Peixes memoráveis

Relatos em tempo real das pescarias ... Poste aqui a sua aventura e fique ligado nas pescarias realizadas ...
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Peixes memoráveis

Mensagem por Carlos Salatti » Qui Jan 11, 2018 3:38 pm

Faz dias que não apareço por aqui. Vida atribulada e muita correria mas agora com a chegada do inverno as coisas deram uma acalmada hehehe
Na verdade queria compartilhar um apanhado dos 10 peixes que marcaram minha vida de pescador. Convido aos que tiverem interesse em fazer o mesmo e dividir com a gente suas capturas memoráveis.
Está numerado de 1 a 10 mas isso não quer dizer que está em ordem de importância, na verdade a ordem é completamente aleatória inclusive cronológicamente.

Vamos la.

1 – Dourado
Onde : Cabeceiras do Rio São Francisco – MG / Brasil
Modalidade: Bait Casting
Quando: 2013
Imagem
IMG_7632 par Carlos Salatti, sur Flickr
Descrição: Pegar um Dourado na corredeira e no vadeio andando pelas pedras sempre foi meu sonho, até hoje não acredito que realizei esse sonho no emblematico Rio São Francisco no estado de MG.
Em 2013 fiz uma viagem de aventura com um amigo meu para a regiao da Serra da Canastra onde o objetivo seria acampar nas margens do rio e alcançar os pontos do rio mais inacessíveis. Deu certo! No último dos 3 dias de pesca, haviamos pego muitas tabaranas mas não tivemos nenhuma açao de Dourado. A poucas horas de ir embora avistei uma pedra submersa no turbilhão central de uma corredeira do Rio e arremessei meu pequenino plug de meia água de 9cm, vim trabalhando em minha direção a uns 10-15cm da superfície da água. No exato momento que minha isca cruzou a pedra um torpedo Dourado surge do fundo do rio e sucumbiu vorazmente a isca... Imediatamente ele me presenteou com um maravilhoso pulo que se repetiu por muitas vezes, mix estranho de sensações quando um dos peixes mais importantes da sua vida pula, trata-se da mistura de alegria, admiração, euforia, medo de escapar e respeito.
O lugar, o rio, o peixe a emoção tornaram esse Dourado um dos peixes mais marcantes na minha vida.

2 – SteelHead
Onde: Tributários dos Great Lakes (Ganaraska River) - Ontario / Canadá
Modalidade: Fly Fishing
Quando: 2017
ImagemFB_IMG_1515684835877 by Carlos Salatti, sur Flickr
Descrição: A janela de tempo que esses fabulosos salmonídeos saem dos great lakes e migram para os tributários para a reproducão é bem pequena (Algumas semanas ao ano) mas essa é apenas uma das muitas dificuldades para ter um exemplar desses em mãos. Conseguir achar, fisgar, e embarcar um peixe desses pode demandar muito esforço e uma dose de sorte também. Foi na abertura da pesca na primavera do ano passado que peguei meus melhores exemplares dessa espécie e destaco esse espécime que me deixou com as pernas tremendo. Ainda não é o SteelHead da minha vida mas o meu melhor até agora e merece estar nessa lista.

3 – LargeMouth Bass
Onde: Represa do Capivari – Paraná / Brasil
Modalidade: Bait Casting (Power Fishing)
Quando: 2008
ImagemFB_IMG_1515684987239 by Carlos Salatti, sur Flickr
Descrição: Os anos de 2007 e 2008 foram anos extremamente frutíferos e, de certa forma, me moldaram no pescador que sou hoje. Foram os anos da minha formação como pescador esportivo onde aprendi o pesque e solte, me aprimorei tecnicamente e realmente desenvolvi amor pela pesca. Praticamente todos os finais de semana estava na represa do Capivari pescando o Black Bass e, apesar de muitos peixes fisgados e embarcados, nem tantos assim eram bons peixes. Lembro-me em como a pesca estava difícil naquele dia, peixes letárgicos e inativos, resolvi então arriscar e seguir meus instintos colocando uma crank bait em um equipamento pesado. A estratégia era tentar atrair algum peixe não somente pela fome. Fui agraciado com esse que acredito ser um dos meus maiores exemplares de LargeMouth Bass.
https://www.caterva.com.br/forum/viewto ... =3&t=22060

4 – Pike
Onde: L’Étang du Carandeau – Compiègne / França
Modalidade : Bait Casting
Quando : 2008
ImagemFB_IMG_1515684963193 by Carlos Salatti, sur Flickr
Descrição : Era dezembro e o inverno europeu começava a dar as caras. Eu teimoso continuei as pescarias até onde deu pra suportar o frio e fui recompensado com esse belo Pike. Achei esse lago escondido no meio da floresta de Compiègne e poucas semanas depois ele estava completamente congelado mas não antes de me deixar pegar meu maior peixe dessa espécie. Confesso que não estava esperando um peixe desse porte e tê-lo nas minhas mãos foi uma baita alegria.

5 – Cachorra Larga
Onde: Rio Teles Pires – MT / Brasil
Modalidade : Bait Casting
Quando : 2011
Imagem39603526082_bfc7fd14da_z by Carlos Salatti, sur Flickr
Descrição : Não só esse peixe, mas essa pescaria foi épica e arrisco até a classifica-la como uma das melhores da minha vida. Ganhei uma estadia de alguns dias na Pousada Mantega às margens do magnifico rio Teles Pires como prêmio de um concurso de fotografia no qual participei. Um dos meus grandes objetivos era pegar uma cachorra larga. Os dias foram avançando e ja havia engatado e perdido umas 5 ou 6 Cachorras mas nada de embarcá-las. Troquei de guia no último dia da pescaria e bingo! Nem mesmo os incontáveis Tucunarés, Bicudas e tantas outras espécies que peguei nessa pescaria lavaram a minha alma como esse peixe. Sentimento de missão cumprida e sonho realizado. Ter um bicho desses nas mãos é inexplicável...

6 – Truta Marrom
Onde : Rivière l’Eau Morte – Annecy / França
Modalidade : Spinning
Quando : 2009
Imagem38924961264_70eb360987_z by Carlos Salatti, sur Flickr
Descrição: Acho que truta é a espécie que mais pesquei na vida e essa foi nada mais que a PRIMEIRA de todas, ademais foi meu recorde por muitos anos (só quebrado em 2015). O riozinho correndo nos alpes franceses e desaguando no Lago com a água mais pura da Europa (Lac d'Annecy) foi o cenário mais que perfeito para coroar essa captura. Nem preciso explicitar mais motivos do porquê esse peixe está na lista.

7 – Tucunaré Amarelo
Onde : Lago de Itaipu - PR / Brasil
Modalidade : Bait Casting
Quando : 2007
ImagemFB_IMG_1515685010617 by Carlos Salatti, sur Flickr
Descrição: Ahhhhhh o Lago de Itaipu, um pedaço da perfeição escondido no oeste do Paraná. Passei muitoooo tempo pescando ali. Foi ali que aprendi a pescar Tucunaré, tive aventuras inesquecíveis nesse mar de água doce. Peguei muitos Tucunarés mas esse foi especialmente memorável. Foi esse que gritei como num gol de final de campeonato, que deixaram minhas pernas bambas e que me lembro exatamente de cada detalhe. Foi o meu maior Tucunaré? Não mesmo, mas emoção não está associada com o tamanho da captura mas sim com o significado dela. A imagem da explosão dele naquele espraiado num fim de tarde de verão, aqueles pulos e aquelas cores em contraste com as águas de Itaipu só me fazem agradecer por ser pescador.

8 – Truta Marron
Onde : Rivière du Diable – Tremblant / Canadá
Modalidade : Fly Fishing
Quando : 2016
ImagemFB_IMG_1515684804093 by Carlos Salatti, sur Flickr
Descrição: Novamente um perfeito caso de tamanho não é documento. Desde que me mudei para o Canadá, havia feito muitas pescarias de truta, havia engatado ao menos 10 ou 12 e TODAS inacreditavelmente escaparam, a cada truta perdida um peso extra ia se acumulando nas costas, eu sabia que era apenas questão de tempo para pegar uma truta canadense mas nossa emoção não é tão paciente assim. Avistei um run de velocidade média com uma grande pedra semi-submersa na margem oposta do Rivière du Diable. O vadeio nesse rio é extremamente difícil devido ao seu leito liso e forte corredeiras com bom volume de água. Fui cautelosamente atravessando sempre olhando fixamente para meu objetivo, a pedra. A uns 10 ou 15m a jusante faço um arremesso upstream fazendo pousar minha ninfa ao lado da pedra. Instantaneamente a truta atacou a ninfa. Levantei a vara no timming perfeito e logo senti o peixe disparando downstream nas fortes corredeiras. Foram minutos tensos e escorregadios rsrsrs Quando finalmente coloquei a truta no meu net, meus gritos ecoaram no vale do rio no Mont Tremblant em simbolo de mais uma fase vencida. Essa truta foi o marco de todas as outras que vieram depois.

9 – Truta Arco-Iris
Onde : Rio Cubatão – SC / Brasil
Modalidade : Fly Fishing
Quando : 2015
[ImagemFB_IMG_1515693921338 by Carlos Salatti, sur Flickr
Descrição: O rio Cubatão é meu xodó da vida. Por causa dele montei minha empresa de pesca no Brasil, por causa dele que melhorei como mosqueiro, como pescador e até como pessoa. Eu respeito esse rio de uma maneira especial e conhecia cada pedra e cada curva desse paraíso. Fiz pescarias épicas, fiz amigos e fui muito feliz ali. Essa truta foi a quebra do meu record de anos (minha marrom da França assumia o posto por mais de 6 anos) essa truta me deixou feliz como criança e foi a recompensa de tanto trabalho nesse rio.

10 – SmallMouth Bass
Onde : Saint-Laurence River – Quebec / Canadá
Modalidade : Fly Fishing
Quando: 2016
ImagemFB_IMG_1515684827672 by Carlos Salatti, sur Flickr
Descrição: Coloquei aqui um SmallMouth especifico mas na verdade essa espécie assim como essa pescaria marcam uma fase da minha vida. Marca a fase em que me estabeleci aqui no Canadá. A fase que percebi que esse seria o peixe do dia a dia, essa seria a pescaria que faria com mais frequência dali em diante. Engatar esse peixe no seu ambiente natural, no meio das corredeiras de um dos maiores rios do Canadá, de bermuda e torrando no sol é algo incrível quando olhamos para esse mesmo rio congelado no inverno. Todos SmallMouths que peguei até hoje foram com fly e esse peixe especificamente foi épico pois foi no visual. Visualizei uma macha escura se deslocando na água incrivelmente transparente do Saint Laurence, arremessei à frente dele uma zonker com meu equipamento #8 e instanteneamente ele atacou. A força e velocidade desse peixe nessas corredeiras é simplesmente inexplicável.

Acho que é isso. Novamente os convido a dividirem seus peixes.

Abraços.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Carlos C. de Azevedo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Seg Fev 08, 2010 8:56 am
Cidade:

Re: Peixes memoráveis

Mensagem por Carlos C. de Azevedo » Qui Jan 11, 2018 7:17 pm

Parabéns Companheiro! Vc mostrou-nos excelente exposição de pescarias variadas em suas múltiplas facetas, com farta documentação de qualidade ímpar! Oxalá que todas postagens nos foruns fossem assim mas, infelizmente, isso está cada vez mais raras. :lol:
Imagem
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Re: Peixes memoráveis

Mensagem por Carlos Salatti » Ter Jan 16, 2018 10:51 am

Carlos C. de Azevedo escreveu:Parabéns Companheiro! Vc mostrou-nos excelente exposição de pescarias variadas em suas múltiplas facetas, com farta documentação de qualidade ímpar! Oxalá que todas postagens nos foruns fossem assim mas, infelizmente, isso está cada vez mais raras. :lol:
Pois é xara. Confesso que fiquei bem triste quando entrei agora na Caterva. Eu era um dos muitos frequentadores assiduos nos tempos antigos e senti um ar bem diferente agora. Fiz esse post com a intençao de dar uma movimentada mas realmente aquele é um tempo que nao volta. Ao menos minhas amizades tao importantes que fiz aqui, tempo nenhum vai apagar.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Dair Helaehil
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6459
Registrado em: Seg Out 29, 2007 5:47 pm
Cidade:

Re: Peixes memoráveis

Mensagem por Dair Helaehil » Qua Jan 17, 2018 12:38 pm

SALLATTI, é sempre bom te ver por aqui.Suas postagens são sempre bem feitas.
Mas não espere mais a interação de anos passados.Os fóruns,todos,mudaram.O que no início era uma reunião de amigos, virou um espaço explorado POR MUITOS(e todos sabem disso)para outros fins, a saber;
auto promoção
Comercialização
Propaganda de patrocinadores(a troco de isquinhas)
Propaganda de pousadas(a troco de diária Free)
Busca de informação de locais de pesca(esses nunca postam nada)
Alguns malandros que compravam no escambo e davam chapéu
Etc...etc...
Nisso,aqueles que no início levantaram o Caterva se afastaram.Zuanon , Akamine, Zeppa, Eggs,etc...etc..
Veja o nosso tópico(PNC NO Uatumã).1.000 visualizações.Veja quantos responderam.Um dos motivos da proliferação dos grupos de pesca no WHATSAPP pode ser por esses motivos.Neles só participam os amigos.
É uma pena o que vem acontecendo nos fóruns que, como banco de dados, é insubstituivel
Vivendo e aprendendo...
Avatar do usuário
Vitor Isaia
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3821
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 8:52 am
Cidade:
Contato:

Re: Peixes memoráveis

Mensagem por Vitor Isaia » Qui Jan 18, 2018 1:25 pm

Sensacional Sallatti, seus posts realmente sempre se destacam. Muito legal mesmo. Concordo com o que foi falado, infelizmente o tempo de ouro da Caterva não volta mais... mas foi bom enquanto durou!
http://www.devocionaisdiarios.com
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, Jesus Cristo,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
Avatar do usuário
Ricardo Sanches
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 137
Registrado em: Sáb Ago 14, 2010 1:45 pm
Cidade:

Re: Peixes memoráveis

Mensagem por Ricardo Sanches » Qui Jan 18, 2018 3:19 pm

Uma bela seleção amigo, tem até Tucunaré aqui do nosso lago de Itaipu! hehe..

Abraço!
Ricardo Sanches
Engenheiro de Pesca
Mestre em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
Mas acima de tudo Pescador esportivo! :D
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Re: Peixes memoráveis

Mensagem por Carlos Salatti » Sex Fev 02, 2018 12:41 pm

Pois é amigos, bem triste isso.

Vamos tocando...
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Dair Helaehil
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6459
Registrado em: Seg Out 29, 2007 5:47 pm
Cidade:

Re: Peixes memoráveis

Mensagem por Dair Helaehil » Sex Fev 02, 2018 5:28 pm

Carlos Salatti escreveu:Pois é amigos, bem triste isso.

Vamos tocando...

????
Vivendo e aprendendo...
Avatar do usuário
Gabriel H. Cassola
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6784
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 10:27 pm
Cidade:

Re: Peixes memoráveis

Mensagem por Gabriel H. Cassola » Seg Fev 05, 2018 8:11 pm

Engraçado que nos casos em que houve relatos desses peixes, eu me lembro de todos eles. Era uma das coisas que eu mais gostava de fazer, ler os relatos.

Muito legal, Salatti! E é ótimo ver que você continua pescando e se aperfeiçoando no Canadá.

Grande abraço!
Avatar do usuário
Marcio Azzarini
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9959
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 4:13 pm
Cidade:

Re: Peixes memoráveis

Mensagem por Marcio Azzarini » Ter Fev 06, 2018 7:42 am

Show Salatti!

Coisa linda essa Steelhead ai mano!!!

Smallmouth ta na minha lista de peixes que ainda quero fisgar!

Parabéns, só peixe de categoria!

Abração!
Pesque, fotografe e SOLTE!
Avatar do usuário
Mario Gonda
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3021
Registrado em: Sex Set 03, 2010 8:58 pm
Cidade:
Contato:

Re: Peixes memoráveis

Mensagem por Mario Gonda » Ter Fev 06, 2018 9:55 am

Bela postagem, Salatti!
"Homem em loja de pesca é igual mulher em loja de sapato."
Avatar do usuário
Alex Carvalho
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6150
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 8:08 am
Cidade:

Re: Peixes memoráveis

Mensagem por Alex Carvalho » Sex Fev 09, 2018 7:21 pm

Show de Fotos!!! Peixes lindos!!!

Parabéns , Salatti !!!!
**** Alex Carvalho ****
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Peixes memoráveis

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Fev 12, 2018 7:49 pm

Carlos Salatti escreveu:
Carlos C. de Azevedo escreveu:Parabéns Companheiro! Vc mostrou-nos excelente exposição de pescarias variadas em suas múltiplas facetas, com farta documentação de qualidade ímpar! Oxalá que todas postagens nos foruns fossem assim mas, infelizmente, isso está cada vez mais raras. :lol:
Pois é xara. Confesso que fiquei bem triste quando entrei agora na Caterva. Eu era um dos muitos frequentadores assiduos nos tempos antigos e senti um ar bem diferente agora. Fiz esse post com a intençao de dar uma movimentada mas realmente aquele é um tempo que nao volta. Ao menos minhas amizades tao importantes que fiz aqui, tempo nenhum vai apagar.

Salatti,

Meu querido Amigo ...
O mundo mudou ...
O Brasil mudou mais ainda e a Caterva também foi atingida por estas mudanças ...
Infelizmente, é aquilo que o Dair comentou ...
E tem muito mais coisas que prefiro nem comentar ...
Coisas que me causaram muitos dissabores e muitas decepções ...

Mas o que importa é que você apareceu por aqui e mostrou-nos fotos de pescarias fantásticas ...
A amizade que nos uniu jamais vai se apagar ...
Parabéns pelas pescarias ...

Forte abraço
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Guilherme Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2503
Registrado em: Seg Ago 28, 2006 3:08 pm
Cidade:

Re: Peixes memoráveis

Mensagem por Guilherme Morais » Ter Abr 10, 2018 12:29 am

Bela iniciativa, Salatti!

Confesso que eu sou um dos que era bem ativo aqui, e já não acessava o fórum há alguns anos. Me afastei um pouco da pesca "virtual", e cheguei até a afastar da pesca em geral, mesmo morando em Manaus agora. Mas aos poucos estou voltando!

Abraços!
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Peixes memoráveis

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Abr 13, 2018 11:00 am

Grande Guilherme

Foi morar em Manaus e se afastou da pesca ?

... ...... Estra eu não entendi ... ......

Bom te ver por aqui ...

Forte abraço
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Guilherme Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2503
Registrado em: Seg Ago 28, 2006 3:08 pm
Cidade:

Re: Peixes memoráveis

Mensagem por Guilherme Morais » Seg Mai 07, 2018 1:38 pm

NELSON MACIEL escreveu:Grande Guilherme

Foi morar em Manaus e se afastou da pesca ?

... ... ..... Estra eu não entendi ... ... .....

Bom te ver por aqui ...

Forte abraço
Por incrível que pareça, Nelsão... kkk

Como minha esposa veio pra cá também, não dirige e não conhece ninguém aqui ainda, fica complicado deixar ela sozinha pra ir pescar. De vez em quando dou um jeito, mas só umas 3x ao ano...

Abração!
Responder

Voltar para “- CATERVA NEWS - FÓRUM DE RELATOS”