Entomologia Aplicada

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
André S. Ribeiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Mar 10, 2011 10:36 am
Cidade:
Contato:

Entomologia Aplicada

Mensagem por André S. Ribeiro » Qui Nov 07, 2013 5:12 pm

Na linha de estudo dos insetos, além da leitura dos livros, da observação das figuras e fotografias das ninfas, larvas, etc, procurei avançar um pouco mais e complementar o estudo antes de partir pra morsa.

Para tanto, fiz um esboço (chamar isso de desenho seria um sacrilégio :roll:) tentando antes mesmo de começar o atado, a pensar em proporcionalidade, nos materiais, cores, etc, antecipando um pouco a escolha do que seria necessário para a montagem da mosca.

Escolhi uma ninfa de donzelinha que achei em uma recente incursão a um rio das redondezas. As fotos que me baseei foram as seguintes:

Imagem
Ninfa no seco (fora da água)

Imagem
Ninfa dentro da água

Logo no início já pode-se notar um detalhe que eventualmente passe despercebido: no seco (primeira foto) a ninfa apresenta o abdômen curvado para baixo, quando colocada na água, conseguimos ver que sua postura é com o abdômen curvado para cima, praticamente definindo o formato anzol a ser utilizado.

O esboço foi baseado principalmente nas fotos, mas contou com consultas a livros e outras fontes complementam tanto a parte visual, como também a funcional, pois as descrições de algumas partes do inseto sugerem o uso de determinado material que supostamente o representará em textura, cor, brilho, etc. Esboçar antes de atar me ajudou principalmente na questão da proporcionalidade, rascunhando e apagando o "protótipo" até que este estivesse com as medidas e relações mais condizentes com o que havia fotografado. Muito mais fácil e menos trabalhoso apagar o desenho e recomeçar do que passar a gilete na mosca e começar novamente do zero. :D

Imagem

Por fim, depois de chegar a um esboço razoavelmente representativo, foi partir pra morsa e tentar seguir com o atado, tendo como base sempre a foto do inseto e as lições aprendidas durante a fase de rascunho no papel. O resultado foi esse:

Imagem

Imagem

Uma ninfa um pouco mais realista, sei que na maioria dos casos, uma mosca impressionista (principalmente em águas rápidas resolveria a questão), mas entendo que optando por uma mosca mais realista, estarei aumentando as chances de capturas em locais mais heterogêneos onde águas rápidas, lentas e poços se alternam.

Publiquei um texto com alguns detalhes a mais lá no blog, quem quiser dar uma olhada: http://www.fuzzyflies.com/2013/11/entom ... icada.html

Grande Abraço :wink:
A fotografia é a melhor maneira de levar os bons momentos da pescaria pra casa.
Pratique o Pesque & Solte!!!


http://www.fuzzyflies.com
Avatar do usuário
José Ferreira
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4457
Registrado em: Qui Mar 06, 2008 11:11 pm
Cidade:

Mensagem por José Ferreira » Qui Nov 07, 2013 7:26 pm

Muito Bom André.
VLW
Recicle, Preserve e Principalmente Pesque e Solte : Assim Não Vai Faltar
Avatar do usuário
André S. Ribeiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Mar 10, 2011 10:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por André S. Ribeiro » Qui Nov 07, 2013 9:15 pm

Obrigado José,

Bom que tenha gostado.

Grande Abraço :wink:
A fotografia é a melhor maneira de levar os bons momentos da pescaria pra casa.
Pratique o Pesque & Solte!!!


http://www.fuzzyflies.com
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Ter Nov 12, 2013 8:41 am

Muito legal amigo.
Parabéns pelo empenho e pelo resultado final, eu achei excelente!

Preciso comprar alguns materiais para atado e recomeçar a fazer umas mosquinhas pras trutas.

Abração e parabéns de novo!
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
André S. Ribeiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Mar 10, 2011 10:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por André S. Ribeiro » Ter Nov 12, 2013 10:28 am

Carlos Salatti escreveu:Muito legal amigo.
Parabéns pelo empenho e pelo resultado final, eu achei excelente!

Preciso comprar alguns materiais para atado e recomeçar a fazer umas mosquinhas pras trutas.

Abração e parabéns de novo!
Valeu Salatti,

Atar é uma atividade tão recompensadora, só mesmo você colocando a mão na massa pra sentir de verdade. Fisgar um peixe com uma mosca atada por você mesmo não tem preço. :D

Se precisar de ajuda pra alguma coisa, estou à disposição. :)

Grande Abraço :wink:
A fotografia é a melhor maneira de levar os bons momentos da pescaria pra casa.
Pratique o Pesque & Solte!!!


http://www.fuzzyflies.com
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Ter Nov 12, 2013 12:25 pm

André S. Ribeiro escreveu:
Carlos Salatti escreveu:Muito legal amigo.
Parabéns pelo empenho e pelo resultado final, eu achei excelente!

Preciso comprar alguns materiais para atado e recomeçar a fazer umas mosquinhas pras trutas.

Abração e parabéns de novo!
Valeu Salatti,

Atar é uma atividade tão recompensadora, só mesmo você colocando a mão na massa pra sentir de verdade. Fisgar um peixe com uma mosca atada por você mesmo não tem preço. :D

Se precisar de ajuda pra alguma coisa, estou à disposição. :)

Grande Abraço :wink:
Grande André, realmente pegar um peixe com sua própria mosca tem um sabor todo especial... Quando morava na França, eu pescava as trutas com as minhas moscas e o prazer era dobrado, agora faz tempo que não ato e nem tenho mais material, preciso repor meu estoque.
Você estava interessado na Bocaina né? Tenho feito incursões por lá e podemos marcar alguma coisa se você estiver afim...

Abração.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
André S. Ribeiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Mar 10, 2011 10:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por André S. Ribeiro » Ter Nov 12, 2013 1:46 pm

Carlos Salatti escreveu: Grande André, realmente pegar um peixe com sua própria mosca tem um sabor todo especial... Quando morava na França, eu pescava as trutas com as minhas moscas e o prazer era dobrado, agora faz tempo que não ato e nem tenho mais material, preciso repor meu estoque.
Você estava interessado na Bocaina né? Tenho feito incursões por lá e podemos marcar alguma coisa se você estiver afim...

Abração.
Estava e estou. :D

Minha questão principal é tempo pra poder ir, vontade não me falta. Se fosse perto o suficiente pra um bate e volta já teria ido, ir em só um final de semana acho apertado, acaba sendo pouco tempo.

Vamos ver pra frente se o ritmo aqui no trabalho fica mais folgado e marcamos uma aventura por aí. :D :D :D

Grande Abraço :wink:
A fotografia é a melhor maneira de levar os bons momentos da pescaria pra casa.
Pratique o Pesque & Solte!!!


http://www.fuzzyflies.com
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Ter Nov 12, 2013 2:35 pm

André S. Ribeiro escreveu:
Carlos Salatti escreveu: Grande André, realmente pegar um peixe com sua própria mosca tem um sabor todo especial... Quando morava na França, eu pescava as trutas com as minhas moscas e o prazer era dobrado, agora faz tempo que não ato e nem tenho mais material, preciso repor meu estoque.
Você estava interessado na Bocaina né? Tenho feito incursões por lá e podemos marcar alguma coisa se você estiver afim...

Abração.
Estava e estou. :D

Minha questão principal é tempo pra poder ir, vontade não me falta. Se fosse perto o suficiente pra um bate e volta já teria ido, ir em só um final de semana acho apertado, acaba sendo pouco tempo.

Vamos ver pra frente se o ritmo aqui no trabalho fica mais folgado e marcamos uma aventura por aí. :D :D :D

Grande Abraço :wink:
De fato lá é melhor ir com mais tempo mesmo. De toda forma, quando quiser/puder ir me avise que podemos fazer uma empreitada por lá. Estou começando a conhecer alguma coisa daquelas bandas.

Um grande abraço André.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Nov 14, 2013 7:28 pm

Parabéns ...
Muito show ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
André S. Ribeiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Mar 10, 2011 10:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por André S. Ribeiro » Seg Nov 18, 2013 10:37 am

NELSON MACIEL escreveu:Parabéns ...
Muito show ...
Obrigado mestre Nelson,

Sinto-me recompensado pelo comentário do mestre. :D :D :D

Grande Abraço :wink:
A fotografia é a melhor maneira de levar os bons momentos da pescaria pra casa.
Pratique o Pesque & Solte!!!


http://www.fuzzyflies.com
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”