AS TILAPIAS DO PESQUEIRO SANTA CECILIA

Peixe Exótico, a Tilápia é a Rainha dos Pesqueiros. Encontrada também na Natureza, foi eleita por muitos, o seu peixe preferido.
Vamos saber porque ...
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

AS TILAPIAS DO PESQUEIRO SANTA CECILIA

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Sáb Mar 12, 2011 9:36 pm

Gente, finalmente a N.S.da Tilápia, tem feito à alegria de nós tilapeiros, pois nesta últimas semanas tenho ido á este pesqueiro e elas estão nos dando trabalho, o tipo de trabalho que gosto, brigar com as bocudas, mesmo que se tenha de esperar algumas horas entre a briga com uma e depois com outra.
A existência de varias cavas de areia, onde em cada uma delas, pelo meu conhecimento e experiência, utilizo varas telescópicas de medidas adequadas á profundidade dos pesqueiros, meu desafio hoje foi:
a)- Pescar numa cava que a profundidade não passava de 2,00 metros, mais com um detalhe complicador:
“Em todas existe um tipo de capim nas margens e nesta, o mesmo alcançava uma distância de uns 4 metros no mínimo, então, o que facilitou foi ter uma abertura entre eles de uns 2 metros, por onde podia manusear as meninas quando fisgadas.
b)- Assim sendo, armei inicialmente quatro varas de 5 metros de comprimento, que somado a mais uns 5, 30 de linha, dá para imaginar que:
c)- Enxergar a movimentação sutil das peninhas, naquela distância, ainda mais considerando, que fui brindado por uma “catarata” no meu olho esquerdo, mais como dizem: “na terra de cego quem tem um olho bom é o que basta”, minha aventura tornou-se extraordinária;
d)- Some-se á isso, que as varas utilizadas foram aquelas de emenda curta e ponteira fina;
e) Pois bem, a primeira “bocuda” não era “aquela bocuda”, não passava de meio quilo, até foi tranqüilo trazê-la ao passaguá pela abertura no capim, mais a segunda...
A filha da....boa mãe brasileira, que pesou próximo á 1kg, “danada de esperta”, depois de fisgada, resolveu “bagunçar o coreto”, engatou uma “terceira” para o meio da cava e eu ali, com a vara envergada, cuidando para que a “malandra”, não tivesse chance de se dirigir e se meter na moita do capim para escapar.
Ufa! Finalmente consegui.
f) Passou o tempo, acho que quase uma hora e de repente, lá longe numa das varas, a peninha deu uma “andadinha”, não mais que uns 10 centímetro e eu a postos, dei a fisgada e aconteceu de tudo de novo, o acima relatado, com uma diferença, ao tentar manuseá-la pela abertura, a “miserável” simplesmente resolveu se enroscar nas linhas das outras três varas.
Dá para vocês imaginarem o “sufoco” não é mesmo?
Tentar alcançá-la com o passaguá, enquanto as outras linhas impediam, então, ter que fechar a emendas das outras varas e nem percebi que acabei enroscando a linha que ela estava fisgada num arbusto ao lado, resumo da ópera:
Ela se enfiou em algumas raízes de outros capim e “babau” e pior, esta devia pesar no mínimo uns dois quilos.
g) Mais como desgraça pouca é bobagem, pescar é sofrer no paraíso, demorei quase meia hora para refazer as linhas, porem, decidi pescar apenas com três varas, dado o espaço entre os capins e para evitar o mesmo narrado na próxima.
h) Isto feito, pegadeiras na água e poucos minutos depois, outra “bocuda de expressão”, que para variar, nem titubeou, embolou-se numa outra linha e mesmo assim, consegui trazê-la pela abertura, então...
Com a varinha “super envergada” ela simplesmente passou a “serrilha” de sua boca na linha que foi parar nas árvores atrás do pesqueiro.
Aí chegou o meio dia e a partir deste horário como de hábito, pára tudo, a barriga já estava roncando, hora de “puxar o carro”, então recolher as pegadeiras, limpar o barro dos suportes das mesmas, da cadeira e levar a tranqueira para o carro, que pelo menos nisso, estava bem próximo ao pesqueiro.
i)E agora vejam o que aconteceu e me digam se não é para morrer de inveja, outro tilapeiro, que conheço pelo apelido de “mosquito”, estava brigando com uma tilápia em outra cava e pelos menos outros cinco assistindo.
ii)Pois bem, ele adaptou carretilhas em suas varas telescópicas e pesca no sistema tradicional e na ponta da linha, lá estava o peixe brigando no fundo e coincidentemente a mesma preocupação que não alcançasse o capim da cava ;
iii)A torcida ( invejosos diga-se de passagem- secando), o peixe vinha pelo fundo até próximo a margem e se arrancava para o meio da cava;
iv)Uns 15 minutos depois, o Casimiro que foi ajudar, conseguiu capturá-la no passaguá.
v)Ninguém tinha uma balança, mais a tilápia devia pesar pelo menos uns 3 quilos e por sacanagem foi a segunda do mesmo porte que ele pegou, com mais um detalhe:
vi)Ele usa linha diâmetro 20mm até o girador e 15mm abaixo e anzol...um pouco maior daqueles de lambari.
Adivinhem qual pesqueiro vou ocupar na segunda feira?
E viva o pesqueiro Santa Cecília e suas ( ou nossas) tilápias nativas, pena que a partir de abril acaba a temporada.
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Avatar do usuário
Altair Kimita
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 65
Registrado em: Ter Jan 06, 2009 8:19 pm
Cidade:

Linhas Finas...

Mensagem por Altair Kimita » Seg Mar 14, 2011 8:41 pm

Sobre seu relato de seu amigo pegar duas de trez quilos,com linha fina,...
Elas estão ficando espertas,como as carpas que vou atraz no inverno,...linhas maximo 30 mm...dai vem só das grauda,...é fato.


Depois que estava pescando lambari no vossoroca e veio algo na linha 0.16mm que foi puxando devagar,sem dó até estourar a linha de minha vara de 5mts por duas vezes em dez minutos de intervalo,resolvi transformar uma varinha de carbono de 3.6 mts em vara para molinete,...já esta pronta,... ...
Só falta Testa a mesma,Que vai com linha 0,18 ou 0,16mm...e um molinete leve....



Faça um teste e monte uma de molinete ,destas com linha 0.18mm e depois me conte o resultado....
Abraço....
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

Resposta ao Altair Kimita

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Ter Mar 15, 2011 4:08 pm

Veja que interessante a informação abaixo de outro pescador:
"como alguns ja sabem a piapara é um peixe bem manhoso e corre muito pro enrrosco, se vc estiver com linha muito grossa (acima de 0,30mm) ele não entra de forma alguma, por isso uso um pequeno lider de Fluor com milimetragem menor mas com muito mais resistencia a abrasão".
Portanto, o que fáz a diferença é a quantidade de linha que comporta um molinete ou carretilha e mais do que isto: UMA BOA DOSE DE PACIÊNCIA do pescador, pois nestas horas, apovarar-se tentando trazer o "trofeu" rapidamente é aí que mora o perigo, o que me lembra um artigo anterior aqui postado, que capturei uma carpa capim de 20kg, lá no capivari, usando linha 30 no molinete.
Mais companheiro, vou parar por aqui, senão, alguns que nos lêem vão dizer: TRUCO- CABOCLO VEIO!
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Responder

Voltar para “- TILÁPIA -”