"Frank Cicaratas" em "Carpnarés Assustadissas

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

"Frank Cicaratas" em "Carpnarés Assustadissas

Mensagem por Ilza Gonçalves » Dom Ago 31, 2014 1:24 pm

" Frank Cicaratas" nas "Carpnarés Assustadiças" ! (Revisado, em 02 pags)

- Mínimas capturas de 01 carpa/dia ( e umas poucas perdidas por inexperiência), em "03 dias espaçados , entre inic do verão e outono" .
- Fatos simples, mas emocionantes; agradecendo a muitos por suas inspirações e incentivos.

Os mesmos anfitriões de minha remota aventura com as "Tilapinhas" informaram de belas carpas, que pareciam pco se afastarem da densa vegetação que se derrama sobre um lago ; e que sumiam por + de hora, qdo espantadas por suas boias "cevadeiras" ou qqer agito. Motivo deles optarem por outros peixes em lagos + piscosos, onde a soltura não é permitida. Um bom desafio seria tentá-las ao fly.

Seduziu-me a ( duvidosa) dica de pouco fornecimento de ração ( "+ pelos raros frequentadores locais"), ampliando expectativa de "base alimentar natural" junto às rações e fantasia de capturas "à mosca" . Sonho inflamado dias antes de aventurar-me, em mero reconhecimento do terreno, em fim de tarde sem frequentadores, qdo. presenciei uma carpa comendo coisas invisíveis a olho nu, na superfície .

Assim, somando antiga dica do colega Diego C. Feldhaus / Caterva sobre carpas comendo mariposas e formigas na época destas, + noticiário/Tv sobre "cigarras cantando" : sem inspiração para atar as 1ªs, foi o estopim p/ debruçar-me sobre minha G-Tech ( companheira de raras madrugadas) e tentar atar as últimas.

Numa das investidas, vi carpas e outro peixe não identificado rondando, sem bocar, algo de cor branca que flutuava...( mosca, pétala, flor ?) . Mesmo sabendo que , além das moscas, muitas são as variáveis determinantes ao sucesso sobre uma espécie ( época , aproximação, apresentação e trabalho, etc...) ; me pergunto quão interessante seria ter seguido a dica de Mariposas/Diego, acima, e também investido no atado e uso de umas "white deer air moth" e "Air Head" by Gary Lafontaine , entre outras.

Mas Acredito que, + que às moscas, o resultado ( tímido e obtido em 03 dias bem espaçados ) , deveu-se à epoca ( pré-desova ? + queda de Press Atm estabilizada (?)+ Vento (? ) e outras variáveis ainda não identificadas : temperatura, luminosidade ( contexto local, etc. )? Percebi apenas alternância de curtos momentos propícios a ataques, com longos períodos de inatividade, e que eram aproveitados para relaxar ou curtir tentativas de uns casteios, às vezes ainda risíveis. Hoje atribuo a este treino, parte do baixo rendimento da pesca, por quanto devo ter espantando um pouco as meninas. Uma das 1ªas pequei qdo abaixada por motivo extra pesca; passando a assim posicionar-me sempre que lembrava do fato.

Tendo poucas horas/dia pra brincar, escolhemos uns de temperatura > 28 º ( tilápias seriam alvo, caso as carpas não colaborassem, cf eu temia) ; hpa média ( entre 1014 e 1013) "após ligeira queda" ; e 01 dos dias ( por motivo abaixo descrito) com previsão de algum vento c/ chuva rápida à tarde ; equipos #6 ( subdimensionados, mas os disponíveis) , tippets crescentes até 0,31mm de "Fluor da Plebe" ( S. Raiglon) :D , devido galhadas.

Mínimos dados ordenados não permitiram conceituar muitas variáveis a conhecer e controlar para um sucesso mais consistente; gerando raras capturas ocorridas mais ao acaso ou inesperado. Rouba um pouco o sabor; mas não a adrenalina ante surpresa e medo de perder o peixe, em terreno e condições adversas, cf veremos ; ainda que mais favorável que o da Natureza intocada ( em que espero pescá-las um dia): onde é mais difícil achar o peixe; perceber e utilizar as variáveis determinantes ao sucesso.

Pesca e Frank Atados :

Após difíceis visualizações, percebi que meros false casts já afugentavam as medrosas p/ baixo da vegetação debruçante (foto 01) . E com cj #6 e falhas da "pecinha" ; as "cicaratas frank" ( cicatas-baratas) pareciam gdes e pesadas para meus roll casts ( que já não são bastemps) sobre a área patrulhada pelas "carpnarés" :

Imagem

Sem sucesso inicial com as "Cicaratas Frank" ; ansiosa por alguma captura, e vendo uma espécie de frutinha nalguns arbustos; arrisquei uma ração artif "quase" semelhante. Demorei a fisgar a 1ª carpa que, igual às que lhe seguiriam, partiu como raio pra baixo da mata. Mais precisamente por um caminho d'água que a adentrava como um canal, após os 1ºs arbustos...E de onde não consegui tirá-la. :cry:

Horas depois fisgo uma " bitela " :shock:! Com longa e árdua luta, a trouxe até beirada do passaguá médio... onde não coube . Partimos pro tudo ou nada, encurralando-a no barranco c/ o passaguá. Mas marido, com algumas limitações de movto , não conseguiu improvisar uma recolhida. E numa arrancada, partiu o lider já puído: "1º dia: S-a-p-a-t-e-i-r-a- " ( isso tá virando minha marca... :cry: )

Levei na manga um "quase Frank-Carpin" ( inverti posição das cores disponíveis, tentando quebrar o mimetismo)
Imagem
Mas nem a usei : as moscas "secas" e a visão da batida na superfície são, para mim, a essência do fly onde engatinho.

Retornei após semanas e, novamente, após mais de 01 mes, com um passaguá gigante ( outrora destinado a tambões: não tinha outro ). Combinando necessidade de anzóis maiores, turbinei algumas "Franks"; alimentando o sonho de pescar uma carpa que fosse, com as "Cicaratas" . Após + de hora tentando, lanchamos aguardando umas rajadas de vento e alguma chuva rápida, anunciadas pela previsão do tempo, que se confirmava pela aproximação de algumas cumulus nimbus (nuvens altas e carregadas) . Cf direção do vento, prejudicaria meus arremessos...Mas a experiência já mostrou "frenesi alimentar" doutras espécies_ tvz por vegetais e insetos derrubados das árvores, pós ocorrências do tipo, que ainda devem remexer as colunas d'água.

Vento seguido de rapidíssima chuva com Sol; antes que passassem, dispensei capa e botei as "cicataratas" à voar. Novata aprendiz , com poucos conhecimentos e materiais improvisados, nunca mostrei minhas poucas franks, ciente que o são; e que colegas de fóruns me cobram. Abaixo, algumas das meras " Tentativas Frank" [ atadas com anzóis não específicos à modalidade: marusseigo 14 _equivalente a um #4 , acho_; e Chinus 5/ "japan" ( presente do "Edson Ito/FFB". Viu no que deu, " Ito" ? ) ; legs e asas "tabajaras" ]; atadas em parceria c/ meu incentivador 1º que não é do ramo. Até me deram certo orgulho, pela aceitação das Carpnarés : eu duvidava.

Atei-as ousando variar sobre receita :"The Sickada"/ Curtis Fry http://globalflyfish...m/video/sickada ] ou
https://youtu.be/oc8ahi7UWI4

Adicionando junção grosseira de coisas que tento aprender nos fóruns, carece de muitos aperfeiçoamentos. Divergindo da "receita", nalgumas prolonguei o EVA de uma das o2 "folhas" do dorso escuro ( que tinha espessura de 3,0 a 4,0mm, contra 01 a 2,0mm do ventre), de modo a irem além da região da cabeça (foto abaixo); para depois diminuir-lhe a largura, e rebatê-lo pra trás, por sobre os olhos de mono laranja queimada ( que ainda receberam tinta plástica). Penso assim simplificar confecção , de uma vez, da cabeça e parte da "wing case", já facilitando instalação dos olhos.

Imagem
Outras variações de materiais imagino que dispensáveis, na foto básica destes, onde não incluí os pelos, pinceis acriléx e esmalte p/ reforço e proteção das linhas e EVAs. Noutro Fórum, no intuito de gentilmente incentivar-me, solicitaram passo a passo. Mas seria muita e inoportuna pretensão de novata, citada a receita original .

Algumas posaram antes da "cabeleireira" aqui (é meu 1º hobby ) lhes aparar os pelos peitorais. Destinadas a águas calmas, suprimimos "indicators" que virão nas próximas. Pernas longas tentam ampliar ilusão de movto ou vibrações às mínimas e muito sutis trabalhadas ( talvez mais pra "milimicro-swings" que qualquer dos chamados "skatings" ou "twintchings" na superfície, que ainda tenho de aprender) :

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
O Moscão à direita recebeu dorso mais espesso ( 4,0mm X ventre de 1,0mm)
Imagem
Depois de "fazerem o cabelo" com a Ilzinha :lol:
Imagem
Imagem
Imagem Continua ... ...
Editado pela última vez por Ilza Gonçalves em Dom Abr 26, 2015 1:50 am, em um total de 10 vezes.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Dom Ago 31, 2014 1:25 pm

Continuação ...
As "Cicataratas" pareciam sem efeito, em meio ao agito causado por poucos, que lançavam cevadeiras no local até desistirem. Só muito tempo depois as carpas mostrariam alguma ação no lago. Arriscando uns false casts ; vento soprando rumo às árvores, só uns "peixes macacos" pareciam interessados nas Franks...; até eu tomar o susto de fisgar minha 1ª "Carpanaré à Cicatinha". Uhuuuu! :D

Tal como as demais, Ela" arrastaria tudo para as galhadas, "justificando o apelido". Perdida, eu deitava a vara n'água ( literalmente) , tencionando-a em sentido contrário; tentando que o lider e linha ficassem retos ou com ângulos o mais aberto possíveis, c/ seus vértices sobre as tranqueiras. Ainda tentava ao máximo estabilizar a tensão, sonhando que o tippet e lider não agissem como serrote nas galhadas que, felizmente, pareciam maleáveis.

Após um cabo de guerra que parecia interminável ; qdo ameaçavam ceder um pouco, ou eu achava que podia, andava bem vagarinho p/ trás ( foto abaixo); até poder erguer a cana, e levar as "meninas" a passearem em campo aberto :

Imagem

... Tinham início as brigas limpas, porém lonnngas; onde se alternavam calma e extrema violência.

Noutro momento, com a bruta lá no matagal, a saída arriscada pra salvar ou perder de vez minha linha, foi afrouxar tudo...(dica antiga que já arrisquei com alguns peixes, como no relato das "Tilapinhas" ) , na esperança que Ela se acalmasse e saísse um pco do local. Então, eu poria pressão :twisted: , impedindo-a de voltar-se pro mato onde se embrenharia. Só esqueci que era Carpa, e de "combinar isto com ela"...:oops: Mas ao menos não se enfiou profundamente. E após "eterno" minuto ou 02 de cabo-de-guerra ameaçando lider e infarto (meu ou do "zé-pitaco"/ marido) ; consegui puxá-la mínimos cms ; mantê-la por ali e, lentamente, andar para trás , tirando-a para o limpo. Hora de muitos "palmers" dignos de sinfonias (foto abaixo) ; e também à menor pressão minha; mesmo qdo a carpa já parecia ( e nunca) entregue. Como brigam !!!

Imagem

Com passaguá gigante dos tambas ( só em casa percebemos que a "top-model" fechou o sorriso na h do flash, quase ocultando toda a "cicatinha" ). Tubo de Cebion_ onde guardo vela p untar emendas de varas : mera ref de tamanho:
Imagem

Numa das idas , vi imensos "formigões" marrom-escuro, de uns 3,0 cm , já com asas, sob um gde. toco de árvore que revirei, contrariando marido que alertava sobre risco de eu achar uma cobra :shock: :(
Imagem

Tentei atar 02 parecidos. O marron , com asas de mesma cor, nem chegou a ser fotografado: foi confiscado por um peixe que cortou o lider sem tencionar a linha ( Pacú ?). O "negro" de asas brancas, abaixo, "não" foi efetivo:
Imagem

Imagem

"Esbelta bonitinha" ( capturada + de 01 mês após a 1ª , já teria desovado ?) :
Imagem

Ainda perdi umas poucas ; ora na fisgada, ora no rompimento do lider; antes que frequentadores de outros lagos, entusiasmados com o que viam, voltassem a arremessar suas cevadeiras no local, espantando de vez as meninas... e a mim.

Em distante e remoto passeio, nos tempos das "rações artif"_ com Varão "Shina" #9 destinado a Matraconas e Tambas: alvos do dia, a "tensão durante":
Imagem

... ... o "êxtase final " da captura acidental de uma "capim ovada", cuja briga violenta motivou-me a ir atrás das primas.
Imagem

Aditando, em 05/outubro, belo vídeo/colaboração ao tema, recém recebido de um discreto incentivador: http://vimeo.com/69860747 . Quem sabe não é mais inspiração e pressão pra cima de meu incentivador "Genérico de Marcos Rea" ... :mrgreen: ( preferencialmente na Natureza Selvagem ) ? .

Críticas e sugestões são bem vindas.
Abç a tds
Editado pela última vez por Ilza Gonçalves em Qui Jan 29, 2015 6:07 pm, em um total de 11 vezes.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Flavio Tannus
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1704
Registrado em: Dom Jan 06, 2008 8:54 pm
Cidade:

Mensagem por Flavio Tannus » Dom Ago 31, 2014 3:17 pm

Além de ser a versão feminina do grande Pasquale Cipro Neto, vossa excelência está com um atado esmerado, sublime, acurado, celeste, casacudo, apatacado, opulento, facultoso e etc....
^^!
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Dom Ago 31, 2014 10:14 pm

:shock: :shock:"Uai, sô !
Ocê toma tento, o..."ess minim mineiro exagerado"!

1ªs experiências com as cicatas-baratas; cada qual diferente da outra, carecem de evoluções.
Mas vlw a força! :wink:
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Diego C. Feldhaus
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3098
Registrado em: Sex Fev 27, 2009 2:49 pm
Cidade: LAGES
Estado: SC
Instagram: @dcfeldhaus

Carpas no Fly

Mensagem por Diego C. Feldhaus » Seg Set 01, 2014 12:12 pm

Muito Legal Ilza!!
Belas carpas, sensacional no fly!
Peguei algumas mas com uma isca que imita um pelete de ração!!
Diego Constantino Feldhaus
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Re: Carpas no Fly

Mensagem por Ilza Gonçalves » Seg Set 01, 2014 7:44 pm

Diego C. Feldhaus escreveu:Muito Legal Ilza!!
Belas carpas, sensacional no fly!
Peguei algumas mas com uma isca que imita um pelete de ração!!
Gde Diego,
Penso ( só penso), que se tiver rações na água, mormente onde as carpas já estiverem muito condicionadas a elas, dificilmente serão capturadas à mosca. A menos que a carpa veja a mosca como uma intrusa, merecendo uma mordida "chega pra lá", mais por disputa de território ( acho que foi assim que peguei aquela no bait, cf relato antigo).

Não imaginas o quanto tuas antigas linhas e links, embora ainda mal aproveitadas por mim, foram cruciais para alguns aprendizados e alegrias como as acima.
Muita gratidão !
Gde abç,
Ilza e famíla.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Odimir Manoel Gaspar
ANZOL DE OURO
Mensagens: 604
Registrado em: Ter Mar 11, 2008 10:42 am
Cidade:

Mensagem por Odimir Manoel Gaspar » Qua Set 03, 2014 1:02 pm

:D :D :D

Ola Ilza,

Adentrei a este tópico varias vezes para admirar as belíssimas moscas que desenvolveu e atou.
Parabéns pela obstinação e persistência nas capturas usando recursos que valorizam a arte
da pesca com mosca, tornando-a uma pesca de qualidade superior quando feita com moscas secas.
Isto sem menosprezar a tua ninfa que tem toda a pinta de ser pegadeira.

Grande abraço
Odimir
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Qua Set 03, 2014 11:27 pm

Odimir Manoel Gaspar escreveu::D :D :D

Ola Ilza,

Adentrei a este tópico varias vezes para admirar as belíssimas moscas que desenvolveu e atou.
Parabéns pela obstinação e persistência nas capturas usando recursos que valorizam a arte
da pesca com mosca, tornando-a uma pesca de qualidade superior quando feita com moscas secas.
Isto sem menosprezar a tua ninfa que tem toda a pinta de ser pegadeira.

Grande abraço
Odimir
:shock: :oops: Fico até sem jeito, por sabemos que mt meeenos, Querido Mestre. ... :oops:

"Algumas pessoas"8) não são apenas grandes realizadoras. Além de extrema gentileza e tolerância; têm tamanho dom e luz como "facilitadoras", que seriam capazes de induzir o Aleijadinho a esculpir o Cristo no Pão de Açucar com sucesso... "usando só os pés"!! :P

Que o tempo me seja generoso! Me permitindo diminuir a longa distância a percorrer, até honrar ao menos um pouco o uso de uma G-tech, e todo o carinho e incentivo de sempre.
Mt grata p + este.:wink:
Eterno abç,
Ilza e família.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Marcio Azzarini
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9959
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 4:13 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Azzarini » Sex Set 19, 2014 9:39 am

Olá Ilza!

Não tinha visto ainda esse seu relato (ou seria um artigo?)!

Parabéns, muitas dicas valiosíssimas para quem quer ingressar nesse universo!

Grande abraço!
Pesque, fotografe e SOLTE!
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Sáb Set 20, 2014 9:24 am

Gde Marcio,
Algumas respostas entre tuas linhas:
Marcio Azzarini escreveu:Olá Ilza!

Não tinha visto ainda esse seu relato (ou seria um artigo?)!
_ Que issso, Marcio?! :oops:
Parabéns, muitas dicas valiosíssimas para quem quer ingressar nesse universo!
_ As muitas variáveis só serão "dicas" qdo conseguirmos decifrar a importância de cada; infelizmente _ ou felizmente, pq tais descobertas são parte do prazer :D
Grande abraço!

Abç extensivo a minha futura colega de Flyfishing! :wink:
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Dair Helaehil
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6459
Registrado em: Seg Out 29, 2007 5:47 pm
Cidade:

Mensagem por Dair Helaehil » Sex Set 26, 2014 11:35 pm

Ilza, apenas ratificando o que já te escrevi.

Post maravilhoso.

Eu não consegui , ainda , ser picado pela mosca , apesar das tentativas , frustadas, do Betinho.

Mas acho lindo.

Grande abraço
Vivendo e aprendendo...
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Sáb Set 27, 2014 11:48 am

Dair Helaehil escreveu:Ilza, apenas ratificando o que já te escrevi.

Post maravilhoso.


Eu não consegui , ainda , ser picado pela mosca , apesar das tentativas , frustadas, do Betinho.

Mas acho lindo.

Grande abraço

Gde Poeta,
Menos! Cf lhe adiantei, nunca me perdi tanto nas linhas ...:oops: E ainda censurei muito das exclamações nas emoções vividas...:oops:
Os bailados das linhas sempre me fascinaram. Mas me seduzi pela sutileza e capturas como não esperava. De repente ainda tomas uma picada de jeito :wink:
Grata p + este tolerante e gentil incentivo.
abç
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Edgar Oshiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 347
Registrado em: Seg Jan 26, 2009 9:51 pm
Cidade:

Mensagem por Edgar Oshiro » Dom Set 28, 2014 8:42 pm

Belíssimo post, como sempre. Vendo o relato, talvez tenha achado um caminho em busca de umas tilápias. São algumas Saint Peter, grandes, que vejo em uma represa. Elas fazem o ninho no fundo de areia e com a água clara, as vemos de longe. Como não são tratadas, penso que as cigarras podem ter um bom efeito.
Ilza, tomei a liberdade de lhe enviar MP.
Parabéns pela insistência e observação, uma das essências do fly.
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Dom Set 28, 2014 11:17 pm

Edgar Oshiro escreveu:Belíssimo post, como sempre. Vendo o relato, talvez tenha achado um caminho em busca de umas tilápias. São algumas Saint Peter, grandes, que vejo em uma represa. Elas fazem o ninho no fundo de areia e com a água clara, as vemos de longe. Como não são tratadas, penso que as cigarras podem ter um bom efeito.
Ilza, tomei a liberdade de lhe enviar MP.
Parabéns pela insistência e observação, uma das essências do fly.
:D Olá, Edgar!
Muito Obrigada pelo incentivo!
Torço para que seduzas tuas belas tilápias! Mas embora umas 02 prateadas e outro peixe que cortou linha tenham atacado as Cigarras, receio que estas tendam a ser mais efetivas na época de suas eclosões ou próximo destas, meses à frente.

E embora novata totalmente inexperiente; se diante de teu quintal, tvz aguardasse a "pós nidificação" das tilápias ( já deve ter ocorrido, não?), qdo tvz se mostrem mais famintas para repor energias, atacando até algumas pequenas moscas secas . E ainda indagaria a alguns "experts", se não teria mais chances arriscando com Montanas, Cadis, Royal Wullf...,etc; bem como as iscas do Gary Lafontaine citadas no texto;preferencialmente identificando algumas eclosões ou frequência imediata de quaisquer outras semelhantes no local. Caso contrário, talvez apelasse para ninfas de anzóis #14,#16 ou #18, cf resp a tua mp, onde tive de abdicar do orgulho e alguma vantagem, em nome da sinceridade e ética que mereces. A mesma sinceridade me força ressaltar que estas hipóteses têm embasamento mais teórico que prático, e sujeito aos equívocos de uma novata, infelizmente.

Reiterando meu agradecimento e resposta/mp, desejo-lhe sorte e aguardo teus resultados junto às tilápias aí ! :wink:
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Re: Carpas no Fly

Mensagem por Ilza Gonçalves » Dom Out 05, 2014 2:34 pm

Ilza Gonçalves escreveu:
Diego C. Feldhaus escreveu:Muito Legal Ilza!!
Belas carpas, sensacional no fly!
Peguei algumas mas com uma isca que imita um pelete de ração!!
Gde Diego,
Penso ( só penso), que se tiver rações na água, mormente onde as carpas já estiverem muito condicionadas a elas, dificilmente serão capturadas à mosca. A menos que a carpa veja a mosca como uma intrusa, merecendo uma mordida "chega pra lá", mais por disputa de território ( acho que foi assim que peguei aquela no bait, cf relato antigo).

Não imaginas o quanto tuas antigas linhas e links, embora ainda mal aproveitadas por mim, foram cruciais para alguns aprendizados e alegrias como as acima.
Muita gratidão !
Gde abç,
Ilza e famíla.
Diego,
Retornei p aditar ao Tópico belo vídeo /contribuição , recém recebido de um discreto incentivador! Espero que gostes e te inspire! http://vimeo.com/69860747
Abç.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Ter Out 07, 2014 2:07 pm

Muito bom, Ilza.. observação, imitação, apresentação e captura, tudo o que compõe a pesca com mosca! Abordou todos os pontos nevrálgicos da captura de um espécime que, embora desprezado por alguns, considero uma das capturas mais difíceis no flyfishing!

Use todo esse pique e talento para nos brindar com um belo artigo de capturas de carpas selvagens! Já tentei por muitas vezes, raríssimos resultados e bem aquém do esperado. A carpa selvagem e a tainha parecem-me ser, atualmente, o Santo Graal do flyfishing tupiniquim. Quem descobrir o "caminho das pedras" para ser fazer uma pescaria consistente dessas duas espécies no fly merece um artigo na FlyFisherman (ou FlyFisherwoman no teu caso.. rs).

Abs

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Ter Out 07, 2014 7:01 pm

Beto Akamine escreveu:Muito bom, Ilza.. observação, imitação, apresentação e captura, tudo o que compõe a pesca com mosca! Abordou todos os pontos nevrálgicos da captura de um espécime que, embora desprezado por alguns, considero uma das capturas mais difíceis no flyfishing!

Use todo esse pique e talento para nos brindar com um belo artigo de capturas de carpas selvagens! Já tentei por muitas vezes, raríssimos resultados e bem aquém do esperado. A carpa selvagem e a tainha parecem-me ser, atualmente, o Santo Graal do flyfishing tupiniquim. Quem descobrir o "caminho das pedras" para ser fazer uma pescaria consistente dessas duas espécies no fly merece um artigo na FlyFisherman (ou FlyFisherwoman no teu caso.. rs).

Abs

Beto Akamine
:shock: De onde "esse" e Sir Odimir buscam tanto otimismo e "botação de pilha" ?! :D

Olá, Sensei ! Mesmo tendo contado com umas ajudinhas ( e atrapalhadas...rs), agradeço mais esta força... exagerada, reconheçamos. rs

Adoraria o desafio de buscar a espécie e outras desafiadoras, onde noticiada suas presenças na Natureza. Mas além doutros entraves , a extrema violência que nos ronda (e só tende a crescer ) impede arriscar nas mais próximas represas paulistas. De repente, mais pra frente: qdo as condições gerais permitirem viagens à locais mais indicados. Enquanto isto, tento, no escasso tempo, juntar informações e melhorar os horríveis casteios e atados. rs

Sendo tão ou mais desafiantes; tb tuas citadas tainhas já me cativaram suficiente para começar juntar dados e mínimos atados específicos. Só não lhes saí atrás, no inverno último, devido fase com limitações várias ; e por ainda não estar preparada para o escolhido local: ultra inóspito e violento :( . Mas parece que adivinhaste minhas fantasias de encarar os desafios de pescar "à mosca" estas "debochantes" . Pois se, em diferentes lugares do Mundo, alguns descobriram boas técnicas regionais , estas danada continuam esnobando a maioria dos mosqueiros :P.

Cativam-me de modo especial os instigantes desafios do tipo, por mais que improváveis os resultados... :D

+ 01x, vlw a força!
Gde abç.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Luiz Costa
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 60
Registrado em: Sex Dez 04, 2009 8:18 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Luiz Costa » Seg Nov 23, 2015 9:01 am

Excelente Ilza


Parabéns
Avatar do usuário
Willians Lencina
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3510
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 3:46 pm
Cidade:

Mensagem por Willians Lencina » Seg Nov 23, 2015 12:57 pm

Espetacular Ilza.
Willians Guarapuava.

A suficiência dos meus méritos está em saber que meus méritos não são suficientes.
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Ter Nov 24, 2015 10:39 pm

:D Olá, Willians e L. Costa.
"Meeeenos" :D . E hoje eu agiria beeeem diferente em boa parte das investidas ( certamente qdo retornar à prática, da qual afastada por motivos de força maior)
Mas agradeço muito o incentivo :!:
Abç.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Sidnei Beccegato
ANZOL DE OURO
Mensagens: 884
Registrado em: Qua Mai 19, 2010 10:48 am
Cidade:

Mensagem por Sidnei Beccegato » Qua Nov 25, 2015 8:57 am

Meus Parabéns !! As moscas são sensacionais e as carpas também.
Na busca da verdade os meios muitas vezes se tornam o fim
Imagem
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Sex Nov 27, 2015 12:09 am

Sidnei Beccegato escreveu:Meus Parabéns !! As moscas são sensacionais e as carpas também.
:D Opa, Sidnei!
As moscas, + ou - ; as Carpas sim, sensacionais.
Vlw ! :P
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Rafael Durrégui
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2284
Registrado em: Dom Set 25, 2005 9:47 pm
Cidade:
Contato:

Re: "Frank Cicaratas" em "Carpnarés Assustadissas

Mensagem por Rafael Durrégui » Dom Out 30, 2016 10:30 am

Parabéns Ilza.
Sempre caprichando na observação, nos estudos, nos atados e nos relatos muito bem escritos e divertidos de se ler.

Abraço.
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Re: "Frank Cicaratas" em "Carpnarés Assustadissas

Mensagem por Ilza Gonçalves » Ter Nov 01, 2016 10:13 pm

Rafael Durrégui escreveu:Parabéns Ilza.
Sempre caprichando na observação, nos estudos, nos atados e nos relatos muito bem escritos e divertidos de se ler.

Abraço.
Eita! + 01 Botando Pilha ?! hehe
Tudo bem, Rafa ?
Até me envergonho :oops: ( com certa tolerância, confesso), pelos erros cometidos no perdido engatinhar desta aventura. Hoje agiria muito diferente e, certamente, com mais resultado ( imagino...rs).
Infelizmente, estou distanciada do esporte t e m p o r a r i a m e n t e ( apenas) : voltei pra escola, e falta + 01 ano p/ terminá-la, creio. Após isto sim! Devo retornar à Prática, nas fases menos agudas de uns probleminhas osteo-articulares do meu incentivador maior.

Vlw a força!!
Mas...rsrs... Eu postei o Tópico no Fórum do "Omi" http://www.flyfishingbrasil.com.br/foru ... 8a0677596a e ele nem viu...kkk :D :D
Abç extensivo ao Alex e Família.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Rafael Durrégui
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2284
Registrado em: Dom Set 25, 2005 9:47 pm
Cidade:
Contato:

Re: "Frank Cicaratas" em "Carpnarés Assustadissas

Mensagem por Rafael Durrégui » Sex Mar 24, 2017 2:29 pm

Ilza Gonçalves escreveu:
Rafael Durrégui escreveu:Parabéns Ilza.
Sempre caprichando na observação, nos estudos, nos atados e nos relatos muito bem escritos e divertidos de se ler.

Abraço.
Eita! + 01 Botando Pilha ?! hehe
Tudo bem, Rafa ?
Até me envergonho :oops: ( com certa tolerância, confesso), pelos erros cometidos no perdido engatinhar desta aventura. Hoje agiria muito diferente e, certamente, com mais resultado ( imagino...rs).
Infelizmente, estou distanciada do esporte t e m p o r a r i a m e n t e ( apenas) : voltei pra escola, e falta + 01 ano p/ terminá-la, creio. Após isto sim! Devo retornar à Prática, nas fases menos agudas de uns probleminhas osteo-articulares do meu incentivador maior.

Vlw a força!!
Mas...rsrs... Eu postei o Tópico no Fórum do "Omi" http://www.flyfishingbrasil.com.br/foru ... 8a0677596a e ele nem viu...kkk :D :D
Abç extensivo ao Alex e Família.
De fato não tenho acessado muito o fórum Fly Fishing Brasil, fico só liberando novos registros ... hahhahaha
Aguardamos seu retorno.
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”