tutorial de isca hibrida ou bi-material

A arte de criar Iscas Artificiais é um tema apaixonante e sem dúvida um dos assuntos mais tratados em nossos Fóruns. A criação deste espaço é uma homenagem aos Artistas da Caterva.
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

tutorial de isca hibrida ou bi-material

Mensagem por José Zuanon » Qua Ago 13, 2008 9:46 am

Seguindo os passos do forum italiano fiz as iscas hibridas.... ainda falta a pintura e colocar pra nadar, mas vai aí a sequencia:

Fiz uma caixa de contenção usando peças de lego. Antes de colocar o silicone fiz ajustes no posicionamento da isca de maneira que ficasse pem alinhada e "no prumo".
Imagem
Imagem

Depois de ajustada a poição de moldagem preparei o silicone vermelho comprado na Avipol, verti o silicone no molde e aí posicionei a isca.... A primeira tentativa que fiz foi fixando a isca e depois vertendo o silicone, mas ele é muito vicoso e não ficou boa a moldagem. O melhor é primeiro o silicone e depois a isca....
detalhes da fixação.
Imagem
Imagem

Depois de algumas horas e com o silicone já rigico, um pequeno corte e a isca é sacada do molde
Imagem
Imagem

Detalhes do molde pronto
Imagem

No site italiano eles usaram resina de fibra de vidro ou de laminação. Eu usei acrilico de protético. Posicionei os pitões no molde e preenchi com acrilico mais fluído do que o normalmente usado , para facilitar a penetração na cavidade da barbela.
Imagem
A superficie não saiu bonitinha assim não... esse é o resultado de depois de lixada para obter uma suberficie plana.
Imagem

Colei com epoxi um pedaço de balsa
Imagem
Imagem

E esculpi/lixei.
Imagem
Imagem

Impermeabilizei... só falta pintar...

To fazendo também um sapo hibrido.... depois se der certo coloco as fotos.
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Paulo Lavado
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 413
Registrado em: Sex Mar 07, 2008 8:30 am
Cidade:

Mensagem por Paulo Lavado » Qua Ago 13, 2008 11:20 am

Perfeito!!! É só acertar a quantidade de acrílico para que ela não afunde (caso seja floating)? Genial! E fica muito bom mesmo. Olhando para esses moldes acho que vou fazer minhas barbelas em série.

Abraço!
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qua Ago 13, 2008 11:24 am

Zuanon, eu comprei uma revista espanhola - Feder Pesca - que publicou o mesmo tipo de tutorial. Vc conhece? Se não faço um scan da matéria e te mando... alias, vou postar aqui né, pode ajudar alguem.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Daverson
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 52
Registrado em: Qui Jul 24, 2008 4:18 pm
Cidade:

Mensagem por Daverson » Qua Ago 13, 2008 11:31 am

Mais um show...

Fantastico, parabens grande Mestre.
Daverson - Pacajá -Pa
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qua Ago 13, 2008 11:32 am

Paulo Lavado escreveu:Perfeito!!! É só acertar a quantidade de acrílico para que ela não afunde (caso seja floating)? Genial! E fica muito bom mesmo. Olhando para esses moldes acho que vou fazer minhas barbelas em série.

Abraço!
No teste inicial flutuou.... vamos ver finalizada....
Colei mais duas e dei uma pro Tato e outra pro Wagner escilpirem.... uma tem um pouquinho mais de acrilico do que a outra...
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qua Ago 13, 2008 11:34 am

zeca escreveu:Zuanon, eu comprei uma revista espanhola - Feder Pesca - que publicou o mesmo tipo de tutorial. Vc conhece? Se não faço um scan da matéria e te mando... alias, vou postar aqui né, pode ajudar alguem.
Não conheço não... coloca aqui pra gente....
Ah... postei ontem teus dvds....
abraço
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Rodrigo Rodrigues
ANZOL DE OURO
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 2:23 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Rodrigues » Qua Ago 13, 2008 11:36 am

Muito bom Zé !!!

Uma dúvida, em que momento vc fixa o pitão ???

É que esse material odontolígico é duro demais, o pitão rosqueia mesmo assim ???

Abraço !!!
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qua Ago 13, 2008 11:58 am

Rodrigo Rodrigues escreveu:Muito bom Zé !!!

Uma dúvida, em que momento vc fixa o pitão ???

É que esse material odontolígico é duro demais, o pitão rosqueia mesmo assim ???

Abraço !!!
Como a isca original vai pra moldagem com pitões, no molde ficam uns cortinhos onde é só encaixar os pitões e depois verter o material que eles ficam incorporados.... Se passar um pouco de vasilina no pitão de rosca, da pra desrosquear no cado de colocar um helice por exemplo.
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Rodrigo Rodrigues
ANZOL DE OURO
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 2:23 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Rodrigues » Qua Ago 13, 2008 12:31 pm

José Zuanon escreveu:
Rodrigo Rodrigues escreveu:Muito bom Zé !!!

Uma dúvida, em que momento vc fixa o pitão ???

É que esse material odontolígico é duro demais, o pitão rosqueia mesmo assim ???

Abraço !!!
Como a isca original vai pra moldagem com pitões, no molde ficam uns cortinhos onde é só encaixar os pitões e depois verter o material que eles ficam incorporados.... Se passar um pouco de vasilina no pitão de rosca, da pra desrosquear no cado de colocar um helice por exemplo.
É que eu tô nima empreitada parecida com essa... depois te mostro os resultados...
Avatar do usuário
Vitor Isaia
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3821
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 8:52 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Vitor Isaia » Qua Ago 13, 2008 1:03 pm

de babar...

ficou muito show... trabalho perfeito!
http://www.devocionaisdiarios.com
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, Jesus Cristo,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
Avatar do usuário
Eric Carreras
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 12:35 am
Cidade:

Mensagem por Eric Carreras » Qua Ago 13, 2008 1:09 pm

Interessante... gostei mto da base feita de pecinhas de Lego... hehehe
Obg pela contribuição, amigo!
http://www.jampafishing.com/
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que
dinheiro não se come!"
Avatar do usuário
Guilherme Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2503
Registrado em: Seg Ago 28, 2006 3:08 pm
Cidade:

Mensagem por Guilherme Morais » Qua Ago 13, 2008 3:07 pm

Legal, Zé!

Estou curioso pra ver o sapo desse estilo...
Avatar do usuário
Maurício Mesquitta
ANZOL DE OURO
Mensagens: 595
Registrado em: Dom Fev 10, 2008 5:46 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Maurício Mesquitta » Qua Ago 13, 2008 3:14 pm

Rapa,vivendo e aprendendo!!!
Otímo tuto,está de parabens Zuanon!!
Agora lá vem as duvídas
O acrílico usado em questao,seria o autopolimerizante????
O q vc acha,de fazer uma cavidade central na parte sintetica da isca
pra aumentar a flutuabilidade,podendo ate mesmo funcionar como
caixa pra rattlin???
Por enquanto nao tenho acesso aos materiais pra fazer estas experiencias,apenas no fim de ano,mas tentarei .
Agora em relaçao ao material usado pelos italianos,foi a resina de poliester mesmo?
Pra te ser sincero nao confio nela,no caso da barbela fica muito facil de quebras.
No mais,apenas reafirmo os Parabens!!
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qua Ago 13, 2008 3:55 pm

Zuanon, apesar do seu ter ficado 10mil vezes melhor do que o feito pelos espanhois eu postei a matéria pois informação nunca é demais.

viewtopic.php?p=335881
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qua Ago 13, 2008 4:52 pm

Legal Zeca, gostei.

Mauricio, é esse mesmo autopolimerizavel... pó e líquido. Você ja usou alguma vez? Fiz esses prensados em panela de pressão pra tirar as bolhas...
O primeiro sapo que esta na faze de impermeabilização eu só colei na madeira. O segundo que esta na faze de colagem. Reduzi a quantidade de acrilico, fiz uma cavidade nele. Na madeira coloquei um parafuso rosqueado e colado, deixando a cabeça de fora. Enchi a cavidade de epoxi e juntei as partes de modo que a cabeça do parafuso se fundiu no epoxi, aumentando assim a retença~oentre as duas partes... Fiz fotos, depois posto aqui.

abraço
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Maurício Mesquitta
ANZOL DE OURO
Mensagens: 595
Registrado em: Dom Fev 10, 2008 5:46 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Maurício Mesquitta » Qua Ago 13, 2008 5:27 pm

José Zuanon escreveu:Legal Zeca, gostei.

Mauricio, é esse mesmo autopolimerizavel... pó e líquido. Você ja usou alguma vez? Fiz esses prensados em panela de pressão pra tirar as bolhas...
O primeiro sapo que esta na faze de impermeabilização eu só colei na madeira. O segundo que esta na faze de colagem. Reduzi a quantidade de acrilico, fiz uma cavidade nele. Na madeira coloquei um parafuso rosqueado e colado, deixando a cabeça de fora. Enchi a cavidade de epoxi e juntei as partes de modo que a cabeça do parafuso se fundiu no epoxi, aumentando assim a retença~oentre as duas partes... Fiz fotos, depois posto aqui.

abraço
Sim,este mesmo,pó e liquído,já usei pra fazer reparos,e replicas de iscas,com esta mesma tecnica de molde de silicone,ele é bem mais satísfatorio que a resina poliéster,só o preço que é mais salgadinho,mas
nada que apavore.
Estarei no aguardo do sapo!
Avatar do usuário
Semionovas
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1822
Registrado em: Dom Jan 28, 2007 3:21 pm
Apelido: russo
Cidade:

Mensagem por Semionovas » Qua Ago 13, 2008 6:17 pm

Zuanon
vendo seu tutorial , pensei "não da para colocar o ratin dentro da resina " ,ficaria bem alto por causa da densidade da resina , imaginei colocar um fusivel de vidro ,aqueles com um tubinho de vidro com duas tampinhas de metal usado em eletronicos com duas esferas de aço de caixa de bicicleta ,no seu interior , deve ficar animal !!!!

Semionovas
Não bebo água, pois os peixes fazem sexo dentro dela.
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qua Ago 13, 2008 6:54 pm

Semionovas

Eu pretendo colocar rattling em algumas.. a idéia do fusível pode funcionar. Esse modelo de isca ficou com a barrriga bem rasa e os tubos que eu tinha disponivel eram muito grandes.... mas ainda não desisti da ideia... Estou procurando uma forma que seja rápida e prática... Quand oconseguir uma coisa bem satisfatória posto aqui....
O problema éque estou com muitas iscs pra pintar e esses projetos acabam saindo nos intervalos de secagem enquanto espero...

Mas vamo que vamo
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Marcos Antonio
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1054
Registrado em: Ter Dez 18, 2007 9:26 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Antonio » Qui Ago 14, 2008 7:50 am

Zé muito bacana parabens,show ... ...
Imagem

JESUS FARIA O QUE VOCÊ FEZ HOJE?
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Qui Ago 14, 2008 9:39 am

Espetáculo essa isca, parabéns Zuanon !!!

Existe vantagens nesse tipo de isca ?

Valeu!!!
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qui Ago 14, 2008 10:21 am

Olha Rodão, a vantagem inicial que vejo é a rapidez na escultura. Outro ponto interessante é a relação de peso entre a parte sintética e a madeira. Mudando o tamanho da parte sintética poderemos conseguir diferentes flutuações com um mesmo modelo de isca. Nessa X-Rap por exemplo, enquanto a original afunda lentamente, essa primeira que fiz flutua...
Mas estamos apenas começando os testes... Ontem o Wagner foi na minha casa e enquanto papeavamos produzimos mais algumas, fizemos um molde de uma rapala SSR de 7 cm... Estamos aprendendo e experimentando... não tenho grandes conclusões ainda, mas gostei da técnica... acho que da pra tirar muita coisa boa disso....
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Francis Charles
ANZOL DE OURO
Mensagens: 982
Registrado em: Ter Jun 17, 2008 11:15 pm
Cidade:

Mensagem por Francis Charles » Qui Ago 14, 2008 11:17 am

Parabéns!!
muito show este tipo de isca , mas uma pergunta o custo destes materiais é muito caro ??
abraço!!
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qui Ago 14, 2008 8:16 pm

Francis, amanhã terei que sair e comprar mais liquido do acrilico, consulto os preços e depois te falo.... faz muito tempo que não compro e estou desatualizado.
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Ago 14, 2008 11:11 pm

Parabéns Mestre ...

Cada dia que passa te admiro mais e mais ... Pela tua competência e tua criatividade ... Mas sobretudo, pela tua humildade e pelo teu jeito simples de ser e de querer ensinar todo mundo ...

Você é meu ídolo ... De verdade ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Francis Charles
ANZOL DE OURO
Mensagens: 982
Registrado em: Ter Jun 17, 2008 11:15 pm
Cidade:

Mensagem por Francis Charles » Sex Ago 15, 2008 11:52 am

José Zuanon escreveu:Francis, amanhã terei que sair e comprar mais liquido do acrilico, consulto os preços e depois te falo.... faz muito tempo que não compro e estou desatualizado.
Valew Zuanon!!
Avatar do usuário
Rodrigo Rodrigues
ANZOL DE OURO
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 2:23 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Rodrigues » Sex Ago 15, 2008 2:31 pm

O Zé...como funciona o negócio da panela de pressão ???

Abraço !!!
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Sex Ago 15, 2008 10:29 pm

Rodrigo Rodrigues escreveu:O Zé...como funciona o negócio da panela de pressão ???

Abraço !!!
Quando se mistura o pó e o liquido do acrilico ele fica cheio de bolhas de ar, que além de deisarem com aspecto menos transparente, fragilizam a estrutura do material.
Um amigo me empresto a que estou usando que é deste tipo:
Imagem

Enche ela com água morna e coloca o molde com o acrílico dentro. Completa com água até transbordar e fecha a tampa apertando as borboletas. A pressão comprime as bolhas deixando a peça transparente e mais resistente...

Tem umas panelas que são adaptadas em panelas de pressão usadas nas nossas cosinhas. Pega uma panela tipo Eterna da Nigro e instala um manometro e um bico do tipo usado em pneus... coloca um pouco d'água morna e o molde, fecha e com a ajuda de um compressor injeta ar pelo bico até a pressão ideal....
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Rodrigo Rodrigues
ANZOL DE OURO
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 2:23 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Rodrigues » Sáb Ago 16, 2008 12:00 pm

José Zuanon escreveu:
Rodrigo Rodrigues escreveu:O Zé...como funciona o negócio da panela de pressão ???

Abraço !!!
Quando se mistura o pó e o liquido do acrilico ele fica cheio de bolhas de ar, que além de deisarem com aspecto menos transparente, fragilizam a estrutura do material.
Um amigo me empresto a que estou usando que é deste tipo:
Imagem

Enche ela com água morna e coloca o molde com o acrílico dentro. Completa com água até transbordar e fecha a tampa apertando as borboletas. A pressão comprime as bolhas deixando a peça transparente e mais resistente...

Tem umas panelas que são adaptadas em panelas de pressão usadas nas nossas cosinhas. Pega uma panela tipo Eterna da Nigro e instala um manometro e um bico do tipo usado em pneus... coloca um pouco d'água morna e o molde, fecha e com a ajuda de um compressor injeta ar pelo bico até a pressão ideal....
Rapaiz....isso é uma bomba.... mas vamos tentar....

Brigadão pela força !!!
Paulo Lavado
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 413
Registrado em: Sex Mar 07, 2008 8:30 am
Cidade:

Mensagem por Paulo Lavado » Qui Set 11, 2008 8:41 am

Zé, qual a dureza desse silicone? (acho que a medida é em shore)

Abraço.
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qui Set 11, 2008 12:51 pm

Paulo Lavado escreveu:Zé, qual a dureza desse silicone? (acho que a medida é em shore)

Abraço.
Não tem nada marcado além de "borracha de silicone 8320"
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS LURES MAKERS -”