Material para iniciantes

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Fabio Taniwaki
CALOURO
Mensagens: 27
Registrado em: Sáb Fev 04, 2012 11:14 pm
Cidade:

Material para iniciantes

Mensagem por Fabio Taniwaki » Ter Set 23, 2014 11:05 pm

Ola pessoal!
Voces poderiam me ajudar a montar um conjunto com o melhor custo beneficio possivel com tudo o que precisarei para iniciar uma pesca com fly?

Obrigado!
Avatar do usuário
Douglas Lenz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 804
Registrado em: Qua Ago 17, 2005 5:00 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz » Qua Set 24, 2014 9:29 am

Fabio

Como tu já deves ter pesquisado muito aqui no fórum, deve ter lido muita coisa sobre material para iniciar.

Fazendo um breve resumo de um texto que poderia se estender muito, posso te dar a seguinte dica.

Prefira não iniciar com os famosos e baratos "combos" estes que vem tudo num conjunto só (linha, carretilha, vara e as vezes até moscas) estes kits tem como maior problema a vara de baixa qualidade, muito lenta que pode ser determinante na tua frustração no arremesso e consequente desistência da modalidade.

Tu podes até dizer, ahhhhh, mas vi um amigo ou um cara arremessando com este tipo de vara e ela é muito boa. NÂO !

Explicação rápida, na mão de alguem experiente, uma vara RUIM arremessa bem, chamasse prática e treinamento. Esta mesma vara na mão de quem está iniciando, não rende, não arremessa e acaba por decepcionar o iniciante e este achar que fly é muito dificil. Pronto, perdemos mais um.

Quem me conhece sabe, não tenho nada de marca nem de grife, tenho bons conjuntos de marcas menos conhecidas, entretanto de ótima qualidade.

No fly tu vais encontrar varas boas desde R$ 200 até as top de mais de R$ 1000, existe diferença? SIM e muita, mas tu só vai entender um dia que já souber arremessar e utilizar uma vara de R$ 1000 daí tu verás a diferença.

Mas voltando a tua pergunta inicial, procure alguem que trabalho com fly, e pede uma dica de um conjunto bom, melhor comprar um conjunto bom usado do que um novo de baixa qualidade.

Quanto a custo/beneficio, terás que considerar quanto tens disponível para gastar, mas lembre-se e leve em consideração que em se tratando de bons equipos de fly eles são para sempre, não tem nada descartável.
Abração do meu tamanho !
Respeitosamente
DOUGLAS LENZ
doug.lenz@gmail.com
Avatar do usuário
Gabriel Paggiaro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 329
Registrado em: Sex Jul 05, 2013 4:45 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel Paggiaro » Qua Set 24, 2014 9:56 am

Concordo plenamente quanto ao NUNCA serão descartáveis. Com materiais da mais alta qualidade e garantias que duram uma vida, bons equipos de fly são para sempre.

Para o iniciante recomendo varas moderado rápidas. Varas muito rápidas escondem a sensação de carregamento, tornando mais difícil o timing do inexperiente. Varas muito lentas vão dificultar arremessos em quaisquer vento mais importante, são mais difíceis de trabalhar (apesar da beleza das mesmas para apresentações delicadas, não são para iniciar).
Eu compraria uma vara de marca importante, no começo da gama. Pode ser TFO (recomendo BVK), SAGE (APROACH, RESPONSE), ORVIS (ACCESS), REDINGTON (VAPEN), WINSTON (GVX), SCOTT (A4), HARDY (JET) ...

Importante!!! A linha ser boa, procure por RIO, SCIENTIFIC ANGLERS, CORTLAND, AIRFLO.

Número de vara, isso é importante. Uma vara de iniciante, eu diria, é uma vara #6, se for pescar peixe de pequeno porte sempre, #5.
Uma vara muito pesada fará o iniciante se cansar, dificultar a técnica no início . . . Uma vara #3 não é para iniciante, muito específica.

Carretilha: no início, não vejo necessidade de grandes carretilhas. O lugar mais importante para uma carretilha é o flat. Freio a toda prova . . . Ou na truta com tippet 6x, ajuda a controlar o peixe sem estourar a linha . . .
Para o iniciante, uma boa carretilha de bom material basta. Procure uma large arbor para recolher linha mais rapidamente. Lamson (GURU), ROSS (EVOLUTION).

Tippet cônico ajuda. Iscas dentro do peso de arremesso de seu equipamento também.
Mas nada ajuda mais que um bom curso de 2 dias com pessoa muito experiente!

Abs!
Avatar do usuário
Fabio Taniwaki
CALOURO
Mensagens: 27
Registrado em: Sáb Fev 04, 2012 11:14 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio Taniwaki » Qua Set 24, 2014 7:27 pm

Muito obrigado pelas dicas Douglas e Gabriel!
Avatar do usuário
Jean Marcell Melere
ANZOL DE OURO
Mensagens: 516
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:51 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jean Marcell Melere » Qua Set 24, 2014 7:56 pm

Minha opinião é a seguinte:
Sempre pesquei com equipamento econômico, nunca me arrependi. Claro que se eu tivesse condições, compraria um equipo top, quem tem dinheiro pra andar de ferrari não anda de golzinho, mas quem não tem...
Concordo com os amigos que um kit MUITO barato vai te desanimar, mas o Thiago Zanetti da Fly Shop Brasil tem uns conjuntos bacanas e acessíveis. No meu ponto de vista, não existe um "equipamento para iniciantes", eu pesco há anos de bait e há uns 2 anos de fly, e até hoje tenho "equipamentos iniciantes". Tá certo que não sou nenhum pescador profissional, não sou o "casteador" que todos desejam ser, mas eu me divirto. Vou na lagoa, pesco minhas trairas, pesco minhas saicangas, asso minha carninha no lado do lago, tomo minha cervejinha e saio feliz da vida de alma renovada. Você precisa ficar contente com a pesca, com o local, com os peixes e se possível, com os amigos, não espere ficar contente só por ter um equipamento top, espere ficar contente pelo resultado final. Mas o cara do meu lado casteia bem mais que eu... Cara, pescaria não é competição, é confraternização e diversão.
Na minha opinião, fale com o Thiago Zanetti, tenho certeza que ele vai te indicar um conjunto bacana por um preço que você pode pagar, e pesque como se estivesse usando um equipamento top, e, a hora que puder e quiser, e principalmente se você SENTIR NECESSIDADE de comprar um equipamento melhor, você compra, as vezes até uma varinha bacana usada você acha no escambo.
Agora, uma coisa eu digo, depois que você começar, você não larga mais... hahaha

Abraço
"Ninguém é tão feio como na identidade, tão bonito como no Orkut, tão feliz como no Facebook, tão simpático como no Twitter, tão ausente como no Skype, tão ocupado como no MSN e nem tão bom como no Curriculum Vitae."
Avatar do usuário
Fabio Taniwaki
CALOURO
Mensagens: 27
Registrado em: Sáb Fev 04, 2012 11:14 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio Taniwaki » Qui Set 25, 2014 5:11 pm

Entao Jean...concordo com vc que nao existe equipo para iniciante mas sempre tem aquele que auxilia ou facilita o manuseio :)
Eu adoro pescar! Com os amigos e com meu irmao melhor ainda ou até sozinnho mesmo!! :lol:
Nao ligo muito pra material top até pq...sou estudante ainda e nao tenho renda né...ahuahuahuaHua
Bom mas agradeço pela dica!
Avatar do usuário
Fabio Taniwaki
CALOURO
Mensagens: 27
Registrado em: Sáb Fev 04, 2012 11:14 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio Taniwaki » Qui Set 25, 2014 5:31 pm

e esse conjunto aqui?
oq voces acham dele?
http://www.lojafsb.com.br/conjunto-scie ... ic-anglers.
Avatar do usuário
Gabriel Paggiaro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 329
Registrado em: Sex Jul 05, 2013 4:45 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel Paggiaro » Qui Set 25, 2014 9:23 pm

Um dos mais baratos que você vai achar.
Pesca? Pesca.
Cara, se é a grana que você tem seja feliz pescando com ele!
Eu nunca usei, só li sobre. Abs
Avatar do usuário
Cristian S D'Agostini
NOVATO
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Set 19, 2013 1:26 am
Cidade:

Mensagem por Cristian S D'Agostini » Sex Set 26, 2014 11:57 am

Olha eu comprei esse kit pra iniciar e nao me arrependi nem um pouco
gostei muito to aprendendo muito e conseguindo pegar uns peixes no pesqueiro...
ja vem com três moscas...
http://www.lojafsb.com.br/conjunto-scie ... ic-anglers.
Valew.
Avatar do usuário
Claudemilson de Bortoli
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 165
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 12:04 pm
Cidade:

Mensagem por Claudemilson de Bortoli » Sex Set 26, 2014 3:11 pm

Fabio, compra o que de melhor o teu dinheiro puder, dá enfase principamente para a vara e a mais ainda para linha! Uma linha de qualidade boa (taper, cobertura, etc), pode melhorar em muito os arremessos de uma vara mais barata.
Vou pescar...não necessariamente pegar peixe!!!
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Seg Set 29, 2014 9:49 am

Claudemilson de Bortoli escreveu:Fabio, compra o que de melhor o teu dinheiro puder, dá enfase principamente para a vara e a mais ainda para linha! Uma linha de qualidade boa (taper, cobertura, etc), pode melhorar em muito os arremessos de uma vara mais barata.
Concordo com o de Bortoli! Já vi muito pescador desistindo porque não conseguia pescar com o equipamento encartelado que comprou. O melhor equipamento é aquele que teu dinheiro consegue comprar, mas compre o melhor que o seu dinheiro puder. Até porque, se não gostar da modalidade, é muito mais fácil revender um equipamento bom que um ruim. Não precisa ser TOP, basta que não seja ruim.
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Marcos A S Barbosa
NOVATO
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Mai 26, 2016 6:01 pm
Apelido: Marcos
Cidade:

Re: Concordo plenamente com você

Mensagem por Marcos A S Barbosa » Qui Jun 16, 2016 3:22 am

Jean Marcell Melere escreveu:Minha opinião é a seguinte:
Sempre pesquei com equipamento econômico, nunca me arrependi. Claro que se eu tivesse condições, compraria um equipo top, quem tem dinheiro pra andar de ferrari não anda de golzinho, mas quem não tem...
Concordo com os amigos que um kit MUITO barato vai te desanimar, mas o Thiago Zanetti da Fly Shop Brasil tem uns conjuntos bacanas e acessíveis. No meu ponto de vista, não existe um "equipamento para iniciantes", eu pesco há anos de bait e há uns 2 anos de fly, e até hoje tenho "equipamentos iniciantes". Tá certo que não sou nenhum pescador profissional, não sou o "casteador" que todos desejam ser, mas eu me divirto. Vou na lagoa, pesco minhas trairas, pesco minhas saicangas, asso minha carninha no lado do lago, tomo minha cervejinha e saio feliz da vida de alma renovada. Você precisa ficar contente com a pesca, com o local, com os peixes e se possível, com os amigos, não espere ficar contente só por ter um equipamento top, espere ficar contente pelo resultado final. Mas o cara do meu lado casteia bem mais que eu... Cara, pescaria não é competição, é confraternização e diversão.
Na minha opinião, fale com o Thiago Zanetti, tenho certeza que ele vai te indicar um conjunto bacana por um preço que você pode pagar, e pesque como se estivesse usando um equipamento top, e, a hora que puder e quiser, e principalmente se você SENTIR NECESSIDADE de comprar um equipamento melhor, você compra, as vezes até uma varinha bacana usada você acha no escambo.
Agora, uma coisa eu digo, depois que você começar, você não larga mais... hahaha

Abraço
Eu também sou reticente quanto a fazer grandes investimentos com coisas novas e sempre tento focar no custo benefício mas em se tratando do fly creio que cometi um erro pois não busquei orientação e comprei um material made China e o vendedor não me passou as especificações todas da vara e agora estou aguardando a chegada do "elefante branco" sem ter nenhum conhecimento para saber ao menos se o conjunto estará ou não equilibrado.
Mas o importante é experimentar a técnica e ver se vou gostar , só espero que o conjunto me permita fazer arremessos razoáveis.Assim que o conjunto chegar eu procurarei auxilio com alguem mais experiente pois pelo que percebí aqui no forum o fly não parece ser uma coisa pra autodidatas.

Abraço(Marcos)
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Seja bem vindo Marcos

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Jun 16, 2016 10:53 am

Marcos A S Barbosa escreveu:
Eu também sou reticente quanto a fazer grandes investimentos com coisas novas e sempre tento focar no custo benefício mas em se tratando do fly creio que cometi um erro pois não busquei orientação e comprei um material made China e o vendedor não me passou as especificações todas da vara e agora estou aguardando a chegada do "elefante branco" sem ter nenhum conhecimento para saber ao menos se o conjunto estará ou não equilibrado.
Mas o importante é experimentar a técnica e ver se vou gostar , só espero que o conjunto me permita fazer arremessos razoáveis.Assim que o conjunto chegar eu procurarei auxilio com alguem mais experiente pois pelo que percebí aqui no forum o fly não parece ser uma coisa pra autodidatas.

Abraço(Marcos)
Olá Marcos

Tudo bem ?

Seja bem vindo à Caterva. Sinta-se em casa e entre Amigos.
Por gentileza, presente-se no Fórum Bate Papo falando um pouco de você e sua relação com a Pesca

Pelas regras da Caterva, solicitamos que cada usuário utilize como Avatar, uma foto que mostre a face do pescador. Ela deverá ter no máximo 150 pixels no lado maior. Se tiver dificuldade para colocar, envie a foto no tamanho original para o e-mail do administrador da Caterva, nelsonmaciel@caterva.com.br , que serão providenciada os ajustes e a colocação da foto. Cite o Nome de Registro na Caterva para facilitar.
Preferencialmente com um peixe na mão ... Peixe morto ou que pareça morto, não será veiculado.

Veja nossas normas de participação :

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=25136

Qualquer dúvida contate-nos

Obrigado

Um abraço
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”