TILAPIA- EXÓTICA E INVASORA

Peixe Exótico, a Tilápia é a Rainha dos Pesqueiros. Encontrada também na Natureza, foi eleita por muitos, o seu peixe preferido.
Vamos saber porque ...
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

TILAPIA- EXÓTICA E INVASORA

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Dom Fev 21, 2010 8:14 am

CAROS AMIGOS TILAPEIROS:
Quem acessa meu blog e se dá ao trabalho de tomar conhecimento dos artigos que escrevo, evidentemente sabe que minha "preferência" é falar e praticar a pesca da tilápia e para tanto, ainda pesquiso tudo que há na internet á este respeito e neste particular, acessei alguns sites, onde contém artigos falando deste peixe, que por alguns biológos, são considerados como espécies invasoras e predadoras das outras nativas, existentes em nossos rios e lagos em geral, por suas característica lá definidas e é claro, falam também de outros organismos invasores, tal como um tipo de caramujo, etc.
Pelo conteúdo dos artigos,fica claro que o objetivo é apenas informativo, entretanto, se sugere que haja ações no sentido de dizimar estas espécies de nosso meio ambiente,sem desmerecer ou desrespeitar a balizada opinião destes especialistas,penso que é um tipo de informação, que apesar de séria, hoje é irrelevante.
Minha conclusão se deve aos seguintes fatos:
1) Nós brasileiros e talvez outros povos, temos a tendência de "achar importante" e adotar certos "modismos" em todas as áreas: roupas, calçados, bolsas, joias e falando da fauna, são inúmeros seres que importamos, para atender os mais variados desejos de consumo: cães,gatos,pássaros,répteis,etc.
2) No que tange a tilápia, devemos lembrar que ela foi introduzida a mais de cinco décadas e por sua característica, proliferou em todo país, como outras espécies de peixe, incluindo aqueles criados em laboratório, que me vem a lembrança o tal do "tambacú" apenas para citar.
Quem sabe o grande problema esteja no fato da falta de conhecimento das conseqüências, ou mesmo que ela seja conhecida, que de alguma forma intencional ou não, nossas autoridades responsáveis pelo meio ambiente, não dêem a importância devida?
Creio que diante desta realidade,uma alternativa, seria no caso das tilápias, não ser permitida sua introdução em lugares onde ainda não existam? Mais a qüestão que fica é ainda, teremos pessoal e aparelhamento suficiente para isso?
Por outro lado, deixando de lado, se for para considerar este peixe um vilão, devemos lembrar que hoje ela movimenta a econômia, pois é o peixe preferido por muitos restaurantes japoneses, sua carne é exportada, seu couro tem outras utilidades, como as sobras são matéria prima para produção de rações e quando importadas, se pensou de servir de alimentação base para os ribeirinhos, etc.
Para finalizar, usando uma gíria conhecida " puxar a sardinha para nosso lado", como pescador espero que ela continue presente, para nossa alegria. E vocês o que acham?
Abraços.
Marcão - tilapeiro inveterado.

Imagem
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Avatar do usuário
Marcos Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1302
Registrado em: Qua Abr 15, 2009 8:00 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Santos » Seg Mar 01, 2010 5:07 pm

Grande Marcão.
Primeiramente me desculpe pela ignorancia ou falta de observação, mas qual é o seu blog? Fiquei curioso em ler suas pesquisas e posicionamentos.
E quanto a sua pergunta, creio que a tilápia já esteja muito bem inserida e é hoje muito importante para nós pescadores quanto para a econômia, pois já move muito dinheiro.

Abraço
Dante
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 117
Registrado em: Ter Out 12, 2010 12:02 am
Cidade:

Mensagem por Dante » Seg Nov 15, 2010 2:16 pm

Valeu Marcos!

Sou novo neste forum e um dos assuntos que mais me chamou atenção foi sobre TILÁPIAS o meu peixe favorito. Assim como você procuro me informar bastante sobre esse peixe e acho que até hoje existe muito preconceito em relação a "elas"(as TILÁPIAS).Quanto ao fato de elas serem "intrusas" eu pergunto... E quanto as Carpas,que também são intrusas...Qual danos a ictiofauna causou a introdução desses peixes no nosso país,pois é sabido que a TILÁPIA é de origem Africana!? O que falar sobre os Tucunarés introduzidos em represas Paulistas? E o BlackBass peixe Norte Americano,o que faz aqui?...Esse é sem dúvidas um assunto longo e que gostaria muito de trocar mais informações.Fico contente em saber que ainda existem pescadores que tratam as TILÁPIAS com respeito... Um abraço.
Avatar do usuário
Caue Costa Hueso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1504
Registrado em: Ter Jul 26, 2005 12:47 pm
Cidade:

Mensagem por Caue Costa Hueso » Sáb Nov 20, 2010 7:44 pm

Marcao

eu sou contra qlqr tipo de introduçao feita pelo homem, afinal das diversas experiencias pouquissimas deram certo... a esmagadora maioria foi um desastre!

vide o sapo cururu na australia, piton na florida, pardais no brasil e a propria tilapia que aqui no brasil desestabilizou varios sistemas

exemplos de boa introduçao temos o guppy (lebiste)


absss
"Aprendemos a nadar como peixes e voar como pássaros, mas não a conviver como irmãos"
Avatar do usuário
Sidnei Ferreira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 676
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 2:03 am
Cidade:

Mensagem por Sidnei Ferreira » Qui Nov 25, 2010 11:55 pm

Deixa as tilápias quietinhas, elas nos dão tanto prazer, rsrsrsrs!
Mas tem uma desgraça de um peixe que na minha opinião é o mais terrível de todos os que já foram introduzidos aqui na brasil, é o Bagre Africano ou Clarias, esse demônio fica dois dias fora d´água e não morre, tem a capacidade de mudar de tanque locomovendo-se no seco feito cobra a procura de lugares(poças de água, açudes, rios) onde possa se alimentar de tudo que encontra acabando com os peixes do local.
Já ouvi relatos de moradores de uma cidade do interior de SP, que o rio de lá tá empesteado deste bicho nojento, que saiu dos pesque e pagues da região. E agora, o que fazer?
Tá aí minha opinião!
Valeu!
Responder

Voltar para “- TILÁPIA -”