TILAPIA NO CAPIM

Peixe Exótico, a Tilápia é a Rainha dos Pesqueiros. Encontrada também na Natureza, foi eleita por muitos, o seu peixe preferido.
Vamos saber porque ...
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

TILAPIA NO CAPIM

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Qui Jan 14, 2010 7:17 pm

Olá Pessoal:
Hoje vou falar um pouco de m/experiência em pescar tilápias com capim ou erva-doce, que funciona muito bem lá na Represa do Capivari e creio que em outras.
Não é um bicho de "sete cabeças" mais tb requer paciência e persistência, principalmente se o objetivo e fisgar as de maior porte.
NA PESCA DIURNA: a produtividade aumenta se procurarmos um local "isolado" dos demais pescadores, por duas razões básicas:
1a) Por ser um peixe "arisco"(as grandes) quase não encostam onde haja mt pescador;
2a) Requer espaço, pois ocupa-se uma boa área na frente do pesqueiro e ocupá-la, significa "criar" encrenta com os outros.
Usamos treis tipos de capim: Picuio, papuã e a erva-doce.
Não sei se o nome dos capins é o mesmo em outros lugares, mais para dar uma idéia vou tentar descrevê-los:
PICUIO: Ele é uma raiz rasteira, da qual saem diversos ramos, cada ramo tem diversas folhas que quando adultas, ficam entre 20 a 30cm;
PAPUÃ: É uma touceira da qual saem diversos galhos e em cada um deles vários ramos, cujas folhas adultas chegam a uns 25 cm, mais ele só é encontrado n/epóca (dezembro e janeiro), crescem junto á lavoura de milho;
ERVA DOCE: Acha que não há necessidade de descrevê-la pois é muito conhecida.
Aqui, no caso do capim Picuio, usamos as duas últimas folhas cujo caule é mais "tenro" num tamanho de até 7cm e na base transpassa-se o anzol.
O papuã, alguns usam uma folha inteira, transpassada no verso pela linha em vários lugares da base e quase chegando na ponteira, escondem o anzol. Outros, preferem usar somente a ponteira, fazendo um nó que pareça como um gravatinha e no meio dele, coloca-se o anzol.
A erva doce, só é usada a ponteira mais tenra da mesma, de 5 a 7cm e o anzol e prendido próximo á um dos nó do caule.
A sobra de todos os capim, podem ser picados e jogados no pesqueiro, serve de ceva.
VARAS: de mão, no máximo treis unidades de medidas diferentes acima de 4,00 metros ( por isto o espaço)
MONTAGEM DO MATERIAL:
a) Usamos as LINHAS de bitola entre 23 a 30mm, no comprimento de cada vara, depois colocamos um "chumbinho" leve, (apenas para afundar a isca colocada no anzol), a seguir amarramos um pequeno girador e na outra extremidade um outro pedaço de linha, formando uma pernada e á uns 20cm, fazemos uma argola, que cortada, amarramos um anzol, depois, mai s um anzol na extremidade da linha da pernada.
b) Colocamos uma boia de isopor de até 3cm ou peninhas de madeira(aquelas p/lambarí), a qual será regulada numa profundidade entre 60cm á 1,00 metro.
DICA DA PESCARIA: Lançamos a linha a favor do vento, á uns 2,00m do barranco. Ele se encarregará de levar as iscas próximo as margens, onde as "tilapinhas" começam a "beliscar", carregando a isca novamente para a parte mais funda, onde se encontram as tilapias maiores, que por sua vêz, engolem a isca, fazendo a "boinha" sumir na água é a hora da fisgada e só alegria.
c)Anzol: Aqueles finos do tipo cristal com uns 2cm de haste.
NA PESCA NOTURNA: Exige algumas mudanças no material, pois na pesca diurna é de meia água, na noturna é de fundo, a saber:
1a) As varas podem ser de tamanho menor de acordo com a profundidade do pesqueiro e a quantidade das mesmas fica "ao gosto" do pescador entre 5 até 12 unidades, separadas numa distância de 50cm uma das outras.
2a) Usamos penas de madeira entre 15 a 20cm na côr branca;
3a) O chumbo é mais pesado, adequado ao tamanho das penas;
4a) O anzol pode ser o chinú ou marusseigo do 16 ao 12, apenas "um" em cada linha;
5a) As iscas são as mesmas, usadas do mesmo modo, exceto a erva-doce, que não funciona a noite.
6a) CEVA: Fazemos um maço de capim e erva doce, de tamanho razoável, o qual é amarrado numa borracha e tambem numa cordinha de nylon, deixando uma sobra para amarrar um peso, cuja finalidade é afundar o maço jogado á uns 30cm da ponteira da vara do meio, na frente do pesqueiro. Logo que ele chega ao fundo, estica-se a cordinha, a qual ficará amarrada numa estaca ou no suporte da vara. Recomenda-se providenciar esta ceva, logo ao escurecer, se bem que, as ações dos peixes podem demorar algumas horas, devido o barulho do maço ao cair na água.
OBS: 1a)No decorrer do tempo, as tilapias míudas começam a atacar o maço de capim, chamando a atenção das maiores, que por sua vêz, atacam a isca no anzol, fazendo a pena sumir na água.
2a) A razão da distância a ser lançado o maço da ponteira da vara é para que as linhas não enrosquem no mesmo.
Finalmente: Existe uma outra forma da pesca com capim, mais ficará para a próxima.
Entendeu... o quer que desenhe?
Eh isso aí, galera.
Marcão.
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Avatar do usuário
Estanislau Jaworski Jr
ANZOL DE OURO
Mensagens: 531
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 10:39 am
Cidade:

Mensagem por Estanislau Jaworski Jr » Sex Jan 15, 2010 4:50 pm

legal heim...não curto muito pescar tilápias, mas quando vou no em salto santiago já vi muitos fazerem isso que descreveste.
Parabens pelo ensinamento, muitos irão aproveitar profundamente.

abraço.
Dante
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 117
Registrado em: Ter Out 12, 2010 12:02 am
Cidade:

Mensagem por Dante » Ter Nov 16, 2010 9:18 pm

OLÁ MARCOS... ESSA É A MINHA MODALIDADE DE PESCA PREFERIDA.A PESCA COM CAPIM É NA MINHA OPINIÃO ALTAMENTE TÉCNICA.EU PREFIRO PESCAR COM CEVA DE SUPERFÍCIE,POIS O VISUAL É MAIS EMOCIONANTE.JÁ COM ERVA-DOCE PESCO DE FUNDO.OUTRA HORA FALO DAS MINHAS PESCARIAS...VALEU...
Responder

Voltar para “- TILÁPIA -”