Pesca de Tilápia com molinete

Peixe Exótico, a Tilápia é a Rainha dos Pesqueiros. Encontrada também na Natureza, foi eleita por muitos, o seu peixe preferido.
Vamos saber porque ...
Avatar do usuário
Leonardo Guimarães
CALOURO
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Fev 13, 2012 7:13 pm
Cidade:

Pesca de Tilápia com molinete

Mensagem por Leonardo Guimarães » Ter Fev 21, 2012 10:32 pm

Gostaria de saber sobre a pesca de tilápia com molinete.

Qual a melhor linha, melhor chumbada, tamanho do girador, melhor anzol e a melhor montagem. Vou usar massa como isca.

Gostaria de saber qual a melhor forma de saber que o peixe pegou a isca já que a tilápia é um peixe muito manhoso.

:D
Avatar do usuário
Henrique Marchi
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 441
Registrado em: Qui Fev 02, 2012 1:03 pm
Cidade:

Mensagem por Henrique Marchi » Qua Fev 22, 2012 9:55 am

Bom dia Leonardo. Atrás das danadas das tilapias? kkk...

Cara, com relação ao equipamento vai muito do ambiente que elas estão. Normalmente estas manhosas como você falou são aquelas criadas em açudes e lagos e essas realmente dão trabalho para fisgar.
Bom, sempre usei assim e deu certo:

- A linha não precisa ser muito grossa. Pode variar entre 0.27 a 0.32 (cada marca a varia resistência do produto).

- A chumbada vai influenciar na hora do arremesso. Eu usaria no máximo até 4g. (nem tão leve, nem tão pesada)

- Como você está com problemas para fisgá-las, usaria um método mais visual. Uma bóia não muito grande, mas que não afunde com o peso do chumbada. As manhosas normalmente não afundam a bóia, mas quando você ver que a bóia está se movimentando para qualquer dos lados ( normalmente em direção ao fundo) , pode fisgar, o bicho já tá mascando o anzol.

- Anzol varia da expectativa do tamanho do peixe. Esses são os que eu mais uso:
Imagem
se for esportiva amasse as farpas.

- Montagem que sempre deu certo para mim é anzol com um laço de um palmo para a chumbada e a bóia na altura que a isca fique praticamente no fundo.

Com relação à isca há uma vasta combinação. Tente saber o que o pessoal mais usa para pega-las onde você vai pescar. Normalmente elas já devem estar habituadas a algum tipo de isca especifica usada na região.
Eu já usei milho-verde, minhoca, camarão, aleluia (cupim de asa), bigato-de-laranja, fora umas 50 combinações de massas.
Cara, uma vez fizemos com iogurte de morango e com cereais. No fim do dia eu já tinha comido toda a massa... kkkkk.

Mas até hoje ainda prefiro usar as artificiais. Uma miçanga imitando uma fruta ou ração, spinner e agora estou usando a cigarrinha 55 da albatroz.
Imagem

Na superfície próxima as margens onde há árvores elas não tem manha não, juntam na isca bonito.

As informações são básicas, mas espero ter ajudado.

Boa sorte.
Avatar do usuário
Leonardo Guimarães
CALOURO
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Fev 13, 2012 7:13 pm
Cidade:

Pesca de Tilápia

Mensagem por Leonardo Guimarães » Qua Fev 22, 2012 11:56 am

Obrigado, são ótimas as dicas citadas acima.

Mas vou pescar em um pesqueiro, lá as maiores tilápias são pegas no fundo sem boia.

Minha maior dúvida é para perseber a pegada do peixe na isca, porque é muito sutil. :?: :D
Avatar do usuário
Henrique Marchi
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 441
Registrado em: Qui Fev 02, 2012 1:03 pm
Cidade:

Mensagem por Henrique Marchi » Qua Fev 22, 2012 2:02 pm

Rapaz, essas receberam treinamento ninja. Tenta esse lance da bóia, é um bom jeito para saber a hora de fisgar. Para sentir na mão é a prática mesmo ou tentar usar uma vara mais flexivel. Perceba se a massa que vc está usando fixa bem. Se nao, pegue um pouquinho amasse bem na mão até ficar mais homogênea. Faça apenas uma bolinha cobrindo a fisga e toda curva ao invés de cobrir o anzól inteiro. Veja também se o tamanho do anzól é o ideal. Se for muito grande, fica dificil fisgar e se for muito pequeno vai escapar bastante.

Não sei como são os tanques de pesqueiro aí, mas aqui as tilapias grandonas pegamos na superficie com ração ou missangas. No fundo é mais as pequenas.

Se for um daqueles pesque e solte amasse as farpas dos anzóis. Fica mais fácil para tirar e nao machuca tanto o peixe.
Avatar do usuário
Leonardo Guimarães
CALOURO
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Fev 13, 2012 7:13 pm
Cidade:

Pesca de Tilápia

Mensagem por Leonardo Guimarães » Qua Fev 22, 2012 4:18 pm

Por um cabresto na ponta da vara ajuda ? :?:
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Braga » Qua Fev 22, 2012 6:48 pm

Com molinete, faço o seguinte:

Vara até 8lb
Micro-molinete
Linha mono até 6lb, fluor (soft e não hard) idem, multi 10lb
Girador tipo crane (não barrel) atado na ponta da linha
Snap engate rápido Glico acoplado no girador.

Pernada de uns 35cm de linha fluor 10lb com um anzol Gamakatsu Maruseigo 12, e na outra ponta dela, um girador barrel bem pequeno, para engatar no snap.
Levo 3 prontas.

Isca: ração para peixe, o tipo que os pesqueiros usam para alimentar os peixes, sem molhar ou nada (o Gamakatsu é afiado o suficiente para perfurar e manter firme a ração.

Pronto. Não uso chumbada e nem bóia.
Um conjunto equilibrado, e não sendo contra o vento, dá para lançar 20m ou mais com pouco treino.

Se for usar IA, é só engatá-la no snap.
Também está pronto.
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Braga » Qua Fev 22, 2012 6:52 pm

Ah!
Com massa é preciso que ela esteja com uma boa liga, e a distância de arremesso possível então é muito maior ...

A dica de amassar na mão que o Henrique deu é muito importante.
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Fabian Narvaez
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Set 26, 2011 10:44 am
Cidade:

Caro amigo Leonardo

Mensagem por Fabian Narvaez » Ter Mar 13, 2012 10:27 am

Bom dia Leonardo
Como os caros colegas colocaram anteriormente, as tilápias são peixes extremamente ariscos (principalmente aquelas com treinamento ninja - rsssss). As técnicas para pescar as tilápias são variadas: de fundo, de superficie, com iscas naturais, com iscas artificiais, etc. Isto faz com que a pesca da tilápias seja tão divertida e faz com que aprimoremos nossas técnicas e coloquemos em prática o que aprendemos ao ler os fóruns de pesca, internet, revistas, etc. O mestre Nelson Nakamura uma vez disse numa entrevista que os únicos 2 peixes que nadam para atrás são a Tilápia e o Tucunaré. Isto é tão verdade que quando vc pescar de fundo e deixar a vara com o molinete na espera, vc enxerga que a ''barriga'' da linha aumenta (isto acontece por que a tilápia come a isca - massinha - e dá ''marcha ré'') e neste momento temos que fisgar ela (lembrar que a tilápia tem uma boca delicada e não devemos puxar com força até tirar a cabeça dela !!!! - já ví no pesque e pague tilápias ''voarem'' até o outro açude devido à delicada ''fisgadinha'' de algumas pessoas --- rssssss). Esses dias assistí também um vídeo do Nelson Nakamura pescando junto com o Marcão no Pesqueiro Tio Oscar e a tilápia só dá uns ''toquinhos'' na hora de comer a isca e quando percebe algum peso ela solta. Eu sou pouco experiente na pesca de tilápias mas tento procurar bastante informação e quando vou no pesque e pague tento botar em pratica o que aprendí. Eu já tentei pescar com iscas artificiais - spinners - mas ainda não conseguí fisgar tilápias com esta técnica. Esses dias assistí um vídeo para confeccionar iscas artificiais com rolha de vinho, esta devo de colocar em prática este final de semana (vamos ser se da resultado). Aproveito a ocacião para agradecer ao mestre Braga pelas valiosas informações à respeito da pesca da tilápia - muito obrigado mesmo !!!!!!!!
Um abraço e boas pescarias.
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Braga » Ter Mar 13, 2012 12:41 pm

Olá Fabian!

mestre nada, ainda sou "aprendiz de feiticeiro", e trocar informações é uma das muitas vantagens dos fóruns.

Agora:
1) spinners são muito eficientes, mas é preciso muita atenção na batida da tilápia ... bateu - fisgou, pois como Você disse, sentindo um peso ou algo estranho, ela larga e se manda.
CUIDADO porque se não fisgar o spinner vem como uma bala direto para Você.

2) jig head pequeno com grub também pequeno, costuma dar resultado (mas nem sempre)

3) TTP e Tibele da Deconto, muito boas, mas também nem sempre.

Tem outras ... mas estas foram as que melhor performance apresentaram.

Na maioria das vezes, ainda uso a ração como isca no Gamakatsu Maruseigo 12.

Estou tentando "desmamar" disso e me dedicar mais as IAs ... mas "panela velha" é que faz comida boa ...

Sem contar que sou "funcionário" do Recanto, e tenho por obrigação ajudar no abastecimento da "caixa" :lol: :lol: :lol:

Grande abraço e inté ...
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Tohru Suzuki
CALOURO
Mensagens: 48
Registrado em: Ter Abr 03, 2012 12:00 pm
Cidade:

Re: Pesca de Tilápia com molinete

Mensagem por Tohru Suzuki » Qua Mai 23, 2012 11:47 pm

Leonardo Guimarães escreveu:Gostaria de saber sobre a pesca de tilápia com molinete.

Qual a melhor linha, melhor chumbada, tamanho do girador, melhor anzol e a melhor montagem. Vou usar massa como isca.

Gostaria de saber qual a melhor forma de saber que o peixe pegou a isca já que a tilápia é um peixe muito manhoso.

:D
Leonardo... As dicas do Henrique, mestre Braga e Fabian são muito boas mesmo... No caso da pesca com massa e molinete UL, quanto menor o chumbo, melhor... Se vc conseguir arremessar como o mestre Braga, assim que arremessar eu deixaria a linha um pouco frouxa... Assim que a linha esticar um pouco, o peixe deve estar carregando a isca, dê um leve puxão... Isso deve ser o suficiente para fisgá-lo...

Na pesca da tilápia existem diversas técnicas possíveis... No P&P que pesco, eu uso o "Fly caipira" (carretilha ou molinete, bóia de arremesso e ração artificial)... ... Vi na "Pesca Dinâmica" e adaptei um pouco do meu jeito...

Uso diversos tipos de ração artificial, algumas com miçangas... que fui montando e testando...
Imagem
Da esquerda para a direita... Ativas ---> Manhosas...
Quando estão ativas, geralmente uso as maiores (tilápias cavalas, piracanjuvas e tambas as atacam)
Quando estão manhosas, as menores e linha fina na carreta...

Mesmo com o tempo começando a esfriar, elas estão entrando nas iscas médias e grandes...
Imagem

Para arremessar eu uso uma cevadeirinha DIY (Do it yourself), onde coloco poucos grãos de ceva, de vez em quando... Quase sempre lanço sem ceva...
Imagem

Fiz um video um tempinho atrás... Note que após o arremesso dou uns toques de ponta de vara e dou uma paradinha... Isso faz com que a bóia e a ração artificial mexa instigando o peixe...
Aponte a vara para a bóia e deixe a linha esticada... Quando estão ativas, vc deve sentir a ação no blank da vara... Nem é preciso ver a ração afundando...
Quando estão manhosas, aí é como no "Fly"... é bem visual... Pois elas soltam a isca assim que percebem que não é comida...

<object width="560" height="315"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/NoUNhzTpHLI?ve ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/NoUNhzTpHLI?version=3&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" width="560" height="315" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>

Com o inverno chegando as ações caem... Elas ficam mais manhosas... E a gente vai adaptando... O importante é peixe na vara... hahauauhauhua

Abraços a todos.
Avatar do usuário
Fabian Narvaez
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Set 26, 2011 10:44 am
Cidade:

Ao exmo. amigo Braga

Mensagem por Fabian Narvaez » Seg Jun 11, 2012 9:28 am

Bom dia caro colega

Neste final de semana fui no pesque & pague, e para minha surpresa estava fechado por férias (estão fazendo reformas nos açudes do local). Mas eu liguei para meu amigo e dono do pesque & pague e ele muito gentilmente foi lá abrir o portão para poder entrar no pesqueiro (estava eu, minha esposa e meu filho). Enquanto eles brincavam na área de lazer do pesqueiro eu aproveitei para tentar pescar algumas tilápias (eu tava sozinho no tanque das tilápias). Para começo de conversa, fiz em casa uma massa com a ração que usam no pesqueiro e só adicionei um pouco de farinha de trigo para dar liga. Coloquei a água do próprio tanque das tilápias e fiz uma massa no ponto de ''coxinha''. Coloquei 3 varas UL com 2 molinetes Maruri Joker + 1 molinete MS 300 UL nos porta varas com linha multi 0,19 e líder fluorcarbon 0,25 + chumbadinha entre 4 e 5 gr. + ançol maruseigo 12. O resultado: até as 2 da tarde não tinha fisgado uma tilápia, isto que já tinha ''cevado'' o local para chamar os peixes. E não estava tão frio assim para dizer que as tilápias tavam ''invernando''. Claro que eu não dessistí e passei a usar o ''arsenal'' de artificiais. Aqui tive que usar um equipamento um pouco ''desequilibrado'' para a ocacião (vara Lubina X 10-20 lbs + multi 0,28 mm + líder fuorcarbon 0,35 + snap sem girador) visto que tinha levado para tentar pescar traíras com iscas soft de fundo. Usei desde pequenos plugs de barbela, as Cigarrinhas, etc. mas o que começou a dar resultados foram os pequenos spinners (de mais ou menos 5 gramas). O que chamou minha atenção, e pergunto ao caro colega se é normal de acontecer?, foi o fato de ter fisgado todas elas pelo dorso e não pela boca, elas atacavam e quando fisgava elas vinham com o spinner ''grudado'' na nadadeira dorsal. Eu achei muito estranho este acontecimento. Bom, o resultado foi exepcional com várias tilápias fisgadas. Mesmo sendo pesque e pague eu devolví todas as tilápias no tanque visto que o não tinha alguém para pesar elas e como o dono foi tão gentil em ceder o espaço para pescar eu devia retribuir com honestidade e não levar os peixes para casa.
Um abraço ao colega e ótima semana.
Responder

Voltar para “- TILÁPIA -”