Ensaio de um Tutorial...

A arte de criar Iscas Artificiais é um tema apaixonante e sem dúvida um dos assuntos mais tratados em nossos Fóruns. A criação deste espaço é uma homenagem aos Artistas da Caterva.
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Ensaio de um Tutorial...

Mensagem por José Zuanon » Dom Abr 02, 2006 8:25 pm

O pessoal tá me cobrando uns tutoriais... o tempo tá curto... então vai este "ensaio de tutorial pro pessoal ter uma idéia.

Primeiro eu usei uma ripa de balsa de 6mm (1/4') de espessura. Cortei tiras longitudinais acompanhando o sentido das fibras da madeira com largura varinando entre 2 e 2,5 cm. Essas tiras foram cortadas em pares de pedaços menores com tamanhos variados de 4,5cm até 8cm.

Imagem

Agrupados os pares, foram feitas caixas de lastro na metade posterior das iscas do tipo "trick" que funcionam como stick e possuem uma garatéia só.

Imagem

Nas iscas com duas garatéias a caixa de lastro fica mais centralizada.

Em seguida é feita a ferragem. Eu uso fio de ortodontia. Eu prefiro esse tipo devido a sua têmpera que permite fazer com mais facilidade as curvas e dobras necessárias. Eu uso também os alicates de ortodontia para fazer essas dobras. Existem uma infinidade de modelos desenhados para fazer tipos específicos de dobras e curvas nos fios.

Imagem

Eu dobro as pontas dos fios de maneira que possam ser cravadas na madeira, aumentando assim a resistência à tração.
Imagem
Nesta isca de duas garatéias pode-se notar a caixa de lastro mais centralizada.
Imagem

Nesta outra isca maior, podemos ver a caixa de lastro centralizada e a caixa de ratling. Desenhei o perfil da isca tb pelo lado de dentro para que fique mais didático....
Imagem

Em seguida as partes são coladas com cola de madeira Cascorex (amarelada). Nas iscas que possuem ratling é preciso tomar muito cuidado na colagem. Eu tenho usado bolinhas de aço nestas iscas. Uso grampos C e ripinhas para proteger as iscas na hora do aperto.
Imagem

Depois de coladas, desenho o perfil das iscas e faço os cortes e a "lapidação". As caixas de lastro e ratling eu faço usando um mini formão,estiletes, etc.
A lapidação da isca eu uso uma navalha descartável. No laboratório onde trabalho faço contes histológicos num micrótomo. Este aparelho usa navalhas descartáveis para tirar cortes de 5 micrometros de espessura. Depois de alguns blocos cortados, essas navalhas são descartadas. Eu as reutilizo nas minhas iscas. Com uma navalha usada consigo lapidar umas 3 iscas antes dela perder totalmente o corte.

Nessa hora é preciso cuidado pra não atingir nem a caixa de ratling nem a de lastro.
Deixo o dorso das iscas mais "gordo" e as barricas e a cauda mais "magras".
Depois dou acabamento com lixa d'água por serem mais resistentes.
Imagem
Imagem
Imagem

Depois vem a pintura o e/ou a colagem da imagem de papel, etc....
mas isso fica pra proxima edição.... ...
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Dom Abr 02, 2006 8:51 pm

Zé, show de bola... seguinte, vou pegar este topico e colocar no Caterva - no site...

Outra coisa, vc usa DOPE para deixar a balsa rigida?
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Fábio B.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3571
Registrado em: Ter Nov 02, 2004 1:02 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fábio B. » Dom Abr 02, 2006 9:02 pm

legal de mais Zé! Parabéns...
Abraço,
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Dom Abr 02, 2006 9:21 pm

zeca escreveu:Zé, show de bola... seguinte, vou pegar este topico e colocar no Caterva - no site...

Outra coisa, vc usa DOPE para deixar a balsa rigida?
Não passo nada não. Na casa de aeromodelismo onde eu compro a balsa, são vendidas madeiras de 3 durezas diferentes: mole, média e dura. Eu sempre uso a média ou a dura. A resitencia é igual a uma Rapala. Ou seja, se topar com umas cachorras acaba ficando assim....
Imagem
Imagem
Finalmente eu e o Wagner conseguimos derreter os copos descartáveis com um Thiner que ele comprou. É um Thiner 7000. A especificação dele não tá aqui agora... depois eu passo.
Comecei os primeiros testes com esse revestimento plastificado. Em breve, depois de devidamente testado posto num novo tópico.
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Dom Abr 02, 2006 9:45 pm

totalmente excelente !!!
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Canali » Dom Abr 02, 2006 10:01 pm

Show Zuanon.... Já está bom demais, isso q tu disse ser só um ensaio de tuto....

Duas coisas.... ... A isca enxarcando, a cola de emenda das metades não pode dissolver com o tempo????

Outra.... O rattlin de esferas soltas, na madeira, produz efeito satisfatório????

Quando testar a palstificação, manda noticias... Não estou acertando o verniz sobre a tinha glow... Talvez com plastico fique melhor....

Grande abraço e obrigado por dividir a técnica

Ricardo
Avatar do usuário
Tardeli
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5628
Registrado em: Qui Nov 24, 2005 3:47 pm
Cidade:

Mensagem por Tardeli » Dom Abr 02, 2006 11:11 pm

Xará,

esse seu tópico será de extrema importâncias para os plugs que tento fazer!!!

Obrigado pelas informações.

Abs
Abs

Tardeli
Avatar do usuário
Daniel Komatsu
ANZOL DE OURO
Mensagens: 632
Registrado em: Qui Jan 26, 2006 7:09 pm
Cidade:

Mensagem por Daniel Komatsu » Dom Abr 02, 2006 11:44 pm

Ae Zuanon, eu nem ia falar nada, mesmo pq nem precisa de comentários as suas iscas....
Mas... não me contive... muito show, principalmente o passo a passo que é muito importante pra quem tem dúvidas e queira montar suas próprias iscas....
Imagina os tucunas de Epitácio abocanhando elas... putz....
Acho que só falta estudar como colocar aquele ratlin das Marias the first nas iscas, pro pessoal ficar doido....hehehehe
Abraços e Parabéns mais uma vez...
Daniel Komastu
Sempre esperando a próxima pescaria...rsrsrs
" Ao longo de nossas vidas devemos guardar cada pedra que encontramos em nossos caminhos para que no final possamos construir um forte Castelo"
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Seg Abr 03, 2006 8:13 am

canali escreveu:Show Zuanon.... Já está bom demais, isso q tu disse ser só um ensaio de tuto....

Duas coisas.... ... A isca enxarcando, a cola de emenda das metades não pode dissolver com o tempo????

Outra.... O rattlin de esferas soltas, na madeira, produz efeito satisfatório????

Quando testar a palstificação, manda noticias... Não estou acertando o verniz sobre a tinha glow... Talvez com plastico fique melhor....

Grande abraço e obrigado por dividir a técnica

Ricardo
Essa cola Cascorex amarelada é muito boa. Acho que se a isca estiver bem selada com tinta, verniz, etc, não ira encharcar e soltar a cola. Hoje a noite colocarei um outro tutorial onde as iscas são feitas com uma peça única demadeira.

Quanto ao barulho das esferas, a caixa do ratling deve estar bem lisa internamente. Eu consigo isso passando uma fresa cilindrica reta (tipo rebolo). O som não é alto, mas é grave. O tutorial que postarei hj a noite tem um ratling que produz um som bem melhor.

Essa plastificação eu imagino que não seja adequada para essa pintura. Ela não fica completamente transparente e provavelmente deixará um pouco morta a pintura glow. Outra coisa importante a observar é a base dessa pintura glow. Se a tinta que vc estiver usando for a base de thiner, não irá funcionar, pois o thiner usado pra dissolver os copinhos é muito forte e irá atacar a pintura. Só dará certo se a pintura for a base de água.
Já experimentou Verniz Vitral encontrado nas lojas de artesanato. Aplicando várias camadas com uma "quebrada" de lixa 600 entre cada demão fica muito bom.
abç
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Fabian Bara Cardoso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1888
Registrado em: Ter Jan 25, 2005 8:57 pm
Cidade:

Mensagem por Fabian Bara Cardoso » Seg Abr 03, 2006 9:22 am

Show, ja ta quase melhor que as Rapalas, tem que montar uma produção em série, e fazer iscas adequadas para nossos peixes!!
PESCAR É ÓTIMO, AINDA MAIS NO MEIO DA SEMANA!!!
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Seg Abr 03, 2006 9:50 am

Zé... estou indo prá Araraquara dia desses, vamos marcar uma pescaria???? e umas brejas????

Não preciso falar sobre as iscas, preciso???? rs... cara, como sempre tão um t****.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Abr 03, 2006 3:57 pm

Parabéns Zé ...
Ficou show mesmo ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Manga
ANZOL DE OURO
Mensagens: 743
Registrado em: Ter Nov 22, 2005 7:21 am
Cidade:

Mensagem por Manga » Seg Abr 03, 2006 5:32 pm

Trabalho de primeira!!! Parabéns...
"O SEGUNDO MAIOR PRAZER DA PESCARIA É SOLTAR O PEIXE"
Avatar do usuário
Fabio Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Mar 29, 2006 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio Santos » Ter Abr 04, 2006 1:08 am

Simplesmente show!


Vou fazer umaaas!!!

Abraço!


Fabio Santos

Imagem
Avatar do usuário
zepvneto
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 79
Registrado em: Ter Abr 19, 2005 10:49 pm
Cidade:

Mensagem por zepvneto » Sex Abr 07, 2006 10:30 am

Zé,

Antes de fazer a decoupagem vc usa alguma coisa para retirar as imperfeições da madeira????

No meu caso estou usando PRIMER branco, e ficou muito bom, além de deixar a madeira bemmm mais dura...

A decoupagem vc faz com cola ou com goma-laca???Enverniza antes da decoupagem ou não há necessidade???

abração
Abracao

Jose Neto
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Sex Abr 07, 2006 11:41 am

Eu uso na maioria das vezes tinta acrílica de artezanato que é a base de água como fundo. Uso em geral branca basico ou um branco perolado.

Não passo nada antes da colagem além da tinta. Uso Goma - laca purificada (que é transparente) pra colar o papel. Depois lixo as inperfeições do papel, pequenas dobras, etc pra deixar nivelado. Aplico uma camada de verniz vitral, deixo secar bem, lixo com uma lixa 600, limpo bem e aplico uma segunda camada de verniz. O Wagner, tem usado verniz PU automotivo e fica com um acabamento ótimo. Só que é um pouco caro... Pra aplicar o verniz PU no pincel precisa ser um pincel bom, de cerdas bem macias e aplicar em um movimento único... não ficar num "vai e vem" com o pincel.... carrega-lo de verniz e espalhar numa passada num único sentido. O Verniz Vitral é mais facil de trabalhar e um bom pincel também faz diferença.
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
zepvneto
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 79
Registrado em: Ter Abr 19, 2005 10:49 pm
Cidade:

Mensagem por zepvneto » Sex Abr 07, 2006 2:02 pm

Zé,

tens MSN???

Se tiver me adicione...zepvneto@hotmail.com
Abracao

Jose Neto
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Sex Abr 07, 2006 4:50 pm

zepvneto escreveu:Zé,

tens MSN???

Se tiver me adicione...zepvneto@hotmail.com
Adicionado e vc pode deixar o seu disponível editando o seu perfil.

o meu é fly_cookie_mylu@hotmail.com e o skipe é josezuanon
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Fábio Gessullo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4403
Registrado em: Sex Abr 08, 2005 7:07 pm
Cidade:

Isca em balsa

Mensagem por Fábio Gessullo » Dom Abr 09, 2006 1:46 pm

Fala Zuanon !

Excelente descrição heim ?! Parabéns !!!!

Preciso de uma destas para testar em Atibainha ... hehehe.
Fábio Gessullo

"Eventually all things merge into one ... and a river runs through it ... I am haunted by waters"

Imagem
Avatar do usuário
Fábio B.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3571
Registrado em: Ter Nov 02, 2004 1:02 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fábio B. » Seg Abr 10, 2006 1:46 pm

Comprei balsa no sábado e até que tá saindo alguma coisa...rs...
Abraço,
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Seg Abr 10, 2006 2:23 pm

Fábio B. escreveu:Comprei balsa no sábado e até que tá saindo alguma coisa...rs...
Opa!!! isso é muito bom!!!!
:D :D :D
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Fábio B.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3571
Registrado em: Ter Nov 02, 2004 1:02 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fábio B. » Seg Abr 10, 2006 8:18 pm

José Zuanon escreveu:
Fábio B. escreveu:Comprei balsa no sábado e até que tá saindo alguma coisa...rs...
Opa!!! isso é muito bom!!!!
:D :D :D
Dedicada a vc ZÉ!

Nem se compara ao seu trabalho profissional!
Ainda falta lixar, lastrear, colocar pitão e muito mais coisas...rs.. mas um dia ela vai sair! rs...

Imagem

Imagem
Abraço,
Avatar do usuário
Vítor
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 128
Registrado em: Qui Fev 09, 2006 8:35 pm
Cidade:

Lastro!

Mensagem por Vítor » Seg Abr 10, 2006 8:26 pm

Zé, qual é a função do lastro, ele ajuda no "rebolado" da isca??

valeu!
CATERVA OESTE
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Seg Abr 10, 2006 9:39 pm

É isso aí fabio, tá no caminho certo!
Pelas fotos, tive a impressão de que a isca está bastante simétrica. S a intenção for fazer uma isca tipo "torpedo" de superfície, mantenha essa simetria. Se a intenção for um outro tipo de isca, procure afinar mais na barriga.
Fiz um desenho do "perfil" que estou falando.... ... A isca vista de frente ficaria assim:

Imagem

Aproveitei o desenho pra colocar a proporção do lastro e sua posição e responder tb ao Vitor....
Vcs podem ver nessas radiografias:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Os lastros estão posicionados bem baixo, rente a barriga da isca. Parece que isso deixa o centro de gravidade e equilíbrio bem baixo, e da um nado mais estável à isca. Iscas que tentei posicionar o lastro mais alto não nadaram tão bem quanto as com o lastro rente à barriga.
Acho que o rebolado da isca não está só vinculado à posição do lastro, mas também ao shape da isca.... iscas mais cilindricas e simétricas não rebolam tão bem quanto as de barriga e cauda mais afilada... Angulo da barbela e posição do pitão tb influenciam....
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Fábio B.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3571
Registrado em: Ter Nov 02, 2004 1:02 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fábio B. » Seg Abr 10, 2006 10:53 pm

José Zuanon escreveu:É isso aí fabio, tá no caminho certo!
Pelas fotos, tive a impressão de que a isca está bastante simétrica. S a intenção for fazer uma isca tipo "torpedo" de superfície, mantenha essa simetria. Se a intenção for um outro tipo de isca, procure afinar mais na barriga.
Fiz um desenho do "perfil" que estou falando.... ... A isca vista de frente ficaria assim:

Imagem

Aproveitei o desenho pra colocar a proporção do lastro e sua posição e responder tb ao Vitor....
Vcs podem ver nessas radiografias:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Os lastros estão posicionados bem baixo, rente a barriga da isca. Parece que isso deixa o centro de gravidade e equilíbrio bem baixo, e da um nado mais estável à isca. Iscas que tentei posicionar o lastro mais alto não nadaram tão bem quanto as com o lastro rente à barriga.
Acho que o rebolado da isca não está só vinculado à posição do lastro, mas também ao shape da isca.... iscas mais cilindricas e simétricas não rebolam tão bem quanto as de barriga e cauda mais afilada... Angulo da barbela e posição do pitão tb influenciam....
interessante Zé... mas tava pensando em fazer o contrário..rs.. minha idéia era fazer um peixe "ovado" barrigudo, com nado lento... presa fácil.... será que vai ficar uma nhaca?

Aproveitando Zeca e Macielson... sei que será página no site, mas o que acham de deixar fixo por enquanto?
Abraço,
Avatar do usuário
Escorpionwild
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 101
Registrado em: Ter Dez 27, 2005 6:45 am
Cidade:

Mensagem por Escorpionwild » Ter Abr 11, 2006 2:14 am

Aproveitando...

Como faço para acessar a pagina doCaterva ???

Pois sempre entra direto no forum ?


Grande abraço !!!

Flavio
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Ter Abr 11, 2006 7:58 am

Escorpionwild escreveu:Aproveitando...

Como faço para acessar a pagina doCaterva ???

Pois sempre entra direto no forum ?


Grande abraço !!!

Flavio
A Pagina ainda não tá pronta, por enquanto só o forum está ativo....
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Ter Abr 11, 2006 8:02 am

[quote="Fábio B."]
interessante Zé... mas tava pensando em fazer o contrário..rs.. minha idéia era fazer um peixe "ovado" barrigudo, com nado lento... presa fácil.... será que vai ficar uma nhaca?
quote]

Tudo bem, acho que pode funcionar, desde que esteja devidamente lastreado. A Balsa tem uma flutuabilidade muito alta, e se a barriga estiver muito gorda vc corre o risco de mesmo com o peso da garatéia, a isca deitar de lado, pois a barrriga gorda terá uma flutuabilidade grande e aí a isca não ira nadar de jeito nenhum. A isca precisa estar equilibrada.
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Fábio B.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3571
Registrado em: Ter Nov 02, 2004 1:02 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fábio B. » Ter Abr 11, 2006 8:13 am

José Zuanon escreveu:
Fábio B. escreveu: interessante Zé... mas tava pensando em fazer o contrário..rs.. minha idéia era fazer um peixe "ovado" barrigudo, com nado lento... presa fácil.... será que vai ficar uma nhaca?
quote]

Tudo bem, acho que pode funcionar, desde que esteja devidamente lastreado. A Balsa tem uma flutuabilidade muito alta, e se a barriga estiver muito gorda vc corre o risco de mesmo com o peso da garatéia, a isca deitar de lado, pois a barrriga gorda terá uma flutuabilidade grande e aí a isca não ira nadar de jeito nenhum. A isca precisa estar equilibrada.
valeu pelas dicas Zé... vou ver o que faço...
Abraço,
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qua Abr 19, 2006 8:10 am

Pra quem tava acompanhando este tópico, coloquei o resultado da "solução de revestimento" neste tópico:

viewtopic.php?t=8033
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS LURES MAKERS -”