Minha maneira de pescar Tilápia em lagoa e rio.

Peixe Exótico, a Tilápia é a Rainha dos Pesqueiros. Encontrada também na Natureza, foi eleita por muitos, o seu peixe preferido.
Vamos saber porque ...
Avatar do usuário
Roberto Pezim Filho
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 301
Registrado em: Seg Mar 05, 2012 9:14 pm
Cidade:

Minha maneira de pescar Tilápia em lagoa e rio.

Mensagem por Roberto Pezim Filho » Ter Jan 22, 2013 4:51 pm

Olá a todos, tenho lido muita coisa no fórum e sou imensamente grato por me deixarem participar dele, pois estou engatinhando na pesca de iscas artificiais e preciso de muitas informações para tal. Apenas peguei 2 tucunarés de 15cm até hoje em uma única pescaria por pura sorte.
.
Sempre pesquei com iscas naturais, de quase todas e algumas exóticas, deixo aqui registrado a minha maneira peculiar e estranha de pescar tilápias em lagoa/açude e rio e que ainda pesco muito de varinha de mão de fibra sólida bipartida.
.
1) Pesco tilápias em lagoa/açudes na lua nova na SUPERFÍCIE, sem vento e com temperatura quente de NOITE. Não perco meu tempo, senão estiver assim, não saio de casa.
.
2) Pesco tilápias no rio de FUNDO como a maioria, no final de tarde, com água limpa e quente, de esperar com auxílio de um fisgador automático.
.
Na pesca de superfície uso os seguintes equipamentos:
1) Vara SHIMANO STIMULA bipartida molinete 5'6'' ~4lbs
2) Molinete SIENNA 1000FD (Quase sem cabeleiras)
3) Anzol GAMAKATSU Octopus Circle Hook Tamanho 8 (pequeno) 208406-25
4) Chicote/leader de 70cm Seaguar Fluorocarbon INVIZX 20lb .40mm
5) Linha multifilamento Rapala Power CORE Braid Titanium 7.7kg Braided Spectra 17lb de melhor flutuabilidade.
6) Ração 14-22mm amolecida na pinga com essencia de panetone com feromônio em pó.
.
.
Na pesca de fundo em rio com uso de ceva, uso os seguintes equipamentos:
.
1) Uma carretilha Silstar Platinum 4000 com 4 rolamentos
2) Linha multifilamento 20mm + chumbo de furo largo solto + distorcedor + chicote de 50cm de fluorcarbono 40mm + Anzol Gamakatsu Maruseigo - sem furo- tamanho 12 - Isca Minhoca inteira fisgada.
3) Fisgador Automatico HOOK SETTER catfishing tackle quickset.
.
Nas pescaria de lago, respeitando o limite entre o arrastro de uma gigante e o tempo para calmaria do lago, fisga-se em média de 2 a 4 tilápias gigantes durante 4 horas.
.
No rio, tudo é muito imprevisivel.
.
Nas proxímas pescarias irei gravar vídeos, desde a montagem a pescaria e espero não ter sido desagradavel. Alguns materiais comprei na www.agenciadapesca.com.br e outros no ebay, porém, tudo começou com linhas de R$4,00, mas é notável o aumento de produtividade apenas trocando o leader por um fluorcarbono, com certeza, verdadeiro.
Avatar do usuário
Roberto Pezim Filho
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 301
Registrado em: Seg Mar 05, 2012 9:14 pm
Cidade:

Mensagem por Roberto Pezim Filho » Ter Jan 22, 2013 5:01 pm

.
Explicando:
.
1) Em lagoa, deve valer tambem para pesque e pague, as tilapias partriarcas são muito astutas reconhecendo a linha e principalmente o anzol na ração, tornando am produtividade nula. Pescando na NOITE/FLUORCARBONO/CIRCLEHOOK/PANETONE/FEROMONIO só se não tiver tilapia.
.
2 ) No rio, o fisgador automatico resume-se na distração em perder a fisgada devido a peculiaridades desse modo de pesca, sendo substituido pela concentração de um bom pescador. Eu fico conversando no celular e tomando cerveja...
Bruno M. B. Silva
NOVATO
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Mai 05, 2014 12:54 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno M. B. Silva » Ter Jul 29, 2014 2:12 pm

rapaz,esse e experiente mesmo...

belas dicas,vou tentar praticar assim
Pescar e soltar,essa é a ideia!
Avatar do usuário
Roberto Pezim Filho
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 301
Registrado em: Seg Mar 05, 2012 9:14 pm
Cidade:

Mensagem por Roberto Pezim Filho » Ter Jul 29, 2014 5:48 pm

.
Olá bruno, não uso mais o HOOK SET, que deformava as varas de fibra além de que a ponteira estragava com os sucessivos golpes, isto era o início e não sabíamos muito bem sobre o fisgador, perdi duas varas que racharam, uso atualmente o fisgador http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... etilha-_JM que é aind ada primeira geração, existe os fisgadores de 2 (segunda) geração, porém, estou satisfeito com esse. O chumbo do chicote eu troquei pelo GOTA ou pelo de tarrafa pequeno que deixa a linha totalmente solta, o chicote eu passei para 50cm para 1m.
Responder

Voltar para “- TILÁPIA -”