Tranformar de carretilha para molinete, é possível?

A montagem ou a Customização das Varas de Pesca, tem crescido a cada dia ... E a cada dia nos deparamos com verdadeiras obras de arte que usamos para capturar nossos peixes ... Vamos conhecer um pouco mais sobre esta apaixonante modalidade ...
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César Augusto Haack
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Tranformar de carretilha para molinete, é possível?

Mensagem por César Augusto Haack » Qua Mar 19, 2014 9:20 am

Olá pessoal!
A minha dúvida é a seguinte:
Há como transformar uma vara de carretilha para molinete sem ter que "serrar" ela?

A pergunta se deve ao fato de, ao perguntar para um "rod Builder" se ele poderia fazer esta transformação ele disse que sim, no entanto teria que serrar o "cabo" da vara.

No caso de alguém de vocês fazer este tipo de serviço, gostaria de maiores informações (custo de mão de obra, material, etc.).

Obrigado!
Césinha
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Douglas Rinco
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Mensagem por Douglas Rinco » Qua Mar 19, 2014 9:40 am

Bom dia Cesar.

não entendi muito bem o termo "serrar".

mais se o profissional for serio e faz um trabalho de qualidade, ele terá que desmontar a vara por inteiro, pelos seguintes fatores.

* Os passadores ficam em posições opostas na espinha do blank quando se fala em carretilha ou molinete. isso é crucial na montagem de uma vara.
Os passadores de molinete são em sua maioria mais altos que os de carretilha e tem a abertura do anel interno, que na carretilha é bem pequena e de molinete é muito maior.
É preciso reposicionar os passadores.

* O cabo precisa sim ser trocado, uma vez que dificilmente consegue-se retirar um cabo de um blank, seja ele de cortiça ou EVA, além da extremidade que fica em contato com o reel sear ser de dimensões bem diferentes.

entre outras coisas.... ...



então César se quer um serviço de qualidade, é certo que sua vara será totalmente desmontada, sobrando apenas o blank para ser transformado.


forte abraço e espero ter ajudado
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CustombyMarco
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Mensagem por CustombyMarco » Qua Mar 19, 2014 10:21 am

Douglas Rinco escreveu:Bom dia Cesar.

não entendi muito bem o termo "serrar".

mais se o profissional for serio e faz um trabalho de qualidade, ele terá que desmontar a vara por inteiro, pelos seguintes fatores.

* Os passadores ficam em posições opostas na espinha do blank quando se fala em carretilha ou molinete. isso é crucial na montagem de uma vara.
Os passadores de molinete são em sua maioria mais altos que os de carretilha e tem a abertura do anel interno, que na carretilha é bem pequena e de molinete é muito maior.
É preciso reposicionar os passadores.

* O cabo precisa sim ser trocado, uma vez que dificilmente consegue-se retirar um cabo de um blank, seja ele de cortiça ou EVA, além da extremidade que fica em contato com o reel sear ser de dimensões bem diferentes.

entre outras coisas.... ...



então César se quer um serviço de qualidade, é certo que sua vara será totalmente desmontada, sobrando apenas o blank para ser transformado.


forte abraço e espero ter ajudado

É bem por ai Cesar o Douglas esta certíssimo
------

A pergunta se deve ao fato de, ao perguntar para um "rod Builder" se ele poderia fazer esta transformação ele disse que sim, no entanto teria que serrar o "cabo" da vara.


Essa foi muito boa!!! E você fez bem em por assim: "rod Builder" entre parenteses.

Abr Marcão
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César Augusto Haack
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Mensagem por César Augusto Haack » Qua Mar 19, 2014 11:05 am

Douglas Rinco escreveu:Bom dia Cesar.

não entendi muito bem o termo "serrar".
Obrigado Douglas, muito esclarecedor, e Marco obrigado!

Vou refazer a pergunta, de outra maneira:

Para transformar uma vara de carretilha para molinete eu preciso CORTAR o cabo dela e tirar ele fora (diminuindo assim o tamanho do blank)?

Complementando:

Douglas, quando você coloca que "* O cabo precisa sim ser trocado, uma vez que dificilmente consegue-se retirar um cabo de um blank, seja ele de cortiça ou EVA" - isso significa ter que cortar o blank, diminuindo assim o tamanho da vara?

Acho que agora consegui me expressar, mas qualquer dúvida é só perguntar...

- obrigado!
Césinha
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Mensagem por Douglas Rinco » Qua Mar 19, 2014 12:58 pm

César Augusto Haack escreveu:
Douglas Rinco escreveu:Bom dia Cesar.

não entendi muito bem o termo "serrar".
Obrigado Douglas, muito esclarecedor, e Marco obrigado!

Vou refazer a pergunta, de outra maneira:

Para transformar uma vara de carretilha para molinete eu preciso CORTAR o cabo dela e tirar ele fora (diminuindo assim o tamanho do blank)?

Complementando:

Douglas, quando você coloca que "* O cabo precisa sim ser trocado, uma vez que dificilmente consegue-se retirar um cabo de um blank, seja ele de cortiça ou EVA" - isso significa ter que cortar o blank, diminuindo assim o tamanho da vara?

Acho que agora consegui me expressar, mas qualquer dúvida é só perguntar...

- obrigado!
agora ficou mais claro César.

sim é preciso retirar o cabo, mais isso se faz sem afetar o blank.... penas removendo o EVA ou Cortiça do cabo e reel seat.... ...

ou seja, não vai ser cortado o blank, não vai ser reduzido, em relação a isso fique tranquilo ( desde que entregue o serviço nas mãos de quem sabe fazer )rsrs

qualquer duvida, estamos ai.

só uma curiosidade....qual é a vara em questão?




abraço
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César Augusto Haack
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Mensagem por César Augusto Haack » Qua Mar 19, 2014 1:19 pm

Douglas Rinco escreveu:
César Augusto Haack escreveu:
Douglas Rinco escreveu:Bom dia Cesar.

não entendi muito bem o termo "serrar".
Obrigado Douglas, muito esclarecedor, e Marco obrigado!

Vou refazer a pergunta, de outra maneira:

Para transformar uma vara de carretilha para molinete eu preciso CORTAR o cabo dela e tirar ele fora (diminuindo assim o tamanho do blank)?

Complementando:

Douglas, quando você coloca que "* O cabo precisa sim ser trocado, uma vez que dificilmente consegue-se retirar um cabo de um blank, seja ele de cortiça ou EVA" - isso significa ter que cortar o blank, diminuindo assim o tamanho da vara?

Acho que agora consegui me expressar, mas qualquer dúvida é só perguntar...

- obrigado!

só uma curiosidade... ...qual é a vara em questão?

abraço
Douglas, é uma vara Quantum Lite. Quero transformá-la pois adoro a ação dela para down shot. o blank é bem leve> Seguem umas fotinhos, só para dar uma ideia:

http://imageshack.com/a/img262/8163/var ... tenome.jpg
http://imageshack.com/a/img149/2223/quantumlitea.jpg

Valeu!
Césinha
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Mensagem por Stefano Bracco » Qua Mar 19, 2014 1:51 pm

Eu acho que entendi a sua pergunta.

Acho que, para evitar o trabalho de desmontar o reel seat e o cabo, o "rodbuilder" ta querendo cortar o blank (tipo: cortar o blank na altura do fore grip ou do reel seat)...

Consultaria outro rodbuilder...

Abs.,
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César Augusto Haack
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Mensagem por César Augusto Haack » Qua Mar 19, 2014 1:52 pm

Stefano Bracco escreveu:Eu acho que entendi a sua pergunta.

Acho que, para evitar o trabalho de desmontar o reel seat e o cabo, o "rodbuilder" ta querendo cortar o blank (tipo: cortar o blank na altura do fore grip ou do reel seat)...

Consultaria outro rodbuilder...

Abs.,
Exatamente Stefano! Contagem regressiva para nova consulta! Valeu!
Césinha
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Douglas Rinco
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Mensagem por Douglas Rinco » Qua Mar 19, 2014 2:25 pm

César Augusto Haack escreveu:
Douglas Rinco escreveu:
César Augusto Haack escreveu:
Douglas Rinco escreveu:Bom dia Cesar.

não entendi muito bem o termo "serrar".
Obrigado Douglas, muito esclarecedor, e Marco obrigado!

Vou refazer a pergunta, de outra maneira:

Para transformar uma vara de carretilha para molinete eu preciso CORTAR o cabo dela e tirar ele fora (diminuindo assim o tamanho do blank)?

Complementando:

Douglas, quando você coloca que "* O cabo precisa sim ser trocado, uma vez que dificilmente consegue-se retirar um cabo de um blank, seja ele de cortiça ou EVA" - isso significa ter que cortar o blank, diminuindo assim o tamanho da vara?

Acho que agora consegui me expressar, mas qualquer dúvida é só perguntar...

- obrigado!

só uma curiosidade... ...qual é a vara em questão?

abraço
Douglas, é uma vara Quantum Lite. Quero transformá-la pois adoro a ação dela para down shot. o blank é bem leve> Seguem umas fotinhos, só para dar uma ideia:

http://imageshack.com/a/img262/8163/var ... tenome.jpg
http://imageshack.com/a/img149/2223/quantumlitea.jpg

Valeu!
legal César.... ... se é uma vara que vc gosta e confia, não tem o porque não melhorá-la a sua necessidade.... ...

Precisando, estarei as ordens.


abraço
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CustombyMarco
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Mensagem por CustombyMarco » Qua Mar 19, 2014 3:01 pm

Stefano Bracco escreveu:Eu acho que entendi a sua pergunta.

Acho que, para evitar o trabalho de desmontar o reel seat e o cabo, o "rodbuilder" ta querendo cortar o blank (tipo: cortar o blank na altura do fore grip ou do reel seat)...

Consultaria outro rodbuilder...

Abs.,
Não Stefano, conheço vários que cortam o Reel Seat no meio junto com o Blank, retiram os pedaços e fazem emenda e colam o Reel Seat. Só que eles esquecem em alguns casos os clientes resolvem remontar a vara por inteiro. Já vi em G-Loomis, Fenwick, Sumax, Intergreen, Shimano Major, Mega Bass e muitas outras.
Infelizmente tenho que falar para o Cliente se não sobra para a CBM.

Abr Marcão
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Stefano Bracco
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Mensagem por Stefano Bracco » Qua Mar 19, 2014 11:07 pm

CustombyMarco escreveu:
Stefano Bracco escreveu:Eu acho que entendi a sua pergunta.

Acho que, para evitar o trabalho de desmontar o reel seat e o cabo, o "rodbuilder" ta querendo cortar o blank (tipo: cortar o blank na altura do fore grip ou do reel seat)...

Consultaria outro rodbuilder...

Abs.,
Não Stefano, conheço vários que cortam o Reel Seat no meio junto com o Blank, retiram os pedaços e fazem emenda e colam o Reel Seat. Só que eles esquecem em alguns casos os clientes resolvem remontar a vara por inteiro. Já vi em G-Loomis, Fenwick, Sumax, Intergreen, Shimano Major, Mega Bass e muitas outras.
Infelizmente tenho que falar para o Cliente se não sobra para a CBM.

Abr Marcão
Essa eu nao sabia.... Sempre aprendendo. Valeu.

Eu ja fiz uma emenda em uma MHX, mas por motivo maior. Comprei uma MHX HM e veio uma que tava um lixo... A ponta tava torta e o acabamento nem se fala. Me surprendeu a qualidade do blank (e eles vendem essas varas como sujeitas a controles de qualidade altissimos).
Mandei foto para os gringos e eles enviaram uma nova para mim. A nova chegou, porem quem recebeu a vara nao fui eu. Quando fui ver o cano onde estava o blank tava torto. Quando eu vi, ja imaginei... Adivinha... O blank chegou quebrado bem proximo do reel seat. Se nao fosse por isso, o blank tava show.
Fiz uma emenda e até ficou legal, mas se possivel, prefiro nao fazer.

Abçs.,
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Stefano Bracco
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Mensagem por Stefano Bracco » Qua Mar 19, 2014 11:42 pm

Esse cara desmota assim:


<object width="560" height="315"><param name="movie" value="//www.youtube.com/v/IsakSJzoCNg?version=3 ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="//www.youtube.com/v/IsakSJzoCNg?version=3&hl=it_IT" type="application/x-shockwave-flash" width="560" height="315" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>

Esse cara da uma ideia de como ele desmonta, mas nao mostra tudo (ele nao compratilha o video)

http://www.youtube.com/watch?v=gv79F1v-fzs

Ja ouvi tambem a tecnica da agua fervendo.
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CustombyMarco
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Mensagem por CustombyMarco » Qui Mar 20, 2014 11:38 am

Stefano Bracco escreveu:Esse cara desmota assim:


<object width="560" height="315"><param name="movie" value="//www.youtube.com/v/IsakSJzoCNg?version=3 ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="//www.youtube.com/v/IsakSJzoCNg?version=3&hl=it_IT" type="application/x-shockwave-flash" width="560" height="315" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>

Esse cara da uma ideia de como ele desmonta, mas nao mostra tudo (ele nao compratilha o video)

http://www.youtube.com/watch?v=gv79F1v-fzs

Ja ouvi tambem a tecnica da agua fervendo.
Isso é para eles que é só pegar o TL ligar e pedir um novo... alias barato ehehehhe.
Faço de uma maneira que tiro inteiro sem dano algum para diminuir custo para o cliente. E só faço em Reel Seat Fuji o resto o estilete que o diga! heheheheheh.
Essa da água é bem amadora e raramente funciona principalmente com as Shiamano, Daiko, Quantun, etc etc. Tenho alguns amigos que me mandam para mim tirar heheheheeh. SE precisar tirar algum me de um alo !

Abr Marcão
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Mensagem por Wagner Vieira » Qui Mar 20, 2014 3:03 pm

CustombyMarco escreveu:
Stefano Bracco escreveu:Esse cara desmota assim:


<object width="560" height="315"><param name="movie" value="//www.youtube.com/v/IsakSJzoCNg?version=3 ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="//www.youtube.com/v/IsakSJzoCNg?version=3&hl=it_IT" type="application/x-shockwave-flash" width="560" height="315" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>

Esse cara da uma ideia de como ele desmonta, mas nao mostra tudo (ele nao compratilha o video)

http://www.youtube.com/watch?v=gv79F1v-fzs

Ja ouvi tambem a tecnica da agua fervendo.
Isso é para eles que é só pegar o TL ligar e pedir um novo... alias barato ehehehhe.
Faço de uma maneira que tiro inteiro sem dano algum para diminuir custo para o cliente. E só faço em Reel Seat Fuji o resto o estilete que o diga! heheheheheh.
Essa da água é bem amadora e raramente funciona principalmente com as Shiamano, Daiko, Quantun, etc etc. Tenho alguns amigos que me mandam para mim tirar heheheheeh. SE precisar tirar algum me de um alo !

Abr Marcão
Marcão,

Eu usava este método da água e branqueava tudo os reel seats. Aqueles de plástico utilizados nas MS, sem chance com água...perdia quase meio dia "cozinhando" eles pra nada...rsssss.
Tenho utilizado um soprador e tem me atendido bem, mas estes de plástico derretem tudo. Os FUJI aguentam bem e não deformam sabendo usar o soprador.
As varas Daiwa, quase todas que peguei até hoje dá pra soltar na mão mesmo (????).


Abração

Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
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Stefano Bracco
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Mensagem por Stefano Bracco » Qui Mar 20, 2014 11:14 pm

Entao... Desde que comecei, eu uso uma tecnica que eu bolei que chamo de tecnica da "meia molhada" kkkk :lol: .

Funciona assim: Pego uma meia, corto a ponta dela (onde ficam os dedos), molho a meia, torço a meia para tirar o excesso de agua, calço a meia na vara e cubro o reel seat.
Passo papel alumino no reel seat coberto com a meia molhada e fecho tudo como se fosse um batata assada.

Coloco a vara em um suporte (como os tornos para amarraçao), fico girando a vara com uma mao e com a outra vou esquentando o aluminio com o soprador termico. Quando eu achar que ta no ponto, giro e forço o reel seat para ver se o epoxy amoleceu. Se nao amoleceu tento de novo.

Desse jeito, o calor que amolece o epoxy é um calor umido e nao seco.

Eu sei,... Parece uma piada, mas comigo funcionou até agora e nao tive nenhum problema nas situaçoes que enfrentei até entao. Espero nao ter problemas...

NB: A maioria das varas que fiz isso tinha um reel seat da Fuji ou um discreto reel seat de nylon.

Meu medo de tirar com o estilete e escapar o mesmo e danificar o blank.

Valeu pela a oferta de ajuda.

Abçs.,
Responder

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