PESCAR COM CHUVA UM NOVO PRAZER

Peixe Exótico, a Tilápia é a Rainha dos Pesqueiros. Encontrada também na Natureza, foi eleita por muitos, o seu peixe preferido.
Vamos saber porque ...
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

PESCAR COM CHUVA UM NOVO PRAZER

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Dom Mar 28, 2010 8:26 am

Olá Amigos Catervenses:
Antes de começar com mais uma estória, quero corrigir alguns dados de um artigo anterior em que falei da quantidade de ceva jogada diáriamente nos pesqueiros do Recanto do Sabiá, são 250kg/dia e 7500/kg/mês.Como até o presente momento, por aquele êrro, ninguem me corrigiu, estou desconfiado que o que escreve deve estar ENCHENDO O SACO DE VOCES, fazer o que? Continuar enchendo até estourar...
Bem para variar, hoje é domingo e neste dia não vou pescar, pois sou o cozinheiro desta casa.
O cardápio será Macarronada com Posta Recheada...tomara que voces fiquem com água na boca.
Mais voltando á pescaria, sexta feira passada, não tendo o que fazer( quase nunca tenho), depois da decepção de outra pescaria no Capivarí, que foi até 5a, resolvi ir lá nas cavas do PESQUEIRO SANTA CECILIA. Como sempre, já estava a postos no meu pesqueiro, as 7 da matina e já eram 10,45horas e eu lavando o milho. Então resolvi, recolher as tralhas, qdo comecou uma garôa e logo se transformou num temporal. Só deu tempo de armar o guarda-sol, segurá-lo bem baixo, para não me ensopar.
Geralmente prefiro pescar num dia ensolarado ou no máximo nublado, entretanto, na chuva...
Bem na verdade, naqueles instantes não pesquei, fiquei admirando o tamanho dos pingos que caiam na água, parecia água fervendo, de forma que enquanto aguardava o TEMPORAL passar, começei a divagar...
DIVAGAR? De onde tirei essa?
Vou simplificar... relembrar dos meus tempos de guri..., que junto com a piazada de meu bairro, íamos num temporal, nadar no Rio Barigui( hoje aquele parque famoso aqui de Curitiba).
Não ficou só nisto, voltaram as lembranças de nossas aventuras, das caçadas de passarinho com cetra, nas matas da região, das pescarias... Aliás, tudo era mais simples naquele tempo...Nada de varas telescópicas, linhas importadas, anzois de qualidade, flutuadores, etc. O que fazíamos era ter umas varinhas de bambú, linhas compradas em metro e anzois em unidade, a boia era rolha de garrafa e as iscas eram a minhoca comum e para lambarís, miolo de pão.
Falando no miolho do pão, na verdade era miolho de brôas de trigo ou centeio, que levavamos para comer e diga-se de passagem cada fatia, tinha uns 30cm de comprimento, por uns 3cm de grossura, pesando quase 1/2 kg cada uma. Saibam que no Bigorrilho, meu bairro, naquele tempo, o que mais tinha era "polaco e ucraíno" e brôas era o pão de momento. Margarina nem existia. Manteiga era caro. Então o jeito era passar "banha pura", com sal e pimenta do reino. Que saudades...
Continuando... qdo não levavamos a tal brôa, com certeza íamos no boteco do Naco, comprar sanduiche... Um pão francês de 500gramas, recheado com metade de uma rodela de salsicho e uma garrafa de gazoza de framboeza, tudo pelos míseros R$ 1,00 (dinheiro de hoje).
Claro para complementar nossa refeição, sempre fazíamos algum espeto de madeira, onde assávamos algum peixe ou passarinho caçado.
Minha pré-adolescência foi um barato, tudo era festa, não faltava divertimento, uma hora era soltar pipa, outra, jogar bolinha de gude, colecionar bala zequinha, brincar de se esconder ou de mãe, fazer balão, malhar juda no sábado de aleluia e por aí afora.
Mais voltando a pescaria na chuva, depois que ela passou, resolvi levar as tralhas para o carro, aí lembrei que o carreiro de volta estava todo cheio de lama, então descalcei o chinelo de dedo, pois senão, era tombo na certa e mais uma vêz voltaram as lembranças...
Andar descalço... que saudades, como é bom sentir a sola do pé na terra... Como nos tempos de piá, era assim que andávamos...quantas topadas de abrir o "dedão". Curativos? No máximo mercurio cromo e um pano limpo para envolver o machucado. A sola do pé, criou um cascão e o desafio era propositamente pisar em "espinhos" no mato... eles dificilmente penetravam na mesma.
Usar sapatos...poucos tinham, no máximo a antiga Conga, o normal era as antigas ALPARGATAS RODAS, de solado de corda sizal e corpo de pano ou tamancos com solado de madeira...Eles normalmente eram usados para irmos á escola ou outros eventos.
Saudosismo e lembranças a parte...Na verdade, curti aquele momento de temporal, não só pelo que narrei, mais lembrei-me que por várias vezes fiz excelentes pescarias com chuva, os peixes ficam mais ativos, portanto, meus amigos, com chuva é uma nova opção, que todos podem experimentar, isto é... se já não o fizeram.
Até a próxima.
Marcão. Imagem
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Mar 28, 2010 9:38 am

Muito legal suas reminiscências do passado ...
Recordar é viver ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- TILÁPIA -”