Página 1 de 2

Um capítulo da história das iscas artificiais brasileiras.

Enviado: Ter Dez 18, 2007 7:07 pm
por José Zuanon
Este artigo está escrito há um ano....
A versão inicial era para ser publicada na "Revista da Caterva"... depois reescrevi para hospeda-la como a primeira matéria no meu site... não estou encontrando tempo e nem tenho as habilidades necessárias para isso...
Então a Caterva é quem vai ler em primeira mão....

Um parte da história das iscas artificiais.

Nasci e passei toda a minha vida em Araraquara, interior de SP, e, nas mais remotas lembranças de minha infância, a imagem do jacaré empalhado na entrada de uma loja é muito nítida. A loja a que me refiro é a Comercial Baldan, que desde 1950 está instalada na área central de Araraquara. A idéia de escrever esse texto surgiu conversando com amigo Marcio Baldan, em uma de minhas visitas semanais à sua loja.
Imagem


Essa história começa bem antes, em 1926, quando vindo da Itália chegou ao Brasil, o jovem de 21 anos, Fortunato Baldan. Profissão: armeiro. Além de pouca bagagem, dinheiro suficiente apenas para uma penca de bananas que o alimentou durante a viagem do Porto de Santos até a cidade de Matão onde residiam outros familiares.
Como armeiro, sua habilidade em consertar e melhorar o desempenho de armas de fogo era conhecida por todos na região de Araraquara onde montou sua loja. Alguns anos mais tarde, ainda na década de 50, teve os primeiros contatos com as iscas artificiais que foram trazidas por um imigrante inglês chamado “Grosman”. Algumas iscas daquela época são guardadas com muito cuidado pelo Marcio.

Imagem
Isca True Temper Shad... meia água com garatéia na lateral, simulando um peixe moribundo...

Imagem
Detalhe da barbela incomum.

Imagem
Visão geral da isca.


Imagem

Imagem
Iscas Pflueger

Imagem
Detalhe da barbela

Imagem
Imagem
Heddon Vamp Spook

Aficionados por caça e pesca este exímio artesão, Fortunato Baldan e seu filho Mliner, baseando-se em iscas como as Pflueger, Heddon e True Temper iniciaram a produção de suas próprias iscas.
Imagem
O modelo menor.

Imagem
Detalhe da barbela onde era cunhada a marca. Cunhos como esse eram usados também nas armas e outros itens que Fortunato Baldan fazia ou concertava.

Imagem
Um modelo um pouco maior.

Imagem
Detalhe da fixação da barbela.
Os pitões também eram feitos por eles e, nesta foto é possível notar que também as garatéias eram feitas por eles soldando anzóis. Uma curiosidade são os acabamentos das buchas tipo “cup washes” usadas nas articulações e ponto de inserções dos pitões que foram feitos com partes de ilhoses.

O peixe alvo era o Dourado, e em algumas iscas é possível ver as marcas de dentes e pitões arrancados pela força dos grandes peixes.

Um outro modelo com 3 garatéias, sendo que duas eram fixadas lateralmente na parte anterior da isca.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem




Alem das iscas também foram construídas as ferramentas necessárias à sua confecção, inclusive o “aerógrafo” para a pintura.
De acordo com uma reportagem da extinta revista Troféu Pesca – ANO XXII nº 176, Antonio Faria, o “Mestre Faria”, só iniciou a produção de suas iscas em 1972, quando a importação desses itens foi proibida.
A produção das iscas articiais dos Baldan aconteceu em meados da década de 50... Durante a conversa com Marcio me dei conta de que provavelmente, eu estava diante, da primeira produção em série de iscas artificiais brasileiras!

Foram produzidas cerca de 2000 unidades, e boa parte delas vendidas para uma loja de Curitiba chamada “Az de Espadas”.
Na época, o sonho de Fortunato era comprar uma moto ou um carro com o lucro obtido na venda das iscas.
Hoje, restam ainda algumas dessas raridades sob a “custódia” do Marcio....

Além das iscas outros itens como carretilhas, varas e linhas são guardadas com o mesmo cuidado e carinho. Na ocasião destas fotos, tive a satisfação de ter nas mãos um Spin Cast fabricado por Fortunato... pesava nada menos do que 1100g....
Hoje é uma loja moderna que ocupa uma área de 320 m2, aos quais, em breve, serão somados mais 450m2. Com essa ampliação, Marcio tem planos de destinar um espaço para a montagem de um pequeno museu da pesca, onde esses itens ficarão em exposição.
Para mim, é um grande prazer ter conhecido esses “personagens” que escreveram um pequeno, mas importante capítulo na história da pesca esportiva e iscas artificiais no Brasil.

Enviado: Ter Dez 18, 2007 7:29 pm
por Fabio
Super 10! Parabens pela reportagem.

Abraço,
Fabio.

Enviado: Ter Dez 18, 2007 8:14 pm
por Felipe Kazan
Zé, me leva lá qualquer dia... Achei muito show essa matéria.

Enviado: Ter Dez 18, 2007 10:55 pm
por NELSON MACIEL
Valeu Zuanon ...

Obrigado por esta bela parte da história de nosso esporte ... As Lojas Az de Espadas hoje está na terceira geração, sendo que ela foi a grande mola propulsora da Pesca Esportiva do Paraná ...

Parabéns ...

Além do baita artista que tu és, ainda te mostras um excelente historiador ...

Enviado: Ter Dez 18, 2007 11:05 pm
por Paulo Vinicius Oliveira
Muito legal poder saber a historia da pesca com artificiais....


Mais....cada isca feia heim :shock: :shock:

Enviado: Qua Dez 19, 2007 7:08 am
por Carlos OGAsawara
Muito boa a reportagem Zé..

e pensar q a As de Espadas já foi a melhor loja de equipos de pesca do Paraná ...hehehehe

Enviado: Qua Dez 19, 2007 7:22 am
por José Zuanon
Será que alguem da "velha guarda" da loja Az de Espadas ainda se lembra dessa passagem? Será que eles ainda tem alguma isca dessa geração?
Grande parte dessa produção foi vendida aí... ainda deve haver algumas iscas dessas guardadas em uma antiga caixa de pesca, esquecida num quartinho de despejo.... :D :D

Enviado: Qua Dez 19, 2007 7:29 am
por Carlos OGAsawara
José Zuanon escreveu:Será que alguem da "velha guarda" da loja Az de Espadas ainda se lembra dessa passagem? Será que eles ainda tem alguma isca dessa geração?
Grande parte dessa produção foi vendida aí... ainda deve haver algumas iscas dessas guardadas em uma antiga caixa de pesca, esquecida num quartinho de despejo.... :D :D
deve ter muito pescador da velha guarda daqui de cwb q deve ter essas iscas aí .. com certeza...

Enviado: Qua Dez 19, 2007 4:27 pm
por Rodrigo Suzuki - Rodão
bacana a reportagem, valeu !!!

iscas interessantes, parece que funcionavam...

Enviado: Qua Dez 19, 2007 5:29 pm
por André V Shinzato
Legal a reportagem Zé.

Apesar de ser de Araraquara,não sabia de toda essa histporia do Baldan.

Abço

Enviado: Qua Dez 19, 2007 8:26 pm
por Beto Akamine
Parabéns pela reportagem, Zuanon!

Fantástico mesmo! Com todo o respeito que sempre tive pelo saudoso Fafá, sempre me questionei se, em tanto anos, nunca houve outro pescador brasileiro que, sentindo a necessidade, criasse suas próprias iscas artificiais.

O Fafá sempre terá seu lugar no panteão da história das iscas artificiais no Brasil, ao lado do tio Mirkos, do Seixas, do Moro, do Decconto, do Gregório e outros malucos, mas todos (inclusive eu) terão que rever seus conceitos ao falar do primeiro fabricante de iscas artificias do Brasil.

Acredito que não hajam há tempos essas relíquias históricas, pois frequento e garimpo a loja Az de Espadas desde que fui para Curitiba, em 1993, e teria adquirido essas iscas na época se as tivesse visto.

Grande customizador de iscas e agora mostrando sua vertente jornalística!! Dá-lhe Caterva Jurássica!!

Abracao

Enviado: Qua Dez 19, 2007 10:03 pm
por José Zuanon
As observações do Beto são muito importantes...

Em momento algum pensei em diminuir o brilho que ícones como o saudoso Faria. Sou fã de carteirinha dele.
Os nomes que o Beto citou, juntamente com o pessoal das extintas revistas Troféu Pesca e Antonio Lopes da Aruanã. foram os grandes responsáveis e lutaram muito para que a pesca com iscas artificiais fosse permitida e chegasse no ponto em que nos encontramos hoje.
Nesse sentido, escrevi este artigo. Alguns nomes não podem ser esquecidos. Outros precisam ser conhecidos, e a relevancia de seu trabalho e pioneirismo reverenciados.

O Marcio Baldan me escreveu hoje dizendo que gostou bastante da matéria e me convidou para uma visita onde me mostrará algumas relíquias das linhas de pesca. Um pouco da história do monofilamento e multifilamento.

vamo que vamo...
abraços

Enviado: Qui Dez 20, 2007 8:55 am
por NELSON MACIEL
As lojas Az de Espadas mudaram muito desde que foi fundada em 1944, pelo Sr Theodoro Sorvierzoski. Hoje está nas mãos da terceira geração e depois do felecimento do patriarca a empresa foi dividida entre seus dois filhos ... Infelizmnte hoje ela não é mais o que era antigamente ... Por mais de 30 anos ela foi o templo dos pescadores paranaenes ...

Enviado: Sex Dez 21, 2007 5:20 pm
por José Francisco
MUITO LEGAL...

Parabéns ao Zuanon por enriquecer ainda mais esse grande forum

Abraços,

JF

Enviado: Sex Dez 21, 2007 5:49 pm
por Garcia Guarujá
Boa Zuanon!!!!!!!!!

Aguardamos os próximos capítulos...

Grande Abraço meu amigo.

Enviado: Sáb Dez 22, 2007 5:06 pm
por Alexandre Cardoso
Obrigado Zuanon

Como amo meu esporte, gosto muito de ler essas reportagens e conhecer um pouco mais a história da pesca no Brasil.

Parabéns.

Enviado: Qui Jan 03, 2008 7:55 am
por Ivan de Morais
Grande Zuanon

A reportagem esta excelente, parabéns mais uma vez.

Abração

Enviado: Qui Jan 03, 2008 4:45 pm
por Edu Seto
Zuanon,

Parabéns pelo artigo! Grande iniciativa a sua! Acho que não podemos deixar que histórias como a que você nos contou permaneçam no anonimato e/ou caiam no esquecimento.

[]s
Edu

Enviado: Seg Jan 21, 2008 8:30 pm
por Shinji Haseyama
Grande matéria Zuanon, e eu que achava que a minha isca Faria Pábosta, que imitava uma Red Finn era uma relíquia. Já que estou pertinho, voou conhecer a loja, valeu!!!

Enviado: Seg Jan 21, 2008 8:58 pm
por José Zuanon
Shinji Haseyama escreveu:Grande matéria Zuanon, e eu que achava que a minha isca Faria Pábosta, que imitava uma Red Finn era uma relíquia. Já que estou pertinho, voou conhecer a loja, valeu!!!
Mas as iscas do Faria são relíquia sim! Pode guarda-la com carinho! Se me permite uma correção, a isca do Faria que imita a Red Fin é a Pegador. A Pabosta é um stick.... da uma olhada nesse outro tópico pra matar as saudades...
viewtopic.php?p=39893

Enviado: Seg Jan 21, 2008 10:50 pm
por Shinji Haseyama
Zuanon, será que aquela alça em frente à barbela não foi projetada para que as garatéias fiquem protegidas dos enroscos? Um tipo de limpa trilhos?

Enviado: Ter Jan 22, 2008 5:30 pm
por José Zuanon
Shinji Haseyama escreveu: Zuanon, será que aquela alça em frente à barbela não foi projetada para que as garatéias fiquem protegidas dos enroscos? Um tipo de limpa trilhos?
Eu também acho que é alguma coisa com essa função... não consigo imaginar outro motivo pra isso...

Linda Coleção

Enviado: Qui Jan 24, 2008 7:40 pm
por João Gilberto
Zé,

Lindo esse tópico hein!!

Na minha modesta coleção de iscas antigas, além das tradicionais Faria!! Tenho uma Abu Hi-lo ( Que eu queria customizar!! Lembra?? ), uma Dyna-mite ( paul Bunyan ) e duas Série Antiga da Zuanon Custom Lures!!... ....

Parabéns pela reportagem!!

Tô com saudade de comer pizza em Araraquara!!kkk

Enviado: Sex Jan 25, 2008 7:24 am
por José Zuanon
Quando quizer matar a saudade da pizza e jogar conversa fora João... é só aparecer! Vc sabe que lá em casa não precisa de convite! :D :D :D

Enviado: Dom Fev 10, 2008 7:49 pm
por Eduardo Carvalho
Arte e Don não são para todos, parabéns pela história.

Enviado: Qui Fev 28, 2008 6:07 pm
por Leandro Couto
Show esse tópico.... ... bom Zuanon!

abraço

Enviado: Sex Fev 29, 2008 4:37 pm
por Carlos Salatti
FANTÁSTICO!!!

Enviado: Sex Mar 07, 2008 2:01 pm
por bruno correa
Muito boa a matéria! As iscas Pflueger ainda hoje são clássicas pelo mundo afora e certamente deve ter muitos colecionadores que adorariam ter uma dessas do Baldan.

Realmente um formidável capítulo das iscas artificiais!

Enviado: Ter Mar 11, 2008 4:47 pm
por Cilmar - ZÓIO
Show de materia...

Parabens!!

Materia das iscas

Enviado: Sex Mar 14, 2008 9:15 pm
por Eder Scarabello
Ótima Matéria
Valeu Zuanon

Abs
Edão