Comportamento das Tilápias, nem Freud explica. É meus amigo

Peixe Exótico, a Tilápia é a Rainha dos Pesqueiros. Encontrada também na Natureza, foi eleita por muitos, o seu peixe preferido.
Vamos saber porque ...
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

Comportamento das Tilápias, nem Freud explica. É meus amigo

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Sáb Mar 17, 2012 11:46 am

É meus amigos tilapeiros, estamos chegando ao fim de mais uma temporada na pesca deste peixe e especialmente aqui em Curitiba e região, este ano, não existem explicaç~~oes para o que vem acentecendo.
Ora, como todos sabem, não só aqui, mais em toda região sul, a partir do final do outono e início do inverno, as tilápias simplesmente param de movimentar, situação normal, diga-se de passagem, no entanto, a partir de dezembro passado, esperava-se que depois da desova das mesmas e posteriormente ao período que elas ou eles cuidam de suas crias, foseemos mais uma vez brindados com a emoção de pescá-las, especialmente, as de maior porte, mesmo que no geral, poucas delas são capturadas, pois, devido á própria reprodução, as menores é que atacam as nossas iscas e não só nesta estação, porém, o ano todo.
Mas alguma coisa desconhecida aconteceu aqui na nossa região, pois, pescar tilápia, fica só na vontade, inclusive, tenho informação que há dificuldades inclusive nos tradicionais P&P.
Embora em anos anteriores sempre fui um freqüentador assíduo da Represa do capicari, nesta temporada, não fui mais do que três vezes, sendo a última em janeiro passado, onde a decepção pode ser destacada.
Apesar de minha desistência, aveirada viciada de minha turma, sempre a freqüentou semana sim e outra também e exceto a confraternização entre eles, tilápias, tornou-se objeto de luxo, não que elas não estivessem por lá, o problema foi e continua sendo, que não encostam nos barrancos e por incrível que pareça até as menores fizeram o mesmo.
Ora, como inveterado que sou, não deixei de “tentar” pescá-las nas cavas de areia do pesqueiro Santa Cecília, mais ao todo até a presente data, creio ter pego no máximo uns quinze exemplares, os quais na maioria, nem passaram de 500 gramas.
Sempre foi normal em cada ida á aquele local, com muita sorte e paciência capturar alguma delas, as vezes uma só, outras, duas ou três, mas que passavam de kilo, más nesta temporada...bem já informei acima.
Tanto como eu, pelo menos meia dúzia de viciados sempre estivemos por lá, prá variar, conforme cada semana, um dia sim, outro também e a única certeza, foi ficar horas e horas, apenas esperando aquela movimentação sutil que elas costumam apresentar.
E olhem: em matéria de manter os pesqueiros cevados, não exageradamente é claro, de nada adiantou, aliás, para compensar, volta e meia se fisgava um daqueles carás costudos, porém, a maioria não só destes, bem como, dos lambaris, acreditem... o rabo quase encosta na cabeça.
Outros companheiros até tiveram sorte maior, pois, armam linhas de mão e molinetes para capturar traíras e apesar da dificuldade, saíram algumas de bom porte.
Tanto o pessoal do Capivari, bem como, do Santa Cecília, estamos questionando qual o motivo desta mudança?
No Capivari, um dos problemas tem sido a pesca predatória que acontece o ano todo, mas até estes pseudos pescadores, estão enfrentando dificuldades, ainda bem, como diz o velho deitado: O castigo veio a cavalo. Lá quem sabe o que posse ter interferido então, foi a falta de chuvas, onde hoje o nível das águas estão pelo menos uns 10 metros abaixo do normal, coisa natural na época do inverno, porém, estamos em pleno verão.
Alguns imaginam que tais fatores estão ligados ao fenômeno La Nina, teve um cara metido á cientista que me disse:
Eh! Este fenômeno fez com que a superfície da terra esfriasse, então, a aguá não esquentou o suficiente, por isso, as tilápias assim estão se comportando?
Duvidei é lógico, mas ele fez questão de frisar:
Pô Cara! Se eu estivesse inventando, certamente não estavam saindo a quantidade de lambaris graúdos próprios do inverno.
De fato, meus companheiros tem informada esta realidade.
A menos que a N.S. da Tilápia esteja nos sacaneando, tenho informações que em outras regiões aqui do estado, as “meninas” estão fazendo a alegria da moçada, mas o problema é a distância, no mínimo em média uns “trocentos quilômetros” e depois é preciso ficar pelo menos uns 5 dias na empreitada e o custo...bem este não é para qualquer um de nós, felizes aposentados do INSS.
Como diz aquele comediante da PRAÇA É NOSSA:
QUEM NÃO TEM DINHEIRO, CONTA ESTÓRIA.
Só me resta internar numa clínica psiquiátra e esperar que Freud explique.
Esta é a minha para hoje, azar de vocês que tiveram a paciência de me agüentar.
Até a próxima.
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Avatar do usuário
Ronny Quoss
ANZOL DE OURO
Mensagens: 606
Registrado em: Ter Mai 25, 2010 9:15 am
Cidade:

Mensagem por Ronny Quoss » Sáb Mar 17, 2012 3:27 pm

ééé meu amigo Marcos.

a nossa região está realemente muito estranha nessa ultima temporada de pesca.

mas não só com as tilapias como com os tucunareés de itaipu, as trairas de santiago, enfim.... ... aconteceu e como o senhor mencionou, nem fróid explica ehehhehe

nos resta ter peaciencia e esperar a proxima temporada.

grande abraço e boas pescarias
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Sáb Mar 17, 2012 3:54 pm

É Ronny, não sei se sua cidade fica próxima, mas alguns "invertrebrados"kkk digo, inveterados companheiros do Capiva, estão indo em Candoi e segundo um deles, tiveram que comprar milho seco para capturá-las, pois, com milho verde, não davam conta de trocar as iscas devido aos lambarís e se tivessem levado bicho da laranja para pescar á noite, teriam capturado muito mais tilápias. Dizem ter ficado numa pousada, não me lembro o nome, mais o proprietário informou num bate papo, que muitos tem ida lá e pescam com garatéia nas varinhas telescópicas. PQP esta praga se espalhou por toda parte, imagine o absurdo, usá-las num local onde existem tantas tilápias, aí, quando acontecer como aqui no Capiva, os FDP vão procurar outras paragens e se antes o IAP e a Florestal já não davam conta, agora então, com a briga entre ambos e a desestruturação do IAP, a raça de vagabundos irá deitar e rolar, não só na pesca, na caça e tudo mais. E vamo que vamo- abraços.
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Avatar do usuário
Fabio Tod
CALOURO
Mensagens: 27
Registrado em: Seg Fev 28, 2011 3:25 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio Tod » Qui Abr 05, 2012 4:55 pm

Gasolina, estadia, alimentação, etc... Realmente rodar mais de 300 Km pra fisgar alguns peixinhos não é sempre que dá. A menos que se tenha uma bela conta bancária e tempo disponível. E geralmente as duas coisas não andam juntas.

Estive no Capivari alguns dias atrás e me deu até uma tristeza de ver a represa com o nível de água tão baixo.

Tomara que logo as coisas voltem ao normal... Vou até rezar pra essa N. S. da Tilápia!
Responder

Voltar para “- TILÁPIA -”