Primeiras iscas!

A arte de criar Iscas Artificiais é um tema apaixonante e sem dúvida um dos assuntos mais tratados em nossos Fóruns. A criação deste espaço é uma homenagem aos Artistas da Caterva.
Avatar do usuário
Alysson Watanabe
CALOURO
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 10:04 pm
Cidade:

Primeiras iscas!

Mensagem por Alysson Watanabe » Ter Abr 09, 2013 12:06 am

Fala pessoal.

Seguem umas fotos das primeiras iscas que eu fiz. Não sei qual é a madeira, usei uns estrados de cama que iriam para a churrasqueira. Mas é uma madeira até que facíl de trabalhar.

A primeira foi essa aqui. Uma tentativa de stick, feita em uma peça só, com um corte em baixo para as ferragens e um furo atrás para os pesos.

Imagem

Imagem

Como ainda não tinha o arame, fiz essa zarinha aqui. Essa feita em duas partes.

Imagem

Imagem

Aqui as duas já com as ferragens e com as imperfeições corrigidas com massa epoxi. As duas deram bastante trabalho nessa parte de colocar as ferragens e os pesos. O stick não ficou bem equilibrado, tentei alguma configurações dos pesos na isca mas nenhuma delas me deu o resultado ideal.

Imagem

E aqui as duas iscas já pintadas. Usei uma dica aqui do forum e pintei com sprays de grafiti, ainda preciso arrumar uma forma de conter os respingos que se espalham pela isca. Os olhos fiz com tinta alto relevo. Nas próximas pretendo fazer olhos olográficos.

Imagem

Mais uma fotos da pintura.

Zara branca, cabeça vermelha e barriga amarela, vista superior e inferior.

Imagem

Imagem

Stick padrão palhacinho com a barriga rosa, vista superior e inferior.

Imagem

Imagem

Falta só envernizar, posso uzar qualquer verniz para madeira? Não vai dissolver a tintar spray que eu já passei?

Elas ficaram com várias imperfeições e defeitinhos no acabamento. Mas no geral gostei do resultado, foram as primeiras iscas e é muito prazeiroso confeciona-las, mesmo as partes mais dificeis como pintar.

Agora é invernizar e testar na água.

Espero melhorar nas próximas.

Criticas, comentários e dicas são muito bem vindos.

Abraços pessoal.
Avatar do usuário
Tuênio Costa
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 116
Registrado em: Qui Jan 22, 2009 8:00 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Tuênio Costa » Ter Abr 09, 2013 9:03 am

muito bom parabéns ficaram top continue assim abraço.
<°((((><
Avatar do usuário
Osvaldo Miquelutti
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 373
Registrado em: Qui Fev 25, 2010 2:48 pm
Cidade:

e isso ai

Mensagem por Osvaldo Miquelutti » Ter Abr 09, 2013 9:07 am

show de bola, parabens , belo começo...
Avatar do usuário
Mauro Nakatani
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2522
Registrado em: Seg Jan 14, 2008 7:06 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Mauro Nakatani » Ter Abr 09, 2013 10:42 am

faça primeiro um fundo com verniz a base d'agua e depois aplique um verniz mais resitente, ou então parte direto para resina epoxi.
Brincando de artista - www.iscasdomauro.com.br ; helices 100%
Helcio Manfredi

Mensagem por Helcio Manfredi » Ter Abr 09, 2013 12:16 pm

ESTAS PEQUENAS IMPERFEIÇOES QUE VC SE REFERE, IRÃO SUMIR QUANDO VC APLICAR O VERNIZ, EU USO VERNIZ ACRILICO AUTOMOTIVO, DOU VARIOS BANHOS DE IMERSÃO
Avatar do usuário
Fabricio Cespes
ANZOL DE OURO
Mensagens: 847
Registrado em: Sáb Nov 14, 2009 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Fabricio Cespes » Ter Abr 09, 2013 1:22 pm

Excelente começo para as primeiras iscas. Como está o trabalho das iscas?

O verniz é o seguinte: use se possível PU Alto sólido (consiga duas seringas para dosar a mistura). Dê preferência à pistola, fique tranquilo que se usou tinta spray acrílica, não dará reação, mas não exagera na primeira demão (isto serve para qualquer tipo de tinta usada na pintura). Caso utilize com pincel, consiga um pincel bem macio e tente não exagerar na primeira passada.

Ou então vá de epoxy como disse o Maurão (mas aí será necessário um secador giratório).

Abraço,

Fabricio Cespes
Imagem
Quando trabalhamos só com mira nos bens materiais, construímos nós próprios a nossa prisão. Encarceramo-nos, sozinhos com as nossas moedas de cinza, que não compram nada que valha a pena viver.
(Saint-Exupéry, Terra dos Homens)
Avatar do usuário
Henrique Marchi
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 441
Registrado em: Qui Fev 02, 2012 1:03 pm
Cidade:

Mensagem por Henrique Marchi » Ter Abr 09, 2013 2:46 pm

Rapaz, já começou assim? :shock:

Muito bom mesmo. Parabéns!

Abraço!
Avatar do usuário
Lucas Pinheiro Melo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 253
Registrado em: Sex Mar 08, 2013 6:04 pm
Cidade:

Mensagem por Lucas Pinheiro Melo » Ter Abr 09, 2013 3:57 pm

muito boas essa ai ein! parabens
Avatar do usuário
Alysson Watanabe
CALOURO
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 10:04 pm
Cidade:

Mensagem por Alysson Watanabe » Qua Abr 10, 2013 12:04 am

Agradeço muito a todos pelos elogios e dicas.

Tenho bastante verniz maritimo em casa, poderia usar por exemplo, uma demão de verniz a base de água e depois duas ou tres demãos de verniz maritimo?
Avatar do usuário
Alysson Watanabe
CALOURO
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 10:04 pm
Cidade:

Mensagem por Alysson Watanabe » Sex Abr 12, 2013 11:55 pm

Ta dificil, rsrsrsrs

Fui numa loja e pedi um verniz a base de água e incolor.
O vendedor me sugeriu um tal de syain impregnante.

O problema é que ele asmarelou todas as iscas, tudo q era branco ficou com um tom amarelado feio.

Uma isca q eu reformei e pintei de branca com a cabeça vermelha, ficou amarela com a cabeça vermelha. Tive q repintar.
Voltei lá pra torcar e ele me falou que TODOS os vernizes vão amarelar as iscas brancas.

Mas me sugeriu ou outro stain clear, pelas amostras ele não amarela as peças brancas.
Porém é muito liquido, não sei se vai dar uma proteção legal.

E ai oq sugerem, que tipo de verniz posso usar que seja realmente transparente???
Avatar do usuário
Lucas Pinheiro Melo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 253
Registrado em: Sex Mar 08, 2013 6:04 pm
Cidade:

Mensagem por Lucas Pinheiro Melo » Sáb Abr 13, 2013 12:53 am

verniz PU, poliuretano
Avatar do usuário
Dair Helaehil
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6459
Registrado em: Seg Out 29, 2007 5:47 pm
Cidade:

Mensagem por Dair Helaehil » Sáb Abr 13, 2013 10:19 am

Muito legal...parabéns.
Agora, não abra mão do trabalho da isca.Abra e remonte até ficar com o nado legal.
Isca bonita sem trabalho não dá resultado

abraço
Vivendo e aprendendo...
Avatar do usuário
Alysson Watanabe
CALOURO
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 10:04 pm
Cidade:

Mensagem por Alysson Watanabe » Sáb Abr 13, 2013 7:40 pm

Achei um verniz para artesanato.
Totalmente transparente, em spray bem facil de aplicar.
Ficou bom pelo menos visualmente.
Avatar do usuário
Alysson Watanabe
CALOURO
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 10:04 pm
Cidade:

Mensagem por Alysson Watanabe » Sáb Abr 20, 2013 12:50 am

O verniz para artesanato não era muito resistente a atrito, sendo assim comrpei o verniz PU para fazer uma camda mais resistente.

Marca DuPont, Verniz PUBIDX0402, atendente da loja não sabia a diferença entre as 3 opções de verniz dessa mesma marca dispoeis na loja. niv

Catalizei como manda a embalagem, 5 partes de verniz para cada parte de catalizador....

Mergulhei a isca no verniz e... removeu toda a tinta da isca... Primeiro enrrugou depois a tinta fois escorrendo, passei o pincel e toda a tinta saiu.

Ta na madeira, só não removeu a pinta preta pintada com esmalte e os olhos feitos com tinta auto relevo o resto...
Avatar do usuário
Mauro Nakatani
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2522
Registrado em: Seg Jan 14, 2008 7:06 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Mauro Nakatani » Sáb Abr 20, 2013 6:50 pm

Froids....kkkk, mas verniz sempre tem muito solvente por isso da nisso, eu não mergulho, faço da seguinte maneira, dou uma demão bem leve e rápida com uma pistola dessas Arprex pequena, espero uns 15 minutos uma demão mais devagar sem escorrer, Depois de mais uns 15 min dou uma terceira demão definitiva, e espero 24 horas para secar, a demão de verniz a base d'água era para fixar a tinta, tem de esperar ela secar bem antes de mandar o verniz com solvente, no mergulho fica muito concentrado, acho que não dá certo.

Eu uso o verniz Lazzidur alto sólidos, 2/1, antes de ficar procurando vernizes, mude a tinta para tinta poliester, dessas automotivas, Vera que o resultado é bem mais fácil.

Sem duvidas pintura é um desafio, química, mesmo depois de tudo seco você joga na água, vem um peixinho e tira tudo.... .....kkkkkk

Não desista pelo menos você esta aprendendo o que dá errado, já ajuda...kkkk
Brincando de artista - www.iscasdomauro.com.br ; helices 100%
Avatar do usuário
Washington Borges
ANZOL DE OURO
Mensagens: 640
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 9:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Washington Borges » Sáb Abr 20, 2013 8:47 pm

Nesse hobby provavelmente quase todos ou aqueles que não param de experimentar novos desafios já passaram por quase todas essas situações, o bom é que com esses erros aprende-se também.
Há algum tempo venho fazendo algumas iscas cor osso, mesmo o verniz sendo de boa qualidade, não era para o fim que desejava, más deixou a cor que talvez viesse a dar um pouco de trabalho se tivesse que procurá-la.

No meio do Balde estão a cor osso que passou a ser um baita acerto depois de um erro.

Imagem

Forte abraço
Avatar do usuário
Alysson Watanabe
CALOURO
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 10:04 pm
Cidade:

Mensagem por Alysson Watanabe » Dom Abr 21, 2013 9:09 pm

Olá Mauro eu utilizei, um verniz a base de água e um verniz para artesanato para proteger a tinta, até ai deu quase tudo certo.

Me indicaram passar o verniz dando um banho na isca.
mas no primeiro contato da isca com o verniz P.U já ficou toda enrrugada, quando passei um pincel bem macio saiu todas as camadas de tinta e verniz.

Trocar todas as tintas agora vai ficar bem caro, me indicaram um verniz automotivo em spray, vou tentar.

A brincadeira está ficando cara. Rsrsrsrsrs

Washington, realmente tenho abrandido bastante com os erros.

Agora preciso de umas dicas pra equilibrar os sticks, assim como os teus.

A zara ficou muito boa, zara muito e bem facil. Tem um trabalho de zara muito melhor que as minhas Heddon zara puppy.

Agora o "stick", não deu certo. Pintada e com as garatéias ele afundou...
Ficou com um trabalho legal, da pra escolher a profundidade e trabalhar ela com toques curtos, fazendo um trabalho erratico beminteressante.

Mas eu gostaria de deixar as próximas bem equilibradas. Parabéns pelas iscas.
Avatar do usuário
Washington Borges
ANZOL DE OURO
Mensagens: 640
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 9:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Washington Borges » Dom Abr 21, 2013 10:16 pm

Alysson Watanabe escreveu:Olá Mauro eu utilizei, um verniz a base de água e um verniz para artesanato para proteger a tinta, até ai deu quase tudo certo.

Me indicaram passar o verniz dando um banho na isca.
mas no primeiro contato da isca com o verniz P.U já ficou toda enrrugada, quando passei um pincel bem macio saiu todas as camadas de tinta e verniz.

Trocar todas as tintas agora vai ficar bem caro, me indicaram um verniz automotivo em spray, vou tentar.

A brincadeira está ficando cara. Rsrsrsrsrs

Washington, realmente tenho abrandido bastante com os erros.

Agora preciso de umas dicas pra equilibrar os sticks, assim como os teus.

A zara ficou muito boa, zara muito e bem facil. Tem um trabalho de zara muito melhor que as minhas Heddon zara puppy.

Agora o "stick", não deu certo. Pintada e com as garatéias ele afundou...
Ficou com um trabalho legal, da pra escolher a profundidade e trabalhar ela com toques curtos, fazendo um trabalho erratico beminteressante.

Mas eu gostaria de deixar as próximas bem equilibradas. Parabéns pelas iscas.
Alysson,

Vou passar um dos procedimentos que faço que passei pro Junior Carijo esses dias.

1 - Fazer a isca completa até a selagem da madeira inclusive os pitões, más não colocar os lastros.
2 - Colocar os split rings e as garatéis (de preferencia os que já vai utilizar).
3 - Colocar em um balde com agua, como esse da foto, ir pendurando pesos na garateia traseira até ficar na posição desejada (Eu vou pendurando garateias mesmo).
4 - Pronto, agora voce já tem a quantidade de peso que tem que colocar como lastro.
5 - Agora é fazer o(s) furo(s) e colocar o mesmo peso como lastro na parte inferior da isca (utilizo chumbo ou pequenas esferas de aço).
6 - Tampar o furo, dar acabamento na madeira, pintar e resinar (pra mim, pintura e resina não afetam muito para esse tipo de lastreamento, más depois que fizer a primeira vez já vai dar para voce sentir como proceder na segunda vez).
7 - Final - IR PESCAR.

Se não foi muito claro, pergunta aí que vou tentando te passar, ok!

Abraço
Avatar do usuário
Alysson Watanabe
CALOURO
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 10:04 pm
Cidade:

Mensagem por Alysson Watanabe » Ter Abr 23, 2013 11:06 pm

Washington muito obrigado pelas dicas por aqui e por MP. Parabéns pelo trabalho, muito bom.

Boa sacada de equilibrar a isca já com as garatéias.
Vou tentar assim no próximo.

Segui a dica de um usuário de outro forum e comprei um verniz automotivo em spray.

Por hora funcionou muito bem.
Barato, fácil de aplicar, totalmente transparente e não reagiu com a pintura da isca, resta esperar secar e testar a resistência na água, mas acho q vai dar certo.

Depois que repintar o ex stick vou reformar uma Daiwa T.D Pencil que tenho a muuuuitos anos.

Tava assim toda detonada.

Imagem

Ficou assim com toda a tinta velha removida.

Imagem

Pretendo fazer o dorso preto, barriga branca, laterais em foil e cabeça vermelha.

Vamos ver como vai ficar.

E continuamos aprendendo nessa brincadeira.

Abraços e novamente obrigado pelas dicas.
Avatar do usuário
Alysson Watanabe
CALOURO
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 10:04 pm
Cidade:

Mensagem por Alysson Watanabe » Sex Abr 26, 2013 10:59 pm

Finalizei a zarinha com o verniz automotivo em spray, ficou bem legal.

Imagem

Já testei ela na água, zara muito e bem facil. Essa ficou boa!

Fiz também umas reformas, repintei essas duas iscas q estavam em péssimas condições.
São muito antigas, tem mais de 10 anos. A de cima é de uma das primeiras levas de iscas artificiais feitas no brasil. A de baixo um stick da deconto, o Rubinho e o Nakamura usavam bastante na época do Pesca e Cia na tv.

Eram assim.

Imagem

Ficaram assim.
A primeira perdeu a barbela, agrola trabalha bem de sub superficie, pretendo usar no costão, deve agradar os espadas pelo menos, rsrsr.

O stick eu deixei a imaginação fluir fui pintando sem uma idéia inicial, rsrsrs

Imagem

A cor verde deu uma enrrugada, era uma marca diferente de tinta. Mas atpé q ficou com um efeito legal, deu uma testura, rsrsrs.

E estou repintando o "stick" que eu fiz, aproveitei pra corrigir uns defeitinhos e tentei balancear melhor a isca, vamos ver como vai ficar.

Ficou difertente da primeira pintura, tentei usar umas folhas de papel para diminuir os respingos, mas essa tinta para graffiti deixa muitos respingos.

Base branca.

Imagem

Dorso amarelo

Imagem

Bariga rosa.

Imagem

Cabeça laranja.

Imagem

Aproveitei e tapei os buracos que fiz para os olhos e fiz uns olhinhos com papel metlico, tinta auto relevo e base de unha.
Ficaram mais ou menos.

Imagem

Vamos ver como vai ficar.

abraços
Editado pela última vez por Alysson Watanabe em Sex Abr 26, 2013 11:03 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Washington Borges
ANZOL DE OURO
Mensagens: 640
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 9:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Washington Borges » Sáb Abr 27, 2013 4:42 pm

Fala Alysson,

Ficaram bem legais as pinturas, depois de colocar o verniz para trabalhar passa pra gente como reagiu. Esse pode ser uma solução para aquele acabamento rápido. Parabéns!

Abraço
Avatar do usuário
Alysson Watanabe
CALOURO
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 10:04 pm
Cidade:

Mensagem por Alysson Watanabe » Sáb Abr 27, 2013 8:21 pm

Olá Washington, obrigado!

Segue mais uma foto do "stick", agora com os olhos, pintura das "guelras" e o "ocelo" na traseira.

Imagem

Vou envernizar e depois é só jogar na água pra ver o resultado.

Abraços
Editado pela última vez por Alysson Watanabe em Dom Abr 28, 2013 11:55 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Alysson Watanabe
CALOURO
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 10:04 pm
Cidade:

Mensagem por Alysson Watanabe » Dom Abr 28, 2013 11:32 pm

A isca que iniciou o tópico finalmente foi finalizada.
Confesso que foi até bom ter estragado a primeira pintura. Acho que essa segunda ficou bem melhor apesar de ainda apresentar muitas imperfeições.

Imagem

Amanhã vai pra água, vou tentar fazer um videozinho das iscas nadando.

Antes de tentar o foil na Daiwa TD pencil, resolvi restaurar uma antiga colher que tinha aqui em casa.

Ela era dourada, mas a alguns anos eu tive a brilhan te idéia de lixar a isca e deixa-la fosca...
Aqui eu já tinha limpado com a dremel, mas ela estava bem pior.

Imagem

Como ela havia perdido o brilho, resolvi fazer um foil para tentar agradar as trairas.
Renasceu no padrão "Lambari de rabo vermelho"
Dorso preto, foil escamado, barriga branca e claro o "rabo vermelho". O olho fiz com papel metálico, tinta auto relevo e uns detalhes em vermelho.

Imagem

Vamos ver se as dentuças vão destruir a pintura.

Abraços
Avatar do usuário
Alysson Watanabe
CALOURO
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 10:04 pm
Cidade:

Mensagem por Alysson Watanabe » Qua Mai 01, 2013 9:53 pm

Feriado do trabalhador é dia de trabalhar nas iscas.

Finalizei a T.D Pencil e inciei novas iscas.

Aplicando o foil. Não ficou muito bom, preciso melhorar bastante.


Imagem

Pintei o dorso de preto, a barriga de branco e a cabeça de vermelho. Num sei não acho que dei uma "bambiada" na escolha das cores, rsrsrs


Imagem

Consegui uma madeira boa para trabalhar, é usada para fazer pallets para transporte de mercadorias lad a loja. Sempre quebra algum e sobra bastante madeira.

É bem mole e facíl de trabalhar, sem contar que tem ótima flutuabilidade.

4 novas iscas a caminho

Imagem

A primeira a sair do papel foi essa aqui. É um stick com uma concavidade na boca, obviamente foi inspirada na Gunfish. Porém com alguma diferenças.

Dessa vez consegui equilibrar melhor. Ficou quase ideal.

Imagem

É isso ai.

As outras isacas já estão com as garatéias e já coloquei na água, o verniz aguentou muito bem.

Ta só faltando tempo para ver se os peixes vão gostar.

Imagem

Abraços
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Mai 01, 2013 11:17 pm

Parabéns Alysson

Você leva jeito para a Arte ...

Estou gostando de ver ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Alysson Watanabe
CALOURO
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 10:04 pm
Cidade:

Mensagem por Alysson Watanabe » Qua Mai 01, 2013 11:51 pm

Nelson muito obrigado. Tenho aprendido muito aqui no forum.
Avatar do usuário
Washington Borges
ANZOL DE OURO
Mensagens: 640
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 9:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Washington Borges » Qui Mai 02, 2013 12:39 am

Alysson,

Seu trabalho tá ficando muito bom, é isso aí.
Tô indo pescar fds e como vc passei o dia do trabalho fazendo os brinquedinhos, parei agora mas consegui finalizar.

Abraço.
Avatar do usuário
Ricardo Luiz
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2158
Registrado em: Qui Jun 05, 2008 2:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Luiz » Qui Mai 02, 2013 9:50 am

Alysson, bom ver sua motivação,parabéns.
Avatar do usuário
Alysson Watanabe
CALOURO
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 10:04 pm
Cidade:

Mensagem por Alysson Watanabe » Qui Mai 02, 2013 10:37 pm

Washington suas dicas foram muito uteis e seu trabalho com as iscas é fonte de inspiração.

Pena que não tenho pescaria prevista pros próximos tempos também.

Abraços.

Ricardo brincar com as iscas é muito prazeroso e relaxante. Tem me divertido bastante.

Abraços
Avatar do usuário
Alysson Watanabe
CALOURO
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 10:04 pm
Cidade:

Mensagem por Alysson Watanabe » Qui Mai 09, 2013 10:55 pm

E a terceira isca ficou pronta!

Peacock Bass Stick Popper

Secando depois de envernizada

Imagem

Preciso melhorar as pinceladas, a mão está tremendo muito.

Imagem

Pena não ter uns tucanas aqui perto para testar a aceitação, rsrsrs

Imagem

Abraços
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS LURES MAKERS -”