Tutorial - Duplicando uma isca

A arte de criar Iscas Artificiais é um tema apaixonante e sem dúvida um dos assuntos mais tratados em nossos Fóruns. A criação deste espaço é uma homenagem aos Artistas da Caterva.
Avatar do usuário
Rodrigo Rodrigues
ANZOL DE OURO
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 2:23 pm
Cidade:

Tutorial - Duplicando uma isca

Mensagem por Rodrigo Rodrigues » Qui Mar 04, 2010 10:40 pm

Olá Pessoal !!!

Tem um bom tempo que eu parei de fazer iscas de balsa, de lá pra cá eu me adaptei muito bem com formas e resinas, lí muitas coisas em sites de fora e adaptei ao material encontrado aqui no Brasil, desenvolví técnicas novas conforme os problemas foram aparecendo e hoje gostaria de compartilhas com vocês alguma coisa sobre formas e resinas.

Espero que esse tutorial ajude aos que querem aprender e incentive o compartilhamento de informações (coisa que tá meio em falta por aqui).

Antes de tudo precisa ficar claro que não quero incentivar nada como pirataria, falsificação de iscas e nada disso, quero discutir aqui uma técnica de artesanato, conhecimento técnico.

Pra começar escolha uma isca do seu gosto (começe com iscas grandes, são mais fáceis), nesse caso escolhi um trairão (por causa do tamanho e dos detalhes grandes da cabeça) e uma Red Pepper Jr (por ser uma isca média, além da curiosidade de saber se os pequenos detalhes do dorso sairiam).

Retire as garatéias e os olhos (eu sei que da dó).
Imagem

Usando as partes do durepoxi (sem misturar para não perder) cole um palito de sorvete lateralmente a isca. O cuidado aqui é não passar o durepoxi da metade da isca.
Imagem

Com o auxílio de outros dois palitos posicione as iscas deitadas e suspensas a 1 cm do fundo de um pote. menos de 1 cm é pouco e mais de 1 cm é disperdício de material.
Imagem

Encha com silicone de artesanato até a metade das iscas, para ter certeza de que as linhas estarão alinhadas pode-se fazer uma prévia com água antes de jogar o silicone.
Imagem

SOBRE SILICONE - Geralmente a "dureza" é definida pelas cores, o branco é a mais mole (mole demais) o azul é médio (muito bom) e o vermelho o mais duro (deve ser ótimo, nunca usei). Custa uns R$ 35,00 1 Kg.
Imagem

Depois de seco o silicone, retire os palitos com o durepoxi e NÃO MEXA NAS ISCAS, esse é o pulo do gato, NÃO ENCOSTE NAS ISCAS.

Insira pequenos palitos que servirão de guias para o fechamento correto da forma deixe as pontas com cerca de 1 centímetro acima das iscas. Reforçando NNNNNNNNÃÃÃÃÃOOOOO MEEEEXXXXXXAAAAAA NAAAAAA IIIIIISSSSSSSCCCCCCAAAAAAAAAA !!!!!
Imagem

Passe uma boa camada de desmoldante em spray em cima de tudo, sim deve ser spray para gerar uma pelicula por igual.
Imagem

Cubra tudo com silicone.
Imagem


Depois de bem seco desenforme e abra cuidadosamente as duas metades, ficará assim:
Imagem


No meu exemplo eu fiz duas iscas então chegou o momento de separa-las.
Faça nas costas da isca (metade em cada banda) um buraco que servirá para injeção da resina. A visão aberta é essa:
Imagem

Pronto, a forma está pronta para encher.

FAZENDO A ISCA


Começe pelo rattlin, do jeito que preferir, cuidado com o peso, deve ser o necessário para manter a isca na posição correta na água considerando o peso da garatéia, dica, a resina bóia menos que a balsa.
Imagem

SOBRE A RESINA - Em casas especializadas peça pela resina mais fina que eles tiverem, compre um catalizador adicional para acelerar a secagem da isca será necessário também a microesfera de vidro (um pó de vidro que faz a resina boiar). Faça a mistura deixando o catalizador por último.

Encha aproximadamente 1/3 da isca e espere secar um pouco.
Imagem

Abra cuidadosamente a forma o suficiente para colocar o rattlin na posição correta, se necessário adicione chumbo para lastrear.
Imagem

Encha por completo a forma tomando cuidado para não deixar bolhas de ar.
Eu abri mais uma entrada no Trairão por causa do seu formato.
Imagem

Agora é só esperar secar e desenformar.
Imagem

Pronto, temos as iscas.

SOBRE OS PITÕES - Agora ou usamos pitões de rosca, ou fazemos igual a balsa, abre-se um pequeno corte na barriga e colocamos um arame ortodontico, a facilidade é que já está lastreada.

Os detalhes da red pepper não ficaram bons, acho que pra isso terei que alterar a proporção da resina, deixando-a menos oleosa. Em compensação o trairão ficou muito bom.
Imagem

Mesmo tomando cuidado ficou uma bolha de ar, mas nada que uma massinha não resolva.
Imagem

É isso ae, daqui pra frente é com a criatividade de vocês, eu não tive tempo de termina-las, mas qualquer dia eu termino e posto por aí.

Espero que esse tutorial incentive a colocação de mais matérias técnicas no fórum, o pessoal tá escondendo demais o jogo e esse não é o objetivo do fórum, tem muita gente que chega aprende e não retribui com nada.

Vamo lá galera, vamo agita isso aqui.

Abraço a todos.
Avatar do usuário
Antonio C. Santos
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2118
Registrado em: Sáb Set 24, 2005 12:31 am
Cidade:

PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!

Mensagem por Antonio C. Santos » Qui Mar 04, 2010 10:51 pm

EH ISSO!!!!!!!!!!!!!!!
Isso eu estava tentando entender, agora vc abriu uma avenida de esclarecimentos, estava conversando com o Alexandre gonçalves dias atrás sobre esta técnica, meu amigo...sem palavras!
Estou muito feliz pelo que vc fez Rodrigo...!
Vc não tem idéia!
DEUS te abênçõe!!!!
YESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!YESSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!
:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
Obrigado CATERVA!
Avatar do usuário
Ricardo Luiz
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2158
Registrado em: Qui Jun 05, 2008 2:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Luiz » Qui Mar 04, 2010 11:15 pm

Para título de conhecimento show de bola, parabéns pela iniciativa, abraço.
Avatar do usuário
Fábio Tonicelli Barbuy
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3645
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 9:32 am
Cidade:

Mensagem por Fábio Tonicelli Barbuy » Qui Mar 04, 2010 11:33 pm

Noosa sensacional!!!!!!!
Eu não vou nem olhar mais esse tópico, senão vou começar a viciar nesse negócio de fazer iscas rsrsrsrs
Muito legal mesmo Rodrigo, é de grande valia pro pessoal do fórum.
Avatar do usuário
Alexandre Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1893
Registrado em: Qua Dez 12, 2007 9:06 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre Gonçalves » Qui Mar 04, 2010 11:55 pm

Animaaaal Rodrigaum!!!

Vc já sabe hien?

Tô na fila!!!

Abçss!! 8)
Avatar do usuário
Caue Costa Hueso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1504
Registrado em: Ter Jul 26, 2005 12:47 pm
Cidade:

Re: Tutorial - Duplicando uma isca

Mensagem por Caue Costa Hueso » Qui Mar 04, 2010 11:59 pm

Rodrigo Rodrigues escreveu:Olá Pessoal !!!

Tem um bom tempo que eu parei de fazer iscas de balsa, de lá pra cá eu me adaptei muito bem com formas e resinas, lí muitas coisas em sites de fora e adaptei ao material encontrado aqui no Brasil, desenvolví técnicas novas conforme os problemas foram aparecendo e hoje gostaria de compartilhas com vocês alguma coisa sobre formas e resinas.

Espero que esse tutorial ajude aos que querem aprender e incentive o compartilhamento de informações (coisa que tá meio em falta por aqui).

Antes de tudo precisa ficar claro que não quero incentivar nada como pirataria, falsificação de iscas e nada disso, quero discutir aqui uma técnica de artesanato, conhecimento técnico.

Pra começar escolha uma isca do seu gosto (começe com iscas grandes, são mais fáceis), nesse caso escolhi um trairão (por causa do tamanho e dos detalhes grandes da cabeça) e uma Red Pepper Jr (por ser uma isca média, além da curiosidade de saber se os pequenos detalhes do dorso sairiam).

Vamo lá galera, vamo agita isso aqui.

Abraço a todos.

Fenomenal rodrigao!!! tem algum microzzinha ai de fabricação propria ? ehhehehe

abs
"Aprendemos a nadar como peixes e voar como pássaros, mas não a conviver como irmãos"
Avatar do usuário
Moacir Lucas
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 152
Registrado em: Sáb Dez 12, 2009 12:48 pm
Cidade:

Mensagem por Moacir Lucas » Sex Mar 05, 2010 1:11 am

merece ir pros fixos! :D
Avatar do usuário
Jefte Teixeira - Jé
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4030
Registrado em: Ter Jun 14, 2005 3:01 pm
Cidade:

Mensagem por Jefte Teixeira - Jé » Sex Mar 05, 2010 1:18 am

Caraca, sempre quis fazer isso, nunca soube como e por onde começar..
Muito Obrigado Rodrigo, Mesmo..
Abração parceiro
Jefte Petricoski Teixeira
Avatar do usuário
Fábio Tonicelli Barbuy
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3645
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 9:32 am
Cidade:

Mensagem por Fábio Tonicelli Barbuy » Sex Mar 05, 2010 1:22 am

Moacir Lucas escreveu:merece ir pros fixos! :D
Concordo!
Avatar do usuário
Antonio C. Santos
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2118
Registrado em: Sáb Set 24, 2005 12:31 am
Cidade:

Mensagem por Antonio C. Santos » Sex Mar 05, 2010 8:41 am

Fábio Tonicelli Barbuy escreveu:
Moacir Lucas escreveu:merece ir pros fixos! :D
Concordo!
Eu não tenho nem dúvidas disso!
FIXO!!!rs... :D
Obrigado CATERVA!
Avatar do usuário
Rodrigo Segawa
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 313
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 7:14 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Segawa » Sex Mar 05, 2010 8:54 am

show em xara
acho q a soluçao pra essas bolhas de ar no trairao vc vai ter q fazer uma vazao de ar
tipo a q vc fez pra resinar so q num diametro menor e perto da cabeça e do rabo da isca
acho q desse jeito vai preencher o molde por completo
talvez posso estar falando besteira mais tenho uma forma desse tipo pra jj
abraço
Avatar do usuário
Francis Charles
ANZOL DE OURO
Mensagens: 982
Registrado em: Ter Jun 17, 2008 11:15 pm
Cidade:

Mensagem por Francis Charles » Sex Mar 05, 2010 9:49 am

show de bola em Rodrigo!
Avatar do usuário
Washington Borges
ANZOL DE OURO
Mensagens: 640
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 9:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Washington Borges » Sex Mar 05, 2010 9:56 am

Rodrigo,

Show de bola, valeu por compartilhar esse seu conhecimento conosco.
Pode ter certeza que muita gente fará grande proveito do que está passando para nós.

O Material já está na mão, só precisava dessa valiosa ajuda.

Forte Abraço.
Avatar do usuário
Marco Mantovani
ANZOL DE OURO
Mensagens: 730
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 2:54 pm
Cidade:

Mensagem por Marco Mantovani » Sex Mar 05, 2010 10:24 am

Muito legal mesmo.

Parabéns pela iniciativa.

Definitivamente o mundo precisa de mais gente assim!

Abçs. :D
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Sex Mar 05, 2010 11:28 am

Beleza de tutorial! parabéns!

Gostei do resultado!


Perguntas:

Estou pra comprar as microesferas de vidro.... onde cotei, me pediram 8 reais por 100g... Quanto vc pagou? Fico imaginando que por serem ocas as microesferas, 100g seria um volume consideravel... estou certo?

Voce sabe dizer quantos gramas de microesferas usou numa isca tipo red pepper e quanto numa trairão??? qual o peso final da isca?

To perguntando isso pra calcular custos e ver o quanto vale a pena...

outra coisa: estou com medo de pedir as microesferas pelo correio e a coisa vir sacolejando tanto que quando chegarem por aqui tenham perdido as propriedades de flutuação.... li em algum lugar que são muito delicadas e que se deve tomar cuidado ao misturar com as resinas ...

Estava com ideia de moldar a isca como fiz na hibrida bi-material, dividindo-a em barriga e costas, e não lateralmente como vc fez.... isso com a idéia de usar na barbela e parte da barriga a resina pura, que daria mais resistencia e funcionaria como lastro... e a parte de cima vazar com microesferas... que vc acha da idéia?
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Rodrigo Rodrigues
ANZOL DE OURO
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 2:23 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Rodrigues » Sex Mar 05, 2010 12:55 pm

Voltei ...

Antônio (o pintor), Ricardo, Fábio, Alê (parceirão), Cauê, Moacir, Jé, Fábio, Rodrigo, Francis, Washington (o dono do torninho mais profissa do fórum), Mantovani e Mestre Zé, muito obrigado pelas mensagens, fico feliz que tenham gostado, espero ter ajudado, que seja um novo ânimo pra todos. Vamos crescer juntos !!!

Brigadão mesmo !!!
Avatar do usuário
Rodrigo Rodrigues
ANZOL DE OURO
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 2:23 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Rodrigues » Sex Mar 05, 2010 1:16 pm

José Zuanon escreveu:Beleza de tutorial! parabéns!

Gostei do resultado!


Perguntas:

Estou pra comprar as microesferas de vidro.... onde cotei, me pediram 8 reais por 100g... Quanto vc pagou? Fico imaginando que por serem ocas as microesferas, 100g seria um volume consideravel... estou certo?

Voce sabe dizer quantos gramas de microesferas usou numa isca tipo red pepper e quanto numa trairão??? qual o peso final da isca?

To perguntando isso pra calcular custos e ver o quanto vale a pena...

outra coisa: estou com medo de pedir as microesferas pelo correio e a coisa vir sacolejando tanto que quando chegarem por aqui tenham perdido as propriedades de flutuação.... li em algum lugar que são muito delicadas e que se deve tomar cuidado ao misturar com as resinas ...

Estava com ideia de moldar a isca como fiz na hibrida bi-material, dividindo-a em barriga e costas, e não lateralmente como vc fez.... isso com a idéia de usar na barbela e parte da barriga a resina pura, que daria mais resistencia e funcionaria como lastro... e a parte de cima vazar com microesferas... que vc acha da idéia?
Vamos às perguntas.

Um pote de sorvete dá umas 250 gr de microesferas, acho dificil elas perderem as propriedades, na verdade é um "pó" de vidro ultra fino, se é uma esfera mesmo, acho que só no microscópio dá pra saber, o recipiente dele deve estar sempre fechado senão o vento leva tudo, e respirar perto sem máscara nem pensar.

Uso uma proporção de 50% no geral, em iscas maiores pode-se diminuir um pouco a microesfera (tipo 40% ou 30%) na verdade não existe um número certo porque existem muitas variáveis, a maior delas é o rattling se for pesado demais será necessária uma flutuação maior, só que se forçar demais a microesfera a resina fica fraca.

O Trairão tá com 35 gr só que o rattlin tá com 13 sobra 22 gramas de massa, considerando 50% dá 11 gr de microesfera ou R$ 0,88 (no seu orçamento).

O molde lateral dá certo sim, só que pra iscas sem detalhes laterais, a maioria absoluta das iscas que fiz, eu fiz lateral, só que saíram com as laterais lisas (pra decoupagem é até uma vantagem). O bom é que dá pra preencher a barbela só com resina e ela fica transparente, mas até a barriga não fica boa não.

Fica assim
Imagem

Abraço !!!
Avatar do usuário
Rodrigo Rodrigues
ANZOL DE OURO
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 2:23 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Rodrigues » Sex Mar 05, 2010 1:20 pm

Só um aviso pra quem for tentar.... cuidado com os produtos quimicos, as resinas são muito fortes e chegam a queimar a garganta quando respirado, e as microesferas são fáceis de tudo de respirar, compra uma máscara para gases e particulas, eu paguei R$ 42,00 em uma da 3M, mas valeu a pena.

Fora isso é tentar centenas de vezes até pegar o jeito.

Abraço !!!
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Sex Mar 05, 2010 2:24 pm

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: Vamos às compras! :twisted: :twisted: :twisted:

:( :( :( ai meu orçamento... :( :( :( :(
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Ricardo Diell
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 390
Registrado em: Qui Jan 22, 2009 3:38 pm
Cidade:

res

Mensagem por Ricardo Diell » Sex Mar 05, 2010 2:53 pm

Olá Rodrigo, Boa tarde !!

Já ví mais de uma matéria ref. este assunto, mas nenhuma tão bem explicada, cara, meus parabéns !!

Por enquanto devido ao meu trabalho não tive tempo nem de me aventurar nem nas iscas em balsa mesmo já tendo algum material, mas já aprendi muita coisa e inclusive já estava pesquisando ref. iscas em resina também, você me tirou várias dúvidas neste tópico obrigado.

Uma dúvida, com relação aos pitões, não seria possível fazer como nas iscas em balsa como você disse, porém colocando-os antes de resinar a isca na forma ??

Novamente, parabéns pela matéria, show de bola.

Grande Abraço,
RICARDO DIELL
BORN TO FISH, FORCED TO WORK ..
I PREFER A BAD FISH DAY THAN A WONDERFUL WORK DAY !!
Avatar do usuário
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3395
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 3:51 pm
Apelido: Piska
Cidade:

Mensagem por Alcides Barbosa - Piska » Sex Mar 05, 2010 2:54 pm

Parabéns Rodrigo pela iniciativa, pelo resultado e por ter compartilhado conosco a tua técnica. Um grande abraço!
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Avatar do usuário
Nicola Aidinis
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1772
Registrado em: Ter Jan 20, 2009 7:26 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Nicola Aidinis » Sex Mar 05, 2010 3:43 pm

Rodrigo, parabéns, tremendo tutorial.

Já esta na bíblia do pergunte antes.

Voto para fixo
Ser pescador não te trará muitos amigos,
Mas com certeza serão os amigos certos.

____________________________________________________
Nicola
Imagem
Avatar do usuário
Rodrigo Rodrigues
ANZOL DE OURO
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 2:23 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Rodrigues » Sex Mar 05, 2010 8:01 pm

Brigadão, Ricardo, Alcides e Nicola....Que bom que gostaram, mãos a obra !!!
Avatar do usuário
Fernando Starling
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 475
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 10:22 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Starling » Sex Mar 05, 2010 8:30 pm

Cara meus parabens !! ficou muitooo bom!
hehe
gostaria de saber como que vc faz para retirar as iscas da massa de durepoxi sem movimenta-las ja que vc disse que esse e o pulo do gato ...
hehehe
vlws !!
Avatar do usuário
Maurício Mesquitta
ANZOL DE OURO
Mensagens: 595
Registrado em: Dom Fev 10, 2008 5:46 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Maurício Mesquitta » Sex Mar 05, 2010 8:38 pm

Parabens pelo tuto,Rodrigao!!!
Apenas uma curiosidade,qual resina tu está usando em questao,poliester,poliuretano,epoxi?
Ah,quanto a bolha formada na cabe;a do trairao,vc pode fazer um pequeno canal,ali,p ajudar no escape do ar,quando a resina estiver preenchendo o molde,ao meu ver no trairao seriam necessarios dois orificios extras,para este fim,qualquer,resolveria este pequeno problema facilmente!!!
Basicamente isto=

Imagem

Abçs
Editado pela última vez por Maurício Mesquitta em Sáb Mar 06, 2010 7:01 pm, em um total de 1 vez.
Imagem
Avatar do usuário
Telmo
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1053
Registrado em: Qua Mai 31, 2006 8:30 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Telmo » Sex Mar 05, 2010 10:24 pm

Sensacional Rodrigão muito bacana sua explicação, no começo deve ser bem complicado até ver a primeira isca saindo prontinha, valeu pela persistencia.
Vou continuar com a balsa fiquei assustado com esse negocio de quimica :shock: :shock: :shock:

Parabens Rodrigo !
GOD BLESS YOU ! ! !
Avatar do usuário
Jimy Nakaoka
ANZOL DE OURO
Mensagens: 819
Registrado em: Sex Jul 10, 2009 6:20 am
Cidade:

Mensagem por Jimy Nakaoka » Sáb Mar 06, 2010 1:39 am

Parabens muito bom tutorial!! Quanto ao molde qual a vida útil dele?
Dá pra usar várias vezes?
Novamente parabens ..
ABS
Avatar do usuário
Moacir Lucas
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 152
Registrado em: Sáb Dez 12, 2009 12:48 pm
Cidade:

Mensagem por Moacir Lucas » Sáb Mar 06, 2010 1:12 pm

eu estava garimpando hj pela internet e achei esse blog qu ensina como clonar só com epoxi, http://translate.google.com.br/translat ... l=es&tl=pt, parece ser bem interessante. O pulo do gato aí é fazer a armação inteiriça e unida com lastro e rattling, tudo junto, pq nesse jeito de clonar, não tem como deixar o rattling na posição desejada da msm maneira do Rodrigo. achei interessante, e msm que não de certo, já adiciona alguma coisa ao nosso conhcimento né? :mrgreen:
Avatar do usuário
Sidnei Ferreira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 676
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 2:03 am
Cidade:

Mensagem por Sidnei Ferreira » Sáb Mar 06, 2010 10:13 pm

Já estou gritando, FIxo, Fixo, fixo!!
Sensacioanal Rodrigo, parabéns pela matéria.
Tirou muitas dúvidas minhas nesta técnica.
Vou tentar, então onde vc adquiriu os materiais aqui na nossa região.
E o custo dos materiais. Dá pra fazer quantas iscas?
Abraço!
Avatar do usuário
Fabricio Cespes
ANZOL DE OURO
Mensagens: 847
Registrado em: Sáb Nov 14, 2009 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Fabricio Cespes » Sáb Mar 06, 2010 10:35 pm

Perfeito, bem detalhado... Esse é o espírito do Caterva, compartilhar resultados, derrotas e vitórias... Eu estou investindo nesta empreitada, já comprei todos os materiais, resina, silicone e micro-esferas, porém ainda estava coletando informações, para reduzir as chances de erro, contudo esse tutorial já me tirou as dúvidas pendentes.

Acrescentando algo...
Eu já produzi algumas iscas híbridas com resina cristal, vi que é bem diferente dessa que você utilizou. Eu gostei muito da resina cristal, comprei aqui em minha cidade por R$28,00 / Kg e o cara que me vendeu adcionou um pouco de secante de cobalto e ela ficou ainda mais transparente do que já era, porém seu tempo de trabalho diminuiu um pouco, tenho apenas uns 5min para injetar a resina e com 15min já estou desmoldando. A resina é bem resistente só resta testar sua resistência quando adicionado as micro esferas. Estive matutando justamente sobre essa resistência, pois, a barbela, acredito eu, deve sofrer mais com isso, acredito ficar quebradiça. Talvez de certo preparar um pouco da resina sem as micro esferas para injetá-la somente no ponto da cabeça da isca, e o restante com as esferas injetar no resto do corpo, talvez dê certo. Preciso trabalhar nisso...

No site abaixo tem informações sobre as micro esferas, adquiri as minhas lá. Fale com Rita Ruiz o problema é que eles só comercializam pacote de 25Kg aproximadamente, talvez a galera esteja interessada em fazer um multirão.
http://www.rdinternational.com.br/pq.htm

Abraços,

Fabricio Cespes
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS LURES MAKERS -”