Tranformar de carretilha para molinete, é possível?
- César Augusto Haack
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Tranformar de carretilha para molinete, é possível?
Olá pessoal!
A minha dúvida é a seguinte:
Há como transformar uma vara de carretilha para molinete sem ter que "serrar" ela?
A pergunta se deve ao fato de, ao perguntar para um "rod Builder" se ele poderia fazer esta transformação ele disse que sim, no entanto teria que serrar o "cabo" da vara.
No caso de alguém de vocês fazer este tipo de serviço, gostaria de maiores informações (custo de mão de obra, material, etc.).
Obrigado!
A minha dúvida é a seguinte:
Há como transformar uma vara de carretilha para molinete sem ter que "serrar" ela?
A pergunta se deve ao fato de, ao perguntar para um "rod Builder" se ele poderia fazer esta transformação ele disse que sim, no entanto teria que serrar o "cabo" da vara.
No caso de alguém de vocês fazer este tipo de serviço, gostaria de maiores informações (custo de mão de obra, material, etc.).
Obrigado!
Césinha
"É melhor ter e não precisar do que precisar e não ter!"
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- Douglas Rinco
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Bom dia Cesar.
não entendi muito bem o termo "serrar".
mais se o profissional for serio e faz um trabalho de qualidade, ele terá que desmontar a vara por inteiro, pelos seguintes fatores.
* Os passadores ficam em posições opostas na espinha do blank quando se fala em carretilha ou molinete. isso é crucial na montagem de uma vara.
Os passadores de molinete são em sua maioria mais altos que os de carretilha e tem a abertura do anel interno, que na carretilha é bem pequena e de molinete é muito maior.
É preciso reposicionar os passadores.
* O cabo precisa sim ser trocado, uma vez que dificilmente consegue-se retirar um cabo de um blank, seja ele de cortiça ou EVA, além da extremidade que fica em contato com o reel sear ser de dimensões bem diferentes.
entre outras coisas.... ...
então César se quer um serviço de qualidade, é certo que sua vara será totalmente desmontada, sobrando apenas o blank para ser transformado.
forte abraço e espero ter ajudado
não entendi muito bem o termo "serrar".
mais se o profissional for serio e faz um trabalho de qualidade, ele terá que desmontar a vara por inteiro, pelos seguintes fatores.
* Os passadores ficam em posições opostas na espinha do blank quando se fala em carretilha ou molinete. isso é crucial na montagem de uma vara.
Os passadores de molinete são em sua maioria mais altos que os de carretilha e tem a abertura do anel interno, que na carretilha é bem pequena e de molinete é muito maior.
É preciso reposicionar os passadores.
* O cabo precisa sim ser trocado, uma vez que dificilmente consegue-se retirar um cabo de um blank, seja ele de cortiça ou EVA, além da extremidade que fica em contato com o reel sear ser de dimensões bem diferentes.
entre outras coisas.... ...
então César se quer um serviço de qualidade, é certo que sua vara será totalmente desmontada, sobrando apenas o blank para ser transformado.
forte abraço e espero ter ajudado
VISITEM.... ... http://byrinco.blogspot.com/
- CustombyMarco
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Douglas Rinco escreveu:Bom dia Cesar.
não entendi muito bem o termo "serrar".
mais se o profissional for serio e faz um trabalho de qualidade, ele terá que desmontar a vara por inteiro, pelos seguintes fatores.
* Os passadores ficam em posições opostas na espinha do blank quando se fala em carretilha ou molinete. isso é crucial na montagem de uma vara.
Os passadores de molinete são em sua maioria mais altos que os de carretilha e tem a abertura do anel interno, que na carretilha é bem pequena e de molinete é muito maior.
É preciso reposicionar os passadores.
* O cabo precisa sim ser trocado, uma vez que dificilmente consegue-se retirar um cabo de um blank, seja ele de cortiça ou EVA, além da extremidade que fica em contato com o reel sear ser de dimensões bem diferentes.
entre outras coisas.... ...
então César se quer um serviço de qualidade, é certo que sua vara será totalmente desmontada, sobrando apenas o blank para ser transformado.
forte abraço e espero ter ajudado
É bem por ai Cesar o Douglas esta certíssimo
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A pergunta se deve ao fato de, ao perguntar para um "rod Builder" se ele poderia fazer esta transformação ele disse que sim, no entanto teria que serrar o "cabo" da vara.
Essa foi muito boa!!! E você fez bem em por assim: "rod Builder" entre parenteses.
Abr Marcão
- César Augusto Haack
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Obrigado Douglas, muito esclarecedor, e Marco obrigado!Douglas Rinco escreveu:Bom dia Cesar.
não entendi muito bem o termo "serrar".
Vou refazer a pergunta, de outra maneira:
Para transformar uma vara de carretilha para molinete eu preciso CORTAR o cabo dela e tirar ele fora (diminuindo assim o tamanho do blank)?
Complementando:
Douglas, quando você coloca que "* O cabo precisa sim ser trocado, uma vez que dificilmente consegue-se retirar um cabo de um blank, seja ele de cortiça ou EVA" - isso significa ter que cortar o blank, diminuindo assim o tamanho da vara?
Acho que agora consegui me expressar, mas qualquer dúvida é só perguntar...
- obrigado!
Césinha
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agora ficou mais claro César.César Augusto Haack escreveu:Obrigado Douglas, muito esclarecedor, e Marco obrigado!Douglas Rinco escreveu:Bom dia Cesar.
não entendi muito bem o termo "serrar".
Vou refazer a pergunta, de outra maneira:
Para transformar uma vara de carretilha para molinete eu preciso CORTAR o cabo dela e tirar ele fora (diminuindo assim o tamanho do blank)?
Complementando:
Douglas, quando você coloca que "* O cabo precisa sim ser trocado, uma vez que dificilmente consegue-se retirar um cabo de um blank, seja ele de cortiça ou EVA" - isso significa ter que cortar o blank, diminuindo assim o tamanho da vara?
Acho que agora consegui me expressar, mas qualquer dúvida é só perguntar...
- obrigado!
sim é preciso retirar o cabo, mais isso se faz sem afetar o blank.... penas removendo o EVA ou Cortiça do cabo e reel seat.... ...
ou seja, não vai ser cortado o blank, não vai ser reduzido, em relação a isso fique tranquilo ( desde que entregue o serviço nas mãos de quem sabe fazer )rsrs
qualquer duvida, estamos ai.
só uma curiosidade....qual é a vara em questão?
abraço
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- César Augusto Haack
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Douglas, é uma vara Quantum Lite. Quero transformá-la pois adoro a ação dela para down shot. o blank é bem leve> Seguem umas fotinhos, só para dar uma ideia:Douglas Rinco escreveu:César Augusto Haack escreveu:Obrigado Douglas, muito esclarecedor, e Marco obrigado!Douglas Rinco escreveu:Bom dia Cesar.
não entendi muito bem o termo "serrar".
Vou refazer a pergunta, de outra maneira:
Para transformar uma vara de carretilha para molinete eu preciso CORTAR o cabo dela e tirar ele fora (diminuindo assim o tamanho do blank)?
Complementando:
Douglas, quando você coloca que "* O cabo precisa sim ser trocado, uma vez que dificilmente consegue-se retirar um cabo de um blank, seja ele de cortiça ou EVA" - isso significa ter que cortar o blank, diminuindo assim o tamanho da vara?
Acho que agora consegui me expressar, mas qualquer dúvida é só perguntar...
- obrigado!
só uma curiosidade... ...qual é a vara em questão?
abraço
http://imageshack.com/a/img262/8163/var ... tenome.jpg
http://imageshack.com/a/img149/2223/quantumlitea.jpg
Valeu!
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- César Augusto Haack
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Exatamente Stefano! Contagem regressiva para nova consulta! Valeu!Stefano Bracco escreveu:Eu acho que entendi a sua pergunta.
Acho que, para evitar o trabalho de desmontar o reel seat e o cabo, o "rodbuilder" ta querendo cortar o blank (tipo: cortar o blank na altura do fore grip ou do reel seat)...
Consultaria outro rodbuilder...
Abs.,
Césinha
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legal César.... ... se é uma vara que vc gosta e confia, não tem o porque não melhorá-la a sua necessidade.... ...César Augusto Haack escreveu:Douglas, é uma vara Quantum Lite. Quero transformá-la pois adoro a ação dela para down shot. o blank é bem leve> Seguem umas fotinhos, só para dar uma ideia:Douglas Rinco escreveu:César Augusto Haack escreveu:Obrigado Douglas, muito esclarecedor, e Marco obrigado!Douglas Rinco escreveu:Bom dia Cesar.
não entendi muito bem o termo "serrar".
Vou refazer a pergunta, de outra maneira:
Para transformar uma vara de carretilha para molinete eu preciso CORTAR o cabo dela e tirar ele fora (diminuindo assim o tamanho do blank)?
Complementando:
Douglas, quando você coloca que "* O cabo precisa sim ser trocado, uma vez que dificilmente consegue-se retirar um cabo de um blank, seja ele de cortiça ou EVA" - isso significa ter que cortar o blank, diminuindo assim o tamanho da vara?
Acho que agora consegui me expressar, mas qualquer dúvida é só perguntar...
- obrigado!
só uma curiosidade... ...qual é a vara em questão?
abraço
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Valeu!
Precisando, estarei as ordens.
abraço
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- CustombyMarco
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Não Stefano, conheço vários que cortam o Reel Seat no meio junto com o Blank, retiram os pedaços e fazem emenda e colam o Reel Seat. Só que eles esquecem em alguns casos os clientes resolvem remontar a vara por inteiro. Já vi em G-Loomis, Fenwick, Sumax, Intergreen, Shimano Major, Mega Bass e muitas outras.Stefano Bracco escreveu:Eu acho que entendi a sua pergunta.
Acho que, para evitar o trabalho de desmontar o reel seat e o cabo, o "rodbuilder" ta querendo cortar o blank (tipo: cortar o blank na altura do fore grip ou do reel seat)...
Consultaria outro rodbuilder...
Abs.,
Infelizmente tenho que falar para o Cliente se não sobra para a CBM.
Abr Marcão
- Stefano Bracco
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Essa eu nao sabia.... Sempre aprendendo. Valeu.CustombyMarco escreveu:Não Stefano, conheço vários que cortam o Reel Seat no meio junto com o Blank, retiram os pedaços e fazem emenda e colam o Reel Seat. Só que eles esquecem em alguns casos os clientes resolvem remontar a vara por inteiro. Já vi em G-Loomis, Fenwick, Sumax, Intergreen, Shimano Major, Mega Bass e muitas outras.Stefano Bracco escreveu:Eu acho que entendi a sua pergunta.
Acho que, para evitar o trabalho de desmontar o reel seat e o cabo, o "rodbuilder" ta querendo cortar o blank (tipo: cortar o blank na altura do fore grip ou do reel seat)...
Consultaria outro rodbuilder...
Abs.,
Infelizmente tenho que falar para o Cliente se não sobra para a CBM.
Abr Marcão
Eu ja fiz uma emenda em uma MHX, mas por motivo maior. Comprei uma MHX HM e veio uma que tava um lixo... A ponta tava torta e o acabamento nem se fala. Me surprendeu a qualidade do blank (e eles vendem essas varas como sujeitas a controles de qualidade altissimos).
Mandei foto para os gringos e eles enviaram uma nova para mim. A nova chegou, porem quem recebeu a vara nao fui eu. Quando fui ver o cano onde estava o blank tava torto. Quando eu vi, ja imaginei... Adivinha... O blank chegou quebrado bem proximo do reel seat. Se nao fosse por isso, o blank tava show.
Fiz uma emenda e até ficou legal, mas se possivel, prefiro nao fazer.
Abçs.,
- Stefano Bracco
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Esse cara desmota assim:
<object width="560" height="315"><param name="movie" value="//www.youtube.com/v/IsakSJzoCNg?version=3 ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="//www.youtube.com/v/IsakSJzoCNg?version=3&hl=it_IT" type="application/x-shockwave-flash" width="560" height="315" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>
Esse cara da uma ideia de como ele desmonta, mas nao mostra tudo (ele nao compratilha o video)
http://www.youtube.com/watch?v=gv79F1v-fzs
Ja ouvi tambem a tecnica da agua fervendo.
<object width="560" height="315"><param name="movie" value="//www.youtube.com/v/IsakSJzoCNg?version=3 ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="//www.youtube.com/v/IsakSJzoCNg?version=3&hl=it_IT" type="application/x-shockwave-flash" width="560" height="315" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>
Esse cara da uma ideia de como ele desmonta, mas nao mostra tudo (ele nao compratilha o video)
http://www.youtube.com/watch?v=gv79F1v-fzs
Ja ouvi tambem a tecnica da agua fervendo.
- CustombyMarco
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Isso é para eles que é só pegar o TL ligar e pedir um novo... alias barato ehehehhe.Stefano Bracco escreveu:Esse cara desmota assim:
<object width="560" height="315"><param name="movie" value="//www.youtube.com/v/IsakSJzoCNg?version=3 ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="//www.youtube.com/v/IsakSJzoCNg?version=3&hl=it_IT" type="application/x-shockwave-flash" width="560" height="315" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>
Esse cara da uma ideia de como ele desmonta, mas nao mostra tudo (ele nao compratilha o video)
http://www.youtube.com/watch?v=gv79F1v-fzs
Ja ouvi tambem a tecnica da agua fervendo.
Faço de uma maneira que tiro inteiro sem dano algum para diminuir custo para o cliente. E só faço em Reel Seat Fuji o resto o estilete que o diga! heheheheheh.
Essa da água é bem amadora e raramente funciona principalmente com as Shiamano, Daiko, Quantun, etc etc. Tenho alguns amigos que me mandam para mim tirar heheheheeh. SE precisar tirar algum me de um alo !
Abr Marcão
- Wagner Vieira
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Marcão,CustombyMarco escreveu:Isso é para eles que é só pegar o TL ligar e pedir um novo... alias barato ehehehhe.Stefano Bracco escreveu:Esse cara desmota assim:
<object width="560" height="315"><param name="movie" value="//www.youtube.com/v/IsakSJzoCNg?version=3 ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="//www.youtube.com/v/IsakSJzoCNg?version=3&hl=it_IT" type="application/x-shockwave-flash" width="560" height="315" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>
Esse cara da uma ideia de como ele desmonta, mas nao mostra tudo (ele nao compratilha o video)
http://www.youtube.com/watch?v=gv79F1v-fzs
Ja ouvi tambem a tecnica da agua fervendo.
Faço de uma maneira que tiro inteiro sem dano algum para diminuir custo para o cliente. E só faço em Reel Seat Fuji o resto o estilete que o diga! heheheheheh.
Essa da água é bem amadora e raramente funciona principalmente com as Shiamano, Daiko, Quantun, etc etc. Tenho alguns amigos que me mandam para mim tirar heheheheeh. SE precisar tirar algum me de um alo !
Abr Marcão
Eu usava este método da água e branqueava tudo os reel seats. Aqueles de plástico utilizados nas MS, sem chance com água...perdia quase meio dia "cozinhando" eles pra nada...rsssss.
Tenho utilizado um soprador e tem me atendido bem, mas estes de plástico derretem tudo. Os FUJI aguentam bem e não deformam sabendo usar o soprador.
As varas Daiwa, quase todas que peguei até hoje dá pra soltar na mão mesmo (????).
Abração
Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)
Só "TARAIRONAS" de "PELO"
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- Stefano Bracco
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Entao... Desde que comecei, eu uso uma tecnica que eu bolei que chamo de tecnica da "meia molhada" kkkk .
Funciona assim: Pego uma meia, corto a ponta dela (onde ficam os dedos), molho a meia, torço a meia para tirar o excesso de agua, calço a meia na vara e cubro o reel seat.
Passo papel alumino no reel seat coberto com a meia molhada e fecho tudo como se fosse um batata assada.
Coloco a vara em um suporte (como os tornos para amarraçao), fico girando a vara com uma mao e com a outra vou esquentando o aluminio com o soprador termico. Quando eu achar que ta no ponto, giro e forço o reel seat para ver se o epoxy amoleceu. Se nao amoleceu tento de novo.
Desse jeito, o calor que amolece o epoxy é um calor umido e nao seco.
Eu sei,... Parece uma piada, mas comigo funcionou até agora e nao tive nenhum problema nas situaçoes que enfrentei até entao. Espero nao ter problemas...
NB: A maioria das varas que fiz isso tinha um reel seat da Fuji ou um discreto reel seat de nylon.
Meu medo de tirar com o estilete e escapar o mesmo e danificar o blank.
Valeu pela a oferta de ajuda.
Abçs.,
Funciona assim: Pego uma meia, corto a ponta dela (onde ficam os dedos), molho a meia, torço a meia para tirar o excesso de agua, calço a meia na vara e cubro o reel seat.
Passo papel alumino no reel seat coberto com a meia molhada e fecho tudo como se fosse um batata assada.
Coloco a vara em um suporte (como os tornos para amarraçao), fico girando a vara com uma mao e com a outra vou esquentando o aluminio com o soprador termico. Quando eu achar que ta no ponto, giro e forço o reel seat para ver se o epoxy amoleceu. Se nao amoleceu tento de novo.
Desse jeito, o calor que amolece o epoxy é um calor umido e nao seco.
Eu sei,... Parece uma piada, mas comigo funcionou até agora e nao tive nenhum problema nas situaçoes que enfrentei até entao. Espero nao ter problemas...
NB: A maioria das varas que fiz isso tinha um reel seat da Fuji ou um discreto reel seat de nylon.
Meu medo de tirar com o estilete e escapar o mesmo e danificar o blank.
Valeu pela a oferta de ajuda.
Abçs.,