Tutorial - Duplicando uma isca

A arte de criar Iscas Artificiais é um tema apaixonante e sem dúvida um dos assuntos mais tratados em nossos Fóruns. A criação deste espaço é uma homenagem aos Artistas da Caterva.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47734
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Mar 07, 2010 11:45 pm

Espetacular ...

Parabéns pelo tutorial Rodrigo ...
Está nos fixos ... ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Thiago F. Rovere
CALOURO
Mensagens: 36
Registrado em: Ter Mar 25, 2008 10:12 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago F. Rovere » Qua Mar 10, 2010 9:55 am

fabricio

quanto vc pagou num saco de 25kg?

abraço
Avatar do usuário
Fabricio Cespes
ANZOL DE OURO
Mensagens: 847
Registrado em: Sáb Nov 14, 2009 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Fabricio Cespes » Qua Mar 10, 2010 11:28 am

Thiago F. Rovere escreveu:fabricio

quanto vc pagou num saco de 25kg?

abraço
Eu não comprei... Nem perguntei o preço, apenas consegui uma amostra para testes, e nem tive tempo ainda para testá-las, na verdade estava juntando algumas informações para diminuir as chances de erros. Em breve estarei testando o material.

Abraço

Fabricio Cespes
Avatar do usuário
Rodrigo Rodrigues
ANZOL DE OURO
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 2:23 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Rodrigues » Seg Mar 29, 2010 9:27 pm

Jimy Nakaoka escreveu:Parabens muito bom tutorial!! Quanto ao molde qual a vida útil dele?
Dá pra usar várias vezes?
Novamente parabens ..
ABS
Olá Jimy, dá pra fazer várias iscas sim, se tomar cuidado dura bastante, eu não sou muito cuidadoso e tem durado sim.

Abraço !!!
Avatar do usuário
Rodrigo Rodrigues
ANZOL DE OURO
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 2:23 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Rodrigues » Seg Mar 29, 2010 9:29 pm

Fernando Starling escreveu:Cara meus parabens !! ficou muitooo bom!
hehe
gostaria de saber como que vc faz para retirar as iscas da massa de durepoxi sem movimenta-las ja que vc disse que esse e o pulo do gato ...
hehehe
vlws !!
Pode encostar sim em alguns casos é preciso até passar de leve um estilete e um pano com alcool pra retirar todo o durepoxi, o segredo é não descolar o silicone das laterais das iscas senão quando fizer a segunda parte pode ficar uma marca mais feia no resultado final.

Abraço !!!
Avatar do usuário
Rodrigo Rodrigues
ANZOL DE OURO
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 2:23 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Rodrigues » Seg Mar 29, 2010 9:31 pm

Maurício Mesquitta escreveu:Parabens pelo tuto,Rodrigao!!!
Apenas uma curiosidade,qual resina tu está usando em questao,poliester,poliuretano,epoxi?
Ah,quanto a bolha formada na cabe;a do trairao,vc pode fazer um pequeno canal,ali,p ajudar no escape do ar,quando a resina estiver preenchendo o molde,ao meu ver no trairao seriam necessarios dois orificios extras,para este fim,qualquer,resolveria este pequeno problema facilmente!!!
Basicamente isto=

Imagem

Abçs
Verdade, tem razão, o formato "amendoim" deixa partes mais altas e forma bolsões, um respiro seria bom, principalmente perto dos olhos que é onde tá dando mais problema.

Valeu

Abraço !!!
Avatar do usuário
Rodrigo Rodrigues
ANZOL DE OURO
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 2:23 pm
Cidade:

Re: Parabennss

Mensagem por Rodrigo Rodrigues » Seg Mar 29, 2010 9:32 pm

Douglas Owada escreveu:Parabenns fera!! show de tutorial!!
Sou dentista e essa ideia sempre me instigava mas nunca saia do papel...
Agora vc me deu a luz...
Acho q resina pra dentadura fica legal... ...principalmente as coloridas...já saem com fundo na cor q deseja! rsrs
Outro dia no consultorio tentei bolar uma copia de uma isca plastificando ela com uma plastificadora a vacuo de alta precisao...usada nos moldes dos pacientes...mas ainda nao deu certo... ...o duro q cd erro me custa 1 real das placas! haisdhauishdasdi
Mas vou tentando... ...a hr q acertar terei o prazer de fazer um tutorial tao bem feito como o seu e compartilhar os " segredos" da arte...rsrs
abçss

Hehehe.... se colocar na ponta do lápis a gente pára de fazer isca, as microesferas funcionam no líquido Jet tbm.

Abração !!!
Avatar do usuário
Rodrigo Rodrigues
ANZOL DE OURO
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 2:23 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Rodrigues » Seg Mar 29, 2010 9:35 pm

Moacir Lucas escreveu:eu estava garimpando hj pela internet e achei esse blog qu ensina como clonar só com epoxi, http://translate.google.com.br/translat ... l=es&tl=pt, parece ser bem interessante. O pulo do gato aí é fazer a armação inteiriça e unida com lastro e rattling, tudo junto, pq nesse jeito de clonar, não tem como deixar o rattling na posição desejada da msm maneira do Rodrigo. achei interessante, e msm que não de certo, já adiciona alguma coisa ao nosso conhcimento né? :mrgreen:
Eu já conhecia essa técnica tentei fazer com a resina que tenho, e derretí uma flat cranck 3d porque esquentou demais, acredito que com um material adequado vai funcionar tbm.... ... um dia eu acerto !!!

Abração !!!
Avatar do usuário
Rodrigo Rodrigues
ANZOL DE OURO
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 2:23 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Rodrigues » Seg Mar 29, 2010 9:37 pm

Sidnei Ferreira escreveu:Já estou gritando, FIxo, Fixo, fixo!!
Sensacioanal Rodrigo, parabéns pela matéria.
Tirou muitas dúvidas minhas nesta técnica.
Vou tentar, então onde vc adquiriu os materiais aqui na nossa região.
E o custo dos materiais. Dá pra fazer quantas iscas?
Abraço!
Fala vizinho.... precisamos marcar aquela pizza no forney hein ?!?!?

Então, a resina é da resin faber (pereira barreto) a microesfera da Avipol (são paulo) e o silicone da Nice Artesanatos (centro de SA), dá pra fazer isca pra caramba.

Abração !!!
Avatar do usuário
Rodrigo Rodrigues
ANZOL DE OURO
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 2:23 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Rodrigues » Seg Mar 29, 2010 9:40 pm

Fabricio Cespes escreveu:Perfeito, bem detalhado... Esse é o espírito do Caterva, compartilhar resultados, derrotas e vitórias... Eu estou investindo nesta empreitada, já comprei todos os materiais, resina, silicone e micro-esferas, porém ainda estava coletando informações, para reduzir as chances de erro, contudo esse tutorial já me tirou as dúvidas pendentes.

Acrescentando algo...
Eu já produzi algumas iscas híbridas com resina cristal, vi que é bem diferente dessa que você utilizou. Eu gostei muito da resina cristal, comprei aqui em minha cidade por R$28,00 / Kg e o cara que me vendeu adcionou um pouco de secante de cobalto e ela ficou ainda mais transparente do que já era, porém seu tempo de trabalho diminuiu um pouco, tenho apenas uns 5min para injetar a resina e com 15min já estou desmoldando. A resina é bem resistente só resta testar sua resistência quando adicionado as micro esferas. Estive matutando justamente sobre essa resistência, pois, a barbela, acredito eu, deve sofrer mais com isso, acredito ficar quebradiça. Talvez de certo preparar um pouco da resina sem as micro esferas para injetá-la somente no ponto da cabeça da isca, e o restante com as esferas injetar no resto do corpo, talvez dê certo. Preciso trabalhar nisso...

No site abaixo tem informações sobre as micro esferas, adquiri as minhas lá. Fale com Rita Ruiz o problema é que eles só comercializam pacote de 25Kg aproximadamente, talvez a galera esteja interessada em fazer um multirão.
http://www.rdinternational.com.br/pq.htm

Abraços,

Fabricio Cespes
Olá Fabricio !!!

Ei tive problemas com as barbelas de uma isca que fiz, tive que reforçar a parte de trás dela, fiz uma "nervora" no meio da parte de trás dela e acabou o problema. É bom tentar prever essas coisas antes de fazer a forma senão é disperdício.

Abraço !!!
Avatar do usuário
Rodrigo Rodrigues
ANZOL DE OURO
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 2:23 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Rodrigues » Seg Mar 29, 2010 9:41 pm

NELSON MACIEL escreveu:Espetacular ...

Parabéns pelo tutorial Rodrigo ...
Está nos fixos ... ...
Caveira capitão.... ... missão dada é missão cumprida.

Abração !!!
ROMSJUNIOR
NOVATO
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Mai 13, 2010 11:05 pm
Cidade:
Contato:

Qual e o tipo da resina

Mensagem por ROMSJUNIOR » Sex Mai 28, 2010 1:32 pm

que tipo de resina voce esta utilizando?
Avatar do usuário
Rodrigo Rodrigues
ANZOL DE OURO
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 2:23 pm
Cidade:

Re: Qual e o tipo da resina

Mensagem por Rodrigo Rodrigues » Dom Mai 30, 2010 2:01 pm

ROMSJUNIOR escreveu:que tipo de resina voce esta utilizando?
Não sei como você vai encontrar, mas acho que é a resina cristal ortofitálica, pede a mais fina que eles tiverem. compra cobalto junto que ajuda a secar e ficar mais menos gordurosa.

Abraço
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47734
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Qual e o tipo da resina

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Mai 30, 2010 3:11 pm

ROMSJUNIOR escreveu:que tipo de resina voce esta utilizando?
Olá Amigo

Seja bem vindo à Caterva. Sinta-se em casa e entre Amigos.
Apresente-se no Fórum Bate Papo, queremos conhece-lo.

Pelas regras da Caterva, solicitamos que cada usuário utilize como Nome de Registro, seu nome próprio e evite a utilização de apelidos ou nick names. Informe seu nome e sobrenome para que eu possa fazer as modificações exigidas.

O Avatar deve mostrar a foto do pescador. Se você tiver problemas para postar o Avatar, envie a foto no tamanho original para meu e-mail, nelsonmaciel@uol.com.br , que eu providencio os ajustes e a sua colocação.

Por favor, informe a sua localização, cidade e estado.

Veja nossas normas de participação :

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=25136

Obrigado
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Gustavo B. Zimer
ANZOL DE OURO
Mensagens: 540
Registrado em: Dom Nov 16, 2008 7:58 pm
Cidade:

Mensagem por Gustavo B. Zimer » Ter Jun 01, 2010 9:34 am

Show de bola Rodrigo!!!!
Além de muito bom parece relativamente simples de fazer.... ...
Parabéns!!!!
><((((°>Pescar e soltar, dois prazeres <°))))><
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Re: Parabennss

Mensagem por José Zuanon » Qua Jun 16, 2010 8:53 am

Douglas Owada escreveu:Parabenns fera!! show de tutorial!!
Sou dentista e essa ideia sempre me instigava mas nunca saia do papel...
Agora vc me deu a luz...
Acho q resina pra dentadura fica legal... ...principalmente as coloridas...já saem com fundo na cor q deseja! rsrs
Outro dia no consultorio tentei bolar uma copia de uma isca plastificando ela com uma plastificadora a vacuo de alta precisao...usada nos moldes dos pacientes...mas ainda nao deu certo... ...o duro q cd erro me custa 1 real das placas! haisdhauishdasdi
Mas vou tentando... ...a hr q acertar terei o prazer de fazer um tutorial tao bem feito como o seu e compartilhar os " segredos" da arte...rsrs
abçss
Fala Douglas.
Eu trabalho na fac. do Odonto da Unesp Araraquara.
Comprei as microesferas e estou fazendo uns testes com o acrilico autopolimerizavel... Por enquanto não consegui uma flutuabilidade legal que suportasse o peso das garateias... Precisa aumentar muito a proporção de microesferas em realção ao pó do acrilico o que faz perder resitencia....Outra coisa que acontece é as microesferas migrarem (boiarem) para a superficie, portanto a isca durante o processo de secagem deve ficar na posição correta, para a costa da isca ficar mais leve e a barriga mais pesada e com acrilico mais concnetrado.... ajudando na ancoragem dos pitões.
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Ítalo Diego Fiamoncini
CALOURO
Mensagens: 11
Registrado em: Ter Jul 20, 2010 5:03 pm
Cidade:

Mensagem por Ítalo Diego Fiamoncini » Qua Ago 04, 2010 10:25 am

olá rodrigo.
encontrei aqui em blumenau umas esferas de vidro que são utilizadas junto com tinta de pavimento para pintar faixas no asfalto. mas não sei se elas são ocas, a menina que vende disse que são macisas, coloquei elas na agua e não flutuam. serã que existe dois tipos? ou estou com a certa? a esfera faz a isca boiar ou so diminui o peso pra ela não afundar tão rapido?

abraços
italo diego
blumenau SC
Avatar do usuário
Semionovas
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1822
Registrado em: Dom Jan 28, 2007 3:21 pm
Apelido: russo
Cidade:

Mensagem por Semionovas » Qua Ago 04, 2010 11:28 am

italodiego ,

existem dois tipos de micro esferas de vidro as ocas para ficar leve e as macisas que e usada para a resina não escorer ,e fica muito duro dificil até para lixar ,são usadas no gel coting da fibra de vidro por deixar a superficie da resina resistente a riscos ,mas deve ser aplicada por dentro do molde.

Semionovas
Não bebo água, pois os peixes fazem sexo dentro dela.
Avatar do usuário
Rodrigo Rodrigues
ANZOL DE OURO
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 2:23 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Rodrigues » Qui Ago 05, 2010 12:24 pm

Semionovas escreveu:italodiego ,

existem dois tipos de micro esferas de vidro as ocas para ficar leve e as macisas que e usada para a resina não escorer ,e fica muito duro dificil até para lixar ,são usadas no gel coting da fibra de vidro por deixar a superficie da resina resistente a riscos ,mas deve ser aplicada por dentro do molde.

Semionovas
Valeu Capitão !!!

Essa nem eu sabia....

Abração !!!
Avatar do usuário
Alex Rosa Cunha
NOVATO
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Jun 09, 2010 3:36 pm
Cidade:

Mensagem por Alex Rosa Cunha » Qua Nov 24, 2010 3:37 pm

Olá Rodrigo. Antes de tudo parabéns pelo trabalho. tá muito legal.

Eu comecei a fazer iscas com a mesma técnica que vc usou. Mas encontrei alguns problemas.

A resina ficava frágil ao choque. depois que eu quebrei algumas na borda da piscina resolvi que não estava bom. Usei uma mistura de aerosil e microbalões que deu uma ótima resistência e leveza, mas aumentou muito o custo da isca.

Então passei a usar outra técnica. Eu fiz um molde de um "miolo" da isca. nesse molde eu fixava o ratilim, arame e lastros. e depois eu preenchia com espuma expansiva. tendo esse miolo pronto eu o enrolava em tecido de fibra de vidro e o fixava no molde externo. esse molde externo eu enchia com resina poliéster barata com um reforço de flocos de fibra de vidro. o resultado era bom. iscas padrões e fortes. mas a cada 3 iscas só 1 saia com a estabilidade boa. as outras 2 não ficavam flutuando bem, o resultado era que eu tinha que furar a resina pra inserir mais lastros para equilibrar o nado. portanto nunca consegui fazer iscas iguais. eram iguais em aparência mas no nado eram diferentes.

Ainda procuro solução para a falta de estabilidade das iscas. ficarei muito grato se vc der alguma dica.

abraço.

Alex
Avatar do usuário
Roberto Nascimento Santos
CALOURO
Mensagens: 22
Registrado em: Seg Jun 18, 2007 12:19 am
Cidade:

encontro de lures makers

Mensagem por Roberto Nascimento Santos » Qua Nov 24, 2010 8:00 pm

Rodrigo, estou querendo ver se organizo um encontro da nossa turma.
Seria interessante um primeiro encontro e pode ser ai em Santo André.
Me passa seu e-mail neste aqui:
robalo1102@hotmail.com
A gente vai se falando e convocando a galera para o encontro e se for possivel comendo uma boa pizza e trocando idéias sobre materiais e técnicas do assunto.
Abraçãoooo!!!!!
Avatar do usuário
Cesinhagomes
CALOURO
Mensagens: 23
Registrado em: Dom Jul 08, 2007 4:25 pm
Cidade:

Outra idéia!

Mensagem por Cesinhagomes » Qui Dez 02, 2010 10:52 am

Bom dia a todos!
Pessoal já faz tempo eu vi esse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=FOpUy4GJJ8U, mas não sabia onde encontrar os materiais! Depois de ler o que o Rodrigo escreveu clareou bastante as idéias!
Rodrigo meus parabéns! Seu tutorial ficou excelente!
O video é mais pra ter uma outra idéia de como se pode fazer!

Abraço a todos!
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47734
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Dez 14, 2010 11:09 am

Alex Rosa Cunha escreveu:Olá Rodrigo. Antes de tudo parabéns pelo trabalho. tá muito legal.

Eu comecei a fazer iscas com a mesma técnica que vc usou. Mas encontrei alguns problemas.

A resina ficava frágil ao choque. depois que eu quebrei algumas na borda da piscina resolvi que não estava bom. Usei uma mistura de aerosil e microbalões que deu uma ótima resistência e leveza, mas aumentou muito o custo da isca.

Então passei a usar outra técnica. Eu fiz um molde de um "miolo" da isca. nesse molde eu fixava o ratilim, arame e lastros. e depois eu preenchia com espuma expansiva. tendo esse miolo pronto eu o enrolava em tecido de fibra de vidro e o fixava no molde externo. esse molde externo eu enchia com resina poliéster barata com um reforço de flocos de fibra de vidro. o resultado era bom. iscas padrões e fortes. mas a cada 3 iscas só 1 saia com a estabilidade boa. as outras 2 não ficavam flutuando bem, o resultado era que eu tinha que furar a resina pra inserir mais lastros para equilibrar o nado. portanto nunca consegui fazer iscas iguais. eram iguais em aparência mas no nado eram diferentes.

Ainda procuro solução para a falta de estabilidade das iscas. ficarei muito grato se vc der alguma dica.

abraço.

Alex
Olá Alex

Seja bem vindo à Caterva. Sinta-se em casa e entre Amigos.
Apresente-se no Fórum Bate Papo, queremos conhece-lo.

- Por favor, informe a sua localização, cidade e estado.

Veja nossas normas de participação :

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=25136

Qualquer dúvida contate-nos

Obrigado
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Marcos David
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 136
Registrado em: Ter Fev 16, 2010 7:19 pm
Cidade:

parabens pela iniciativa.

Mensagem por Marcos David » Seg Jan 03, 2011 10:40 pm

Rodrigo, esta de parabéns!!!

Ainda estou lutando com o balsamo, mais após este seu tutorial, criei coragem e vou tentar criar com a resina...
Gostaria que postasse as especificações de cada material usado, pois ficaria mais fácil para nossa aquisição...

Novamente, MEUS SINCEROS PARABÉNS!
Avatar do usuário
Fábio de Souza
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Ago 18, 2011 10:05 am
Cidade:

Mensagem por Fábio de Souza » Qua Set 07, 2011 5:16 pm

Rodrigo perfeito o tutorial...

Darei inicio a minha fabricação de iscas por este tutorial....
Pratique a pesca esportiva, preservação e respeito.
Avatar do usuário
Tadeu Brambilla
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2457
Registrado em: Seg Jan 19, 2009 5:40 pm
Cidade:

Mensagem por Tadeu Brambilla » Seg Set 12, 2011 12:15 am

qui belo trabalho parabens.... ... ...... ......
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS LURES MAKERS -”