CADÊ AS TILAPIAS DO CAPIVARI CACHOEIRA?

Peixe Exótico, a Tilápia é a Rainha dos Pesqueiros. Encontrada também na Natureza, foi eleita por muitos, o seu peixe preferido.
Vamos saber porque ...
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

CADÊ AS TILAPIAS DO CAPIVARI CACHOEIRA?

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Sex Dez 31, 2010 5:58 pm

Bem tilapeiros de minha região, quem foi já sabe, então, este é um aviso para os outros que pretendem ir:
Desde treis semanas atras, as tilápias sumiram, provávelmente devido as chuvas que aumentaram o nível das águas do reservatório, portanto, nos locais onde não existia água, cresceram capins e provavelmente é la que elas estão se alimentando, com a subida das águas.
Outro detalhe que estamos debatendo, que talves explique por que está diminuindo o tamanho e quantidade das tilápias, foi uma informação de um antigo frequentador que disse que em meados do anos 90, estourou um tanque de um pesqueiro conhecido como POR DO SOL, no qual, haviam muitos pacús e bagres africanos, portanto, estes peixes como predadores, com certeza se reproduziram e se alimentam das tilápias.
Já soube de relatos de pescadores que conseguiram pegar pacús e em uma oportunidade á anos atras, vimos um cardume dos bagres, na superfície da água.
Assim sendo, existe esta possibilidade, mesmo porque, a grande maioria que freqüenta a represa, não vai com material e iscas próprias para capturar estes peixes?
Com certeza, o que mais influencía é a pesca predatória, existente por lá.
Seja o que for, só resta lamentar.
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Sex Dez 31, 2010 7:49 pm

Marcão
A temporada 2008-2009 foi uma explosão de tilápias. Por isso, eu acho improvável essa teoria dos predadores que escaparam da década de 90. Isso porque a temporada 2007-2008 foi uma explosão de basses.
Eu vi uma foto de uma piracanjuba pega na isca artificial durante uma pescaria de tilápias no Capivari. Mas pacu eu nunca fiquei sabendo, e o jeito que a gente pesca tilápias é bem fácil de pegar pacú. Outra coisa, eu já peguei jundiá com isca artificial no Capivari. Em P&P peguei muito bagre africano com iscas artificiais diversas e se houvesse esse peixe no Capivari, com certeza eu conheceria um caso de bagre africano capturado com iscas artificiais. Portanto, menores as chances de serem peixes predadores.
Acho que pacus não iriam influenciar nas tilápias e que bagres africanos, se houverem, serão poucos, ou teriam sido capturados. E os pacus seriam pegos nas varas para tilápia e carpa, devido às cevas.
O grande problema, ao meu ver, é a quantidade de "pescadores" que matam peixes em excesso, usam equipamentos proibidos e abatem na época proibida, como tem muita gente que nesse época abate traíra e lambari, o que é proibido, embora extremamente comum no verão, não concorda comigo, Marcão? E a quantidade de redes existentes??? Ontem mesmo eu estava numa loja e passou um "cidadão" perguntando se havia redes na loja, rsrs... deu vontade de pedir a carteira de profissional do indivíduo, mas a educação falou mais alto. Enfim, revolta saber que a imensa maioria dos pescadores ainda é de pessoas que matam tudo o que podem em qualquer época, enchem a cara de cachaça e se der tempo, dão uma passadinha nas "primas" ainda. Esses é que "queimam" nossa imagem diante de quem não pesca, pois a maioria ainda é desses maledetos.
Afff, tô precisando pescar!
Abs!
Imagem
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Sáb Jan 01, 2011 7:00 am

Bem Ricardo, destaco:
Já soube de relatos de pescadores que conseguiram pegar pacús.
Esta informação aconteceu á duas semanas atrás, por um "desgraçado"( perdão da palavra) que cuida de uma chácara nas imediações do Recanto do Sabiá, que antes pescava com garatéias no lugar do anzol comum e agora, usa o barco a motor do dono do local, para armar redes e se vangloriou de ter pego nas mesmas, mais de 40 pacús, portanto, acreditei, a menos é claro que seja "papo furado", sabe como é, nestes papos, sempre alguem quer contar vantagens????
Fora este fato, em várias outras oportunidades, no período noturno, num determinado momento, percebe-se o "estouro" de uma vara telescópica, todos imaginam ser do "corimba" que ataca o milho verde, mais quem sabe, possa mesmo ser um pacú?
Mais falando no "corimba" aquele "desgraçado" acima citado é um especialista na pesca do mesmo, usa varas telescópicas adptadas para molinete e já pegou vários, isto eu presenciei.
Conheço um tilaperio que posso confiar, que disse ter pego dois pacús neste ano, só que não presenciei.
Numa oportunidade á anos atras, ví um cardume dos bagres, na superfície da água, conforme afirmei, mais nunca soube que alguem tenha pego algum.
A propósito de sua informação, sobre o cara que queria comprar rede, seria uma "boa" que houvesse um acordo( quem sabe haja), dos comerciantes só venderem este apetrecho a pescadores profissionais, mais daí ao interesse comercial das lojas, é outra estória.
E cá prá nós, tem gente que sabe confeccionar redes, então...
De qualquer forma, que saudades dos velhos tempos lá do Capivari.
Abraços e Feliz 2011 com muita páz e saúde, extensiva á seus familiares.
Ah! E boas pescarias.
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Responder

Voltar para “- TILÁPIA -”