Tilápias Super Aríscas

Peixe Exótico, a Tilápia é a Rainha dos Pesqueiros. Encontrada também na Natureza, foi eleita por muitos, o seu peixe preferido.
Vamos saber porque ...
Avatar do usuário
Kauê Grecov
NOVATO
Mensagens: 7
Registrado em: Ter Out 09, 2012 7:20 pm
Cidade:

Tilápias Super Aríscas

Mensagem por Kauê Grecov » Sáb Nov 10, 2012 12:52 am

Olá Pessoal!

No sítio do meu sogro tem um tanque escavado com algumas tilápias que costumávamos pescar.
Bem, o problema é que a mais ou menos uns 6 meses passamos rede neste tanque para levarmos estas tilápias a uma lagoa bem maior que o tanque, desde então ficou impossível pescar os exemplares remanessentes no tanque.
Alimentamos as tilápias com ração e quando jogamos a ração na água elas fazem uma festa danada (desde que ninguém chegue perto), porém mesmo quando elas estão se alimentando naquele alvoroço todo, não adianta nem tentar que elas não pegam no anzol (usando a mesma ração que elas comem).

Alguém poderia me ajudar a tirá-las da água!?!?!?!?
Avatar do usuário
Orlando Schicolski Junior
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 287
Registrado em: Dom Set 23, 2012 2:31 am
Cidade:

Mensagem por Orlando Schicolski Junior » Qui Jan 03, 2013 4:17 pm

Rapaaaz, mesma coisa acontece comigo no tanque do vô da minha namorada.
La tem muuuuuuuuuita tilápia, muita mesmo, eu jogo punhado de ração elas brotam de tudo que é lugar, chegam a dar saltos por cima da agua, cada chinelona, e por incrivel que pareça tambem é dificílimo captura-las.
Ja fiz ração (a msm que sao tratadas) moida, dai coloca agua e faz a massa do tamanho que quiser, ja coloquei a ração em si no anzol e nada, ja tentei misturas na ração e ta dificill de tirar alguma de la.
Queria saber tambem o pq delas nao irem no anzol, nao sei se é pq são veiacas, experiente :lol: , seila ...
Existe apenas um momento exato para ir pescar, e esse momento é sempre que você puder.

-

PESQUE E SOLTE!!!
Avatar do usuário
Mateus Lopes
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 167
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 9:32 pm
Cidade:

Mensagem por Mateus Lopes » Qua Jan 09, 2013 7:54 pm

Boa noite pessoal, é o seguinte, tenho um lago particular onde soltei muitos espécies já, muitas mesmo, mas infelizmente sofri diversos furtos dos peixes em anos diferentes, já roubaram de anzol, tarrafa, rede, etc
já estou resolvendo isso, por enquanto o lago está com arames e bambus, mas isso não vem ao caso, com esses roubos as tilapias começaram a ficar super ariscas, subiam para comer ração, mas diferente do que vocês relataram, bem lentamente e escolhiam a ração, grãos deformados ou fora de padrão eram recusados e os carás, lambaris e alevinos que solto no lago que comiam, com isso começei a tentar engana-las de diversas maneiras, tanto com iscas naturais como com iscas artificiais e os melhores resultados surgiram utilizando equipamento de fly, com líder de no máximo 0,20mm e como iscas rações artificiais, essas de e.v.a, mas cobertas com o pó da ração que s tilapias se alimentam( basta bater a ração no liquidificador e por super bonder na isca jogando o pó da ração por cima), utilizo o pó bem fininho, uso uma meia calça para peneirar o pó da ração, com isso, ficando em silencio e abaixado/sentado consegui resultados satisfatórios tendo em vista o tamanho delas, pois estão a cerca de 8 anos neste lago, desde essa época nunca recolocamos tilapias, são filhas das primeiras que foram roubadas, segue um video de uma pescaria lá, não se enganem, elas demoram para bater na isca, editei as filmagens para momento da fisgada: http://youtu.be/EPQdDMOVK5w
Porém pode acontecer de fisgadas inusititadas também, hoje fui para lá, desci para o lago por volta das 10:00 e fiquei até as 14:00, como disse atualmente o lago está com bambus e arames, então tenho um pequeno ponto especifico para pescar somente com vara de mão e me divertir com os pequenos peixes, como de costume, durante essas 4 horas de pescaria com vara de mão foram 5 alevinos de pacu, 1 lambari, 2 trairas, 1 oscar(ou apairi), uns 15 carás de duas espécies diferentes e está tilapia, durante a pescaria utilizei pequenas rações para a pesca de lambari, bichinho de laranja e peixinho vivo como isca(entraram as 2 trairas e 1 pacu com peixinho vivo), e por incrível que pareça fisguei essa tilapia com bichinho de laranja, eu cevei umas duas vezes com quirela de milho onde estava pescando, uma pequena porção em cada cevada, não sei como não quebrou a varinha de mão que era bem curta, chegou a cantar, e também como não enrroscou nos arames que tinha dos dois lados da meia água e os bambus a frente, já fazia um bom tempo que eu não sabia o que era ver uma varinha de mão cantar assim, mediu 38cm
Imagem
Imagem
Imagem

E como não gosto de deixar nada como boato uma foto de cada espécie que fisguei hoje, só os carás que não tiro foto pois já viraram praga no lago( eles que esperem os tucunas chegarem no final do mês)
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

É isso pessoal, caso não pesquem de fly podem utilizar a imitação de ração com um equipamento UL, um jocker e uma varinha de mão adaptada para molinete fica show, digo isso porque também uso essa combinação...
Agora vou lá que eu trouxe a tilapia e as trairas(que estão sendo retiradas do lago) para fritar, abraço :D
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Braga » Qua Jan 09, 2013 8:21 pm

Use equipo UL ... vara 4lb a 6lb, micromolinete, linha até 6lb (estou usando 1,5lb), anzol Gamakatsu Maruseigo 12 e a ração que alimenta o peixe.
Sem bóia ou chumbada.

Imagem

Use um passaguá para recolher, senão a linha (1,5lb) não vai aguentar se o peixe estremilicar.
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Mateus Lopes
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 167
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 9:32 pm
Cidade:

Mensagem por Mateus Lopes » Qua Jan 09, 2013 9:02 pm

Fernando esse lago onde você pesca elas são ariscas assim?
em geral não vi as tilapias do laguinho refugarem linha de 0,20mm, em dias bons linha 0,30m também vai tranquilo, e olha que já bateram muita rede/tarrafa lá, infelizmente o povo não respeita o que é dos outros :(
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Braga » Qua Jan 09, 2013 9:23 pm

Mateus Lopes escreveu:Fernando esse lago onde você pesca elas são ariscas assim?
em geral não vi as tilapias do laguinho refugarem linha de 0,20mm, em dias bons linha 0,30m também vai tranquilo, e olha que já bateram muita rede/tarrafa lá, infelizmente o povo não respeita o que é dos outros :(
Mas ai é que está.
Ariscas ... porque?
Tem comentários que sobem na ração, mas não entram no anzol, certo?

Olha ai na Casa dos Lagos

Imagem

São arraçoadas uma vez ou outra e olhe lá.

Tenho para mim (minha opinião), que ficarem ariscas, é uma questão de técnica de pesca (no popular: jeitão de pescar).
Equipo UL básicão, arremessando e entrando na água sem estardalhaço ...
se comem na superfície com voracidade, não vão comer no fundo porque?

Pode ser até com vara de bambu

Imagem
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Mateus Lopes
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 167
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 9:32 pm
Cidade:

Mensagem por Mateus Lopes » Qua Jan 09, 2013 9:50 pm

Entendi, é que comigo acontecia o mesmo e resolvi com iscas artificiais e gostei bastante de poder ver os peixes atacarem as iscas, mas no caso de ficarem ariscas no caso do Kauê pelo que eu entendi foi + ou - como aconteceu comigo, aconteceu depois de passarem rede(só que neste caso eles mesmo passaram para mudarem elas de lago), mas ainda acho que tarrafa complica bem mais pelo barulho que faz e deixar a água toda suja, agora lá no lago as tilapias só sobem se tiver estruturas como os bambus, quando tirei para por os arames nenhuma subiu nem para comer, mesmo tendo tirado os bambus lentamente e passado alguns dias elas ficaram entocadas.
já em pesqueiros percebi uma vantagem nesse tipo de pescaria, mesmo com as tilapias atacando as iscas sem muito medo como é comum em locais assi, na última pescaria foram mais de 30 tilapias só no fly
dois exemplares aqui, mas claro que isso pode mudar de região para região também
Imagem
Imagem
Vou testar esse esquema que você usa esse final de semana, acha que uma vara telescópica adaptada para molinete com um jocker(linha 0,20mm) arremeça o anzol com ração?
vamos ver e engano algumas no laguinho :D
Responder

Voltar para “- TILÁPIA -”