Experiência pessoal de um iniciante

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Gabriel Luz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 661
Registrado em: Ter Dez 11, 2007 12:06 am
Cidade:

Experiência pessoal de um iniciante

Mensagem por Gabriel Luz » Sex Jul 26, 2013 7:01 am

O fly é mais complicado de iniciar do que nas outras modalidades, tendo em vista a parte de arremesso e material que tem a lógica diferente. Acho que isso assusta quem quer começar. O primeiro conjunto que comprei foi uma indicação de alguns amigos. Eles falaram compra um # 6 e eu teimei e comprei um #4.
Conjunto comprado

- vara tfo finesse # 4
- carretilha # 4 eagle claw
- linha cortland #4 clear creek WF floating

Comprei na FSB a vara e o resto foi pingado em outras lojas.

O início foi tenebroso no arremesso, a linha não andava não por problemas dela, e sim minha!!! Mas aí tive alguns encontros com amigos que corrigiram bastante meu arremesso e melhorou bastante. Nos encontros sempre usavam nas demonstrações uma #6, e aí lembrava dos meus amigos indicando a #6. Eu pegava essa #6 nas demonstrações e conseguia fazer os loops, já na #4 tinha tinha um pouco mais de dificuldade, demorei mais pra pegar o tempo dessa vara #4 e conseguir efetuar os loops melhores. O que me parecia era que a #4 não pedia linha como a #6. Acho que isso deu uma complicada no início mas depois consegui me adaptar bem a #4.

Uma vara #4 não é muito fácil de arremessar no início, pois parece muito frágil e não pede linha. O ideal é começar com uma # 6, pois ela te ajuda e pede linha mais fácil. Estou com o material há menos de um ano só pesquei bass com ele, pois também me dediquei pouco a outra espécies.

- importante: tenha alguns amigos em quem vc possa pedir ajuda pra acelerar a sua evolução
- cursos de atado ou arremesso: aceleram a sua evolução na exponencial
- pegar o tempo da vara no arremesso ao meu ver é o mais importante para um bom arremesso.
- O fly é multidisciplinar: tem um pouco de física do arremesso e do equipamento, biologia dos insetos e os seus ciclos ... ... não tem como aprender isso em pouco tempo.

Meu segundo material
- vara sage XI2 #8
- Linha cortland tucunaré #8
- carretilha okuma airframe #8

Esse conjunto me ajudo muito a arremessar, pois pede linha e conseguia fazer arremessos razoavelmente bons (ruins ainda).

Acho que pra começar ao meu ver uma vara boa e uma linha boa fazem a diferença e te ajudarão muito. Gasta todo o dinheiro que puderes na vara e na linha!

Quanto ao atado:
- Tem alguns atadores que vendem as moscas em kits por peixe
- Há necessidade de comprares uma morsa! Uma baratinha resolve quando estamos começando.
- Baseado no peixe que vc vai pescar, pergunte ao seus amigos quais são aquelas moscas que são fáceis de atar e que são as mais pegadoras.
- Faça uma lista com no máximo 5 moscas e compre o material para atar apenas estas, evite comprar tudo que aparece pois vc não conhece os materiais e não usará a maioria e no, final das contas, é dinheiro fora.
- Para a maioria dos modelos de moscas tem vídeo no youtube que mostra como se faz
- Fique craque nesses modelos de iscas; quando ficar, aí sim tente fazer outros modelos.
- O material adequado a cada mosca ajuda na evolução
- Usar material alternativo é quase que irresistível para quem está começando e ajuda na evolução, mas no futuro vc usará quase que inteiramente o material correto.

Tenho certeza de que a única coisa que não pode faltar pra quem quer ficar bom no fly é a frequência de treinos e pescarias, cursos com especialistas para corrigir os erros de arremesso e de atado.

O fly é muito cativante por você fazer as iscas com que pesca, tem todo o capricho do arremesso e da apresentação da mosca.

É isso. Espero que ajude alguém!
Abração
Gabriel Luz
"Pesque e Solte"
Clube de pesca "O Arpão"
Avatar do usuário
Henrique Marchi
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 441
Registrado em: Qui Fev 02, 2012 1:03 pm
Cidade:

Mensagem por Henrique Marchi » Sex Jul 26, 2013 11:24 am

Tópico bacana, Gabriel.

É tão cativante que eu entrei nesse mundo a 1 ano e não consigo mais pensar em pescar de outro jeito.

Abraço!
Avatar do usuário
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3395
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 3:51 pm
Apelido: Piska
Cidade:

Mensagem por Alcides Barbosa - Piska » Sex Jul 26, 2013 11:31 am

Parabéns Gabriel por compartilhar conosco a tua experiência . Com certeza vai ajudar muita gente que quer iniciar-se nesta fascinante modalidade.

Um abraço! 8)
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Avatar do usuário
Edgar Oshiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 347
Registrado em: Seg Jan 26, 2009 9:51 pm
Cidade:

Mensagem por Edgar Oshiro » Qui Ago 01, 2013 12:12 am

Já venho a algum tempo tentado a iniciar nessa arte. Até tive um conjunto #3, que ganhei de um primo e por total descuido, quebrei a vara com poucos usos.
Já li todos os tópicos fixos do fórum e hora animo, hora acabo desistindo e pensando em me aperfeiçoar mais no bait casting, levado pelo receio de ser uma realidade longe de mim, apesar de, como dito anteriormente, ter conhecimento de tópicos como http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=28482.
Porém, pelo relato, penso que possa realmente ser mais simples do que muitas vezes somos levados a crer que é tal modalidade e talvez, me anime de vez a ingressar nesse "último estágio da loucura"... ... :lol: :lol: :lol:
Obrigado Gabriel por esse depoimento, que certamente ajuda muito quem quer iniciar no fly fishing e caso eu venha a me tornar dependente disso, saiba que terá uma parcela de culpa!!!!

Grande abraço
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qui Ago 01, 2013 9:55 am

Gabriel, a linha Finesse da TFO, como o próprio nome indica, é destinada a apresentações delicadas em detrimento da distância. São varas de ação mais lenta, próprias para arremessos curtos, em riachos pequenos e, principalmente, para moscas secas. Daí decorre ela não "pedir linha", como você mencionou. Se você pegasse uma TFO #4 Professional, já seria mais rápida e proporcionaria arremessos mais longos. Se for uma BVK, mais longos ainda. Uma vara de bambú, arremessos ainda mais delicados e ainda mais lenta que a Finesse.

Não é apenas o problema da numeração, mas o tipo de equipamento. Deve se adequar o equipamento ao tipo de pescaria pretendida. E a vara é apenas parte do equipamento. A linha adequada ao arremesso longo ou à apresentação delicada vai fazer muita diferença também.

Abs

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Douglas Lenz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 804
Registrado em: Qua Ago 17, 2005 5:00 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz » Qui Ago 01, 2013 10:27 am

Beto

Em dois parágrafos falaste tudo!
Abração do meu tamanho !
Respeitosamente
DOUGLAS LENZ
doug.lenz@gmail.com
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Ago 07, 2013 9:35 am

Gabriel

Comigo se deu o contrário ...

Meu primeiro contato com o Fly se deu com uma vara #8. Achei muito pesada, complicada ... Isso porque todas os pescadores com quem conversava na época, recomendavam a vara #8 pelo hábito de pescarem Tilápias com Spin'N'Glo

Sinceramente, achei horrível ...rs...

Aí fui fazer um Curso de Fly com o Mel Krieger. As varas disponibilizadas para o curso, cerca de 25, eram todas # 6 ... Me dei melhor com este equipamento ...

No intervalo para o almoço, ao colocar o equipamento no porta varas, notei um equipamento #4 deixado ao lado, meio abandonado ... Almocei e corri para pegar aquele equipo #4 antes que outra pescador o fizesse ...

Meu gesto foi acertado, e ao final do Curso sabia exatamente o que eu queria ... Fui à caça de um blank #4, adquiri um Lamiglas e levei para o saudoso Haroldo Sperancetta montar para mim ...

É a minha melhor vara de Fly ... Depois dela vieram os equipos #2, #3, #5, #6, #7 e #8, este último, foi o primeiro a ser vendido, curiosamente, o mais recomendado pelos pescadores consultados ...

Acho muito importante para aqueles que se iniciam no Fly, procurarem experimentar diferentes equipos antes de escolher aquele que será comprado. Isso evita compras erradas e a desistência de muitos que pretendem adentrar no maravilhoso mundo do Fly Fishing
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Rick Morais
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1458
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rick Morais » Qua Ago 07, 2013 10:51 am

Comecei no Fly com uma vara #8.
Pesquisei uns 2 anos antes de comprar...nesse tempo fui guardando dinheiro porque queria comprar algo de boa qualidade que durasse um bom tempo.

Em 2000 comprei uma Sage, modelo RPLXi #8, de 9 pés e 3 partes.

Estou com ela até hj, uso bastante ela, levo pra Manaus e judio bastante dela...

Hoje tenho uma #4 genérica, uma Thomas & Thomas #7, a #8 e uma Scott #10 pros Tucunões e mar.

Ainda tenho problemas com arremesso, fiz alguns treinamentos com o Gerson Kavamoto que melhoraram bastante o arremesso, mas estou longe do ideal.

No fly, o arremesso é o fator decisivo para a captura de peixes.
Se vc tem um arremesso ruim, a apresentação é ruim, vc se cansa rápido, o braço fica dolorido, a linha enrosca no chão, vc vai emputecendo até largar a vara e voltar pro bait.

O maior problema é encontrarmos um bom espaço para treinar. Fly é treino. Eu sei onde estou errando. E sei o que preciso fazer pra acertar. Falta o lugar pra brincar....hehehe

O que eu gosto no fly é a briga na mão...a briga é mais gostosa que no bait.
Quando o peixe bate, é linha na mão....vc controla a coisa até chegar na carretilha.


Abraço
Rick
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”