AJUDA (montagem)

Peixe Exótico, a Tilápia é a Rainha dos Pesqueiros. Encontrada também na Natureza, foi eleita por muitos, o seu peixe preferido.
Vamos saber porque ...
Avatar do usuário
Gustavo Daflon
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1014
Registrado em: Sex Nov 28, 2008 11:17 am
Cidade:

AJUDA (montagem)

Mensagem por Gustavo Daflon » Sáb Abr 24, 2010 10:17 pm

Amigos , como posso fazer uma montagem para tilápias , para pescar com ração , jumbo , bóia etc...
Tem uns amigos aqui , q colocam o jumbo detro d uma bóia feita de cortiça , ja q elas ñ querem bater nas bóias convencionais .
Outro problema tbm é pra fixar a ração no anzol ?
COMO FAÇO ?
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Braga » Dom Abr 25, 2010 8:12 pm

Sua pergunta foi ampla, portanto, aqui vai uma resposta ampla.
Gostei muito de elaborar esta resposta, pois para mim pescar, começa muito antes de ir lá, e é um desafio que enriquece.

Mas vamos lá.
Não está aqui tudo o que é importante, e muitos poderão contribuir mais e melhor.
Mas é a minha experiência, com a minha vontade de colaborar.


Gosto muito de pescar tilápias, mas a minha experiência é em pesque & pague, e o lago particular de um sítio.
Os equipamentos que uso no momento, e tem atendido bem são:

• 1º. GRUPO – Varas telescópicas lisas

Varas
5,40m, 4,50, 4,20, 3,60, 2,70 (as maiores 99%/98% carbono, as menores 45%
- levo sempre todas montadas, uso a que acho melhor para a situação, e quando tenho problemas, parto para a mais curta (nada de perder tempo quando se está pescando)

Linha Asso SHT 0,18mm transparente, +- 1,00m mais comprida do que a vara

Anzol Gamakatsu Maruseigo 12 SEM FARPA
e como isca, a ração que o pesqueiro usa para alimentar os peixes (no lago uso ela também).
- esse anzol é extremamente afiado (cuidado com seus dedos), não há a mínima dificuldade de espetar a ração.

Às vezes monto sem chumbo e bóia (dá para arremessar bem após um pouco de treino – mas sem muito vento, ou então a favor dele)
Outras vezes, coloco um chumbinho “arroz” e uma bóia lambari 0 (zero) para regular a altura.


• 2º. GRUPO – MOLINETES (MICRO)

Varas
Shimano Sojourn 1,68m, 2 partes, carbono, 2 a 6lb, casting de 0,89 a 5,3gr, ultralight, rápida
Albatroz MicroMaster 1,00m, inteiriça, 4 a 8lb, ultralight, lenta (às vezes a mesma, mas 2 partes com 1,37m)
Maruri Fue Go 1,35m, 2 partes, fibra de vidro (leve), 4 a 11lb (detalhes no cabo e no foregrip vermelhos – é para a minha esposa; cor favorita dela)

com Micromolinetes
MS CEO 600 220gr, 5.1:1, 6 Rolamentos, 2 carretéis, para 90m de linha 0,20
MS UL 300 Ultra Light 125g, 5.2:1, 3 Rolamentos, 2 carretéis, para 75m de linha 0,20
MARURI JOKER 200gr, 5.1:1, 4 rolamentos, para 90m de linha 0.20 (adivinha, a cor dele é vermelha e é da ...?)
MARURI SYMPHONY 600 200gr, 5.1:1, manivela emborrachada, para 100m de 0,15mm (este chegou neste Sábado)

e Linhas
Mustad Thor 6lb 0,25mm mono cor platinum (na caixa, mas para mim é cinza claro)
Sumax Super Strong 8lb, 0,20mm cor vinho
Mustad Thor 8lb, 0,28mm cinza claro
Trilon 10x 8,7lb, 0,23 laranja
Asso SHT 9lb, 0,16mm transparente
Super Raiglon Tournament 0,19mm 9lb transparente
PowerPro multi 0,15mm 10lb branca (chegando ainda, e vou colocar no Symphony)

Estou experimentando 2 linhas de fluorcarbono de 8lb, para maior sensibilidade, mas ainda não me adaptei a elas.

Na ponta das linhas coloco girador Owner e snap Glico.

O anzol é o mesmo Gamakatsu com pernada de 30 a 40cm de linha Asso SHT 0,24mm transparente, com um microgirador na ponta para colocar no snap e ter um nó firme (não confio muito nos meus nós de laçada)

A isca é a mesma ração.
Estou começando a usar artificial, spinner pequeno funciona bem (também sem farpas nas garatéias), mas tenho outras que ainda vou testar.

Para pescar na superfície, ou próximo dela, uma bóia de arremesso pequena e leve (algo como 4 a 5gr)
Para pescar no fundo, coloco antes do girador da linha principal um chumbo oliva (4 a 5gr), com uma miçanga pequena entre o girador e o chumbo, para proteger o nó.
Para pescar em diferentes profundidades, coloco antes do chumbo uma bóia que suporte o peso, outra miçanga, e um nó de correr para regular a altura.

Lembra do que acima?
Levo sempre todas montadas, uso a que acho melhor para a situação, e quando tenho problemas, parto para outra (nada de perder tempo quando se está pescando)


3º. GRUPO - SPINCAST

Vara
Daiwa Triforce 1,83m, 2 partes, 8 a 17lb, casting de ¼ a ¾ oz, media (preciso trocar por outra ultralight)
Quantum Lazer 1,68m, 1 (e 2 partes, transformada da 1), 8 a 17lb, casting ¼ a ¾ oz, média (preciso ... idem acima)

com Spincast MS Apollo 3.3:1, para 100m de linha 0,20mm

e Linhas
Super Raiglon Tournament 0,19mm transparente
Ottoni Camou 0,20 camuflada
Asso SHT 0,20 transparente

Iscas, montagens e usos, são os mesmos dos micro-molinetes

É importante regular fricção para liberar a linha com pouco esforço (para não arrebentar), mas com tensão suficiente para fisgar o peixe.
Também é importante usar um puçá para retirar o peixe da água, pois mesmo os pequenos podem arrebentar a linha com um tranco, estando a linha tensionada na mão sem a flexibilidade da vara.
A maioria das tilápias que já pesquei está na faixa de 0,7 a 1,0kg, e a maior pesou 2,3kg


4º. GRUPO – FICA EM ABERTO PARA QUEM QUISER CONTRIBUIR

Espero que Você, como eu, seja praticante do Pesque e Solte, e portanto, anzóis e garatéias sem farpas.

Inté ...
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Braga » Dom Abr 25, 2010 8:15 pm

A tilápia na foto foi uma das maiores que pesquei, naquilo que apresentei acima, e só está "pendurada" porque já havia decidido que seria almoço no pesqueiro.

Esta não é a forma de tratar o peixe no Pesque e Solte.
Tem que ser rápido (tempo só para uma foto, se for o caso) e mantendo o peixe na horizontal (dedo na boca - mas pacu NÃO!)

inté ...
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Sidnei Ferreira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 676
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 2:03 am
Cidade:

Mensagem por Sidnei Ferreira » Ter Abr 27, 2010 9:47 pm

Quanto a montagem, existem várias maneiras de se fazer, depende de cada lugar que se vai pescar. Uma dica é observar outros pescadores que estão tendo resultados satisfatórios. O esquema da bóia cevadeira com um chicote de 01 metro e uma boinha pequena pra regular a altura da ração funciona bem nos pesqueiros da minha região.

Uma outra dica legal para se iscar a ração é deixá-la de molho em cachaça( pinga mesmo) por ums 10 minutos e depois por ao sol para secar o excesso, para isto estique um pano e espalhe a ração, fique de olho para não secar demais e ficar dura novamente. A ração vai ficar bem fofinha , fácil de iscar e as tilápias adoram. Você pode preparar uma porção no dia anterior à sua pescaria.
Pode-se utilizar esta isca tambem na pesca com varas telescópicas lisas com uso de uma boinha para regular a altura da isca até achar o ponto ideal em que as tilápias estão comendo.
Espero ter ajudado.
abraço!
Avatar do usuário
Gustavo Daflon
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1014
Registrado em: Sex Nov 28, 2008 11:17 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Daflon » Qua Abr 28, 2010 12:44 am

Sidnei Ferreira escreveu:Quanto a montagem, existem várias maneiras de se fazer, depende de cada lugar que se vai pescar. Uma dica é observar outros pescadores que estão tendo resultados satisfatórios. O esquema da bóia cevadeira com um chicote de 01 metro e uma boinha pequena pra regular a altura da ração funciona bem nos pesqueiros da minha região.

Uma outra dica legal para se iscar a ração é deixá-la de molho em cachaça( pinga mesmo) por ums 10 minutos e depois por ao sol para secar o excesso, para isto estique um pano e espalhe a ração, fique de olho para não secar demais e ficar dura novamente. A ração vai ficar bem fofinha , fácil de iscar e as tilápias adoram. Você pode preparar uma porção no dia anterior à sua pescaria.
Pode-se utilizar esta isca tambem na pesca com varas telescópicas lisas com uso de uma boinha para regular a altura da isca até achar o ponto ideal em que as tilápias estão comendo.
Espero ter ajudado.
abraço!
Então mas aiii como faço pra arremeçar ? prq com essas bóias comuns elas ñ batem !!! estava pensando em ração artificial .
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Braga » Qua Abr 28, 2010 1:26 am

Gustavo Daflon escreveu:
Sidnei Ferreira escreveu:Quanto a montagem, existem várias maneiras de se fazer, depende de cada lugar que se vai pescar. Uma dica é observar outros pescadores que estão tendo resultados satisfatórios. O esquema da bóia cevadeira com um chicote de 01 metro e uma boinha pequena pra regular a altura da ração funciona bem nos pesqueiros da minha região.

Uma outra dica legal para se iscar a ração é deixá-la de molho em cachaça( pinga mesmo) por ums 10 minutos e depois por ao sol para secar o excesso, para isto estique um pano e espalhe a ração, fique de olho para não secar demais e ficar dura novamente. A ração vai ficar bem fofinha , fácil de iscar e as tilápias adoram. Você pode preparar uma porção no dia anterior à sua pescaria.
Pode-se utilizar esta isca tambem na pesca com varas telescópicas lisas com uso de uma boinha para regular a altura da isca até achar o ponto ideal em que as tilápias estão comendo.
Espero ter ajudado.
abraço!
Então mas aiii como faço pra arremeçar ? prq com essas bóias comuns elas ñ batem !!! estava pensando em ração artificial .
Gostaria de ajudar, mas não entendi o significado de "prq com essas bóias comuns elas ñ batem".
Pode explicar?

inté ...
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Sidnei Ferreira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 676
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 2:03 am
Cidade:

Mensagem por Sidnei Ferreira » Qua Abr 28, 2010 9:41 pm

Também não entendi muito bem...
Não batem por que?
Será que a cor da boia de arremeço cevadeira assusta os peixes?
Por aqui funciona bem.

Lembrei de outra opção para se lançar a ração, tem um pessoal que se utiliza de um estilingue próprio para este fim que é vendido nas casas de pesca daqui.
Só que neste caso, vc usa uma bóia de arremeço comum tipo "João bobo" mesmo ... ...
PESCADOR MESTRE

Re: AJUDA (montagem)

Mensagem por PESCADOR MESTRE » Qua Jul 21, 2010 7:13 pm

Gustavo Daflon escreveu:Amigos , como posso fazer uma montagem para tilápias , para pescar com ração , jumbo , bóia etc...
Tem uns amigos aqui , q colocam o jumbo detro d uma bóia feita de cortiça , ja q elas ñ querem bater nas bóias convencionais .
Outro problema tbm é pra fixar a ração no anzol ?
COMO FAÇO ?
A melhor coisa é, linha 20mm, boia lambari (simples) pequena, pois quanto menor mais facil de pegar a tilapia, anzol maruzeigo N° 14, massa vermelha e paçoca serio como não tem coisa melhor, em um dia peguei 8 e outros pesixes.

abraço
Avatar do usuário
Fabian Narvaez
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Set 26, 2011 10:44 am
Cidade:

Dúvidas em relação à pesca da tilápia ...

Mensagem por Fabian Narvaez » Seg Jan 09, 2012 2:38 pm

Caros colegas do Caterva.
Sou iniciante na pesca de tilápias e gostaria de ajuda em relação à pesca dela. Nesta ultima semana fui num pesque & paque e tive problemas em relação à linha principal: usei um micromolinete+ vara micro+ linha mono 0,25 + boia para lambari + chumbada ''arroz'' + ançol chinu black e isca natural (massa feita com ração para peixe com farinha de trigo e a massa Petersen Tradicional). As ações foram fantásticas depois de uma boa ceva com ração do proprio pesque & pague. Assim que lançamos as iscas, foi uma atras da outra. O problema surgiu quando 3 tilaponas ''arrebentaram'' com a linha principal, levando ançol e tudo junto. Gostaria de saber se é permissivo colocar linha de multifilamento no micromolinete e se isto atrapalha na pescaria da tilápia (coloquei linha multi Vexter da MS 0,19 mm com resistência até 6,5 kgs).
Um outro assunto é sobre o uso de iscas artificiais, já que tentei com os spinners e pequenos plugs de superficie e meia agua mas sem resultados satisfatórios. Se alguem puder me recomendar uma isca artificial ''matadeira'' para tilápias, agradeceria muito.
Um abraço aos colegas pescadores.
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Re: Dúvidas em relação à pesca da tilápia ...

Mensagem por Fernando Braga » Seg Jan 09, 2012 6:49 pm

Fabian Narvaez escreveu:Caros colegas do Caterva.
Sou iniciante na pesca de tilápias e gostaria de ajuda em relação à pesca dela. Nesta ultima semana fui num pesque & paque e tive problemas em relação à linha principal: usei um micromolinete+ vara micro+ linha mono 0,25 + boia para lambari + chumbada ''arroz'' + ançol chinu black e isca natural (massa feita com ração para peixe com farinha de trigo e a massa Petersen Tradicional). As ações foram fantásticas depois de uma boa ceva com ração do proprio pesque & pague. Assim que lançamos as iscas, foi uma atras da outra. O problema surgiu quando 3 tilaponas ''arrebentaram'' com a linha principal, levando ançol e tudo junto. Gostaria de saber se é permissivo colocar linha de multifilamento no micromolinete e se isto atrapalha na pescaria da tilápia (coloquei linha multi Vexter da MS 0,19 mm com resistência até 6,5 kgs).
Um outro assunto é sobre o uso de iscas artificiais, já que tentei com os spinners e pequenos plugs de superficie e meia agua mas sem resultados satisfatórios. Se alguem puder me recomendar uma isca artificial ''matadeira'' para tilápias, agradeceria muito.
Um abraço aos colegas pescadores.
Pode usar multi sem problema. Uso PowerPro 10lb.
Não conheço nenhuma IA matadeira para tilápia.
Elas muitas vezes não querem saber de papo com IA.
Tenho obtido sucesso, às vezes ..., com spinners, jig head com grub, jig de peninha, e as TTP, Tibele e Nikinha da Deconto.
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Fabian Narvaez
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Set 26, 2011 10:44 am
Cidade:

Exmo. Sr. Braga

Mensagem por Fabian Narvaez » Ter Jan 10, 2012 8:22 am

Fico muito grato pelas orienações do mestre Braga em relação à pesca de tilápias. Uma outra dúvida surgiu em relação ao ançol utilizado para pesca das tilápias: eu assistí um vídeo explicando que a numeração do ançol maruseigo seria o 16. Assitindo outro vídeo, o pescador usa o maruseigo do 14 para baixo. Qual a numeração certa para a pesca de tilápias ? Eu comprei um pacote com 50 ançois do número 16.... será que vou ter que comprar o 14 e o 12 ?
Grato pelas informações.

Outra questão é: pesca de fundo ou pesca com bóia ? Tenho assistido alguns vídeos de pesca de tilápias e na maioria das vezes a pesca é de fundo. Qual o equipamento certo para pesca de fundo: linha, chumbada, ançol ?
Grato pelas informações.
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Re: Exmo. Sr. Braga

Mensagem por Fernando Braga » Ter Jan 10, 2012 9:17 am

Fabian Narvaez escreveu:Fico muito grato pelas orienações do mestre Braga em relação à pesca de tilápias. Uma outra dúvida surgiu em relação ao ançol utilizado para pesca das tilápias: eu assistí um vídeo explicando que a numeração do ançol maruseigo seria o 16. Assitindo outro vídeo, o pescador usa o maruseigo do 14 para baixo. Qual a numeração certa para a pesca de tilápias ? Eu comprei um pacote com 50 ançois do número 16.... será que vou ter que comprar o 14 e o 12 ?
Grato pelas informações.
Outra questão é: pesca de fundo ou pesca com bóia ? Tenho assistido alguns vídeos de pesca de tilápias e na maioria das vezes a pesca é de fundo. Qual o equipamento certo para pesca de fundo: linha, chumbada, ançol ?
Grato pelas informações.
Como dizia o canibal (ou foi o Jack Estripador?) vamos por partes.
Anzol: tamanho depende do tamanho do peixe, mas uso sempre Gamakatsu Maruseigo 12 - pega qualquer tamanho.

Fundo/Boiado: os 2 funcionam, sendo o boiado mais usado quando as tilápias estão subindo na ração de ceva.
Prefiro de fundo, pois ai sou eu, a sensibilidade e o ponto de entrada da linha na águal. Acho que o desafio é maior.

O equipamento básico para os dois é o mesmo.
Com molinete: girador Sasame crane na ponta da linha principal, acoplado nele um snap Glico
Para usar com IA está pronto.

Para isca natural: anzol em uma pernada de fluorcarbono de uns 35cm, com um microgirador barrel na outra ponta, para engatar no snap (pode fazer um simples loop também).
Com pouco treino, dá para arremessar uns 20m, com equipamento adequado e não sendo contra o vento, mesmo usando ração como isca.

Caso precise aumentar a distância ou ..., é só acoplar também no snap, um chumbo (do peso que for necessário) bola ou oliva, com um laço de linha passando pelo furo.

Para pescar boiado com isca natural, é só acoplar uma bóia de arremesso no snap.
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Fabian Narvaez
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Set 26, 2011 10:44 am
Cidade:

Exmo. Sr. Braga

Mensagem por Fabian Narvaez » Qui Jan 12, 2012 6:55 am

Ontem (4ª feira) fui para Santa Cruz do Sul passear com minha familia e já aproveitei para passar pela loja de pesca da cidade (que aliás é uma baita loja e bem sortida de material). Como o meu caro amigo Mario Gonda fala: ''homem em loja de pesca e como mulher em loja de sapato'' fui ''namorando'' cada item da loja. Para pesca de tilápias comprei o seguinte material:
1) Vara Marine Sports Bass Solid Carbon BA 551 IM 5'1'' (1,55 mts) medium action; 10 - 20 lbs com o cabo de cortiça
2) Molinete Daiwa Sweepfire 2000B (molinete pequeno - bem legal)
3) Linha Ottoni Camouline 0,25 mm; 9 kgs - 19 lbs
4) Anzois Maruseigo Marine Sports (não tinha na loja os Gamakatsu) nas numerações 12 e 14.
Acho que montei um equipamento equilibrado para pescar ? Gostaria que o mestre Braga desse uma opinião sobre o equipamento e uma orientação sobre a pesca de fundo das tilápias (chumbadas, chicotes, líder, etc ... ...).
Grato pela atenção do colega Braga.
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Braga » Qui Jan 12, 2012 12:24 pm

Este equipamento é muito pesado para a pesca de tilápia, e mesmo peixes de maior porte.
Mas Você pode e deve usá-lo, e tem a vantagem de que se entrar algo realmente grande, vai lidar muito bem com ele.
Mais para a frente, quando quiser montar um novo conjunto UL, conte comigo.

Primeiro e antes de tudo, e antes que eu esqueça: amasse as farpas dos anzóis – não prejudica a produtividade, libera o peixe mais rápido, machuca menos ele (principalmente se for soltar), e se fisgar alguém ou mesmo Você ... tira com menos dor.

Segundo, e antes que me esqueça também: essa linha é muito controversa (uns gostam, outros não).
Parece que a produção (terceirizada) não tem um padrão ... alguns lotes são bons ... outros não.
Teste feitos com ela apresentaram um grande desvio padrão nos resultados das amostragem (o mesmo ocorre com a Ottoni Platinum).
Estes testes demonstraram também que geralmente o diâmetro é maior do que o indicado e a resistência bem menor.
Use e fique de olho nos resultados, inclusive quanto a resistência ao nó, abrasão e memória.
Mas, como disse, depende do lote.

Pesca de fundo:
1. na ponta da Camou, coloque um girador Sasame tipo crane (210-A) no.10 e acople nele um snap engate rápido Glico 20lb.

Imagem
By efmbraga at 2011-08-24


2. Prepare pernadas de fluorcarbono 10lb ou mono também de 10lb (Super Raiglon Tournament é muito boa) com mais ou menos 35cm/40cm ... com um anzol numa ponta e um microgirador tipo barrel na outra, para engatar no snap (pode dispensar o microgirador, se souber fazer um loop de confiança ... eu não confio ainda nos que faço).
Deixe vários prontos para não perder tempo na beira do lago (tempo de ouro).

Imagem
By efmbraga at 2011-08-23

Isto, num conjunto UL, e apenas com ração como isca, dá para arremessar uns 20m, com pouco treino e não sendo contra o vento.
Neste seu conjunto, veja o que consegue, e

3. prepare uns chumbos redondos ou oliva, para engatar também no snap, passando um linha por eles, e depois dando um nó deixando folga.
Prepare vários com pesos variados, e teste o que é melhor para Você.
Em tempo: se usar esses, coloque antes da pernada do anzol, senão em algum momento irão voar fora do snap.

Imagem
By efmbraga at 2012-01-12



Note que não precisa líder ... a pernada cuida da menor visibilidade da linha.
Já usei com linha PRETA, VERMELHA, HI VIS YELLOW e tudo correu normal.

IMPORTANTE...MUITO IMPORTANTE.
Fala-se muito sobre equipamento, montagem, ... mas pouco sobre a mais importante: o Pescador e Seus objetivos.
Também fala-se ainda menos sobre a disposição do mesmo.
Monte aquilo que acredita ... na beira do lago acredite que está pronto ... senão, por melhor e mais adequado que for seu conjunto ... não vai funcionar.
Com o tempo Você ajusta para Você, local, tipo de peixe ...
Mas Nunca vá para a beira d`água sem acreditar em Você e no que vai usar.

Inté ... e sempre ao seu dispor ...

Em tempo: mestre não, apenas um fã nático ainda tentando aprender.
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Mauro Affonso
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 363
Registrado em: Qua Jun 28, 2006 10:36 am
Cidade:

tilápias

Mensagem por Mauro Affonso » Qui Jan 12, 2012 7:49 pm

Fernando Braga e demais colegas,

e no caso de represa, onde normalmente a água é bem clara e o peixe é velhaco pra caramba quais são as iscas artificiais mais usadas e como deve ser o trabalho da isca?

não sei pescar este peixe....
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Re: tilápias

Mensagem por Fernando Braga » Qui Jan 12, 2012 8:13 pm

Mauro Affonso escreveu:Fernando Braga e demais colegas,
e no caso de represa, onde normalmente a água é bem clara e o peixe é velhaco pra caramba quais são as iscas artificiais mais usadas e como deve ser o trabalho da isca?
não sei pescar este peixe....
Como nunca pesquei em represa, não tenho como opinar.
Mas no YT tem vários vídeos que poderão ajudar.
Dois exemplos:

http://www.youtube.com/watch?v=prZcgbVmXSg

http://www.youtube.com/watch?v=EYsT72KshCo

Quando tentar, conta para nós o resultado.

Grande abraço e inté ...
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Mauro Affonso
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 363
Registrado em: Qua Jun 28, 2006 10:36 am
Cidade:

peixe

Mensagem por Mauro Affonso » Qui Jan 12, 2012 9:29 pm

Muito Obrigado Fernando, vou dar uma olhada nos vídeos.

Um abraço
Mauro
Avatar do usuário
Fabian Narvaez
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Set 26, 2011 10:44 am
Cidade:

Exmo. Sr. Braga

Mensagem por Fabian Narvaez » Seg Jan 16, 2012 9:04 am

Exmo. Sr. Braga.
Neste final de semana fomos pescar num pesque & pague em Cachoeira do Sul. O dono do p&p ligou-me dias antes para avisar que colocaram bastantes tilápias na faixa de 1 a 1,5 kgs. Levei equipamento leve para pescar junto com a minha familia. Resultado: não fisgamos nem meia tilápia -- não sei porquê ????? Tentei com isca de fundo e de superficie (com bóia). Levei a massa Petersen (que semanas atras rendeu 10 tilápias) mas não pegamos nada com a massa. O único que conseguí fisgar foi um pacú, mas com isca de fundo e equipamento medio (vara 10 - 20 lbs com carretilha e linha multifilamento 0,26mm com líder de fluorcarbon 0,47mm, ançol MS número 2 - para jundiás). Eu fiquei chateado pelo fato das tilápias não ter fisgado com a apresentação das iscas (mesma apresentação que rendeu 10 tilápias).
Obs. Neste final de semana houve mudanças climáticas na região e esfriou um pouco com vento. Isto pode ter feito com que as tilápias mudem seu comportamento? Como posso agir nestas situações? Há alguma(s) técnica(s) para remediar esta(s) situação (ções) ??? Peço ao mestre Braga orientações a este respeito. Também peço ao colega alguma variedade de massa que seja ''salvadora da pátria'' rssss.
Obrigado mais uma vez.
Abços.
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Braga » Seg Jan 16, 2012 9:15 am

Muitas coisas podem afetar o comportamento das tilápias, principalmente nos primeiros dias em que são colocadas no lago, e ainda estão se aclimatando.
Também a forma como foram tiradas do criadouro, transportadas e colocadas no novo lago podem afetar.

Não conheço nada que se possa fazer, a não ser abrir mais uma cerveja ... :lol:
Sério ... não tenho idéia do que poderia ser feito.
Alguns tentam minhoca, bichinho da laranja ... nunca usei.
Aceito a situação.

Não conheço nenhuma isca ou massa "salvadora" da pátria.
Quando uso massa, uso a do pesqueiro, pois conhecem bem os peixes que tem, e é do interesse dele que o cliente pegue bastante.

Em tempo: quais eram os componentes dos conjuntos que levou para as tilápias (quanto mais detlhes, melhor).
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Fabian Narvaez
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Set 26, 2011 10:44 am
Cidade:

Sobre material utilizado no pesque & pague

Mensagem por Fabian Narvaez » Seg Jan 16, 2012 10:59 am

Exmo. Sr. Braga.
Conforme solicitado, envio listagem do material utilizado para pesca de tilápias em 15-01-2012:
1) Vara (2) Albatroz Apaiari 1201, 4 -10 lbs
2) Vara (1) Ottoni A7120RD, 120 cm., 1 PC, 4-10 lbs
3) Molinete Albatroz Monalise YB05, rolamentos 4 + 1, 0,25/130
4) Molinete MS Jimmy JY100 (2)
5) Linha Camouline 0,26
6) Líder com Fuorcarbon Rapala 0,35 e Mazzafero Fuorcoating 0,35
7) Ançol MS Maruseigo nº12, 14 e 16
8) Chumbada arroz quando foi usado bóia e de 30 grs (como máximo) para pesca de fundo.
9) Bóia pequena para lambarí.
10) Massa Petersen e também massa feita em casa com ração para peixe (a mesma usada na ceva) com farinha de trigo para dar liga.
Esta é a lista do meu equipamento usado neste dia.
Abço.
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Re: Sobre material utilizado no pesque & pague

Mensagem por Fernando Braga » Seg Jan 16, 2012 12:00 pm

Fabian Narvaez escreveu:Exmo. Sr. Braga.
Conforme solicitado, envio listagem do material utilizado para pesca de tilápias em 15-01-2012:
1) Vara (2) Albatroz Apaiari 1201, 4 -10 lbs
2) Vara (1) Ottoni A7120RD, 120 cm., 1 PC, 4-10 lbs
3) Molinete Albatroz Monalise YB05, rolamentos 4 + 1, 0,25/130
4) Molinete MS Jimmy JY100 (2)
5) Linha Camouline 0,26
6) Líder com Fuorcarbon Rapala 0,35 e Mazzafero Fuorcoating 0,35
7) Ançol MS Maruseigo nº12, 14 e 16
8) Chumbada arroz quando foi usado bóia e de 30 grs (como máximo) para pesca de fundo.
9) Bóia pequena para lambarí.
10) Massa Petersen e também massa feita em casa com ração para peixe (a mesma usada na ceva) com farinha de trigo para dar liga.
Esta é a lista do meu equipamento usado neste dia.
Abço.
Este "Exmo. Sr. Braga" é do "peru" ... me deixa mais velho do que sou ... :lol:

Dá uma olhada neste tópico: http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=72495

A vara Galaxy também é 10lb, e a linha Camou, mas 0,20mm, e deu conta do recado (acredito que até mesmo a Camou 0,15 seria suficiente).

Também o chumbinho tinha só 4gr, solto na linha principal, e dava para arremessar mais de 20m, tranquilo, e oferecia menos resistência quando a tilápia testava a isca.
Nem usaria chumbada se não fosse um spincast (é preciso manter a linha mais ou menos tensa, senão não rebobina bem).
O Jimmy eu tenho e quando uso com vara até 6lb, não uso chumbada nenhuma.

30gr é muito, pior se estiver fixo, e não solto.

Experimenta e nos conte como ficou.

"Exmo. Sr. Braga" é sacanagem ... :lol:
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Vinícius Assis
ANZOL DE OURO
Mensagens: 893
Registrado em: Qua Set 07, 2011 9:24 am
Cidade:

Mensagem por Vinícius Assis » Seg Jan 16, 2012 10:23 pm

deixa eu pegar uma caroninha no topico,pra tirar uma duvida com o Fernando Braga.
eu tava querendo comprar uma daquela vara que vc citou lá em cima a albatroz micromaster 4 8 lbs,só que eu achei ela bastante lenta,é assim mesmo???
ela arremessa bem??
eu to querendo usar ela com um molinete MS beta 350F que ganhei semana passada,esse conjunto ficaria bom ??
desde já agradeço!!
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Braga » Seg Jan 16, 2012 10:43 pm

Vinícius Assis escreveu:deixa eu pegar uma caroninha no topico,pra tirar uma duvida com o Fernando Braga.
eu tava querendo comprar uma daquela vara que vc citou lá em cima a albatroz micromaster 4 8 lbs,só que eu achei ela bastante lenta,é assim mesmo???
ela arremessa bem??
eu to querendo usar ela com um molinete MS beta 350F que ganhei semana passada,esse conjunto ficaria bom ??
desde já agradeço!!
É isso mesmo ... ela é bem lenta.
Arremessa bem, mas tenho usado pouco porque prefiro vara média à rápida ... questão de gosto pessoal.
Não conheço este molinete, mas se já o tem ... vai a luta.
Este fim de semana testei a Saint Galaxy e gostei da ação dela.
A 5.6 é quase tão leve quanto a Micromaster e tem preço similar.
O Rafael Sebastiany tem para vender.
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Fabian Narvaez
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Set 26, 2011 10:44 am
Cidade:

Caro amigo Fernando Braga

Mensagem por Fabian Narvaez » Ter Jan 17, 2012 8:10 am

A pedido do amigo não colocarei Exmo. Sr. Braga -- rsssss
Caro colega (assim está melhor :D )

Em relação à sua colocação em relação às varas Saint Galaxy eu tenho algumas dúvidas:
Primeiro, há 3 tipos de varas Saint Galaxy: 1502 com 1,50 mt; 1652 com 1,65 mt e 1802 com 1,80 mt. Nesta situação, qual seria a mais confortável? (em termos de peso do conjunto - com a vara micro). Ela é uma vara de qualidade? (a marca é conhecida - claro que conheço as varas Saint, mas para carretilhas).
Em relação aos molinetes micros, tenho visto numa loja virtual um modelo que chamou minha atenção. Ao que parece é um modelo de qualidade? Gostaria sua valiosa opinião em relação a este produto:
Molinete Altima Micro - Marine Sports, 5 rolamentos de esferas + 1 de rolete, 0.15-190/0.20-135, 5.2:1.
Em relação à pesca com bóia, há alguma distância ideal entre a bóia e o ançol (tem que ser mais fundo ou mais perto da superfície?) tendo em consideração que nem sempre a tilápia ataca a ração na superfície (por exemplo, neste ultimo final de semana as tilápias não atacavam na superfície - esfriou um pouco e já mudaram seu comportamento).
Agradeço desde já suas valiossíssimas informações.
Abço.
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Re: Caro amigo Fernando Braga

Mensagem por Fernando Braga » Ter Jan 17, 2012 8:52 am

Fabian Narvaez escreveu:A pedido do amigo não colocarei Exmo. Sr. Braga -- rsssss
Caro colega (assim está melhor :D )

Em relação à sua colocação em relação às varas Saint Galaxy eu tenho algumas dúvidas:
Primeiro, há 3 tipos de varas Saint Galaxy: 1502 com 1,50 mt; 1652 com 1,65 mt e 1802 com 1,80 mt. Nesta situação, qual seria a mais confortável? (em termos de peso do conjunto - com a vara micro). Ela é uma vara de qualidade? (a marca é conhecida - claro que conheço as varas Saint, mas para carretilhas).
Em relação aos molinetes micros, tenho visto numa loja virtual um modelo que chamou minha atenção. Ao que parece é um modelo de qualidade? Gostaria sua valiosa opinião em relação a este produto:
Molinete Altima Micro - Marine Sports, 5 rolamentos de esferas + 1 de rolete, 0.15-190/0.20-135, 5.2:1.
Em relação à pesca com bóia, há alguma distância ideal entre a bóia e o ançol (tem que ser mais fundo ou mais perto da superfície?) tendo em consideração que nem sempre a tilápia ataca a ração na superfície (por exemplo, neste ultimo final de semana as tilápias não atacavam na superfície - esfriou um pouco e já mudaram seu comportamento).
Agradeço desde já suas valiossíssimas informações.
Abço.
Há mais um tamanho: a 2102 - 2,10m 2 partes.
Usei no sábado e domingo (pela primeira vez) a 180 e a 210.
O relato de domingo está aqui viewtopic.php?t=72495&highlight=recanto+++sossego
Usei tanto com spincast que trabalha na posição de carretilha, como com micromolinete e underspin (este trabalha na posição de molinete).

Gostei mais da 180 que é bem mais leve (106gr) contra a 210 (144gr), e quanto a qualidade ainda é cedo para avaliar.

Não conheço o Altima, mas só li bons comentários sobre ele.

Quanto a posição da bóia: "vareia" ... não tem uma altura ideal ... quem diz onde quer é o peixe.
Raramente uso bóia, quando uso engato uma bóia de arremesso no snap, e fica "pendurada"a pernada de uns 35cm.

Uma alternativa, que já usei, é colocar na linha principal
- um stop knot (ou nó de correr) para regular a altura onde ficará a bóia, e é tão finho que não atrapalha o arremesso,
- uma miçanguinha, eventualmente outra um pouco maior, para reter a bóia no stop knot
- a bóia, a menorzinha que consiga compensar o peso da chumbada,
- chumbadinha pequena, só para ajudar no arremesso e baixar a isca (2gr ou até menos está de bom tamanho)
- uma miçanga para proteger o nó que ata a lp no girador,
- girador acoplado com snap
- anzol em pernada para engatar no snap.

Pronto.
Qualquer coisa, manda ver ... estou a disposição.
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

Minha dúvida?

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Dom Jan 22, 2012 6:37 pm

Temporada 2011 da pesca da tilápia, por enquanto, só decepção.
Pois é amigos tilapeiros!
Ia postar este artigo de outra forma, entretanto, lendo os relatos postados, nada posso informar, pois, ainda pesco tilápias da maneira tradicional, ou seja com varas telescópicas de mão, assim sendo, vamos adiante.
Como já afirmei anteriormente, aqui na região de Curitiba, a pesca da tilápia termina em meados de abril de cada ano e para quem é vidrado na é um sufoco esperar a nova temporada, não raro, no mínimo oito meses, coisa que se repete todos os anos, embora, quem goste de pescar tem outras opções.
Não é o meu caso, se bem que meu objetivo agora é entender o que está acontecendo nesta temporada, ou melhor, “NÃO ESTÁ ACONTECENDO NADA” no que tange á pesca deste peixe, apesar de estarmos na época propícia para tal.
Ora, tais dúvidas, não são apenas minha, pois, com todos os “tilapeiros viciados” que tenho conversado a reclamação é a mesma, independente dos pesqueiros que freqüentamos, em especial lagos e represas existentes aqui em nossa região.
Grosso modo, todos concordamos que no final da primavera e início do verão, este peixe costuma se reproduzir e enquanto cuida de suas crias, nem adianta tentar pescá-las, pois é pura perda de tempo, entretanto, a partir disso, espera-se pela tradicional emoção que eles nos proporcionam e é claro, que todos sem exceção, contamos com a captura de belos exemplares.
O fato é que todos relatam observar os cardumes de exemplares maiores rebojando na superfície da água, entretanto, não atacam nossas iscas sejam elas quais forem, ou seja, milho verde, bicho da laranja, capins e erva doce que sempre utilizamos e nem mesmo o eventual excesso de cevas lançadas, seja o motivo de tanto fracasso.
Para vocês terem uma idéia, fui pescar nas cavas do Pesqueiro Santa Cecília a semana toda e no mesmo pesqueiro, que obviamente mantive cevado sem exagero, mais tilápia que é bom, nem em sonho e podia ser pura falta de sorte, para não dizer, problema com aquela pecinha atrás das varas, mais não é, pois, os demais viciados estão tendo o mesmo problema.
Entre as nossas dúvidas, estamos cogitando que a razão de nossos “insucessos” possa estar ligada ao fenômeno El Nino deste ano.
Será que alguém aqui do fórum pode confirmar nossas suspeitas?
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Avatar do usuário
Fabian Narvaez
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Set 26, 2011 10:44 am
Cidade:

Meu caro amigo e colega Braga

Mensagem por Fabian Narvaez » Dom Jan 22, 2012 8:28 pm

Boa noite.
Hoje nós (minha familia e eu) fomos pescar no pesque & pague. Felizmente pescamos 10 tilápias (na média de 1 a 1,5 kgs). Uma pesquei com isca de fundo (massa Petersen queijo) e as outras 9, entre minha esposa e filha (6 anos de idade) e eu, mas com isca com bóia. O que deixou-me surpreso foi o fato de uma das tilápias estourar a linha (Camouline 0,25 + líder Ottoni Platinum 0,35 + ançol chinú black + massa Petersen Queijo). Eu perguntei para os guris que trabalham no pesque & pague a respeito da bitola que eles usam nas varas de bambú, e eles colocam linha mono 0,50 a 0,60, por isto não arrebenta a linha dos pescadores que usam os bambus do p&p. Minha pergunta é se eu posso utilizar uma linha mais forte: derepente um mono 0,30 para colocar nos molinetes, para formar um equipamento leve? Multifilamento tentei usar mas ele meio que tranca no carretel do molinete e não sai muita linha nos arremesos.
Grato pela atenção.
Um abraço.
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Re: Minha dúvida?

Mensagem por Fernando Braga » Dom Jan 22, 2012 9:16 pm

Marcos A Cavalcanti escreveu:Temporada 2011 da pesca da tilápia, por enquanto, só decepção.
Pois é amigos tilapeiros!
Ia postar este artigo de outra forma, entretanto, lendo os relatos postados, nada posso informar, pois, ainda pesco tilápias da maneira tradicional, ou seja com varas telescópicas de mão, assim sendo, vamos adiante.
Como já afirmei anteriormente, aqui na região de Curitiba, a pesca da tilápia termina em meados de abril de cada ano e para quem é vidrado na é um sufoco esperar a nova temporada, não raro, no mínimo oito meses, coisa que se repete todos os anos, embora, quem goste de pescar tem outras opções.
Não é o meu caso, se bem que meu objetivo agora é entender o que está acontecendo nesta temporada, ou melhor, “NÃO ESTÁ ACONTECENDO NADA” no que tange á pesca deste peixe, apesar de estarmos na época propícia para tal.
Ora, tais dúvidas, não são apenas minha, pois, com todos os “tilapeiros viciados” que tenho conversado a reclamação é a mesma, independente dos pesqueiros que freqüentamos, em especial lagos e represas existentes aqui em nossa região.
Grosso modo, todos concordamos que no final da primavera e início do verão, este peixe costuma se reproduzir e enquanto cuida de suas crias, nem adianta tentar pescá-las, pois é pura perda de tempo, entretanto, a partir disso, espera-se pela tradicional emoção que eles nos proporcionam e é claro, que todos sem exceção, contamos com a captura de belos exemplares.
O fato é que todos relatam observar os cardumes de exemplares maiores rebojando na superfície da água, entretanto, não atacam nossas iscas sejam elas quais forem, ou seja, milho verde, bicho da laranja, capins e erva doce que sempre utilizamos e nem mesmo o eventual excesso de cevas lançadas, seja o motivo de tanto fracasso.
Para vocês terem uma idéia, fui pescar nas cavas do Pesqueiro Santa Cecília a semana toda e no mesmo pesqueiro, que obviamente mantive cevado sem exagero, mais tilápia que é bom, nem em sonho e podia ser pura falta de sorte, para não dizer, problema com aquela pecinha atrás das varas, mais não é, pois, os demais viciados estão tendo o mesmo problema.
Entre as nossas dúvidas, estamos cogitando que a razão de nossos “insucessos” possa estar ligada ao fenômeno El Nino deste ano.
Será que alguém aqui do fórum pode confirmar nossas suspeitas?
Olá Marco,
com certeza o problema não está na "pecinha atrás das varas". Você é mestre nesta arte.
Você falou na "paradeira" em pesqueiros ... creio que é localizado e relacionado com condições locais as mais diversas ... porque o que relatou é tipo "catástrofe" mesmo.

Pesco normalmente no Recanto do Sossego, um pesqueiro em Caraguá, tem queda de produtividade alguns meses, mas nada desastroso e agora em janeiro está muito bom

http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... =4&t=21375
Mas é um clima totalmente diferente da região de Curitiba.

Outro "quintal" é a Casa dos Lagos em Santa Branca, Vale do Paraíba, em torno de 800m acima do nível do mar, mais fria, mas ainda nada comparável, acredito, com a sua região.

http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... =4&t=21260
Aqui elas recebiam ração eventualmente ...

Eis o que podia dizer ... não responde à Sua pergunta, mas acrescentam dados a serem considerados.

Grande abraço e inté ...
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Re: Meu caro amigo e colega Braga

Mensagem por Fernando Braga » Dom Jan 22, 2012 9:56 pm

Fabian Narvaez escreveu:Boa noite.
Hoje nós (minha familia e eu) fomos pescar no pesque & pague. Felizmente pescamos 10 tilápias (na média de 1 a 1,5 kgs). Uma pesquei com isca de fundo (massa Petersen queijo) e as outras 9, entre minha esposa e filha (6 anos de idade) e eu, mas com isca com bóia. O que deixou-me surpreso foi o fato de uma das tilápias estourar a linha (Camouline 0,25 + líder Ottoni Platinum 0,35 + ançol chinú black + massa Petersen Queijo). Eu perguntei para os guris que trabalham no pesque & pague a respeito da bitola que eles usam nas varas de bambú, e eles colocam linha mono 0,50 a 0,60, por isto não arrebenta a linha dos pescadores que usam os bambus do p&p. Minha pergunta é se eu posso utilizar uma linha mais forte: derepente um mono 0,30 para colocar nos molinetes, para formar um equipamento leve? Multifilamento tentei usar mas ele meio que tranca no carretel do molinete e não sai muita linha nos arremesos.
Grato pela atenção.
Um abraço.
Primeiro Parabéns!!!
Pescaria com a Família e muitas tilápias ...
Isto já valeu e muito ... imagino a sua alegria e a da Sua Turma ...

A linha que o P&P usa é muito boa ... boa para "rebocar" peixe, não para uma pesca esportiva e com emoção.
Reparou que o pessoal que pescava com as varas do pesqueiro "arrancavam" os peixes da água?

999 entre 1000 pesqueiros ganham com o que os "pescadores" pegam.
O que não fisgam, perdem, e as linhas cortadas ... é prejuízo.
O único dos mil que orientam os pescadores para pesca esportiva eu não conheço ... se alguém souber agradeceria me informar.
Não vale aqueles que "vendem" pesca esportiva "Pesque e Solte" com taxa especial simplesmente.

A sua linha que a tilápia "estourou" pode ser por vários motivos ... mas muitos mesmos ... este conjunto em condições normais aguenta tilápias de 2kg ou mais (mas em um conjunto equilibrado, freio ajustado, e trabalho do peixe fisgado ... nunca rebocar - trave o freio no momento errado e já era).

Tenho um spincast que uso eventualmente ... com a Camou 0,20 e nunca perdi uma tilápia, e olha que o spincast permite menos regulagem do que um micromolinete.

Nos micromolinetes uso vários tipos de linha (mono, multi, fluor) e com várias bitolas (mm) e resistência.
Que tal 0,14mm? e 4lb?
Ah! perdi tilápias sim ... mas Vocês perderam uma em 11 (10 "embarcadas", não foi?)
Parabéns!!!

Talvez, sua Esposa e sua Filha, estejam mais interessadas (e motivadas) para pegarem o peixe.
Monta o conjunto delas com linhas mais resistentes.
Se for o seu objetivo também, faça o mesmo.
Caso queira mais esportividade e se preparar para orientá-las para isto ...
arrisca mais ... UL não tem limite ... mas o caminho é gradativo.

eu ainda não achei o meu
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Fabian Narvaez
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Set 26, 2011 10:44 am
Cidade:

Meu caro amigo e colega Braga

Mensagem por Fabian Narvaez » Dom Jan 22, 2012 10:31 pm

Boa noite meu caro amigo.
Fico muito agradecido pela sua atenção. Antigamente eu ia no p&p e ficava um pouco com minha familia pescando e depois ia no açude das traíras e ficava pescando sozinho. Recentemente tenho abandonado um pouco as ''dentuças'' e tenho dedicado mais tempo em pescar junto com minha familia o dia inteiro. Resultado disto e o rosto de alegria da minha esposa e filha ao fisgarem os ''trofeus'', principalmente da minha filha - acostumada a pescar lambaris no açude do meu sogro. Como vc falou, a atividade da pesca além de prazerosa, é um motivo para a familia ter uma atividade de final de semana e divertir-se.
Com relação à linha principal, acho que vou ter que colocar mono 0.30 e já comprei pela internet 2 carreteis de fluorcarbon 0.25 para colocar como líder. Vamor ver como vai ser no próximo final de semana.
Meu amigo Braga, muito obrigado pela suas valiosas informações e pela sua atenção.
Um abraço.
Responder

Voltar para “- TILÁPIA -”