AJUDA (montagem)

Peixe Exótico, a Tilápia é a Rainha dos Pesqueiros. Encontrada também na Natureza, foi eleita por muitos, o seu peixe preferido.
Vamos saber porque ...
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Re: Meu caro amigo e colega Braga

Mensagem por Fernando Braga » Seg Jan 23, 2012 12:01 am

Fabian Narvaez escreveu:Boa noite meu caro amigo.
Fico muito agradecido pela sua atenção. Antigamente eu ia no p&p e ficava um pouco com minha familia pescando e depois ia no açude das traíras e ficava pescando sozinho. Recentemente tenho abandonado um pouco as ''dentuças'' e tenho dedicado mais tempo em pescar junto com minha familia o dia inteiro. Resultado disto e o rosto de alegria da minha esposa e filha ao fisgarem os ''trofeus'', principalmente da minha filha - acostumada a pescar lambaris no açude do meu sogro. Como vc falou, a atividade da pesca além de prazerosa, é um motivo para a familia ter uma atividade de final de semana e divertir-se.
Com relação à linha principal, acho que vou ter que colocar mono 0.30 e já comprei pela internet 2 carreteis de fluorcarbon 0.25 para colocar como líder. Vamor ver como vai ser no próximo final de semana.
Meu amigo Braga, muito obrigado pela suas valiosas informações e pela sua atenção.
Um abraço.
Uma última (hoje, pois vamos continuar vivendo) observação.
Sempre se fala sobre equipamentos ... mas nunca sobre o pescador.
Quem ele é e quais os seus objetivos.

E isto é o MAIS IMPORTANTE.

e isto Você descobriu ...

inté ... Amigo.
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

Resposta ao Fabio

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Ter Jan 24, 2012 6:20 pm

Pois é companheiro, parece que realmente o clima aqui da região é n/problema, pois, fui ontem á Represa do Capuvari que fica 50 km de Curitiba e na chegada já deu para perceber que as coisas iam ser diféceis, pois, meus companheiros que foram no domingo, informaram que "chouveu muito naquela noite e madraguda e a água ficou "amarelada" devido o barro existente no barranco e que ninguem pegou nada.Escolhi um pesqueiro que fica na parte "aberta" da represa, que não afetou tanto a cor da água e se tais condições somadas ´falta de movimentação de demais pescadores, portanto, estando só no local, que é uma das condições favoráveis á pescaria, imagina que poderia me dar bem. Foi só imaginação, mesmo porque, para o dia não ser totalmente decepcionantes, me diverti com os lambaris rabo vermelho e qundo a noite chegou...bem ela chegou e com ela, ventos, os raios e trovões de uma chuva que vinha lá de longe, contornou a região e desta forma, apesar da certeza de não dar nada, insisti ficando no pesqueiro até a mea noite, debaixo da chuva que com aquele "barulhinho" tradicional ajudou na vontade de ir para barraca dormir e foi o que fiz. Depois de algum tempo deu para notar a calmaria, mais o cansaço não me animou á voltar para o pesqueiro, coisa, que fiz logo cedinho. Armei minhas varinhas com "capim papuã", as tilápias miúdas os detonavam, mais consegui fisgar duas pequenas, então parti para a pesca do lambari, mais devido ao frio da manhã, estavam preguiçosos. Então, em torno das 9 da matina, a neblina cedeu lugar á um sol maravilhoso, que secou a lona que coloquei sob o guarda sol, sendo possível desmanchar a barraca de pesca, depois carregar todas as tralhas barranco acima, lavá-las e colocá-las no possante. Bem parafraseando aquele humorista: "QUEM NÃO TEM DINHEIRO CONTA ESTÓRIA", fiz todo este relato com esta intenção, pois, ficou comprovado que é o clima que tem interferido nas pescarias. Fora isto, assisti os vídeos sugeridos, porém, a diferença, exceto o clima local, certamente são tilápias de pesqueiro e cá entre nós, na minha opinião, são mais fácil de capturá-las, se bem, que não deixa de ser uma boa opção, que honestamente já deixei de lado á um bom tempo, pela preferência na pesca de tilápias nativas, portanto, "haja paciência" em aguardar o momento delas nos brindarem, quem sabe no próximo mês, para compensar esta vida "dura de aposentado". Para finalizar, penso que minha narrativa corresponde ao seu comentário: Precisamos falar do pescador, de nossos fracassos, mesmo quando o problema está na pecinha atras da vara, pois, do material... bem fazemos a alegria dos logistas, concorda? Abraços.
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Avatar do usuário
Fabian Narvaez
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Set 26, 2011 10:44 am
Cidade:

Caros colegas Marcos e Braga ...

Mensagem por Fabian Narvaez » Qui Jan 26, 2012 8:45 am

Caros colegas
Realmente como Marcos relatou anteriormente, o clima interfere sim com o comportamento dos peixes em geral. Uns peixes são mais afetados do que os outros, e sabidamente a tilápia é um peixe ''manhoso por exelência''. Marcos fez um comentário interessante em relação aos logistas, e realmente nos alegramos a vida deles comprando o material de pesca (que não é pouco). Como o meu caro amigo Mario Gonda escreveu: ''homem em loja de pesca e como mulher em loja de sapatos''.
O outro dia assistí um vídeo no site do Pesca Alternativa (do SBT) com 2 grandes pescadores: Nelson Nakamura e Marcão no Pesque e Pague Tio Oscar, em São Paulo. Usaram equipamento leve e massa do Takeshi (com suco de maracujá). Neste vídeo os pescadores usaram linha Laiglon amarela nº 0,16 mm. Aqui percebí que eles pescam com a fricção do molinete mais solta, e a linha não ''estoura''. Talvez por isto a minha linha (0,25 mm) estourou, não deixei a fricção solta e a força da tilápia terminou estourando a linha ???
Eu amo a pesca, principalmente a pesca esportiva, adoro o bait-casting (sou ''tarado'' por pesca com iscas artificiais) mas ultimamente estou adorando a pesca da tilápia com isca natural. Realmente a pesca da tilápia em pesque e pague é mais fácil (aliás, relativamente mais fácil - às vezes as tilápias dão um cansaço na gente e não fisgam nem que a ''vaca tussa'') mas aqui na minha região não tenho outra opção. Temos o rio Jacuí, mas neste río temos mais pintados, jundiás, carpas, facão, piava mas não temos tilápias.
Um abraço aos colegas e até breve.
Avatar do usuário
Fabian Narvaez
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Set 26, 2011 10:44 am
Cidade:

Caros colegas Marcos e Braga ...

Mensagem por Fabian Narvaez » Qui Jan 26, 2012 8:53 am

Caros colegas
Realmente como Marcos relatou anteriormente, o clima interfere sim com o comportamento dos peixes em geral. Uns peixes são mais afetados do que os outros, e sabidamente a tilápia é um peixe ''manhoso por exelência''. Marcos fez um comentário interessante em relação aos logistas, e realmente nos alegramos a vida deles comprando o material de pesca (que não é pouco). Como o meu caro amigo Mario Gonda escreveu: ''homem em loja de pesca e como mulher em loja de sapatos''.
O outro dia assistí um vídeo no site do Pesca Alternativa (do SBT) com 2 grandes pescadores: Nelson Nakamura e Marcão no Pesque e Pague Tio Oscar, em São Paulo. Usaram equipamento leve e massa do Takeshi (com suco de maracujá). Neste vídeo os pescadores usaram linha Laiglon amarela nº 0,16 mm. Aqui percebí que eles pescam com a fricção do molinete mais solta, e a linha não ''estoura''. Talvez por isto a minha linha (0,25 mm) estourou, não deixei a fricção solta e a força da tilápia terminou estourando a linha ???
Eu amo a pesca, principalmente a pesca esportiva, adoro o bait-casting (sou ''tarado'' por pesca com iscas artificiais) mas ultimamente estou adorando a pesca da tilápia com isca natural. Realmente a pesca da tilápia em pesque e pague é mais fácil (aliás, relativamente mais fácil - às vezes as tilápias dão um cansaço na gente e não fisgam nem que a ''vaca tussa'') mas aqui na minha região não tenho outra opção. Temos o rio Jacuí, mas neste río temos mais pintados, jundiás, carpas, facão, piava mas não temos tilápias.
Um abraço aos colegas e até breve.
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

Mais uma novidade!

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Qui Jan 26, 2012 2:29 pm

Esqueci de citar outros detalhes em minha resposta e hoje conversando com meu filho, lembrei deles, percebidos na última pescaria lá no Capivari, ou seja:
a) Esta e certamente outras represas, são infinitamente maiores do que os tanques dos P&P ou de açudes em geral, então, por sua extensão, não só a tilápia se espalham ao longo das mesmas e dentro daquela tradicional competição por comida, no caso delas que andam em cardumes, feliz é o pescador em que estes peixes encostem em sua ceva, ele se torna o "sortudo" do pedaço, enquanto os demais, ficam "babando".
b) São situações tão evidentes, porém, mais uma vez esqueci, pois, haja vista, que na 3a feira passada, enquanto pescava, havia um cardume enorme de alevinos, os quais não chegavam a 2cm que ficava nadando de um lado para o outro em frente ao meu pesqueiro e isto aconteceu sempre que eu jogava " milho moído" como ceva para capturar lambarí, ou seja, neste caso o ditado não procede, pois, "macaco velho pode colocar a mão na cambuca" meu caso, que agora não adianta chorar picuias, portanto, assim, o problema ficou nesta pecinha atrás da vara.
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Responder

Voltar para “- TILÁPIA -”