Quer se stressar? Vá pescar tilápia.

Peixe Exótico, a Tilápia é a Rainha dos Pesqueiros. Encontrada também na Natureza, foi eleita por muitos, o seu peixe preferido.
Vamos saber porque ...
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

Quer se stressar? Vá pescar tilápia.

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Dom Jan 15, 2012 7:13 pm

Embora não seja novidade, cada ano que passa muda as condições de pesca da tilápia, que normalmente nesta época seria o momento ideal para que elas nos dessem trabalho.
Aliás, está mesmo nos dando um “cansaço tremendo”, principalmente porque se tornou difícil capturar algumas delas atualmente e penso que isso se deva ao dito fenômeno El Nino ou Nina, nem sei direito, mais só posso confirmar que as condições climáticas estão interferindo no que era tradicional para esta época.
Semana passada, depois de um longo período, voltei ao Capivari, ficando treis dias e noites por lá e é claro, tentando...apenas isso, capturar alguma tilápia de bom porte, pois, percebia-se a existência das mesmas na superfície, mais quem disse que estavam dispostas á atacar as iscas?
Interessante que as “poucas” que entravam, não passavam de “pequenos exemplares” e mais surpreendente ainda é que geralmente elas, em outros anos, dificilmente atacavam as iscas no período noturno, ficavam próximo ao barranco, porém, agora tornou-se normal.
Mais pelo menos lá no Capivari, apesar dos pesares, aquelas que entraram, nos deram algumas alegrias, coisa que não posso falar o mesmo em relação ao meu outro pesqueiro, as cavas de areia do Santa Cecília.
Mais voltando ao Capivari, no terceiro dia, apareceu por lá o colega Célio que cuida de uma chácara no lado oposto ao Recanto do Sabiá e parece que este sujeito fez um trato com o “capeta”.
Ora, nesta época, não há um só dia, que a turma de tilapeiros deixem de lotar os pesqueiros, mais a grande maioria sai de lá decepcionada com os resultados.
Já foram inúmeras temporadas que o Célio se dá bem e na terça feira passada, durante a tarde, a partir das 13,30 horas, ficou no meio de outros dois companheiros o Dirceu e o Julio, estes por sinal, já estavam por lá durante uma semana e tiveram pouca sorte.
O Célio armou suas cinco varinhas de 2,40 e não deu outra, houve momentos que fisgava tilapias de pequeno porte com as duas mãos e além disso, ainda tirava sarro dos outros dois.
Fiquei observando seu material, tentando identificar qual era o seu segredo e só pude perceber que ele o montou, usando linha 20mm, anzóis pequenos e boinhas leves com chumbinho proporcional ás mesmas, as quais ao arremessá-las na água, parecia demorar uma “eternidade” para atingirem o fundo e ficar numa posição vertical e exatamente neste momento, as tilápias atacavam as iscas, os conhecidos bicho da laranja.
Isso sem dúvida alguma, foi à diferença dele para os outros e para mim.
Não tive dúvidas, como dizem na gíria, quem não cria, copia, fui para o meu pesqueiro e modifiquei meu material baseado naquilo que ele havia feito e este foi o macete que deveria ter usado desde o primeiro dia.
A modificação aconteceu no finalzinho daquela tarde, imaginando que poderia funcionar no período noturno.
Não funcionou, mesmo usando as varas do mesmo comprimento, então, depois de algum tempo, resolvi utilizar apenas uma vara maior, em torno de 3 metros e foi a salvação da pátria.
Não contei quantas tilápias pequenas capturei, mais deu para se divertir até a meia noite, mais o cansaço daqueles dias, subindo e descendo barranco me pegou de jeito. Aproveitei que nesta noite não houve chuvido, assim resolvi desmontar o acampamento e subir morro acima com as tralhas. Foram treis viagens e suei até a alma (exagero é claro). Guardei-as no possante, sentei no piso, acendi o último cigarro da noite e me recolhi na barraca.
Na quarta feira logo cedo, tinha que puxar o carro, então, antes de tirar o time, como de costume eu e os de minha turma, ficamos apenas lamentando que nossas expectativas não deram certo, mais com certeza, logo mais estaremos por lá para “se stressar” mais um pouco.
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Avatar do usuário
Fabio Tod
CALOURO
Mensagens: 27
Registrado em: Seg Fev 28, 2011 3:25 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio Tod » Ter Jan 17, 2012 9:52 am

Olá Marcão!

O tempo não tem ajudado mesmo. Quem está afim de pescar no entorno de Curitiba, tem que estar preparado pra se molhar. Tem sido sol e chuva todo dia. Os peixes se tornam imprevisíveis e o pescador fica quase maluco tentando acertar o local ideal, equipamento e iscas. Ainda que seja assim prefiro a pescaria do que o trabalho. Hehe...

No Recanto Sabiá, das poucas vezes que estive lá ano passado, não houve sequer uma pescaria boa. Consegui algumas pescarias boas no parque entre as pontes e no pesqueiro "Curva do Sargento".

Neste começo de ano ainda não pude ir na represa. Quem sabe, este final de semana... Como diz o ditado: "Insista, persista e nunca desista".

Abraço!
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

Resposta ao Fabio

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Ter Jan 17, 2012 5:20 pm

Hoje fui repor alguns materiais de pescas, indo á loja de uma amigo, onde encontrei um "cara" que conheci lá no Sabiá, que por sinal, mostrou as fotos de algumas tilápias das boas que tem pego numas cavas em São José, usando capim como isca, fazendo a ceva do mesmo, jogando um maço no pesqueiro e disse que ao retirar o mesmo no final da tarde, todo capim foi detonado. Diante do "papo" do sujeito, pedi a dica de onde é o local, o cara desconversou e não entregou o "ouro". Claro este é um direito dele, entretanto, demonstra a desunião que ainda existe em nosso meio, fazer o que? O interessante que lá nas cavas do S.Cecilia, pescar com capim nem adianta pensar, a isca adequada lá é o milho verde e a ceva do mesmo picado, mais não tem dado nenhum resultado e creio que seja exatamente em função do clima dos últimos dias, amanhece com neblina, depois "abre um sol infernal", depois no meio da tarde, começam os trovões e a chuva, a noite esfria, que nos deixa "lelé da cuca".Êta vida dura de aposentado.
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Responder

Voltar para “- TILÁPIA -”