HELP! Diferenciar as Tilápias Rendalli Nilótica e Tailandesa

Peixe Exótico, a Tilápia é a Rainha dos Pesqueiros. Encontrada também na Natureza, foi eleita por muitos, o seu peixe preferido.
Vamos saber porque ...
Avatar do usuário
Felipe Michelini
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7879
Registrado em: Ter Mai 26, 2009 7:48 pm
Cidade:

HELP! Diferenciar as Tilápias Rendalli Nilótica e Tailandesa

Mensagem por Felipe Michelini » Qua Jan 22, 2014 10:10 pm

Pessoal, andei vendo uns relatos, mas em especial um vídeo do juninho pescando tilápia na artificial, me deixou com vontade de tentar pescar as danadas rsrs.

<object width="853" height="480"><param name="movie" value="//www.youtube.com/v/KDa1E8nwixM?hl=pt_BR& ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="//www.youtube.com/v/KDa1E8nwixM?hl=pt_BR&version=3" type="application/x-shockwave-flash" width="853" height="480" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>

Nos rios por aqui não tem, apenas na represa mas são muito raras de achar, e se jogar uma IA, os tucunarés chegam primeiro haha...dai não tem jeito a não ser recorrer aos pesqueiros rsrs.

Qual a diferença entre as 3 espécies citadas?
E qual a mais fácil e mais difícil de se pegar na IA?


No pesqueiro que frequento, vejo muitas tilápias nadando, (ultimamente em casais), porém não sei identificar qual espécie é!

Em tempo..ja dei umas cag**** por lá com uma cranckbait rsrs...

Imagem

Imagem

Que espécie são essas 2 acima?

valeu!
Imagem

Pesque, Fotografe, Solte!!!
Avatar do usuário
Douglas Tonegawa
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1552
Registrado em: Sex Fev 01, 2013 7:05 pm
Cidade:

Mensagem por Douglas Tonegawa » Qui Jan 23, 2014 8:37 am

Acredito que essas 2 sejam Nilótica, mais comum em pesqueiros.

Para IA a mais interessante é a Rendalli...mas tive boas ações com a Saint Peter, ou tilápia Vermelha (dizem que tem diferença), pega muito bem na varejeira.
Douglas Tonegawa
Imagem
Avatar do usuário
Gabriel H. Cassola
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6784
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 10:27 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel H. Cassola » Qui Jan 23, 2014 8:52 am

Essa aí em cima é a Rendalli ! A que normalmente pega melhor nas artificiais nas represas aqui da região. As "cara de fusca", hahahahaha

Imagem

A nilótica é a mais comum de se encontrar em pesque-pagues. Tem a cara mais "triangular". Tem nas represas também, só que é mais raro de capturar nas artificiais.

Imagem

A tailandesa eu não conheço.
Avatar do usuário
Douglas Tonegawa
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1552
Registrado em: Sex Fev 01, 2013 7:05 pm
Cidade:

Mensagem por Douglas Tonegawa » Qui Jan 23, 2014 10:17 am

acho que confundi :shock:
Douglas Tonegawa
Imagem
Avatar do usuário
Thiago Reducino
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 136
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 12:03 am
Cidade:

Mensagem por Thiago Reducino » Sex Jan 24, 2014 12:17 am

As informações do Gabriel estão corretas e tilápia do Nilo e tilápia Tailandesa são a mesma coisa, porém o pessoal chama de tailandesa a que passou por seleção genética em algum criadouro e consegue chegar a taxas de crescimento melhor e maior tamanho também.... ... basicamente são as tilapossauros que encontramos em alguns pesqueiros por aí.

Diferenças básicas.
Rendali.... pouco mais agressiva, pega melhor na artificial até na superfície!! tem a testa mais redonda.... ... dificilmente passa de 1kg, eu mesmo nunca ví de 1kg.... ... normalmente fico feliz quando pego uma na casa de 700gr.... ...

Nilótica.... ... mais tranquila, pega na massa, minhoca e bichinho, também entra na artificial em dias mais quentes.... ... mas normalmente pega na meia agua ou fundo, também entra nas softs pequenas.... ... fica grande já ví por aí com mais de 4kg!!

Tailandesa.... ... o mesmo que nilótica, mas melhorada geneticamente para ficar maior.... ...

Espero ter ajudado.

Grande abraço.

Thiago
Avatar do usuário
Thiago Reducino
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 136
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 12:03 am
Cidade:

Mensagem por Thiago Reducino » Sex Jan 24, 2014 12:21 am

Tinha me esquecido de dizer as duas que pegou certeza que são rendalis!!!
Avatar do usuário
Felipe Michelini
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7879
Registrado em: Ter Mai 26, 2009 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Michelini » Sex Jan 24, 2014 12:33 am

Galera..obrigado pelos esclarecimentos ai!!!! vou correr atras das rendallis e ver no q vai dar rsrs.... ...

quero ver como q trabalha a isca pra tilapia??? bem lento mesmo?? so nas paradinha e puxanzinho?
Imagem

Pesque, Fotografe, Solte!!!
Avatar do usuário
Felipe Michelini
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7879
Registrado em: Ter Mai 26, 2009 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Michelini » Sex Jan 24, 2014 12:33 am

Galera..obrigado pelos esclarecimentos ai!!!! vou correr atras das rendallis e ver no q vai dar rsrs.... ...

quero ver como q trabalha a isca pra tilapia??? bem lento mesmo?? so nas paradinha e puxanzinho?
Imagem

Pesque, Fotografe, Solte!!!
Avatar do usuário
Thiago Reducino
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 136
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 12:03 am
Cidade:

Mensagem por Thiago Reducino » Sex Jan 24, 2014 12:53 am

Felipe Michelini escreveu:Galera..obrigado pelos esclarecimentos ai!!!! vou correr atras das rendallis e ver no q vai dar rsrs.... ...

quero ver como q trabalha a isca pra tilapia??? bem lento mesmo?? so nas paradinha e puxanzinho?
Pra mim as melhores iscas para pegar tilápias são os spinners, sempre tem ação, tanto de rendalis quanto de nilóticas, outra isca que pega muito são as Big 0 cromadas trabalhando bem lento elas entram muito bem, as rapalas originais 5cm são boas quando elas estão atacando na superfície pois como são de barbela e flutuam rápido vc trabalha como se fosse um stick, tá um toque ela dá uma mergulhadinha, espera ela boiar 1 segundo e dá outro toque, normalmente ela entra ou quando a isca tá parada na superfície ou logo após o toque quando ela está voltando a boiar.... .....

Agora uma isca que o pessoal tá pegando muito que ainda não tive a oportunidade de testar é o canivetinho da KV, ela é uma sinking errática e tenho um amigo que anda fazendo a festa com ela na cor branca com cabeça vermelha.... .... eu comprei uma mas ainda não testei pra te falar se é boa mesmo...rs...rs....

Com iscas de superfície tipo as do vídeo do juninho nunca dei sorte.... .....

Abraço.

Thiago
Avatar do usuário
Felipe Michelini
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7879
Registrado em: Ter Mai 26, 2009 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Michelini » Sex Jan 24, 2014 12:56 am

Galera..obrigado pelos esclarecimentos ai!!!! vou correr atras das rendallis e ver no q vai dar rsrs.... ...

quero ver como q trabalha a isca pra tilapia??? bem lento mesmo?? so nas paradinha e puxanzinho?
Imagem

Pesque, Fotografe, Solte!!!
Avatar do usuário
Felipe Michelini
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7879
Registrado em: Ter Mai 26, 2009 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Michelini » Sex Jan 24, 2014 1:36 am

Thiago Reducino escreveu:
Felipe Michelini escreveu:Galera..obrigado pelos esclarecimentos ai!!!! vou correr atras das rendallis e ver no q vai dar rsrs.... ...

quero ver como q trabalha a isca pra tilapia??? bem lento mesmo?? so nas paradinha e puxanzinho?
Pra mim as melhores iscas para pegar tilápias são os spinners, sempre tem ação, tanto de rendalis quanto de nilóticas, outra isca que pega muito são as Big 0 cromadas trabalhando bem lento elas entram muito bem, as rapalas originais 5cm são boas quando elas estão atacando na superfície pois como são de barbela e flutuam rápido vc trabalha como se fosse um stick, tá um toque ela dá uma mergulhadinha, espera ela boiar 1 segundo e dá outro toque, normalmente ela entra ou quando a isca tá parada na superfície ou logo após o toque quando ela está voltando a boiar.... .....

Agora uma isca que o pessoal tá pegando muito que ainda não tive a oportunidade de testar é o canivetinho da KV, ela é uma sinking errática e tenho um amigo que anda fazendo a festa com ela na cor branca com cabeça vermelha.... .... eu comprei uma mas ainda não testei pra te falar se é boa mesmo...rs...rs....

Com iscas de superfície tipo as do vídeo do juninho nunca dei sorte.... .....

Abraço.

Thiago
thiago...de isca pequena ternho todas aquelas micro da MS. falando em catimba, tenho uma poderosa 60 do nakamura...o isca q flutua rapido! e sem conta na cigarrinha da albatroz....nada bem!
Imagem

Pesque, Fotografe, Solte!!!
Avatar do usuário
Eduardo Gibelli
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 315
Registrado em: Qua Ago 23, 2006 1:40 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Gibelli » Qui Ago 13, 2015 1:44 pm

As 2 primeiras tilápias da foto são Rendali, mas a primeira é um macho e a segunda uma fêmea.

As Rendali ultrapassam sim 1kg...já vi de 2,5kg em Volta Grande/SP...mas é relativamente raro...

A Nilótica (branca) é o macho, que alcança até 7kg, e a fêmea é acinzentada, já vi de 3kg.

A diferença tbm se dá na proteção aos filhotes. Enquanto a Rendali os protege ao seu redor, a Nilótica os carrega dentro da boca, é lindo de se ver!

Nos criadoros a grande maioria da ninhada é modificada geneticamente para se tornarem machos, por isso, quem já visitou, pode constatar que só tem aqueles tilapões brancos.

Espero ter ajudado!
Abs e boas pescarias!
"Depois do jogo, o peão e o rei voltam para a mesma caixa" (Humildade sempre)...
Responder

Voltar para “- TILÁPIA -”