O que precisa ter uma morsa e quais acessórios ?

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

O que precisa ter uma morsa e quais acessórios ?

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Qua Jul 10, 2013 7:54 pm

Li vários tópicos falando de morsas, marcas, fabricantes e gostaria de saber o que uma morsa precisa ter e quais são os acessórios necessários para atar as moscas.

No caso, pesco basicamente tucunaré, pirapitinga, robalo(faz tempo hein), bass(vish, nem lembro a ultima vez, kkk)... ... mas como todo pescador, é ampla a diversidade, lambari, tilapia...


Absx,
Rodão
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Rick Morais
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1458
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rick Morais » Qui Jul 11, 2013 12:32 pm

Rodão

A morsa deve prender o anzol firmemente.
Já usei vários modelos e algumas morças são boas para iscas pequenas e ruim para as grandes (não prendem bem anzóis grandes).
Outra morças prendem bem anzois grande, mas por terem a pinça muito larga e robusta atrapalham quando se usa anzóis pequenos...

O ideal é uma morça que seja versátil e atenda suas necessidades.
Aqui no Brasil, destacaria duas morças de qualidades indiscutíveis.
Já usei as duas e posso falar delas...rsrs
a G-Tech do Sr. Odimir e a Monroy Golden do Gilson Monroy.
Cada qual com suas características únicas, porém as duas atendem muito bem nosso estilo de pesca aqui no Brasil.

Um acessório que uso bastante é o Bobbin Cradle, ou apoio de bobina.
Imagem

Facilita quando temos que aplica cola ou vamos enrolar uma pena.

Outro acessório que uso e minha esposa adora é uma caixa dde madeira para recolher as aparas da isca e nao fazer sujeira na mesa.

Recomendo a receita centenária do Sergio Marchione de caixa organizadora:
Imagem
Segue página para vc fazer uma igual:
http://pescacommosca.com.br/bancada.htm

Quanto a material, ae ferrou....existe uma infinidade de materiais e a maioria longe do nosso alcance...temos poucas lojas de fly e a maioria não tem nada. Eu importo quase que todo material de atado.
A anos atrás vinha usando material alternativo. Hoje em dia uso muito pouco, porque o material próprio possui uma qualidade muito superior do que uma pena de passarinho que vc pegou no fundo do quintal....rsrs...
Isso se confirma na pescaria em quantidade de capturas.

Bom...acho que é isso...
Invista numa boa morça e a terá por uma vida toda.
Eu comprei uma Monroy ainda protótipo na década de 90 e troquei-a em 2013 por insistência do fabricante que queria ter o protótipo para por no mural da empresa...



Abraço
Rick
Avatar do usuário
Tuã Torres Sessa
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 360
Registrado em: Seg Abr 23, 2012 10:23 am
Cidade:

Mensagem por Tuã Torres Sessa » Qui Jul 11, 2013 8:04 pm

Oi Rodrigo, comecei nos atados a pouco tempo, com uma morsa básica, mas semi rotativa, por indicação de um amigo. queria gastar pouco pois não sabia se eu ia gostar da coisa.
Hoje, estou adquirindo uma morsa G-TECH. produto nacional de excelente qualidade, indicada por vários amigos atadores.
Poso te dizer com certeza que uma boa morsa deve ser confeccionada com materiais duráveis e resistentes (Inox, Latão, Duro alumínio).

- Deve ser rotativa, isso ajuda na agilidade e acabamento dos atados.
- Deve ter firmeza na fixação dos anzóis alem de abranger os tamanhos mais e utilizados utilizados (de #20 à #4/0).
- Deve ter um Apoio de Bobbin, isso ajuda no trabalho de colocação dos materiais.
- Deve ter uma mola prendedor de materiais, permitindo liberdade para utilização das mãos no atado.
Isso é um básico de uma boa morsa de atado.

Os acessórios mais importantes são:

- Bobbin com ponta de cerâmica. Ajuda a evitar rompimento da linha sobretudo nas bitolas mais finas tipo 6/0 - 8/0 - 10/0 e assim por diante (maior numero, bitola mais fina).
- Um Bodkin (agulha) para aplicação de cola e desobstruir o olho do anzol. é tão bom que uso até para separar pelos, desembaraçar linhas, abrir penas e etc.
- Um Whip Finish. É utilizado no auxilio de finalização da mosca (nó). eu dispenso para as moscas de médio e grande porte, mas é muito util para as mosquinhas pequeninas e delicadas.
- Tesoura de pontinha fina. Útil para cortar e aparar os mais variados materiais de atado.
- Bobbin Threader. Muito útil não só para passar a linha pelo bobbin, como também no olho do anzol para o nó de empate.
- Prendedor de Pena. Não importa o tamanho da pena, uma hora ela sempre escapa. Este material é indispensável para segurar a pena permitindo girá-la no anzol e seu peso a mantem fixa enquanto se utiliza o Bobbin para amarrá-la.
- Pinça. Ajuda no posicionamento de penas e colagem de olhos na mosca.

A maioria desses materiais podem ser confeccionados para os fins específicos.

Quanto aos materiais de Atado, procure se informar nas moscas mais efetivas e em seus passo a passos. assim fica mais fácil determinas os materiais e cores mais necessários para o peixe pretendido.

O material de atado é sem dúvida o mais diversificado e dispendioso material no Fly, mas também o mais prazeroso. :wink:
Proteger a Natureza é a maior missão do homem na Terra, é cuidar da obra de Deus.
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Qui Jul 11, 2013 10:37 pm

Rick Morais
Rodão

A morsa deve prender o anzol firmemente.
Já usei vários modelos e algumas morças são boas para iscas pequenas e ruim para as grandes (não prendem bem anzóis grandes).
Outra morças prendem bem anzois grande, mas por terem a pinça muito larga e robusta atrapalham quando se usa anzóis pequenos...

O ideal é uma morça que seja versátil e atenda suas necessidades.
Aqui no Brasil, destacaria duas morças de qualidades indiscutíveis.
Já usei as duas e posso falar delas...rsrs
a G-Tech do Sr. Odimir e a Monroy Golden do Gilson Monroy.
Cada qual com suas características únicas, porém as duas atendem muito bem nosso estilo de pesca aqui no Brasil.

Um acessório que uso bastante é o Bobbin Cradle, ou apoio de bobina.


Facilita quando temos que aplica cola ou vamos enrolar uma pena.

Outro acessório que uso e minha esposa adora é uma caixa dde madeira para recolher as aparas da isca e nao fazer sujeira na mesa.

Recomendo a receita centenária do Sergio Marchione de caixa organizadora:

Segue página para vc fazer uma igual:
http://pescacommosca.com.br/bancada.htm

Quanto a material, ae ferrou... ...existe uma infinidade de materiais e a maioria longe do nosso alcance...temos poucas lojas de fly e a maioria não tem nada. Eu importo quase que todo material de atado.
A anos atrás vinha usando material alternativo. Hoje em dia uso muito pouco, porque o material próprio possui uma qualidade muito superior do que uma pena de passarinho que vc pegou no fundo do quintal... ...rsrs...
Isso se confirma na pescaria em quantidade de capturas.

Bom...acho que é isso...
Invista numa boa morça e a terá por uma vida toda.
Eu comprei uma Monroy ainda protótipo na década de 90 e troquei-a em 2013 por insistência do fabricante que queria ter o protótipo para por no mural da empresa...



Abraço
Rick
salve salve Rick!!!

valeu pelas dicas, são essas coisas que não sabemos no inicio e com algumas informacoes como estas nos ajudam demais.... ...
Sobre os acessórios, pergunto justamente por isso, algumas morsas vi com esse acessório bobin cradle e outras não, bem como que tipo de tesoura, alicates, pois são especificos pra atados....
vi as marcas que vc mencionou, tds daqui praticamente conhecem, e é um bom respaldo :)

obrigado e absx,
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Qui Jul 11, 2013 10:41 pm

Tuã Torres Sessa

Oi Rodrigo, comecei nos atados a pouco tempo, com uma morsa básica, mas semi rotativa, por indicação de um amigo. queria gastar pouco pois não sabia se eu ia gostar da coisa.
Hoje, estou adquirindo uma morsa G-TECH. produto nacional de excelente qualidade, indicada por vários amigos atadores.
Poso te dizer com certeza que uma boa morsa deve ser confeccionada com materiais duráveis e resistentes (Inox, Latão, Duro alumínio).

- Deve ser rotativa, isso ajuda na agilidade e acabamento dos atados.
- Deve ter firmeza na fixação dos anzóis alem de abranger os tamanhos mais e utilizados utilizados (de #20 à #4/0).
- Deve ter um Apoio de Bobbin, isso ajuda no trabalho de colocação dos materiais.
- Deve ter uma mola prendedor de materiais, permitindo liberdade para utilização das mãos no atado.
Isso é um básico de uma boa morsa de atado.

Os acessórios mais importantes são:

- Bobbin com ponta de cerâmica. Ajuda a evitar rompimento da linha sobretudo nas bitolas mais finas tipo 6/0 - 8/0 - 10/0 e assim por diante (maior numero, bitola mais fina).
- Um Bodkin (agulha) para aplicação de cola e desobstruir o olho do anzol. é tão bom que uso até para separar pelos, desembaraçar linhas, abrir penas e etc.
- Um Whip Finish. É utilizado no auxilio de finalização da mosca (nó). eu dispenso para as moscas de médio e grande porte, mas é muito util para as mosquinhas pequeninas e delicadas.
- Tesoura de pontinha fina. Útil para cortar e aparar os mais variados materiais de atado.
- Bobbin Threader. Muito útil não só para passar a linha pelo bobbin, como também no olho do anzol para o nó de empate.
- Prendedor de Pena. Não importa o tamanho da pena, uma hora ela sempre escapa. Este material é indispensável para segurar a pena permitindo girá-la no anzol e seu peso a mantem fixa enquanto se utiliza o Bobbin para amarrá-la.
- Pinça. Ajuda no posicionamento de penas e colagem de olhos na mosca.

A maioria desses materiais podem ser confeccionados para os fins específicos.

Quanto aos materiais de Atado, procure se informar nas moscas mais efetivas e em seus passo a passos. assim fica mais fácil determinas os materiais e cores mais necessários para o peixe pretendido.

O material de atado é sem dúvida o mais diversificado e dispendioso material no Fly, mas também o mais prazeroso. Wink
Tuã, valeu também.... é bem isso que estou sentindo, no inicio vc nao sabe pra que lado correr, investir em uma morsa boa ou em uma mais simples pra ver se vai curtir.... ... .....

Assim como o Rick, vc ajudou demais, vários apontamentos do que é necessário, da morsa e acessórios !!!


Obrigado,absx...
Rodão
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Rick Morais
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1458
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rick Morais » Qui Jul 11, 2013 11:35 pm

Rodão

Ilustrando o que o Tuã disse...é basicamente o que uso...

Bobbin eu uso da Griffin que é bom e barato:
Imagem

Tesoura, eu usei várias. Das mais baratas, joguei várias no lixo com pouco tempo de uso. Hoje tenho duas... Uma da Dr. Slick e uma alemã que que comprei em um site
Imagem Dr. Slick, 10 doletas


Imagem A alemã...essa corta muito...

Pinça pra penas é interessante, ajuda bastante no trabalho
Imagem

Linha de atar. Uso Danville Flat Waxed Nylon.
Imagem


Abraço
Rick
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Sáb Jul 13, 2013 8:08 pm

Rick,

Valeu pelas fotos, é bom saber quais são os acessórios... Tem atado muito ? que tipo de iscas ?

Absx,
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Rick Morais
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1458
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rick Morais » Dom Jul 14, 2013 10:45 pm

Rodrigo Suzuki - Rodão escreveu:Rick,

Valeu pelas fotos, é bom saber quais são os acessórios... Tem atado muito ? que tipo de iscas ?

Absx,
Rodão

Tou atando pra Manaus.
- Poppers usando esses tatames de EVA. Aprendi a técnica do com Kid da Fishtv.
- Streamers usando cabelo sintético do Betinho e EP Fiber.
No caso do EP, eu nunca acertei a mão pra fazer os streamer com EP, sempre ficaram peludas demais ou com pouco pelo. Ae resolvi investir no meu atado de EP e paguei o membership do site http://www.epflies.com/ e lá tem os vídeos com o passo a passo das receitas...
Melhorei 100% nas iscas.

Abraço
Rick
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Seg Jul 15, 2013 2:01 pm

Rick Morais

Tou atando pra Manaus.
- Poppers usando esses tatames de EVA. Aprendi a técnica do com Kid da Fishtv.
- Streamers usando cabelo sintético do Betinho e EP Fiber.
No caso do EP, eu nunca acertei a mão pra fazer os streamer com EP, sempre ficaram peludas demais ou com pouco pelo. Ae resolvi investir no meu atado de EP e paguei o membership do site http://www.epflies.com/ e lá tem os vídeos com o passo a passo das receitas...
Melhorei 100% nas iscas.

Abraço
Rick
Rick, legal....

Acho q vou passar no Betinho, dar uma olhada e comprar umas moscas... essa dica do membership é interessante... e preciso investir mais tempo no fly pra comecar a atar...

Absx,
Rodão
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Rick Morais
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1458
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rick Morais » Seg Jul 15, 2013 2:34 pm

Rodrigo Suzuki - Rodão escreveu:
Rick Morais

Tou atando pra Manaus.
- Poppers usando esses tatames de EVA. Aprendi a técnica do com Kid da Fishtv.
- Streamers usando cabelo sintético do Betinho e EP Fiber.
No caso do EP, eu nunca acertei a mão pra fazer os streamer com EP, sempre ficaram peludas demais ou com pouco pelo. Ae resolvi investir no meu atado de EP e paguei o membership do site http://www.epflies.com/ e lá tem os vídeos com o passo a passo das receitas...
Melhorei 100% nas iscas.

Abraço
Rick
Rick, legal....

Acho q vou passar no Betinho, dar uma olhada e comprar umas moscas... essa dica do membership é interessante... e preciso investir mais tempo no fly pra comecar a atar...

Absx,
Rodão
O cabelo sintético que o Betinho tem é bem mais grosso que o EP. Mas segue o mesmo princípio.
Tem umas manhas pra vc colocar o pelo no anzol que só no membership vc aprender.

Outra dica que daria é vc comprar do Thiago Zanetti algumas moscas de EP pra vc usar de modelo.

Eu comprei o Peanut Butter e o Mullet. E estou tentando chegar na mesma qualidade, quantidade de material, tamanho, proporção... é dificil...mas vc vai gastando pêlo...uma isca fica melhor que a outra....


Se precisar de algo, grite.


Abraço
Rick
Avatar do usuário
Flavio Tannus
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1704
Registrado em: Dom Jan 06, 2008 8:54 pm
Cidade:

Mensagem por Flavio Tannus » Ter Jul 16, 2013 7:57 am

Rodrigo, vc está entrando em um buraco sem fundo, ehhehe.. eu devo ter aqui uns 25 a 30 mil em material de atado e toda hora falta alguma coisa ou alguma cor, kkkkkkkkkk.... ......

O melhor que vc pode fazer é eleger as moscas que vc vai usar com frequencia e comprar os materiais nas cores que vc acha que vai usar mais. A cor branca é a mais usada, em seguida, compre amarelo, oliva, preto, chartreuse ou vede limão, vermelho, laranja. São as cores básicas. Como você vai usar inicialmente só para seu consumo, os materiais que aparentemente são em pouca quantidade, ao contrário, rendem muito.

Sobre fibras sintéticas, eu particularmente não gosto do cabelo sintético, o Doll Hair ou cabelo de boneca, porque embucha muito se vc for fazer uma mosca média ou longa. Tem outras fibras melhores e específicas para o atado como o Super Hair ou Supreme Hair, o SF, EPs e outras.

Sobre brilhos, a cor mais importante é o PEARL. Casa com qualquer uma!
Flashabou, crystal flash e EP Sparkle ( esse é top!). Depois vc varia em outras, de preferencia peroladas.

Morsa, use uma rotatória! Eu sou um defensor das morsas do Gilson da Monroe, porque eu tenho uma aqui a 3 anos e meio e a bicha fica até vermelha tem dia, hehehehe.... Eu ato jigs com anzol 10/0 nela e iscas de fly com anzol 10 por exemplo. Já se vão quase 6 mil jigs , fora iscas de fly que eu nem conto mais, então, eu falo com propriedade sobre a qualidade desta morsa!

Caso eu possa ajudar em alguma coisa, é só falar.

abs
www.extremejigs.com
Os melhores jigs do mundo!
Avatar do usuário
José Ferreira
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4457
Registrado em: Qui Mar 06, 2008 11:11 pm
Cidade:

Mensagem por José Ferreira » Ter Jul 16, 2013 8:39 pm

BLZ Rodão ?
Se vier pra Campinas por estes dias dê um alô que levo uma Monroe e uma G-Tech para você ver.
VLW
Recicle, Preserve e Principalmente Pesque e Solte : Assim Não Vai Faltar
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Qui Jul 18, 2013 10:11 pm

José Ferreira
BLZ Rodão ?
Se vier pra Campinas por estes dias dê um alô que levo uma Monroe e uma G-Tech para você ver.
VLW

Salve salve Zé Ferreira.... passei rapidamente hoje no Betão.... qdo for com calma, te dou um alow....

abracao,
Flavio Tannus

Rodrigo, vc está entrando em um buraco sem fundo, ehhehe.. eu devo ter aqui uns 25 a 30 mil em material de atado e toda hora falta alguma coisa ou alguma cor, kkkkkkkkkk.... ......

O melhor que vc pode fazer é eleger as moscas que vc vai usar com frequencia e comprar os materiais nas cores que vc acha que vai usar mais. A cor branca é a mais usada, em seguida, compre amarelo, oliva, preto, chartreuse ou vede limão, vermelho, laranja. São as cores básicas. Como você vai usar inicialmente só para seu consumo, os materiais que aparentemente são em pouca quantidade, ao contrário, rendem muito.

Sobre fibras sintéticas, eu particularmente não gosto do cabelo sintético, o Doll Hair ou cabelo de boneca, porque embucha muito se vc for fazer uma mosca média ou longa. Tem outras fibras melhores e específicas para o atado como o Super Hair ou Supreme Hair, o SF, EPs e outras.

Sobre brilhos, a cor mais importante é o PEARL. Casa com qualquer uma!
Flashabou, crystal flash e EP Sparkle ( esse é top!). Depois vc varia em outras, de preferencia peroladas.

Morsa, use uma rotatória! Eu sou um defensor das morsas do Gilson da Monroe, porque eu tenho uma aqui a 3 anos e meio e a bicha fica até vermelha tem dia, hehehehe.... Eu ato jigs com anzol 10/0 nela e iscas de fly com anzol 10 por exemplo. Já se vão quase 6 mil jigs , fora iscas de fly que eu nem conto mais, então, eu falo com propriedade sobre a qualidade desta morsa!

Caso eu possa ajudar em alguma coisa, é só falar.

abs
Flavio, valeu pelas dicas.... é vdd, uma das coisas ideais é saber o que vai atar pros peixes alvos e focar....

Sobre a morsa, obrigado pelos comentários...

Absx,
Rodao
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Agnaldo Nélio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 750
Registrado em: Qua Ago 20, 2008 9:32 pm
Cidade: Sete Lagpas
Estado: MG
Contato:

Mensagem por Agnaldo Nélio » Ter Jul 23, 2013 10:03 pm

Eu tenho uma g-tech. Top de linha, pode comprar sem medo.
Abraços!

Pescar e soltar, basta começar!
Imagem
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Qui Jul 25, 2013 1:24 pm

Rodão,
Parabéns pelo ingresso neste inebriante Mundo do fly! Ao qual gostaria de me dedicar + ...

Além de todos os "sopros" , o Rick nos brinda com feliz ex. de síntese fidedigna e imparcial.
Rick Morais escreveu: "...a G-Tech do Sr. Odimir e a Monroy Golden do Gilson Monroy.
Cada qual com suas características únicas, porém as duas atendem muito bem nosso estilo de pesca aqui no Brasil.
(grifei)

Vlw, Rick! De modo semelhante:
Ilza Gonçalves escreveu:"... prefiro alegrar-me c a notícia de mais fabricantes nacionais destas excelentes peças , e torcer p que outros lhes sigam o exemplo. Só teremos a ganhar!..."
(grifei) viewtopic.php?t=78546&highlight=
Embora eu ainda engatinhe, tenho uma "G-Tech" "by Odimir" , e conheço os belos pareceres dos colegas tb sobre a "Golden" do Sr. Gilson. Duas fabricações Tops "nacionais" que parecem nada dever às Tops importadas.

Caso se decida pela G-Tech By Odimir, uma Mp para o Mestre resultará em imediato e carinhoso atendimento nota 1000 ("Padrão Odimir") ! Cf tem ocorrido com colegas ( exceto se ele em viagem);Ex.:
eduardo.yamasaki escreveu:Ilza,

O Sr. Odimir retornou no mesmo dia com valores, fotos a uma atenção nota 1000.

Vou adiquirir uma sim! Como disse a ele, quero iniciar com o pé direito e com um equipamento de qualidade e o feito pela empresa dele é sem comentários!

Grande abraço

Att

Eduardo Yamasaki
Fonte: http://www.flyfishingbrasil.com.br/phpB ... 05883c1f10 . E dificilmente não integrarás gde legião de felizes proprietários cf vastos testemunhos em fóruns vários.

Qto receio de investir no início: Anúncio de qqer das 02 Morsas citadas não deve durar 02 dias!

Mais sobre Morsas:
a) viewtopic.php?p=1048051#1048051
a.1) http://caterva.com.br/forum/viewtopic.p ... highlight=
b) viewtopic.php?t=78546&highlight=
c) http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum ... c=7047&hl= . Paro aqui pra não exceder d+.

Leiga, humildemente sugiro a qqer iniciante:

-adquirir nova edição ( a ser lançada) do livro "Pescando com Mosca" do P.Cesar: Maior publicação da área em língua portuguesa, com ampla visão geral sobre a prática do fly e alguns toques sobre atado. Me foi de imensa ajuda no início, qdo ficamos perdidim-perdidim..( quase como ainda me vejo...:roll: ). Enquanto esta não sai, folhear edição anterior tb antecipará boa luz.

- Blog cada vez mais didático, de nosso amigo André.Ribeiro, facilitando a vida dos iniciantes onde me incluo: http://www.fuzzyflies.com

Bem vindo à deliciosa loucura!
Ilza ( com sopros de um pitaqueiro "de cama"[doente] , que nem assim perde a mania :roll:)
Editado pela última vez por Ilza Gonçalves em Dom Nov 03, 2013 9:48 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Dom Ago 04, 2013 11:52 pm

Ilza,

Obrigado pelos comentários, ajudarão na escolha da morsa, bem como o blog e o livro do Paulo Cesar...

Agora só preciso me dedicar mais a prática ;)

Obrigado de novo !!!

Absx,
Rodão
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Ago 07, 2013 9:45 am

Rodrigo

O que você precisar em termos de equipamento para pesca e para atado você póderá encontrar na FLY SHOP BRASIL - www.flyshopbrasil.com.br

Já foi muito mais complicado encontrar equipamentos e acessórios no Brasil.

Hoje não é mais ...

Fale com o Thiago Zanetti, O Cara !
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Rick Morais
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1458
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rick Morais » Qua Ago 07, 2013 10:36 am

NELSON MACIEL escreveu:Rodrigo

O que você precisar em termos de equipamento para pesca e para atado você póderá encontrar na FLY SHOP BRASIL - www.flyshopbrasil.com.br

Já foi muito mais complicado encontrar equipamentos e acessórios no Brasil.

Hoje não é mais ...

Fale com o Thiago Zanetti, O Cara !
Concordo com o Nelson.
Compro bastante coisa do Thiaguinho.... ...
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Dom Ago 11, 2013 8:52 pm

Nelsão e Rick,

Valeu pela recomendacao da Flyshop, já percebi que o Tiago tem vários produtos e qualidade.... ... assim como clientes.

Obrigado e Abs,
[]'s e bons pinchos
Rodão
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”