Equipamento de Fly abandonado, ajuda no trato e uso.

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Roberto Pezim Filho
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 301
Registrado em: Seg Mar 05, 2012 9:14 pm
Cidade:

Equipamento de Fly abandonado, ajuda no trato e uso.

Mensagem por Roberto Pezim Filho » Qua Mai 29, 2013 3:41 pm

.
Olá, tenho um equipamento de fly parado algum tempo:
.
Imagem Imagem Imagem

.
Essa semana o usei pela primeira vez, a linha estava uma pouco ressecada, não muito, usei gel silicone de bebe que a deixou aparentemente macia, mas quando arremessava, a linha não saia.... a isca só ia até onde a linha estava fora da vara... Aqueles metros de linha que ficam para fora carretilha não eram puxados... tentei muitos arremessos... o lider tinha cerca de 1m e estava com um popper. O que será? Arremessoa errado, linha e varas errados? etc...
me ajudem.
Avatar do usuário
João Eudes - Kará
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1368
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:12 pm
Cidade:

Mensagem por João Eudes - Kará » Qua Mai 29, 2013 4:17 pm

.

:D :D ...blz Roberto...não tem nada errado a principio...

a vara só arremessa o que vc tira de linha fora da carretilha...

...mas já alguem mais letrado no Fly te dá umas dicas...abraços...
...errar é humano, mas achar em quem colocar a culpa é mais humano ainda!!!
Avatar do usuário
Roberto Pezim Filho
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 301
Registrado em: Seg Mar 05, 2012 9:14 pm
Cidade:

Mensagem por Roberto Pezim Filho » Qua Mai 29, 2013 4:26 pm

.
Obrigado.
A isca só usa a linha até a ponta da vara...ela não puxa nem 2 metros da linha solta da carreta.
Avatar do usuário
João Eudes - Kará
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1368
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:12 pm
Cidade:

Mensagem por João Eudes - Kará » Qua Mai 29, 2013 4:42 pm

.


:D :D...olha Roberto, no Fly o que vc lança é a linha, a isca vai de carona...

...dá uma pesquisada no fórum aqui que vc postou e vc vai ter muito

material para estudar...vai dar para fazer doutorado...rsrsrs
...errar é humano, mas achar em quem colocar a culpa é mais humano ainda!!!
Avatar do usuário
Gabriel Vega Rodrigues
ANZOL DE OURO
Mensagens: 994
Registrado em: Qui Nov 03, 2011 4:44 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel Vega Rodrigues » Qui Mai 30, 2013 9:31 pm

Nao sei a solução pro problema, mas acho que o que ele quiz dizer é que ele ta soltando a linha da carretilha e e deixando no chão, porém quando arremessa a linha que ele soltou nao é puxada, ele so esta usando o fly como se fosse uma tenkara.

Daqui a pouco aparece um mestre flyzero e mata a charada.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 804
Registrado em: Qua Ago 17, 2005 5:00 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz » Sex Mai 31, 2013 11:03 am

Tchê Roberto

Já vi muitos, ou melhor a grande maioria dos intencionados à começar no fly aqui no forum, começar no Fly errado metendo os pés pelas mãos e tal, apesar das intermináveis linhas escritas de dicas de como iniciar, procurar um instrutor ou pelo menos alguém que te de a primeira "luz".

Pois bem, vamos aos fatos, estou aqui pra te ajudar, me sinto neste direito já que pediste ajuda, certo?

Primeiramente teu equipo é bem complicado, entenda, não quero desmerecer ele, no entanto, começar com uma vara extremamente lenta como esta, uma linha velha e "craquelê" e um lider de 1 metro, com um pópper na ponta. TUDO ERRADO !

1- Não se inicia no fly, pescando! Portanto tira esta isca da ponta da linha e sai de perto da água. (parece incoerente mas não é) vá a um gramado e treine arremessos.

Como já diria Sr. Miagi a Daniel Sam, Primeiro aprender movimento, depois aprender Karatê! No fly o mesmo, primeiro arremesso depois pescar !!!!!

2- Procure alguém que já saiba pescar de fly, não que que esteja aprendendo ou que pesque a pouco tempo, ache alguem que te auxilie nos primeiros arremessos. Com esta tua vara não vai ser fácil, mas dá. No entanto, com esta linha, pode ser que não dê mais, terás que troca-la.

3- Tu tens em mãos um conjunto que pra quem já domina vai arremessar relativamente bem com ele, pra quem nunca arremessou será um sacrifício irracional que o fará abandonar o fly a acha-lo muito complicado e difícil. Como já aconteceu e acontece inumeras vezes com vários que compraram kits baratos e eles estão até hoje atirados em algum lugar sem uso.

4- Coloque um lider certo, o lider é a extensão da linha e sem ele o arremesso não fica certo.

Tchê, poderia escrever mais 4 mil. linhas aqui e de nada adiantaria. O negócio é tu achar alguem que pesque de fly pra te ensinar. esta pessoa provavelmente terá um equipamento melhor que o teu, tu usará o equipo dele e daí verás a diferença para o que tu tens.

Não inicia sozinho, cada arremesso feito errado é um tempo posto fora e estarás memorizando algo que não deveria fazer e tirar vícios é mais difícil que formar virtudes.

Logo que pegares um equipo razoável (não estou falando de nada top de linha, vara de R$2.000 etc...) estou falando de algo acessível mas bom, verás a diferença do que tens para qualquer outro e te darás conta que teu equipo é uma "âncora" tu tenta tenta e não sai do lugar com ele em relação a evolução dos arremessos.

Pra iniciar no fly como em qualquer outra coisa na vida a primeira parte do corpo que tens que condicionar e usar é o ouvido! Segundo o cérebro para aceitar e executar a informação que o ouvido recebeu.

Qualquer coisa prende o grito.
Abração do meu tamanho !
Respeitosamente
DOUGLAS LENZ
doug.lenz@gmail.com
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Re: Equipamento de Fly abandonado, ajuda no trato e uso.

Mensagem por Ilza Gonçalves » Sex Mai 31, 2013 11:44 am

Roberto Pezim Filho escreveu:.
Imagem
.
Essa semana o usei pela primeira vez, a linha estava uma pouco ressecada, não muito, usei gel silicone de bebe que a deixou aparentemente macia, mas quando arremessava, a linha não saia.... a isca só ia até onde a linha estava fora da vara... Aqueles metros de linha que ficam para fora carretilha não eram puxados... tentei muitos arremessos... o lider tinha cerca de 1m e estava com um popper. O que será? Arremessoa errado, linha e varas errados? etc...
me ajudem.
(grifei)

Novata, ainda engatinho. Mas embora endossando colegas João Eudes e Gabriel; enqto outos experts não aparecem, arrisco uns pitacos:

1º) Desconheço o cj da foto. E embora tenhas soltado um pouco de linha pra fora da ponteira da vara; não está claro se o suficiente para que a "cabeça" ( parte +pesada e, às vezes, + espessa) da mesma tb tenha ficado fora, ou ainda entre os passadores. Caso prevaleça a 2ª hipótese, não ganhará velocidade e inércia suficiente p puxar a linha que soltaste da carreta... qdo do lançamento final.

2º ) Já que lançando pela 1ª vez, há risco ( seria vergonha nenhuma...) que o lançamento ( diferente do bait) não tenha sido precedido de uns 'false casts', durante os quais, vais dando linha aos pouco ( a cada puxada da linha), até a cabeça de linha e pco + estarem fora da vara, com força e velocidade suficiente ao arraste da linha solta da carreta, qdo do lançamento final...( fartos exs no youtube).

3º) Some-se que poppers :shock: estão entre as iscas + difíceis de se arremessar por sua principal característica, e gde resistência ao ar. Tvz , a pior escolha de um inciante, que deve começar com "fio de lã puro" atado na ponta do "tippet" ou lider. Dependendo das dimensões e peso deste popper, e características do teu cj de fly; até pra um tio Luiz ou Sir Odimir deveria ser difícil um arremesso razoável, pondo em risco o equipamento...

Se tentaste na água ou grama (recomendável), e o equipamento estiver mt subdimensionado p a isca em questão, ainda corres o risco de danificá-lo, num "pick up" ou retirada da isca d'água ou grama.

Além dos brilhantes ensinamentos do Mestre Akamine San : " EFFMB Parte ZERO e seguintes" neste sub fórum; o youtube, como citei, está repleto de aulas sobre casteios.

Qdo possível, adquira o livro "Pescando com Mosca" do Sr. Paudo Cesar ( nova edição em fase pré lançamento).

Se não desistires, colherás as melhores recompensas, verás !

PS: Editando: N tinha visto o post do experiente colega Douglas, enquanto escrevia . Mais que endossado!!!. Infelizmente não tive a sorte de poder usar os 'ouvidos' ( resultando em retardos, dores e sofrimentos); mas muita leitura e, ao menos, mtas dicas dos colegas e amigos "dos fóruns"; aos quais devo as mínimas, porém viciantes "recompensas"...

B. Sorte.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Roberto Pezim Filho
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 301
Registrado em: Seg Mar 05, 2012 9:14 pm
Cidade:

Mensagem por Roberto Pezim Filho » Seg Jun 03, 2013 8:11 am

.
Muito bom, todas as informações foram muito úteis.
.
1) Vou levar o equipamento a um experiente, não conheço ninguém, + vou pesquisar por aqui.
.
2) Ele falará qual linha comprar, e as escolhas das iscas e as ninfas.
.
3) Vou pedir para ele ver meus arremessos, com o lider novo feito corretamente, sem iscas para analisar e me dar algumas dicas.
.
4) Vou ler o livro e alguns livros, daqui a trinta dias volto postar aqui se o Eterno deixar. Obrigado mesmo.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 804
Registrado em: Qua Ago 17, 2005 5:00 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz » Ter Jun 04, 2013 4:29 pm

Roberto

Qualquer coisa que precisar, prende o grito!

Abraço
Abração do meu tamanho !
Respeitosamente
DOUGLAS LENZ
doug.lenz@gmail.com
Avatar do usuário
Luiz Almeida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1032
Registrado em: Sex Jul 18, 2008 11:32 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Almeida » Qua Jun 05, 2013 3:13 pm

Douglas Lenz escreveu:Roberto

Qualquer coisa que precisar, prende o grito!

Abraço

Douglas, parabéns!

Há muito tempo que não vejo nada tão inteligente escrito como informação para quem quer se iniciar na pesca com mosca. Destaco especialmente:

"Não inicia sozinho, cada arremesso feito errado é um tempo posto fora e estarás memorizando algo que não deveria fazer e tirar vícios é mais difícil que formar virtudes". e, principalmente "Pra iniciar no fly como em qualquer outra coisa na vida a primeira parte do corpo que tens que condicionar e usar é o ouvido! Segundo o cérebro para aceitar e executar a informação que o ouvido recebeu".

Abraço fraterno

Tio Luiz
Avatar do usuário
Douglas Lenz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 804
Registrado em: Qua Ago 17, 2005 5:00 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz » Qui Jun 06, 2013 9:18 am

Luiz

Este comentário vindo de ti, vale o dobro! Obrigado.

Em verdade, estou a muito tempo para fazer um desabafo, e acredito que este seja o termo mesmo, um desabafo sobre INICIANTES NO FLY, já vi tanta coisa, li tanto absurdo e tentei ajudar tanta gente... Levando em consideração a quantidade de posts fixos que temos sobre o assunto, e a incontável quantidade de posts sobre inicio no fly me deixa chateado...

A história é sempre a mesma, a grande maioria aparece, preciso de ajuda, uma dica para iniciar... Dai tu dá a dica, faz a consideração, aconselha, se põe a disposição para ajudar, e o que acontece ?

- O equipo do Paraguay é comprado por que é R$ 75,00 mais barato que um que a gente indicou.

- Os arremessos são iniciados sozinhos já na beira de um lago, com iscas e com a pura e total intenção de pescar !

- Os arremessos ficam cada vez mais difíceis, a vara cada vez mais pesada, a linha dando estalos no ar e o braço doendo.

...

- Fly é uma M**** dificil de arremessar, dói o braço e não pega nada.

- Vou voltar pro bait que é mais produtivo.

FIM

Eu pesco de bait, mais do que gostaria inclusive, por que quando vou pescar minha doce Laura me acompanha e acabo pescando um um ultra light para acompanha-la. Nada contra bait, pelo contrario, gosto muito, mas não é a mesma coisa e não deve ser comparado.

Voltando ao ponto, não é nada pessoal ou especifíco com alguem, mas em maioria entram aqui ou em outros foruns, perguntam mil coisas e depois fazem tudo como acham melhor.

Já fui um iniciante no fly, comecei muito mal, com uma vara Cormuran e uma carretilha sem marca... meu grande amigo Scotti me mostrou o caminho e nele sigo até hoje. Mas tenho certeza que se eu não tivesse ouvido meu amigo ou não estaria pescando de flly e consequentemente não teria as centenas de ótimas memórias que o fly me trouxe.
Abração do meu tamanho !
Respeitosamente
DOUGLAS LENZ
doug.lenz@gmail.com
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Jun 06, 2013 8:13 pm

Douglas Lenz escreveu:Luiz

Este comentário vindo de ti, vale o dobro! Obrigado.

Em verdade, estou a muito tempo para fazer um desabafo, e acredito que este seja o termo mesmo, um desabafo sobre INICIANTES NO FLY, já vi tanta coisa, li tanto absurdo e tentei ajudar tanta gente... Levando em consideração a quantidade de posts fixos que temos sobre o assunto, e a incontável quantidade de posts sobre inicio no fly me deixa chateado...

A história é sempre a mesma, a grande maioria aparece, preciso de ajuda, uma dica para iniciar... Dai tu dá a dica, faz a consideração, aconselha, se põe a disposição para ajudar, e o que acontece ?

- O equipo do Paraguay é comprado por que é R$ 75,00 mais barato que um que a gente indicou.

- Os arremessos são iniciados sozinhos já na beira de um lago, com iscas e com a pura e total intenção de pescar !

- Os arremessos ficam cada vez mais difíceis, a vara cada vez mais pesada, a linha dando estalos no ar e o braço doendo.

...

- Fly é uma M**** dificil de arremessar, dói o braço e não pega nada.

- Vou voltar pro bait que é mais produtivo.

FIM

Eu pesco de bait, mais do que gostaria inclusive, por que quando vou pescar minha doce Laura me acompanha e acabo pescando um um ultra light para acompanha-la. Nada contra bait, pelo contrario, gosto muito, mas não é a mesma coisa e não deve ser comparado.

Voltando ao ponto, não é nada pessoal ou especifíco com alguem, mas em maioria entram aqui ou em outros foruns, perguntam mil coisas e depois fazem tudo como acham melhor.

Já fui um iniciante no fly, comecei muito mal, com uma vara Cormuran e uma carretilha sem marca... meu grande amigo Scotti me mostrou o caminho e nele sigo até hoje. Mas tenho certeza que se eu não tivesse ouvido meu amigo ou não estaria pescando de flly e consequentemente não teria as centenas de ótimas memórias que o fly me trouxe.
Grandes Douglas e Luiz

Concordo plenamente com vocês ...
É muito complicado dar conselhos ...

Tenho uma Lamiglas #4 que foi montada com os passadores de uma Black Eagle que comprei há mais de 10 anos atrás apenas para retirar os passadores e a ponteira. A vara foi adquirida em Curitiba, em promoção, por cerca de 17 reais ... Jamais eu compraria um jg de passadores Snake por este valor, nem lá nos USA ... ......
Esta vara é muito, mas muito lenta mesmo ...Infelizmente é um péssimo equipamento para quem vai começar, principalmente sem ninguém para instruí-lo ...

Forte abraço aos Amigos
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Luiz Almeida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1032
Registrado em: Sex Jul 18, 2008 11:32 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Almeida » Sáb Jun 08, 2013 2:34 am

NELSON MACIEL escreveu:
Douglas Lenz escreveu:Luiz

Este comentário vindo de ti, vale o dobro! Obrigado.

Em verdade, estou a muito tempo para fazer um desabafo, e acredito que este seja o termo mesmo, um desabafo sobre INICIANTES NO FLY, já vi tanta coisa, li tanto absurdo e tentei ajudar tanta gente... Levando em consideração a quantidade de posts fixos que temos sobre o assunto, e a incontável quantidade de posts sobre inicio no fly me deixa chateado...

A história é sempre a mesma, a grande maioria aparece, preciso de ajuda, uma dica para iniciar... Dai tu dá a dica, faz a consideração, aconselha, se põe a disposição para ajudar, e o que acontece ?

- O equipo do Paraguay é comprado por que é R$ 75,00 mais barato que um que a gente indicou.

- Os arremessos são iniciados sozinhos já na beira de um lago, com iscas e com a pura e total intenção de pescar !

- Os arremessos ficam cada vez mais difíceis, a vara cada vez mais pesada, a linha dando estalos no ar e o braço doendo.

...

- Fly é uma M**** dificil de arremessar, dói o braço e não pega nada.

- Vou voltar pro bait que é mais produtivo.

FIM

Eu pesco de bait, mais do que gostaria inclusive, por que quando vou pescar minha doce Laura me acompanha e acabo pescando um um ultra light para acompanha-la. Nada contra bait, pelo contrario, gosto muito, mas não é a mesma coisa e não deve ser comparado.

Voltando ao ponto, não é nada pessoal ou especifíco com alguem, mas em maioria entram aqui ou em outros foruns, perguntam mil coisas e depois fazem tudo como acham melhor.

Já fui um iniciante no fly, comecei muito mal, com uma vara Cormuran e uma carretilha sem marca... meu grande amigo Scotti me mostrou o caminho e nele sigo até hoje. Mas tenho certeza que se eu não tivesse ouvido meu amigo ou não estaria pescando de flly e consequentemente não teria as centenas de ótimas memórias que o fly me trouxe.
Grandes Douglas e Luiz

Concordo plenamente com vocês ...
É muito complicado dar conselhos ...

Tenho uma Lamiglas #4 que foi montada com os passadores de uma Black Eagle que comprei há mais de 10 anos atrás apenas para retirar os passadores e a ponteira. A vara foi adquirida em Curitiba, em promoção, por cerca de 17 reais ... Jamais eu compraria um jg de passadores Snake por este valor, nem lá nos USA ... ......
Esta vara é muito, mas muito lenta mesmo ...Infelizmente é um péssimo equipamento para quem vai começar, principalmente sem ninguém para instruí-lo ...

Forte abraço aos Amigos

Caros Amigos,

Há algum tempo, após atender com respeito e solicitude a centenas de noviços, acabei experimentando a mesma sensação do Douglas e também publiquei um texto no FFBr, especificamente dirigido aos iniciantes, correndo inclusive o risco de ser mal interpretado.
Felizmente a mensagem prosperou de forma produtiva, o que me anima a reproduzi-la na Caterva e somar às palavras do Douglas.
Vou fazê-lo em novo tópico, com a esperança que a sua leitura leve à reflexão daqueles que se iniciam na arte de pescar um peixe com uma mosca.
Abraços fraternos
Tio Luiz
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”