Turbinei minhas varas telescópicas de mão

Peixe Exótico, a Tilápia é a Rainha dos Pesqueiros. Encontrada também na Natureza, foi eleita por muitos, o seu peixe preferido.
Vamos saber porque ...
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

Turbinei minhas varas telescópicas de mão

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Dom Mai 01, 2011 11:08 am

Então pessoal, não há evidência maior do que aquela que para pescar devemos nos adaptar á vontade da majestade “ o peixe” e justamente por isso, precisei modificar algumas varas telescópicas de mão, pois ocorreu o seguinte:
a)Tenho pescado com muita freqüência nas cavas do pesqueiro Santa Cecília, onde existe uma delas, que a profundidade nao passa de 1,00 metro e por sinal não tem capim nas margens para camuflar nossa presença.
b)Nesta é preciso usar varas longas, acima de 4,50 metros, portanto, somado á distância das linhas é o fator de camuflagem.
Lá estava eu e de repente a peninha fez aquele movimento sutil, dei a fisgada e saiu a primeira tilápia de bom porte.
Como de costume, lá não adianta deixar as linhas imóveis é preciso movimentá-las á todo instante e nisto variar na ceva, às vezes pequenos punhados de milho verde picado, em outras, pequenos punhados de ração.
Nesta rotina, comecei revistando a primeira, a segunda, a terceira e a quarta vara, quando nem bem a peninha desta ficou na profundidade regulada, a terceira vara foi pra dentro da água e numa velocidade incrível. Por sorte tinha um pescador com molinete e depois de muito esforço conseguiu recuperar a vara e por sorte uma tilápia maior que a havia carregado.
Voltando ao pesqueiro, na mesma rotina descrita, outra corridinha e nem deu tempo de levantar a vara, só segurá-la pelo cabo, entretanto, o peixe simplesmente cortou o multifilamento de 20cm que coloquei após o girador da linha mestre.
Tudo bem, faz parte, só que á seguir nova ação e desta vez, como da acima, o peixe simplesmente arrancou a ponteira daquela vara.
Em ambos os casos, com certeza se tratavam de tilápias “enormes”, pois lá existem exemplares de até 4 kilos e isto não é papo de pescador mentiroso.
Foi daí que resolvi fazer novas adaptações em minhas varas, copiando é claro o sistema de outros companheiros, a saber:
1)Retirar a ponteira das mesmas;
2)Passar uma linha de nylon, aquelas usadas por estofadores, que tem uma resistência incrível, pelos gomos das varas;
3)Amarrar esta linha num pedaço de elástico revestido com nylon cuja espessura fica em torno de 5mm;
4)Prender este elástico na tampa da vara, fazendo um furo na mesma na espessura do elástico e dando alguns nós para que fiquem presos.
5)Finalmente esticar a linha de nylon, fazendo com que o elástico adentre ao interior dos gomos, prender esta linha na ponteira e amarrar um girador, no qual, na outra extremidade, se amarra a linha de pesca propriamente dita.
É óbvio que a função do elástico é ajudar á cansar o peixe, mais o grande macete é abrir e recolher os gomos da vara, então:
a) Para abertura: É preciso começar retirando a linha de estofador do enrolador de linha fixo no cabo da vara, depois soltar a linha de pesca propriamente dita do mesmo, daí começar esticar os gomos pela ponteira. Assim, ao ser esticado os gomos, toda linha de estofador e o elástico entram no interior da vara e é limitado pelo girador amarrado na ponta. Daí é possível rosquear a tampa da mesma no fundo da vara.
b) Para recolher: O sistema é invertido, começando o recolhimento pelo cabo da vara. Então, na medida em que o elástico e a linha de estofador vão saindo, evita-se que ela fique presa nos demais gomos e quando sair totalmente, a ponteira estará recolhida. Daí, enrola-se a linha de estofador no enrolador. O elástico será enrolado no cabo da vara e a tampa será presa pelo mesmo, só então, volta-se a enrolar a linha de pesca no dito enrolador.
Parece complicado, mais é o sistema que funciona, se bem que para desenrolar e enrolar é preciso estar num local fora do pesqueiro, que facilite a operação.
Talvez você esteja pensando:
PQP quanta enrolação, mais todo sacrifício vale em nome do peixe preferido.
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Seg Mai 02, 2011 9:05 am

Show de bola...mas que tal umas fotos?
Imagem
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

Resposta ao Fernando

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Seg Mai 02, 2011 10:45 am

É companheiro esta é a minha dificuldade, postar fotos, por isso, procurei detalhar o máximo possível na montagem da mesma, o que me leva á complementar algumas informações, a saber:
O elástico revestido em nylon é vendido em metro, sendo de 1 metro a medida aconselhavel para ser inserida no interior dos gomos das varas, sejam eles curtos ou longos, podendo ser facilmente encontrados nas lojas que vendem "aviamentos, lãs, fios e outros babilaques. Qto ao fio de nylon é encontrado em lojas que vendem materiais para estofadores, bem como, o diâmetro é de número 16, cujo carretel tem 500 metros de linha, portanto é linha pra dedeu, que até pode ser utilizada para fabricação dos famosos chuveirinhos artezanais e até quem sabe, substituir as pedaços de linha de multifilamentos na amarração de anzóis, especialmente para peixes que não tenham dentição? E mais, o comprimento deste fio no interior dos gomos da vara é óbvio que vai depender do tamanho final das mesmas, descontando-se o metro de elástico. Qto aos giradores, procurei utilizar aqueles de diâmetro em torno de 5mm para prender o nó dado no elástico e de 8mm no final da linha de nylon, que não adentre ao primeiro gomo da vara telescópica, para não dar zebra.
Agora "cara" largue mão de me perturbar e mãos á obra.Ah!ah!ah!
Abraços ,... de longe é claro.
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Avatar do usuário
Francisco S. Gonçalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Mar 28, 2007 11:18 am
Cidade:

Mensagem por Francisco S. Gonçalves » Sex Mai 06, 2011 9:24 pm

Marcão,
não é mais fácil usar as telescópicas adaptadas para molinete?

______________________________
TÉDIO É AQUELE ESPAÇO DE TEMPO
ENTRE UMA PESCARIA E OUTRA.
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

Resposta ao Francisco Gonçalves

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Sáb Mai 07, 2011 12:36 pm

Obviamente meu caro, aliás, postei em outra oportunidade que adaptei em varas telescópicas normais, passadores feitos com "olho de anzol 10, bem como, prendi os molinetes com fio de nylon, no lugar de usar a peça própria para os mesmos. O único senão que encontrei, foi que usei varas que no final ficaram curtas 3,00 metros, porém, adequadas á alguns tipos de pesqueiro, portanto, poderia fazer o mesmo com varas mais longas. Embora existam as varas prontas que você se referiu, que atendem o mesmo objetivo, também existem varas preparadas com elástico disponível no comércio, entretanto, particularmente minhas adaptações em ambos os tipos, tiveram dois motivos básicos: economia e colocar minha criatividade em ação, se bem que nem tudo se cria e sim se copia.
Enfim, em vez de facilitar eu quero mesmo é complicar, entendeu?Ah!ah!ah!
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Avatar do usuário
Antonio Gomes Totó
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2476
Registrado em: Qui Abr 30, 2009 9:00 am
Apelido: TOTÓ
Cidade:

Mensagem por Antonio Gomes Totó » Ter Dez 13, 2011 4:24 pm

Impressionante.
Antonio Gomes - Totó
Avatar do usuário
Gilson Braga
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2500
Registrado em: Qua Set 15, 2010 7:41 am
Cidade:

Mensagem por Gilson Braga » Seg Jan 02, 2012 10:09 am

Antonio Gomes escreveu:Impressionante.
2x
Imagem
Avatar do usuário
Americo Malheiro
ANZOL DE OURO
Mensagens: 845
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 9:54 pm
Cidade:

tilapia

Mensagem por Americo Malheiro » Sáb Dez 08, 2012 10:38 pm

3x
><((((º>`•.¸¸´¯`•.¸.•´¯`•...¸>(((º>
.•´¯`•.><((((º>`•.¸¸.•´¯`•.¸.•´¯`•...¸><((((º>
Responder

Voltar para “- TILÁPIA -”