Resina para passadores e adesivos - Trondak LS Supreme
- Rick Morais
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Resina para passadores e adesivos - Trondak LS Supreme
A algum tempo, venho usando a resina da Trondak U40, a LS Supreme em suas duas versões: normal e a high built (mais viscosa).
Aconselhado por um rodbuilder americano, comprei dois tubinhos dessa resina para brincar na reforma das minhas varas.
É uma resina de fácil trabalho, tem a característica de self-leveling, no qual a resina se distribui uniformemente por toda supefície, tem acabamento vitrificado, super transparente, com boa dureza e ao mesmo tempo flexibilidade.
Após a aplicação, uma leve e rápida passada de um fogareiro a alcool, retira qualquer bolha escondida e ajuda na distribuição por igual da resina por toda superfície aplicada.
A secagem da resina é bem rápida comparada com outras resinas até mesmo no inverno que percebi que as resinas levam um pouco mais de tempo para secar.
No modelo high built, a resina é menos fluída, tem uma viscosidade maior, ideal para fazer a ultima demão, na minha opinião.
Testei vários tipos de pincéis para aplicação, desde os de nylon da Flexcoat até os mais caros de pelo de marta e digo que qualquer um faz o trabalho desde que vc treine bem sua mão.
Atualmente estou usando os pincéis chatos da Tigre da linha Pinctore, modelo Ref 146 de aquarela.
Onde encontrar essa resina?
Somente fora do Brasil, em sites de Rodbuilding como a Mudhole e afins.
Um tubinho de 4oz vai durar anos. Se a resina cristalizar, aqueça uma caneca de água por 1min no microondas e deixe de molho por alguns minutos. Segundo o próprio fabricante, não perderá suas características.
Durante a semana vou pensando em escrever mais alguma coisa, sobre o como faço e o que eu acho.
Entendam que a maneira como faço é minha e não representa de forma alguma o certo ou o errado. Apenas é meu jeito.
Espero que os hobbistas coloquem suas experiências também.
Espero tbm que não haja piadinhas ou brincadeiras da forma como um ou outro faz. Todos aqui estamos aprendendo, na maioria das vezes na tentativa, no erro e no acerto.
Este é um hobbie muito interessante, de certa forma caro, difícil de encontrar peças, mas é na troca de informações que conseguiremos vencer essa barreira.
Aguardo posts dos fantasmas que visitam a sessão, mas não postam nada....rsrs
Abraço
Rick Morais
Aconselhado por um rodbuilder americano, comprei dois tubinhos dessa resina para brincar na reforma das minhas varas.
É uma resina de fácil trabalho, tem a característica de self-leveling, no qual a resina se distribui uniformemente por toda supefície, tem acabamento vitrificado, super transparente, com boa dureza e ao mesmo tempo flexibilidade.
Após a aplicação, uma leve e rápida passada de um fogareiro a alcool, retira qualquer bolha escondida e ajuda na distribuição por igual da resina por toda superfície aplicada.
A secagem da resina é bem rápida comparada com outras resinas até mesmo no inverno que percebi que as resinas levam um pouco mais de tempo para secar.
No modelo high built, a resina é menos fluída, tem uma viscosidade maior, ideal para fazer a ultima demão, na minha opinião.
Testei vários tipos de pincéis para aplicação, desde os de nylon da Flexcoat até os mais caros de pelo de marta e digo que qualquer um faz o trabalho desde que vc treine bem sua mão.
Atualmente estou usando os pincéis chatos da Tigre da linha Pinctore, modelo Ref 146 de aquarela.
Onde encontrar essa resina?
Somente fora do Brasil, em sites de Rodbuilding como a Mudhole e afins.
Um tubinho de 4oz vai durar anos. Se a resina cristalizar, aqueça uma caneca de água por 1min no microondas e deixe de molho por alguns minutos. Segundo o próprio fabricante, não perderá suas características.
Durante a semana vou pensando em escrever mais alguma coisa, sobre o como faço e o que eu acho.
Entendam que a maneira como faço é minha e não representa de forma alguma o certo ou o errado. Apenas é meu jeito.
Espero que os hobbistas coloquem suas experiências também.
Espero tbm que não haja piadinhas ou brincadeiras da forma como um ou outro faz. Todos aqui estamos aprendendo, na maioria das vezes na tentativa, no erro e no acerto.
Este é um hobbie muito interessante, de certa forma caro, difícil de encontrar peças, mas é na troca de informações que conseguiremos vencer essa barreira.
Aguardo posts dos fantasmas que visitam a sessão, mas não postam nada....rsrs
Abraço
Rick Morais
- Wagner Vieira
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Rick,
Saberia dizer qual o tempo aproximado de secagem destas resinas?
Tenho usado 2 resinas ultimamente: Classic Rod Coat e a Pro Kote.
A que mais gosto é a ProKote. Ela é bem fluída, as bolhas vão sumindo fácil, fácil e como não tenho pressa na montagens, o tempo longo de secagem pra mim é uma vantagem. Tenho mais tempo, consigo ir "ajeitando" e o resultado final fica como eu espero. Depois de seca (aprox. 16 a 20 horas), ela tem o que chamo de elasticidade, não fica vidrada como a Classic e gosto disso. Já percebi que acontecem menos "quebras" com o uso, principalmente em varas de ação lenta e aumentando a vida útil dos fios e passadores. Sem falar que é a mais transparente que já testei. Amarela pouco mesmo.
A Classic é muito boa, mas seca rápido. Em pouco tempo ela vira um gel e o trabalho fica muito restrito.
Já usei também a Rod Dancer. Mas ainda prefiro as duas de cima.
Abração
Wagner
Saberia dizer qual o tempo aproximado de secagem destas resinas?
Tenho usado 2 resinas ultimamente: Classic Rod Coat e a Pro Kote.
A que mais gosto é a ProKote. Ela é bem fluída, as bolhas vão sumindo fácil, fácil e como não tenho pressa na montagens, o tempo longo de secagem pra mim é uma vantagem. Tenho mais tempo, consigo ir "ajeitando" e o resultado final fica como eu espero. Depois de seca (aprox. 16 a 20 horas), ela tem o que chamo de elasticidade, não fica vidrada como a Classic e gosto disso. Já percebi que acontecem menos "quebras" com o uso, principalmente em varas de ação lenta e aumentando a vida útil dos fios e passadores. Sem falar que é a mais transparente que já testei. Amarela pouco mesmo.
A Classic é muito boa, mas seca rápido. Em pouco tempo ela vira um gel e o trabalho fica muito restrito.
Já usei também a Rod Dancer. Mas ainda prefiro as duas de cima.
Abração
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A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)
Só "TARAIRONAS" de "PELO"
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- Rick Morais
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Eu uso a Pro Kote Tbm.Wagner Vieira escreveu:Rick,
Saberia dizer qual o tempo aproximado de secagem destas resinas?
Tenho usado 2 resinas ultimamente: Classic Rod Coat e a Pro Kote.
A que mais gosto é a ProKote. Ela é bem fluída, as bolhas vão sumindo fácil, fácil e como não tenho pressa na montagens, o tempo longo de secagem pra mim é uma vantagem. Tenho mais tempo, consigo ir "ajeitando" e o resultado final fica como eu espero. Depois de seca (aprox. 16 a 20 horas), ela tem o que chamo de elasticidade, não fica vidrada como a Classic e gosto disso. Já percebi que acontecem menos "quebras" com o uso, principalmente em varas de ação lenta e aumentando a vida útil dos fios e passadores. Sem falar que é a mais transparente que já testei. Amarela pouco mesmo.
A Classic é muito boa, mas seca rápido. Em pouco tempo ela vira um gel e o trabalho fica muito restrito.
Já usei também a Rod Dancer. Mas ainda prefiro as duas de cima.
Abração
Wagner
Consigo o mesmo resultado com a duas, porém a LS seca mais rápido.
Com 5 horas aprox, já está seca ao toque, enquanto na Pro Kote não dá pra colocar o dedo.
Quando vou fazer o teste, coloco o dedo no pote sujo de resina. Evito ao máximo tocar na resina da vara até sua cura total.
Abraço
Rick
- NELSON MACIEL
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- Stefano Bracco
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Minha experiência com as resinas epoxy é limitada a duas marcas: Flex Coat (normal e high build) e Prokote. Entre as duas, gostei mais da Prokote.
Achei o tempo de trabalho da Prokote bem mais longo e achei-a bem mais fluida.
A transparência entre as duas é a mesma (meu ponto de vista).
Única coisa que achei melhor da Flex Coat é a sua adesão, achei que ela “cola” mais (é mais difícil de tirar ela em caso desmontagem). Claro que isso é minha impressão.
Pelo resto prefiro a Prokote.
Quanto aos pinceis, tambem estou usando os mesmo que vc.... Sao os azuis e retos da tigre, certo ??? Em geral uso os de tamanho 08, 10 e 12.
A única coisa que comprei da marca U-40 foi o Cork Seal. Um produto para passar no cabo de cortiça para evitar a sujeira e proteger um pouco a cortiça. Ele deixa a cortiça um pouco amarelada... Cor velha e aspecto novo.... Eu gosto kkkk.
Esse produto da U-40 eu gostei.
Mas eu nem estou mais usando cortiça, pois to preferindo o EVA para o tipo de pescaria que eu faço.... mas um para de vara vou deixar com cortiça kkkk.
Aproveitando o tópico.... ... Alguém já usou o Perma Gloss da U-40 (resina em uretano) ???? To pensando em testar ele para parte de customização (“a arte”), pois os passadores vou continuar usando resina epoxy.
Achei o tempo de trabalho da Prokote bem mais longo e achei-a bem mais fluida.
A transparência entre as duas é a mesma (meu ponto de vista).
Única coisa que achei melhor da Flex Coat é a sua adesão, achei que ela “cola” mais (é mais difícil de tirar ela em caso desmontagem). Claro que isso é minha impressão.
Pelo resto prefiro a Prokote.
Quanto aos pinceis, tambem estou usando os mesmo que vc.... Sao os azuis e retos da tigre, certo ??? Em geral uso os de tamanho 08, 10 e 12.
A única coisa que comprei da marca U-40 foi o Cork Seal. Um produto para passar no cabo de cortiça para evitar a sujeira e proteger um pouco a cortiça. Ele deixa a cortiça um pouco amarelada... Cor velha e aspecto novo.... Eu gosto kkkk.
Esse produto da U-40 eu gostei.
Mas eu nem estou mais usando cortiça, pois to preferindo o EVA para o tipo de pescaria que eu faço.... mas um para de vara vou deixar com cortiça kkkk.
Aproveitando o tópico.... ... Alguém já usou o Perma Gloss da U-40 (resina em uretano) ???? To pensando em testar ele para parte de customização (“a arte”), pois os passadores vou continuar usando resina epoxy.
- Rick Morais
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Fala Stefano!Stefano Bracco escreveu:Minha experiência com as resinas epoxy é limitada a duas marcas: Flex Coat (normal e high build) e Prokote. Entre as duas, gostei mais da Prokote.
Achei o tempo de trabalho da Prokote bem mais longo e achei-a bem mais fluida.
A transparência entre as duas é a mesma (meu ponto de vista).
Única coisa que achei melhor da Flex Coat é a sua adesão, achei que ela “cola” mais (é mais difícil de tirar ela em caso desmontagem). Claro que isso é minha impressão.
Pelo resto prefiro a Prokote.
Quanto aos pinceis, tambem estou usando os mesmo que vc.... Sao os azuis e retos da tigre, certo ??? Em geral uso os de tamanho 08, 10 e 12.
A única coisa que comprei da marca U-40 foi o Cork Seal. Um produto para passar no cabo de cortiça para evitar a sujeira e proteger um pouco a cortiça. Ele deixa a cortiça um pouco amarelada... Cor velha e aspecto novo.... Eu gosto kkkk.
Esse produto da U-40 eu gostei.
Mas eu nem estou mais usando cortiça, pois to preferindo o EVA para o tipo de pescaria que eu faço.... mas um para de vara vou deixar com cortiça kkkk.
Aproveitando o tópico.... ... Alguém já usou o Perma Gloss da U-40 (resina em uretano) ???? To pensando em testar ele para parte de customização (“a arte”), pois os passadores vou continuar usando resina epoxy.
Os pinceis são os de cabo marrom e curto. Gostei bastante deles.
Antes eu usava os pinceis da Flexcoat (cabo amarelo e roxo).
Já que vc falou em Permagloss, eu uso!
É um verniz muito bom para proteção do blank, mas tem um probleminha.
Secagem, hiper, mega rápida. E um cheiro doce que te deixa doidão...rsrs
Tanto que meu vidro mora dentro da geladeira.
Aplico direto no blank lixado. Divido o blank em duas metades, coloco uma fita pra marcar o meio e aplico por partes. Dou rápidas pinceladas e passo o coador de café rapidinho pra distribuir o verniz e retirar o excesso.
Ae deixo secar em um lugar bem arejado.
E o vidro volta rapidinho pra geladeira.
Seca ao toque em 2 horas. Quanto mais quente o dia, mais rápido seca.
Abraço
Rick
- Wagner Vieira
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Rick,Rick Morais escreveu:Dou rápidas pinceladas e passo o coador de café rapidinho pra distribuir o verniz e retirar o excesso.
Qual coador tem utilizado?
Já usei Melita e um que tem numa caixinha marrom, mas os dois deixaram fiapinhos.
Pra resolver o problema dos fiapinhos, lixei com lixa dágua 1200 e 2000 e depois fiz polimento manual com cera automotiva. O acabamento no blank ficou show, o que ficou muito ruim foi a aderência, a cera não deixa a resina fixar no blank. Fazendo polimento somente com um pano macio fica tranquilo.
Abração
Wagner
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Re: Resina para passadores e adesivos - Trondak LS Supreme
Rick Morais escreveu: Aguardo posts dos fantasmas que visitam a sessão, mas não postam nada... ...rsrs
O meu taki.... ... ...... ... ...... ....kkkkkkkkkkkk
- Stefano Bracco
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Entao é outro mesmo.... eu uso um com o cabo azul e tambem é da Tigre...Rick Morais escreveu: Os pinceis são os de cabo marrom e curto. Gostei bastante deles.
Antes eu usava os pinceis da Flexcoat (cabo amarelo e roxo).
E' que a tigre tem varios modelos.
Poh.... meio que desanimei agora. Vou ter que deixar o vidro na geladeira !!!! Se for assim, acho que vou passar para um plano B.Rick Morais escreveu: Já que vc falou em Permagloss, eu uso!
É um verniz muito bom para proteção do blank, mas tem um probleminha.
Secagem, hiper, mega rápida. E um cheiro doce que te deixa doidão...rsrs
Tanto que meu vidro mora dentro da geladeira.
Aplico direto no blank lixado. Divido o blank em duas metades, coloco uma fita pra marcar o meio e aplico por partes. Dou rápidas pinceladas e passo o coador de café rapidinho pra distribuir o verniz e retirar o excesso.
Ae deixo secar em um lugar bem arejado.
E o vidro volta rapidinho pra geladeira.
Seca ao toque em 2 horas. Quanto mais quente o dia, mais rápido seca.
Quanto o tempo de secagem, acho que em 1 hora consigo fazer o acabamento....
Valeu pela dica.
- Rick Morais
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Re: Resina para passadores e adesivos - Trondak LS Supreme
sabia que vc estava de olho Bigode....heheheehAngelo Roberto escreveu:Rick Morais escreveu: Aguardo posts dos fantasmas que visitam a sessão, mas não postam nada... ...rsrs
O meu taki.... ... ...... ... ...... ....kkkkkkkkkkkk
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Melita numero 102...Wagner Vieira escreveu:Rick,Rick Morais escreveu:Dou rápidas pinceladas e passo o coador de café rapidinho pra distribuir o verniz e retirar o excesso.
Qual coador tem utilizado?
Já usei Melita e um que tem numa caixinha marrom, mas os dois deixaram fiapinhos.
Pra resolver o problema dos fiapinhos, lixei com lixa dágua 1200 e 2000 e depois fiz polimento manual com cera automotiva. O acabamento no blank ficou show, o que ficou muito ruim foi a aderência, a cera não deixa a resina fixar no blank. Fazendo polimento somente com um pano macio fica tranquilo.
Abração
Wagner
Não tenho problemas com fiapos não...
A camada de verniz/resina tem que ser bem fina...com o coador vc retira todo o excesso.
- Angelo Roberto
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Tem que deixar o vidro na geladeira....vc abre ele mesmo gelado, empesteia a oficina com o cheiro de urethano...Stefano Bracco escreveu:Entao é outro mesmo.... eu uso um com o cabo azul e tambem é da Tigre...Rick Morais escreveu: Os pinceis são os de cabo marrom e curto. Gostei bastante deles.
Antes eu usava os pinceis da Flexcoat (cabo amarelo e roxo).
E' que a tigre tem varios modelos.
Poh.... meio que desanimei agora. Vou ter que deixar o vidro na geladeira !!!! Se for assim, acho que vou passar para um plano B.Rick Morais escreveu: Já que vc falou em Permagloss, eu uso!
É um verniz muito bom para proteção do blank, mas tem um probleminha.
Secagem, hiper, mega rápida. E um cheiro doce que te deixa doidão...rsrs
Tanto que meu vidro mora dentro da geladeira.
Aplico direto no blank lixado. Divido o blank em duas metades, coloco uma fita pra marcar o meio e aplico por partes. Dou rápidas pinceladas e passo o coador de café rapidinho pra distribuir o verniz e retirar o excesso.
Ae deixo secar em um lugar bem arejado.
E o vidro volta rapidinho pra geladeira.
Seca ao toque em 2 horas. Quanto mais quente o dia, mais rápido seca.
Quanto o tempo de secagem, acho que em 1 hora consigo fazer o acabamento....
Valeu pela dica.
Mas o bom é que seca a jato...nos dias quentes, tipo 27oC seca em duas horas.
Ahhhh detalhe importante. Nunca aplique Permagloss em varas pintadas.
O Urethano dissolve a tinta...
Abrax
- Rick Morais
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Bigode, as bolhas se formam no momento que vc mistura a resina, com o vira-vira do pauzinho vai adicionando bolhas a mistura viscosa.Angelo Roberto escreveu:Não sei se ajuda, mas o Wagner citou acima a criação de bolhas.
Elas podem ser retiradas passando-se um isqueiro rapidamente nelas, elas são formadas em função da camada superficial da resina secar antes (película), pode ser feito também em iscas.
Depois de misturar bem, vc pode deixar alguns minutos a resina quieta para que as bolhas subam e estourem naturalmente, ou aplicar e depois passar um fogo por baixo rapidamente.
O fogo diminui momentaneamente a viscosidade da resina permitindo que as bolhas estourem.
Abrax
Rick
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WagnerWagner Vieira escreveu:Rick,Rick Morais escreveu:Dou rápidas pinceladas e passo o coador de café rapidinho pra distribuir o verniz e retirar o excesso.
Qual coador tem utilizado?
Já usei Melita e um que tem numa caixinha marrom, mas os dois deixaram fiapinhos.
Pra resolver o problema dos fiapinhos, lixei com lixa dágua 1200 e 2000 e depois fiz polimento manual com cera automotiva. O acabamento no blank ficou show, o que ficou muito ruim foi a aderência, a cera não deixa a resina fixar no blank. Fazendo polimento somente com um pano macio fica tranquilo.
Abração
Wagner
Fiquei intrigado quando vc falou dos fiapinhos de coador de café que ficam na vara dando aspecto áspero.
Resolvi fazer alguns testes com as marcas de resina que tenho e consegui entender o problema dos fiapos.
Os fiapos se soltam do coador de café basicamente por dois motivos:
- Força excessiva aplicado no coador de café na distribuição da resina;
- Ficar passando o coador por longo tempo;
Quando eu aplico resina, tenho em mente que o coador está fazendo dois papéis: Distribuir e retirar o excesso de resina.
Esse ato não dura mais que 15 segundos.
A camada aplicada deve ser finíssima e uniforme. Uso cerca de 8cc/8cc para uma vara de 6 pés de comprimento.
Tente aplicar novamente e perceba se está usando muita força ou está levando mais tempo que o necessário para distribuir a resina.
Abraço
Rick