TRUTA EM MINAS GERAIS? Sim...

Relatos em tempo real das pescarias ... Poste aqui a sua aventura e fique ligado nas pescarias realizadas ...
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

TRUTA EM MINAS GERAIS? Sim...

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Seg Set 15, 2014 1:36 am

Mais uma expedição maluca. Conhecer as trutas mineiras. O local é a Serra da Mantiqueira, o alvo é o Rio Aiuruoca na cidade de Itamonte, no vilarejo de Fragária.

Um rio que corre no alto dos seus 1400 metros de altitude, água limpa, GELADA e muita truta. Locais maravilhosos, paisagens fantásticas.

Local já conhecido de muitos pescadores de fly e eu ainda não conhecia. Eu havia marcado de ir para a Trade Show encontrar com o Nelson mas tive que ficar para trabalhar em uma reunião na sexta para um projeto muito grande. Então, cancelada a minha ida para São Paulo resolvemos ir atrás das trutas. Pescaria marcada, saímos de BH na sexta dia 05 de setembro. Viajamos a noite e chegamos na pousada a 1h30m da madrugada. Uma estrada muito difícil, muito inclinada, recomendo um 4x4. Tem lugares que cheguei a duvidar que minha camionete fosse subir... kkk

Chegamos e estava FRIO PRA KCT... Fomos direto pro quarto da pousada Fragária. Um quarto com uma cama de casal e uma beliche - um bom banheiro, uma mesa boa para atado e uma BELA LAREIRA.

Naquela noite os termômetros marcaram uma queda de 5 graus, o que prejudicou a pescaria.

Ficamos até as 3 da madrugada preparando material. Wader, iscas, linhas, varas e tudo mais.

Nenhum de nós tinha experiência com as trutas nem com o rio, então a estratégia era a de conhecer o local, o rio e os peixes que vivem ali.

Eu com uma vara #4 e uma linha Rio Avid Trout e uma #3 com uma DT.

Duas caixas de isca, uma de secas e outra com ninfas. Acordamos cedo e a grama estava branca com uma geada - quando o sol apareceu começou a subir aquela fumaçinha...

Acendi a lareira e todos começamos a nos vestir. Uma calça quente por baixo, outra por cima e o wader. Só assim pra aguentar.

Iniciamos a pescaria em frente a pousada, até o café da manhã ficar pronto e depois íamos seguir algumas trilhas e chegar a outros pontos. Até a hora do café nenhum peixe, mas vimos várias ações na superfície. Várias eclosões de MayFly, mas todas muito pequenas. Se atadas seriam em anzóis 18 a 22.

Tomamos café e fomos para o ponto da cachoeira - chegando lá ficamos impressionados com a beleza do lugar. Uma queda d'água de uns 3 a 4 metros, um lago de águas transparentes e geladas correndo por dois riachos que se juntam em um mais embaixo. Pescando com uma ninfa e arremessando na queda d'água tenho recolhendo e quando olho para o lado pra falar com o Nerciso e um puxão. A primeira truta perdida. Mais alguns arremessos e outro puxão, outra perdida. Peguei uma vara de bamboo com linha #2 e fui descer o riacho. O amigo Zhoury me disse que viu uma truta comer na superfície e me mostrou. Na mesma hora uma mayfly caiu na água e ela atacou. Coloquei uma seca e arremessei, ela nem deu atenção. Eu percebi que a cor e o tamanho não eram compatíveis com o que ela estava comendo. Troquei a isca e coloquei uma adams atada em anzol 22. Fiz um roll cast e a isca caiu suavel na corredeira e desceu - poow, a truta atacou... na ansiedade perdi a ferrada. Esperei mais um pouco, dei um tempo e voltei a tentar. Sequei a isca e fiz um novo roll cast - ela atacou novamente... desta vez com sangue mais frio e calma consegui sentir o peso dela na linha, mas também se soltou no primeiro salto.

Continuei tentando mas depois que ela sentiu o anzol não voltou mais. Seguimos descendo o rio até a porta da pousada novamente. Já era hora do almoço. Paramos pra almoçar e o dono da pousada nos falou de um ponto acima do rio, onde praticamente ninguém pesca e tinha trutas grandes. Mas tínhamos que ir de carro. Seguimos o conselho e fomos. Paramos no primeiro ponto que vimos e descemos pro rio. O Narciso arremessa uma seca e perde outro ataque. Ficamos tentando e a truta não voltou. Eu ví ela nadando e não era pequena. O Narciso foi subindo o rio e chegou em um poço fundo. Um vento bateu nas árvores e algo caiu na água - veio a porrada, parecia um tucunaré batendo. Uma truta muito grande atacou na superfície. Depois tentamos de todos os jeitos ativar um novo ataque e nada. Uma truta subiu em uma isca minha mas refugou. Chamamos o ponto de Trutazila.

Passamos o dia pescando ali na região e depois voltamos. Fomos a outro ponto indicado pelo pessoal da pousada. Chegando lá, quase noite, vimos um poço grande e muitos ataques na superfície. O Narciso perde outro ataque em uma corredeira. Nesta hora eu não desci com minha vara, fui apenas acompanhando os dois. Derrepente inicia uma eclosão de mayfly, de todos os tamanhos - tinham desde pequenas até maiores. Comparadas ao tamanho dos anzóis - de 18 até 10. Muita truta atacando na superfície. Narciso e Zhoury errando muitos arremessos pela pressão de ver tantos peixes atacando na superfície. Moral da história, nenhum peixe fisgado. Chegou a noite e com ela o fim do dia.

O que aprendemos? Com truta não tem tentativa - ou acerta ou não pega o peixe. Ou tem sangue frio ou esquece. Recolhemos muitas mayflys para ver o padrão e as cores para atar e usar no dia seguinte.

Chegamos, tomamos um banho e o jantar estava pronto. Depois de jantar fomos atar algumas iscas e deixar tudo preparado pro dia seguinte.

Fogo na lareira e direto pra cama. As costas estavam doendo, pernas doendo, corpo moído mas realizado.

A programação pro dia seguinte era conhecer novos pontos. O poço do Frances, local de trutas grandes e belas histórias. Na primeira vista que tivemos três ataques de peixes de bom tamanho comendo na superfície. Mais uma vez a falta de calma atrapalhou. Ao ver a primeira truta atacando o Zhoury e o Narciso já arremessaram suas linhas atravessando o lago inteiro e literalmente matando o ponto todo. As trutas são ariscas e sumiram. Um ou outro ataque e sumiram. Desci uma cachoeira e fui pra um ponto lindo - estava lá sozinho - deitei em uma pedra, com as pernas dentro d'água e fiquei lá ouvindo a água descendo e e o som da natureza. Esperando ouvir um ataque na superfície. Nada... nenhum ataque.

Fiquei lá curtindo o visual. Resolvi voltar pro lago. Ninguém tinha fisgado nada. Achei uma sombra em um gramado. Deitei e tirei um cochilo de umas 2 horas.

Acordei e escuto o relato de que o Narciso havia subido o rio e em um poço conseguiu fisgar uma truta, mas que escapou quando chegou a uns 40cm dele. Era hora de voltar, o almoço estava na hora. Voltamos pra pousada, almoço na mesa. Estava chegando no fim a pescaria. A programação era pescar na frente da pousada, voltar na ponto da eclosão de sábado e fim. Juntar as coisas e voltar pra BH.

E assim fizemos - não foi desta vez que fisgamos as trutas mineiras, mas elas existem e estão lá. A gente volta e pesca elas da próxima vez.

Algumas fotos da viagem.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Marcio Azzarini
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9959
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 4:13 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Azzarini » Seg Set 15, 2014 8:47 am

Velo relato Zeca!

Lugar maravilhoso!

Abraço!
Pesque, fotografe e SOLTE!
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Ter Set 16, 2014 8:41 pm

:D
Antes, muito grata por dividir conosco esta linda aventura que não tem nada de "maluca", Zeca.

Desafiar a pesca de um peixe ultra-exigente e/ou local inédito para nós; é sempre um banho de adrenalina! A ausência de capturas não tira sabor dos "contatos" com a espécie, e percepção de "vida no rio" ( nada mais belo que a percepção de um rio com peixes: um "rio vivo"). Além de inflamar o espírito com sonhos de retornos de maior sucesso; também não tira o deleite de passar momentos em ambiente tão preservado e cheio de vida. Isso não tem preço.

Nascida e crescida em cidade com temp atinge 44º no verão, não sei como resistirei qdo seguir as pintadas em ambientes gelados. Mas o fascínio que reascende a cada relato do tipo, incentiva acelerar buscas de diversas preparações necessárias ( no meu caso) para que este dia chegue quanto antes.

Aguardando "O Retorno ao Aiuruoca" !:wink:
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Luiz Almeida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1032
Registrado em: Sex Jul 18, 2008 11:32 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Almeida » Sex Set 19, 2014 1:11 am

Bem vindo ao universo da pesca de trutas com mosca, Zeca!
O seu relato bem descreve por que essa é uma pesca apaixonante, cheia de detalhes e desafios, que cobra muita aplicação, mesmo de pescadores experientes como você.
E muito bom saber que o Aiuruoca continua vivo, com as trutinhas bem ativas. Esse é um rio que amo, onde já fui mais de 20 vezes e onde pretendo continuar pescando por muitos anos.

Abraços

Luiz
Responder

Voltar para “- CATERVA NEWS - FÓRUM DE RELATOS”