QUANTAS VARAS USAR NA PESCA DA TILÁPIA?

Peixe Exótico, a Tilápia é a Rainha dos Pesqueiros. Encontrada também na Natureza, foi eleita por muitos, o seu peixe preferido.
Vamos saber porque ...
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

QUANTAS VARAS USAR NA PESCA DA TILÁPIA?

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Qui Dez 01, 2011 6:55 pm

Esta é uma escolha pessoal, mais o que eu tenho observado é que nem sempre o uso muitas varas irá produzir os “melhores resultados”, aliás, este detalhe está “muito mais” ligado á vontade de se pegar o peixe.
No geral, sempre uso até 7 unidades, mais percebo que as tilapia parecem preferir uma ou duas delas, então, procuro ficar com apenas 3, onde o ataque ás iscas é mais freqüente e isto ocorre provavelmente devido a disputa alimentar, tanto da ceva que caiu num determinado local e a própria isca que estiver próxima a mesma.
O menor número de varas também evita que as linhas se enrosquem entre si, quando as tilápias menores são fisgadas, pois, tendem a nadar para as laterais, macete que também ajuda se forem os exemplares maiores que costumam nadar para frente.
Dentro de minha experiência, pescando em represas ou lagos ( cavas) já mencionei que a escolha das varas, vai depender de conhecermos a profundidade do pesqueiro e não só isto, por exemplo:
a)Na represa, se o barranco for íngreme, as varas adequadas são as curtas entre 2,40 a 3,00 metros, mais nem assim é garantia de sucesso, especialmente durante o dia, pois se a água estiver limpa, elas percebem a presença do pescador e se afastam, então, estas varas são ideais na pesca noturna;
b)Nas cavas que freqüento, só pesco de dia, então, uso varas neste comprimento, porém, escolho locais em que exista algum capim na margem que serve como camuflagem;
c)Obviamente nos locais menos íngremes tanto na represa ou nas cavas, as varas serão mais cumpridas, entre 4,00 até 6,30 metros;
d)Considero que as varas escolhidas conforme as situações acima, devem ser do mesmo comprimento, no entanto é preciso observar que o fundo pesqueiro pode ser irregular, então, o que importa é usar varas de comprimento diferente, pois, o que mais iNFLUE é que os flutuadores (penas) fiquem em linha, facilitando perceber o menor movimento que os peixes possam denunciar.
Que maravilha seria se o sucesso na pescaria dependesse só das varas, mais aí já é outra estória.
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Qui Dez 01, 2011 10:03 pm

Marcão "quando" eu pescava Tilápias no Riacho Grande, fazia algo parecido. Levava 6 varas, 2 de cada tamanho 2,40, 3,60 e 5,0mts.
Porém iniciava a pescaria com tres varas uma de cada tamanho, como era feita uma ceva durante a semana, eu via qual o tamanho adequado a aquele dia. A partir daí eu usava duas naquele tamanho, e deixava sempre uma outra de tamaho diferente no suporte, na posicào central.

Mas...como falei isso foi a muiiiito tempo, tempo que alias me traz muita saudade.

Valeu!
Imagem
Responder

Voltar para “- TILÁPIA -”