho prontas ou me oferecer pra atar, mas minhas moscas são verdadeiros monstrengos :oops: :oops: :oops:. Posso indicar uns atadores muito bons se desejar.

Grande Abraço :wink:
Maravilha André, pode deixar que faço um reporting assim que voltar, ontem estava dando uma olhada nas minhas tralhas e moscas e já está tudo pronto pro domingo.

Brigadão pelo interesse em mandar as moscas. Eu vou aceitar o contato desse pessoal que ata sim. Dessa forma já vou renovando meu estoque aqui.

Abração.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Qui Abr 11, 2013 10:05 am

Odimir Manoel Gaspar escreveu:
Carlos Salatti escreveu:
Olá Sr. Odimir, como está?
Então, estive lá nesse último domingo (07/04/2013) e conversei com o Márcio que é dono da Estalagem da Bocaina, que fica ao lado do Acqua. Ele me disse que nos rios (Gaviões, 7 Espetos e outros) ainda pode-se encontrar as danadas, inclsive na semana passada andaram pegando umas Trutas boas nos rios da região. Já o Acqua parece que ainda tem que ter uma autorização especial pra pescar lá (ele disse que consegue pra nós) agora só não sei exatamente se é no lago exterior ou no Lago de dentro.

Provavelmente nesse Domingo voltarei lá e darei mais uma especulada. Tentarei pescar um pouquinho também. Se bem que faz tanto tempo que não uso minha varinha truteira que acho que ela nem sabe mais pescar... Hahaha

Abração e vamos conversando
:D :D :D

Ola Salatti,
Vou bem e espero que você também.
A última vez que estive na Bocaina, me hospedei na pousada do Marcio.
O Betinho retornou ao lago várias vezes após o fechamento do Acqua aos pescadores,
mas a pesca na parte externa foi improdutiva.
Acredito que o Marcio possa te indicar um guia que conheça bem os rios da região e
tenha acesso a bons pontos de pesca.
Contudo, se encontrar muita dificuldade você poderá pescar em Campos do Jordão ou
mesmo na Fragaria onde o acesso é facilitado.

Grande abraço
Odimir
Estou bem sim Sr. Odimir... Então, na verdade o Márcio se prontificou a nos levar aos pontos de pesca, ele disse que pesca as trutas por lá e conhece os bons locais. Vamos tentar uma empreitada e ver no que dá...

No mais, a verdade é que eu gosto de aventuras haliêuticas. Gosto de me embrenhar em trilhas atrás de pontos legais de pesca, não me importo mesmo com conforto e comodidade, pra mim pescaria é sinonimo de aventura.

Assim que tiver notícias trago pra vocês.

Abração Sr. Odimir!!!
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
André S. Ribeiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Mar 10, 2011 10:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por André S. Ribeiro » Qui Abr 11, 2013 10:06 am

Fechado!

Depois que você já tiver mapeado as cercanias, vamos marcar uma aventura por lá! :mrgreen:

Te mandei uma MP.

Grande Abraço :wink:
A fotografia é a melhor maneira de levar os bons momentos da pescaria pra casa.
Pratique o Pesque & Solte!!!


http://www.fuzzyflies.com
Avatar do usuário
Mário Cardin
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 102
Registrado em: Seg Jul 02, 2007 3:39 pm
Cidade:

Mensagem por Mário Cardin » Sáb Abr 13, 2013 4:53 pm

Oi Carlos,

Que linda arco-iris.
Abraços,
Mário
"Atar e Pescar com mosca é muito divertido"

http://marioflycardin.blogspot.com.br/

Mário
Avatar do usuário
Odimir Manoel Gaspar
ANZOL DE OURO
Mensagens: 604
Registrado em: Ter Mar 11, 2008 10:42 am
Cidade:

Mensagem por Odimir Manoel Gaspar » Sáb Abr 13, 2013 5:30 pm

Mário Cardin escreveu:Oi Carlos,

Que linda arco-iris.
Abraços,
Mário
:D :D :D

Grande Marião,

Você deve ter sido picado pelo vírus do Tuã Sessa...rssssssss...
A truta que você vê foi capturada pelo meu amigo André Mouron, em pescaria
que fizemos na Serra da Bocaina em 2007 !
Mas está valendo... :mrgreen:

Grande abraço
Odimir
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Sex Jun 07, 2013 4:11 pm

Amigos... Fui para a Bocaina no fds do feriado passado.

Fui atrás dos rios da região e me embrenhei no mato atrás dos pontos de pesca. Digo que valeu muito a pena.

Estou preparando um relato e posto no início da semana que vem.

Abração.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Odimir Manoel Gaspar
ANZOL DE OURO
Mensagens: 604
Registrado em: Ter Mar 11, 2008 10:42 am
Cidade:

Mensagem por Odimir Manoel Gaspar » Sex Jun 07, 2013 5:17 pm

:D :D :D

Ola Carlos,

Maravilha !

Quando postar o relato, por favor informe o link.

Abração
Odimir
Avatar do usuário
André S. Ribeiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Mar 10, 2011 10:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por André S. Ribeiro » Seg Jun 10, 2013 6:13 pm

Beleza Carlos,

Estamos no aguardo!

Grande Abraço :wink:
A fotografia é a melhor maneira de levar os bons momentos da pescaria pra casa.
Pratique o Pesque & Solte!!!


http://www.fuzzyflies.com
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Seg Jun 17, 2013 9:43 am

Olá amigos... Segue o relatinho da pescaria que fiz na Bocaina.

viewtopic.php?t=84456

Abração.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”