Patente

Relatos em tempo real das pescarias ... Poste aqui a sua aventura e fique ligado nas pescarias realizadas ...
Paulo Napoleão
CALOURO
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Out 11, 2018 9:55 am
Apelido: Taioba
Cidade:

Patente

Mensagem por Paulo Napoleão » Seg Out 15, 2018 12:28 pm

Olá amigos gostaria de saber se alguém tem conhecimento sobre custo para patentear uma isca artificial
Avatar do usuário
Douglas Lenz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 804
Registrado em: Qua Ago 17, 2005 5:00 pm
Cidade:
Contato:

Re: Patente

Mensagem por Douglas Lenz » Seg Out 15, 2018 12:57 pm

Paulo

No Brasil, te prepara! Burocrático, demorado e caro.

Um amigo que tem uma fabrica de embalagens, inciou este processo e desistiu.

Mas se tua isca for realmente revolucionária e inédita, vale a pena investir.
Abração do meu tamanho !
Respeitosamente
DOUGLAS LENZ
doug.lenz@gmail.com
Paulo Napoleão
CALOURO
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Out 11, 2018 9:55 am
Apelido: Taioba
Cidade:

Re: Patente

Mensagem por Paulo Napoleão » Seg Out 15, 2018 1:18 pm

Obrigado Douglas Lena pela atenção são 3 iscas de madeira que fiz uma Zara Popper um stick e uma Zara stick que é uma Juno stick
Avatar do usuário
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3395
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 3:51 pm
Apelido: Piska
Cidade:

Re: Patente

Mensagem por Alcides Barbosa - Piska » Seg Out 15, 2018 1:51 pm

Olá Paulo! Td bem?

Trabalhei nos últimos anos como tradutor para escritórios de patente. O processo é demorado. O processo de pedido de concessão de patentes demora, no Brasil, em média de 5 a 10 anos pois tem de ser analisado pelo INPi (Instituto Nacional de Proprieade Intelectual) que é um órgão estatal e, como tal e de costume, demora muito para analisar o pedido. Vc tem 2 caminhos: fazer por vc mesmo o pedido (que sai mais barato obviamente porém é mais arriscado) ou procurar um escritório especializado (recomendável). Se vc nunca fez um pedido de patente, recomendo procurar um escritório especializado pois a redação de uma patente não é simples e exige formatação específica de texto e conteúdo, e quando feita por alguém inexperiente no assunto, costuma sofrer pedidos de revisão ou mesmo indeferimento do pedido que acaba atrasando o pedido de concessão (cada revisão leva de 6 a 10 meses a mais para o INPI analisar e responder...). Fora o custo de entrada inicial de entrada do pedido, existem as taxas de anualidade e exames técnicos adicionais. Como eu somente prestava serviço como terceirizado (redação e tradução) não tenho no momento os valores atualizados (referenciais) de todo o processo. Vou me informar e te passo até amanhã.

Um abraço!
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Avatar do usuário
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3395
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 3:51 pm
Apelido: Piska
Cidade:

Re: Patente

Mensagem por Alcides Barbosa - Piska » Seg Out 15, 2018 1:54 pm

A propósito, em que cidade vc reside?
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Paulo Napoleão
CALOURO
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Out 11, 2018 9:55 am
Apelido: Taioba
Cidade:

Re: Patente

Mensagem por Paulo Napoleão » Seg Out 15, 2018 2:41 pm

Londrina PR
Paulo Napoleão
CALOURO
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Out 11, 2018 9:55 am
Apelido: Taioba
Cidade:

Re: Patente

Mensagem por Paulo Napoleão » Seg Out 15, 2018 2:44 pm

Jô estou desistindo li alguns artigos e é bem lento rsrsrsrs o melhor e continuar pescando
Avatar do usuário
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3395
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 3:51 pm
Apelido: Piska
Cidade:

Re: Patente

Mensagem por Alcides Barbosa - Piska » Seg Out 15, 2018 2:55 pm

Infelizmente, como disse o Douglas, é um processo bem lento, burocrático e caro aqui no Brasil... Nos EUA demoraria no máximo 2 anos e ficaria bem mais viável. Caso vc queira arriscar e fazer por conta (mais barato mas mais arriscado como disse anteriormente), vc pode consultar gratuitamente mais informações sobre o processo de pedido de patente no site www.inpi.gov.br

Um abraço! 8)
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Avatar do usuário
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3395
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 3:51 pm
Apelido: Piska
Cidade:

Re: Patente

Mensagem por Alcides Barbosa - Piska » Seg Out 15, 2018 3:07 pm

Continuar pescando é sempre a melhor opção! Kkkkkk

Um abraço! 8)
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Avatar do usuário
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3395
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 3:51 pm
Apelido: Piska
Cidade:

Re: Patente

Mensagem por Alcides Barbosa - Piska » Ter Out 16, 2018 3:08 pm

Olá Paulo!

Conforme prometi, aqui vão alguns valores de referência para o custo de um processo de pedido de patente:
Os escritórios aqui em São Paulo cobram, em média, R$ 4.500 ,00 para assessorar e acompanhar o pedido de patente. Após 36 meses, a partir da data de entrada do pedido, há um exame técnico que custa R$ 1.140,00. fora isso, tem as taxas de anuidade que são R$ 700,00 durante todo o processo de obtenção e validade da patente (15 anos). Se vc entrar com o pedido por conta própria, o valor inicial pode cair bem mas não dá para se livrar das taxas do exame técnico e anuidades, mas como já disse o risco é bem maior, pois se vc perder uma data de pagamento e não estiver acompanhando, o seu pedido simplesmente será arquivado e vc perde o direito à patente (irreversível na maioria dos casos...). Espero ter ajudado!

Um grande abraço!
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Paulo Napoleão
CALOURO
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Out 11, 2018 9:55 am
Apelido: Taioba
Cidade:

Re: Patente

Mensagem por Paulo Napoleão » Qua Out 17, 2018 12:24 pm

Olá amigos outra dúvidas que tenho eu poderia continuar fabricando minhas isca artificial de madeira e comercializadas teria como vender isso pra alguém que tivesse interesse só bem leigo nisso fiz 3 isca artificial de madeira que já renderam tucunaré e traíras meu interesse seria ganhar uns trocados obrigado desde de já
Avatar do usuário
Douglas Lenz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 804
Registrado em: Qua Ago 17, 2005 5:00 pm
Cidade:
Contato:

Re: Patente

Mensagem por Douglas Lenz » Qua Out 17, 2018 1:32 pm

Paulo

Tomo a liberdade de te dar uma ideia, pense nela e veja se é válida.

Se estás fazendo iscas que funcionam e são eficazes, invista em acabamento primoroso e ofereça como diferencial a exclusividade, hoje em dia um item feito artesanalmente, bonito, bem feito e que funcione bem, se vende sozinho!

Pense em algo que não se viu muito ainda no nosso meio, iscas personalizadas e exclusivas, como obras de arte. A que tu fez pra mim, que seja única, individual e identificada (nome ou apelido do proprietário na isca por exemplo, ou logotipo de um grupo de pesca, ou ainda o logotipo de uma empresa que queira presentear seus clientes com ela). As idéias são muitas é só se dedicar e tê-las.

Faça iscas embaladas em caixas como jóias ( ou algo parecido) que sejam além de "usáveis" sejam peças de coleção ou ornamento.

Faça iscas em edições especiais com numeração limitada.

Acredito que exista uma enorme área neste sentido a ser explorada.

Iscas manufaturadas industrialmente existem inúmeras. Iscas nesta proposta não conheço.

Faça algo exclusivo, bonito, funcional e diferenciado.

Claro, invista em propaganda, divulgação e principalmente em qualidade.

Precisando de mais ideias conta comigo, sou ótimo em ideias! hehehe!

Lembre-se que podes estar te metendo em algo que tomara muito tempo da tua vida e terás que dedicar-se a esta atividade.

Boa Sorte.
Abração do meu tamanho !
Respeitosamente
DOUGLAS LENZ
doug.lenz@gmail.com
Avatar do usuário
Douglas Lenz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 804
Registrado em: Qua Ago 17, 2005 5:00 pm
Cidade:
Contato:

Re: Patente

Mensagem por Douglas Lenz » Qua Out 17, 2018 1:35 pm

Ainda em tempo, lembre-se que com esta proposta, não precisará nem terás como oferecer tuas "obras de arte" em lojas, mas poderá fazer parceria com elas (lojas) para divulgação do teu trabalho.
Desta forma, não precisará de patentes ou registro de marcas, cada isca será única e "incopiavel".
Abração do meu tamanho !
Respeitosamente
DOUGLAS LENZ
doug.lenz@gmail.com
Avatar do usuário
Eduardo A. Cordeiro
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 96
Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 9:56 am
Cidade:
Contato:

Re: Patente

Mensagem por Eduardo A. Cordeiro » Qua Out 17, 2018 3:10 pm

Uma dúvida meus caros...
Eu imagino (e apenas imagino...) que as iscas fabricadas no Brasil não têm registro de patente e sim, apenas, registro de marca.
Sobre a preocupação do Paulo em ter as iscas copiadas, não creio que isso possa ocorrer, pois não deve ser interessante copiarem iscas de madeira, já que as de plástico são muito mais práticas de se confeccionar.
Além do mais, se fabricantes chineses se interessarem pelas iscas, fabricarão com patente ou não...
Avatar do usuário
Douglas Lenz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 804
Registrado em: Qua Ago 17, 2005 5:00 pm
Cidade:
Contato:

Re: Patente

Mensagem por Douglas Lenz » Qua Out 17, 2018 3:43 pm

Eduardo

O Alcides talvez possa até te responder melhor. Mas vou te dizer algo baseado no que conheço e no que já vi acontecer.

No Brasil é o Brasil sabe? Terra abençoada com um povo "diferenciado" . ]

O registro de patente ou marca é muito relativo, já ouvi de conhecidos que tinham um produto patenteado e em seguida apareceu no mercado outro praticamente igual, até da mesma cor. Mas como tinham algumas pequenas modificações técnicas não foram impedidos de serem fabricados e de concorrer no mercado.

Sei que em outros países registra-se a ideia, a marca e o modelo da invenção em questão, desta forma o inventor e produto está protegido pela lei e se alguém se aventura a colocar no mercado algo parecido ou muito semelhante, logo é desmotivado com a aplicação da lei e complicações judiciais.

Aqui se tu entrares na justiça contra mim, alegando que produzi um produto igual ao teu e que tu tens a patente, o processo estenderá por tantos anos que provavelmente nem a minha nem a tua empresa existirá quando o resultado final sair.
Abração do meu tamanho !
Respeitosamente
DOUGLAS LENZ
doug.lenz@gmail.com
Avatar do usuário
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3395
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 3:51 pm
Apelido: Piska
Cidade:

Re: Patente

Mensagem por Alcides Barbosa - Piska » Qui Out 18, 2018 12:11 pm

Douglas, é exatamente isso que vc postou, infelizmente.

Um abraço!
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Avatar do usuário
Rafaello Fontana
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3573
Registrado em: Seg Set 04, 2006 12:15 pm
Cidade:

Re: Patente

Mensagem por Rafaello Fontana » Sex Out 19, 2018 6:28 pm

procure por modelo de utilidade. é o tipo de "patente" que vc busca.
Imagem
Avatar do usuário
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3395
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 3:51 pm
Apelido: Piska
Cidade:

Re: Patente

Mensagem por Alcides Barbosa - Piska » Sex Out 19, 2018 6:51 pm

Rafaello Fontana escreveu:
Sex Out 19, 2018 6:28 pm
procure por modelo de utilidade. é o tipo de "patente" que vc busca.
Rafaello, vc foi diretamente ao ponto! Evitei ser muito técnico mas já que vc cutucou a ferida, vamos lá... (Kkkk) Resumidamente, uma patente de invenção é quando vc inventa algo inédito, totalmente inovador que não seja simplesmente uma idéia abstrata e tenha aplicação industrial para fabricação. No caso de iscas artificiais, elas já existem e portanto não passíveis de requerimento de patente. Porém, quando vc executa uma melhoria técnica, reconhecida e comprovável, como um detalhe adicional inovador (que precisa ser caracterizado com inédito) vc pode requerer uma patente de "modelo de utilidade" que é igualmente reconhecida. Quando vc cria um produto que tem design diferenciado, mas não apresenta novidade técnica, vc pode pedir o registro de "desenho industrial" protegendo características como formato e estética. Isso evita e te protege juridicamente de potenciais concorrentes.

Um abraço! 8)
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: Patente

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Sex Out 26, 2018 9:48 am

Legal que tenha comentado sobre isto... o Jenner, da Jennerlure fez exatamente isto. Quando ele criou a marca ele também criou uma série limitada de iscas com pinturas especiais que eram entregues em caixas de madeira como se fossem joias. Algumas chegaram a serem feitas com joias, com diamantes no lugar dos olhos dos peixes, garateias feitas em prata com detalhes em ouro. Se eu não me engano foram feitas poucas assim, mas eram maravilhosas. Vou tentar conseguir uma imagem.

Douglas Lenz escreveu:
Qua Out 17, 2018 1:32 pm
Paulo

Tomo a liberdade de te dar uma ideia, pense nela e veja se é válida.

Se estás fazendo iscas que funcionam e são eficazes, invista em acabamento primoroso e ofereça como diferencial a exclusividade, hoje em dia um item feito artesanalmente, bonito, bem feito e que funcione bem, se vende sozinho!

Pense em algo que não se viu muito ainda no nosso meio, iscas personalizadas e exclusivas, como obras de arte. A que tu fez pra mim, que seja única, individual e identificada (nome ou apelido do proprietário na isca por exemplo, ou logotipo de um grupo de pesca, ou ainda o logotipo de uma empresa que queira presentear seus clientes com ela). As idéias são muitas é só se dedicar e tê-las.

Faça iscas embaladas em caixas como jóias ( ou algo parecido) que sejam além de "usáveis" sejam peças de coleção ou ornamento.

Faça iscas em edições especiais com numeração limitada.

Acredito que exista uma enorme área neste sentido a ser explorada.

Iscas manufaturadas industrialmente existem inúmeras. Iscas nesta proposta não conheço.

Faça algo exclusivo, bonito, funcional e diferenciado.

Claro, invista em propaganda, divulgação e principalmente em qualidade.

Precisando de mais ideias conta comigo, sou ótimo em ideias! hehehe!

Lembre-se que podes estar te metendo em algo que tomara muito tempo da tua vida e terás que dedicar-se a esta atividade.

Boa Sorte.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Rafaello Fontana
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3573
Registrado em: Seg Set 04, 2006 12:15 pm
Cidade:

Re: Patente

Mensagem por Rafaello Fontana » Sex Out 26, 2018 12:04 pm

Zeca, alem das imagens, seria legal ver se algum doido as colocou na cara duma cachorra, hehehe
Imagem
Avatar do usuário
Douglas Lenz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 804
Registrado em: Qua Ago 17, 2005 5:00 pm
Cidade:
Contato:

Re: Patente

Mensagem por Douglas Lenz » Sex Out 26, 2018 9:46 pm

Uma pena... já vimos muitas vezes aqui no fórum, o Paulo abriu o post e abandonou o assunto...
Abração do meu tamanho !
Respeitosamente
DOUGLAS LENZ
doug.lenz@gmail.com
Avatar do usuário
Douglas Lenz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 804
Registrado em: Qua Ago 17, 2005 5:00 pm
Cidade:
Contato:

Re: Patente

Mensagem por Douglas Lenz » Sex Out 26, 2018 9:49 pm

Não sabia disso Zeca. JennerLures lembro bem, mas deste feito dele não chegou ao meu conhecimento.
Abração do meu tamanho !
Respeitosamente
DOUGLAS LENZ
doug.lenz@gmail.com
Avatar do usuário
Marciel da Luz
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 240
Registrado em: Qua Ago 19, 2009 12:36 am
Cidade: Joinville
Estado: SC
Instagram: marciel_luz
Contato:

Re: Patente

Mensagem por Marciel da Luz » Ter Jul 02, 2019 5:10 pm

Este é um assunto muito legal Paulo. Uma pena que nosso sistema é corrompido. Se você for fazer por conta própria e alguém reconhecer o potencial da sua ideia, o camarada vai entrara com outro pedido como mais detalhes técnicos e com dinheiro na mão de pessoas certas e te derrubara sem chances, mas se você procurar um escritoriozinho e eles notarem que sua ideia tem potencial venderão sua ideia para quem pagar mais. Sua melhor chance é passar despercebido em uma das duas alternativas de registro e esperar sua ideia sera publicada em uma revista (não lembro o nome) se ninguém contestar você já pode vender a ideia mesmo com o processo em andamento.
Alcides Barbosa - Piska escreveu:
Seg Out 15, 2018 2:55 pm
Infelizmente, como disse o Douglas, é um processo bem lento, burocrático e caro aqui no Brasil... Nos EUA demoraria no máximo 2 anos e ficaria bem mais viável. Caso vc queira arriscar e fazer por conta (mais barato mas mais arriscado como disse anteriormente), vc pode consultar gratuitamente mais informações sobre o processo de pedido de patente no site www.inpi.gov.br

Um abraço! 8)
Na tentativa de patentear uma ideia, conheci uma professora de Doutorado que estava ajudando a filha a registar uma patente na Europa, ela disse que o processo custaria 50 mil doletas por baixo. Não sei os custo nos EUA mais creio que não é muito viável não, mais confiável com certeza. Temos muitos pescadores dos EUA que poderiam trazer esta informação de valores pra nos.


Aqui no fórum
Douglas Lenz escreveu:
Qua Out 17, 2018 1:32 pm
Paulo

Tomo a liberdade de te dar uma ideia, pense nela e veja se é válida.

Se estás fazendo iscas que funcionam e são eficazes, invista em acabamento primoroso e ofereça como diferencial a exclusividade, hoje em dia um item feito artesanalmente, bonito, bem feito e que funcione bem, se vende sozinho!

Pense em algo que não se viu muito ainda no nosso meio, iscas personalizadas e exclusivas, como obras de arte. A que tu fez pra mim, que seja única, individual e identificada (nome ou apelido do proprietário na isca por exemplo, ou logotipo de um grupo de pesca, ou ainda o logotipo de uma empresa que queira presentear seus clientes com ela). As idéias são muitas é só se dedicar e tê-las.

Faça iscas embaladas em caixas como jóias ( ou algo parecido) que sejam além de "usáveis" sejam peças de coleção ou ornamento.

Faça iscas em edições especiais com numeração limitada.

Acredito que exista uma enorme área neste sentido a ser explorada.

Iscas manufaturadas industrialmente existem inúmeras. Iscas nesta proposta não conheço.

Faça algo exclusivo, bonito, funcional e diferenciado.

Claro, invista em propaganda, divulgação e principalmente em qualidade.

Precisando de mais ideias conta comigo, sou ótimo em ideias! hehehe!

Lembre-se que podes estar te metendo em algo que tomara muito tempo da tua vida e terás que dedicar-se a esta atividade.

Boa Sorte.

Ótimas idéias.

Dica de filme: Joy, o filme conta a historia de uma inventora e suas dificuldades la fora.
a ANI também pode tirar algumas duvidas da galera. https://inventores.com.br/
Responder

Voltar para “- CATERVA NEWS - FÓRUM DE RELATOS”