Madeiras para produzir iscas

A arte de criar Iscas Artificiais é um tema apaixonante e sem dúvida um dos assuntos mais tratados em nossos Fóruns. A criação deste espaço é uma homenagem aos Artistas da Caterva.
Avatar do usuário
Patrick Paraguassu
CALOURO
Mensagens: 14
Registrado em: Dom Jul 23, 2017 4:00 pm
Apelido: Paraguassu
Cidade:

Madeiras para produzir iscas

Mensagem por Patrick Paraguassu » Seg Set 18, 2017 8:38 pm

Pessoal tudo bem!?

Eu gostaria de saber quais tipos de madeira posso utilizar para confeccionar as iscas de superfície e meia água?

Aguardo com a colaboração de vcs, obrigado!!!
Pescaria é uma terapia para a vida!!!
Avatar do usuário
Eduardo Bacha
NOVATO
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Jan 06, 2016 8:25 pm
Cidade:
Contato:

Re: Madeiras para produzir iscas

Mensagem por Eduardo Bacha » Ter Set 19, 2017 11:36 am

Olá, a que mais uso é balsa equatoriana de 4mm ou 6mm tipo AA ou AAA.
Há quem prefira usar uma peça só de madeira, de 4cm de espessura, mas eu prefiro montar com chapas.
Pode usar qualquer tipo de madeira, o que vai mudar é flutuabilidade e dificuldade para fazer a isca. Madeiras mais duras são difíceis de desbastar mas são fáceis de entalhar. Madeiras macias e leves como a balsa são fáceis de dar formato e difíceis de entalhar sem amassar a madeira.
O balanceamento vai mudar então recomendo fazer sempre com a mesma madeira para não perder tempo refazendo testes de balanceamento de cada isca.
Outras madeiras que já usei: imbuia, cedro, guajuvira, caixeta, pinus, cabo de vassoura (quem nunca hehe) e sibipiruna.
As melhores na minha opinião: balsa, pinus e caixeta.
Vale lembrar que a balsa precisa de um acabamento bem resistente, como epoxi, se não vai quebrar no primeiro peixe. E tem uma flutuabilidade incrível, porém para hélices por exemplo não é boa, pois a medida que a isca fica mais comprida e fina, ela vai perdendo resistência.
Se for fazer hélices ou iscas grandes (+ de 12cm) recomendo caixeta ou pinus.
Abraço.
"A prática leva à perfeição." - Thomas Knapp


Fly Fishing
Avatar do usuário
Patrick Paraguassu
CALOURO
Mensagens: 14
Registrado em: Dom Jul 23, 2017 4:00 pm
Apelido: Paraguassu
Cidade:

Re: Madeiras para produzir iscas

Mensagem por Patrick Paraguassu » Ter Set 19, 2017 2:51 pm

Então Eduardo Bacha, estou iniciando nesse tipo de trabalho, inclusive estou construindo um torno copiador para as iscas. Suas explanação foi perfeita, mas vou precisar de um pouco mais de sua ajuda hehe! Por exemplo essa sigla tipo AA ou AAA? A montagem com chapas que tipo de cola vc usa? E porquê não ela inteira tipo bastão? Vc tem modelos de suas iscas, se puder enviar!
Obrigado pela ajuda amigo, valeu!!!
Pescaria é uma terapia para a vida!!!
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS LURES MAKERS -”