A TEMPORADA DE TILAPIA ESTÁ ACABANDO

Peixe Exótico, a Tilápia é a Rainha dos Pesqueiros. Encontrada também na Natureza, foi eleita por muitos, o seu peixe preferido.
Vamos saber porque ...
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

A TEMPORADA DE TILAPIA ESTÁ ACABANDO

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Sex Abr 09, 2010 4:29 pm

Olá Pessoal!
Fazem duas semanas que não vou ao Capivari, pois com a mudança do tempo aqui em Curitiba/PR, as temperaturas mínimas e máximas baixaram e quem esteve por lá, deu com os "burros na água", as tilápias sumiram. Eu ainda estou tentando pescá-las numas cavas, aqui de São Jose dos Pinhais, de vêz em quando sai alguma pequena, mais em razão do clima, fica só nisto. A propósito, estive olhando este tópico do forum e percebi, que quem mais fala sobre este peixe é este que vos escreve. Mais não pensem que vou parar, se não der para falar de minhas" meninas", vou encher o "saco de voces" falando de outras garotas...as carpas.
No Capivari, não costumo pescá-las, pois quem conhece o local, sabe que lá só tem pauleira no fundo do reservatório e "armar chuveirinho" ou anzol normal é sinônimo de prejuízo. Pouquíssimos são os locais que isto é possível no Recanto do Sabiá e quase sempre está ocupado com molinete de outro "sortudo".
O jeito então, é pescá-las nas cavas acima citadas, mais não pratico a pesca com massas e chuveirinhos, pois, os carazinhos e lambaris e até as tilapinhas acabam com tudo.
O esquema lá e pescar com "milho sêco".
Para tanto, costumo deixá-lo de molho na água durante a noite que precede a pescaria e depois no outro dia, fica fácil, introduzir o anzol no mesmo.
Geralmente 1kg de milho sêco é suficiente, uma pequena parte para isca e o restante "in natura" jogo como ceva.
Lá nas cavas, não há necessidade de lançar a linha diretamente do molinete, o que fazemos, e retirar em torno de uns 15 metros da mesma manualmente, como o preparo da mesma é um chumbo de umas 15 ou 20 gramas na extremidade e acima, dois ou treis anzois chinú 4 ou marusseigo de igual tamanho, então,a lancamos na água, onde a ceva caiu e o resto, é ter paciência e haja paciência.
Só mais um detalhe: Geralmente uso até 5 molinetes, com as linhas preparadas como descrito, porem o "pulo do gato" é ficar longe dos mesmos, pois as carpas são muito "ariscas", claro estou falando das carpas capim e quando entra alguma, podem crêr é de no mínimo 5 kg, quando elas se fisgam, toca aqueles "sininhos" colocados na ponteira da vara, daí a "briga é boa" e tem que ter um passaguá no tipo.
Na verdade pessoal, o que não posso... É PERDER ESTE EMPREGO.
Falou.
Marcão.Imagem
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Mensagem por Wagner Vieira » Sex Abr 09, 2010 4:52 pm

Marcão,


Sempre leio seus relatos pensando no meu pai. rssss Ele é doente por tilápias e chega a ficar dias pescando no Capivari. Engraçado que os locais que ele vai é sempre os mesmos que você cita!!!
Além de ir nos caquizeiros lá no Carlos (Guaçatunga) ele também frequenta o Tio Doca, Sabiás, Ponte e no Bem Faz.
De repente vocês até se conhecem.

Mauro, vulgo Portuga do boqueirão. heheheheheh

Abração

Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

Resposta ao Wagner Vieira

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Sex Abr 09, 2010 8:58 pm

Olha filho do tilapeiro, pelo visto vc não puxou pelo velho, mais tem algo em comum, tb gosta de sofrer. Meu caro, honestamente, não tive o prazer de conhecer seu pai, quem sabe nosso desencontro se dê em função do dia que ele aparece no Sabiá, tvz já tenhamos estado por lá nas mesmas ocasiões, mais...
Veja as coincidências: Tb moro no boqueirão, quem sabe até moramos próximos, minha casa fica na TTe.Cel.Viligran Cabrita, 137, fundos do quartel e perto da Chácara Flôr da Suissa.
Peça para ele entrar em contáto comigo, geralmente a noite estou em casa, de dia meu camarada... quase sempre pescando, agora, numas cavas em São José. Se ele preferir, meu telefone é 3286-7527.
Tô na área.Abraços.Marcão.
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Mensagem por Wagner Vieira » Sex Abr 09, 2010 9:11 pm

Marcão,

Ele mora próximo a Bley Zornig... uma quadra!!! Bem perto das malharias!!!
Ele também costuma pescar nas cavas, mas não em São José. Aquelas ali do Parque.

Vou informar o seu endereço e telefone pra ele!!!


Abração

Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
Avatar do usuário
Sidnei Beccegato
ANZOL DE OURO
Mensagens: 884
Registrado em: Qua Mai 19, 2010 10:48 am
Cidade:

Mensagem por Sidnei Beccegato » Dom Jun 20, 2010 7:04 pm

Marcão vc mora atrás do 20 BIB?
Servi aí em 1990 pois meu pai também havia servido e meu irmão depois veio a servir aí também.
Conhecia bem o boqueirão aí....
Devia ter ficado por aí pq o estado de SP hoje tá uma droga e naqueles tempos curitiba era muito boa de se morar (creio que até hoje).
Abraço
Na busca da verdade os meios muitas vezes se tornam o fim
Imagem
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

Resposta ao Sidnei

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Seg Jun 21, 2010 8:33 am

É companheiro, p/vc lembrar do passado aqui de Curitiba, a foto abaixo é do boqueirão, o telhado coberto no centro é do terminal, logo depois do quartel que vc se referiu. Depois a direita vc vê o Campo do Paraná Club e ao fundo as cavas do boqueirão. A foto não é tão recente.


Imagem
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Responder

Voltar para “- TILÁPIA -”