Material para iscas naturais

O Rei do Rio. Assim é que este peixe magnífico é conhecido aqui no Brasil ... El Tigre. É desta forma que ele é chamado por nosos irmãos Portenhos ...
Feroz, bruto, lutador, forte, é o que há de mais esportivo em nossas águas.
Avatar do usuário
Gustavo Daflon
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1014
Registrado em: Sex Nov 28, 2008 11:17 am
Cidade:

Material para iscas naturais

Mensagem por Gustavo Daflon » Ter Mai 18, 2010 12:07 pm

Amigos , qual material vcs usam pra pescar dourados com iscas natirais ?
(desembarcado)
Tamanho de vara , libragem , carretilha ou molinete ? prq ?
João Vitor
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 242
Registrado em: Sex Nov 13, 2009 9:52 am
Cidade:

Mensagem por João Vitor » Ter Mai 18, 2010 5:16 pm

geralmente, pesco muito pouco dourado...uso minha carreta titan, e ultima vez q fui, usei vara uano 5' 25lb...mais so peguei 1.

geralmente, varas de20, 25, 30lb dão conta...


a linha q usava era super raiglon 0,40mm



abraço
Imagem
Avatar do usuário
Claudio Sacchi
NOVATO
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Mai 19, 2010 4:41 am
Cidade:

Mensagem por Claudio Sacchi » Sex Mai 21, 2010 4:05 am

Eu uso uma carretilha abu garcia5000 perfil alto... cabe uma quantidade muito grande de linha ja que uso na rodada.. uso uma linha 0,47mm da laiglon por ser uma linha soft que nao tem a tava de memoria alta...sendo assim nao fica toda embolada... uso uma vara marine sports de 50lbs... de 6'6 de altura por ser uma vara de acao rapida e a libragem alta pra ter uma ponta dura para melhorar a eficacia da fisgada por o dourado ter uma boca muito dura... geralmente prefiro usar isca vivas como piau tres pintas ou curimba... por geralmente serem os peixes que fazem parte do habitat do dourado e que ele e acostumado a comer... e depois o uso da tuvira... bom e isso... valeu amigo
Imagem
Avatar do usuário
Claudio Sacchi
NOVATO
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Mai 19, 2010 4:41 am
Cidade:

Mensagem por Claudio Sacchi » Sex Mai 21, 2010 4:07 am

ClaudioSacchi escreveu:Eu uso uma carretilha abu garcia5000 perfil alto... cabe uma quantidade muito grande de linha ja que uso na rodada.. uso uma linha 0,47mm da laiglon por ser uma linha soft que nao tem a tava de memoria alta...sendo assim nao fica toda embolada... uso uma vara marine sports de 50lbs... de 6'6 de altura por ser uma vara de acao rapida e a libragem alta pra ter uma ponta dura para melhorar a eficacia da fisgada por o dourado ter uma boca muito dura... geralmente prefiro usar isca vivas como piau tres pintas ou curimba... por geralmente serem os peixes que fazem parte do habitat do dourado e que ele e acostumado a comer... e depois o uso da tuvira... bom e isso... valeu amigo


esqueci a vara e marina sport gt evolution
Imagem
Avatar do usuário
Gustavo Daflon
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1014
Registrado em: Sex Nov 28, 2008 11:17 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Daflon » Sex Mai 21, 2010 9:09 pm

ClaudioSacchi escreveu:
ClaudioSacchi escreveu:Eu uso uma carretilha abu garcia5000 perfil alto... cabe uma quantidade muito grande de linha ja que uso na rodada.. uso uma linha 0,47mm da laiglon por ser uma linha soft que nao tem a tava de memoria alta...sendo assim nao fica toda embolada... uso uma vara marine sports de 50lbs... de 6'6 de altura por ser uma vara de acao rapida e a libragem alta pra ter uma ponta dura para melhorar a eficacia da fisgada por o dourado ter uma boca muito dura... geralmente prefiro usar isca vivas como piau tres pintas ou curimba... por geralmente serem os peixes que fazem parte do habitat do dourado e que ele e acostumado a comer... e depois o uso da tuvira... bom e isso... valeu amigo


esqueci a vara e marina sport gt evolution
Ok , amigo valeu pela dica !!!
Avatar do usuário
Junos Kruger
ANZOL DE OURO
Mensagens: 777
Registrado em: Sex Jan 22, 2010 8:41 am
Cidade:

Mensagem por Junos Kruger » Seg Mai 24, 2010 9:53 am

Varas de preferência com 6'6 para cima, de ação rápida, com um mínimo de 25lbs; carretilha que comporte uma boa quantidade de linha; linha mono 0,45mm (se usar multi é bem provável que precise utilizar líder de fluor, em virtude do atrito com as pedras); cabinho de aço flexível opcional; anzol afiado e resistente (maior que 5/0 com certeza); isca tuvira, sem dúvida!!!
Não tá morto quem peleia!!!
Avatar do usuário
Gustavo Daflon
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1014
Registrado em: Sex Nov 28, 2008 11:17 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Daflon » Seg Mai 24, 2010 11:07 pm

Junos Krüger escreveu:Varas de preferência com 6'6 para cima, de ação rápida, com um mínimo de 25lbs; carretilha que comporte uma boa quantidade de linha; linha mono 0,45mm (se usar multi é bem provável que precise utilizar líder de fluor, em virtude do atrito com as pedras); cabinho de aço flexível opcional; anzol afiado e resistente (maior que 5/0 com certeza); isca tuvira, sem dúvida!!!
Ehae , oq vc acha melhor carretilha ou molinete ? tendo em vista a saida d linha e a precisão q ñ precisa ser mta!
Avatar do usuário
Junos Kruger
ANZOL DE OURO
Mensagens: 777
Registrado em: Sex Jan 22, 2010 8:41 am
Cidade:

Mensagem por Junos Kruger » Ter Mai 25, 2010 12:33 am

Gustavo Daflon escreveu:
Junos Krüger escreveu:Varas de preferência com 6'6 para cima, de ação rápida, com um mínimo de 25lbs; carretilha que comporte uma boa quantidade de linha; linha mono 0,45mm (se usar multi é bem provável que precise utilizar líder de fluor, em virtude do atrito com as pedras); cabinho de aço flexível opcional; anzol afiado e resistente (maior que 5/0 com certeza); isca tuvira, sem dúvida!!!
Ehae , oq vc acha melhor carretilha ou molinete ? tendo em vista a saida d linha e a precisão q ñ precisa ser mta!
Meu velho, na real não sou o mais indicado para responder nada em se tratando de molinetes, pois não pesco com um deles a pelo menos uns 15 anos!!! O que eu posso dizer é que carreta é tudo de bom, e vai "arrancar" da água os Dourados que tu quiseres (desde que o modelo seja adequado para isso, por óbvio!!!)!!! Grande abraço!
Não tá morto quem peleia!!!
Avatar do usuário
Gustavo Daflon
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1014
Registrado em: Sex Nov 28, 2008 11:17 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Daflon » Ter Mai 25, 2010 11:49 pm

Junos Krüger escreveu:
Gustavo Daflon escreveu:
Junos Krüger escreveu:Varas de preferência com 6'6 para cima, de ação rápida, com um mínimo de 25lbs; carretilha que comporte uma boa quantidade de linha; linha mono 0,45mm (se usar multi é bem provável que precise utilizar líder de fluor, em virtude do atrito com as pedras); cabinho de aço flexível opcional; anzol afiado e resistente (maior que 5/0 com certeza); isca tuvira, sem dúvida!!!
Ehae , oq vc acha melhor carretilha ou molinete ? tendo em vista a saida d linha e a precisão q ñ precisa ser mta!
Meu velho, na real não sou o mais indicado para responder nada em se tratando de molinetes, pois não pesco com um deles a pelo menos uns 15 anos!!! O que eu posso dizer é que carreta é tudo de bom, e vai "arrancar" da água os Dourados que tu quiseres (desde que o modelo seja adequado para isso, por óbvio!!!)!!! Grande abraço!
D uma dica aiii de uma carreta q vc ache boa ! mas é pra pesca desembarcada !
Avatar do usuário
Junos Kruger
ANZOL DE OURO
Mensagens: 777
Registrado em: Sex Jan 22, 2010 8:41 am
Cidade:

Mensagem por Junos Kruger » Qua Mai 26, 2010 9:37 am

Que porte terão os Dourados que tu vais pescar??? São grandes dourados??? Não esqueça que a vara também terá papel fundamental nessa tua pescaria!!!
Não tá morto quem peleia!!!
Avatar do usuário
Gustavo Daflon
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1014
Registrado em: Sex Nov 28, 2008 11:17 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Daflon » Qua Mai 26, 2010 11:57 am

Junos Krüger escreveu:Que porte terão os Dourados que tu vais pescar??? São grandes dourados??? Não esqueça que a vara também terá papel fundamental nessa tua pescaria!!!
A média aki é 4 a 6 kg , mas é comum sair d 15 kg !!
Avatar do usuário
Marcio Freitag
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1120
Registrado em: Seg Mar 12, 2007 1:01 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Freitag » Qua Mai 26, 2010 2:04 pm

Gustavo Daflon escreveu:
Junos Krüger escreveu:Que porte terão os Dourados que tu vais pescar??? São grandes dourados??? Não esqueça que a vara também terá papel fundamental nessa tua pescaria!!!
A média aki é 4 a 6 kg , mas é comum sair d 15 kg !!
Então Gustavo... como vai pescar dourados desembarcado e na faixa de peso citado, eu lhe indico:

Vara de 6' 6" a 7' de até 30/35 lbs de ação extremamente rápida, já que para dourados a fisgada é tudo! Sugestão: shimano compre 7' 30 lbs.

Carretilha perfil redondo, pois cabe mais linha e geralmente tem freio mais confiável, itens fundamentais para pesca de barranco. Sugestão em ordem de preferência e preço: abu garcia 6500, shimano corvalus 400 e marine sports magna 600.

Linha de monofilamento pois as de multi são mais sensíveis ao atrito c/ as pedras. Sugestão: laiglon 0,45 a 0,50 mm.

Outro detalhe, existem vários tipos de pescaria em que o molinete é uma boa opção, na minha opinião, lhe indicaria carretilha, um dos motivos, entre outros, é que se pode pescar c/ ela aberta, e deixar o peixe correr bastante antes da figada!

No mais sucesso em suas pescarias!
Avatar do usuário
Junos Kruger
ANZOL DE OURO
Mensagens: 777
Registrado em: Sex Jan 22, 2010 8:41 am
Cidade:

Mensagem por Junos Kruger » Qua Mai 26, 2010 2:27 pm

Junos Krüger escreveu:Que porte terão os Dourados que tu vais pescar??? São grandes dourados??? Não esqueça que a vara também terá papel fundamental nessa tua pescaria!!!
Olha só Gustavo, como já falou o amigo acima, eu tb iria de vara "firme", ou seja, com no mínimo 6'6 (o tamanho da vara vai facilitar no "efeito alavanca", que lhe permitirá uma fisgada mais eficiente), com um mínimo de 25lbs e, principalmente, com ação "extra-fast" (quanto mais rápida a vara, mais eficiente a resposta do anzol, o que aumenta a incidência de sucesso com o Dourado, em virtude da sua boca dura e óssea). Em virtude desse fator, aboli há muito tempo as linhas de monofilamento, inclusive para pesca de barranco e rodada com isca viva. O problema da alta abrasividade das pedras, que pode romper o multi, se resolve com um bom líder de fluor (ou mono mesmo, desde que de boa qualidade), unido ao muli com o albrigth. Não tem erro!!! Ah, nessa situação um cabinho de aço flexível fino (não mais que 30lbs) vai bem!!! No mais é anzol de tamanho compatível (dificilmente vais usar um menor que 7/0 para Douradões desse porte aí).

Quanto às carretas: as de perfil alto podem fazer um excelente papel, em virtude da capacidade de linha que têm, do bom freio (normalmente presente), e da robustez. Entretanto, uma carreta de perfil baixo, mas "feita" para esse tipo de pesca mais pesada, como a Curado 300E, a Speedmaster e as Revo Toro, darão conta do recado tranquilamente. Minha sugestão de carreta perfil alto: Abu 5600 C4!!! É top!!!

Grande abraço amigo!
Não tá morto quem peleia!!!
Avatar do usuário
Gustavo Daflon
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1014
Registrado em: Sex Nov 28, 2008 11:17 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Daflon » Sex Mai 28, 2010 1:55 pm

Junos Krüger escreveu:
Junos Krüger escreveu:Que porte terão os Dourados que tu vais pescar??? São grandes dourados??? Não esqueça que a vara também terá papel fundamental nessa tua pescaria!!!
Olha só Gustavo, como já falou o amigo acima, eu tb iria de vara "firme", ou seja, com no mínimo 6'6 (o tamanho da vara vai facilitar no "efeito alavanca", que lhe permitirá uma fisgada mais eficiente), com um mínimo de 25lbs e, principalmente, com ação "extra-fast" (quanto mais rápida a vara, mais eficiente a resposta do anzol, o que aumenta a incidência de sucesso com o Dourado, em virtude da sua boca dura e óssea). Em virtude desse fator, aboli há muito tempo as linhas de monofilamento, inclusive para pesca de barranco e rodada com isca viva. O problema da alta abrasividade das pedras, que pode romper o multi, se resolve com um bom líder de fluor (ou mono mesmo, desde que de boa qualidade), unido ao muli com o albrigth. Não tem erro!!! Ah, nessa situação um
cabinho de aço flexível fino (não mais que 30lbs) vai bem!!! No mais é anzol de tamanho compatível (dificilmente vais usar um menor que 7/0
para Douradões desse porte aí).

Iiiiiiiiiii amigo essas carretas de perfíl baixo aqui , acho q ñ da serto ñ , é mta cachoeira !

Quanto às carretas: as de perfil alto podem fazer um excelente papel, em virtude da capacidade de linha que têm, do bom freio (normalmente presente), e da robustez. Entretanto, uma carreta de perfil baixo, mas "feita" para esse tipo de pesca mais pesada, como a Curado 300E, a Speedmaster e as Revo Toro, darão conta do recado tranquilamente. Minha sugestão de carreta perfil alto: Abu 5600 C4!!! É top!!!

Grande abraço amigo!
Avatar do usuário
Marcio Freitag
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1120
Registrado em: Seg Mar 12, 2007 1:01 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Freitag » Sex Mai 28, 2010 2:31 pm

Certamente as linhas de multi são melhores para dourados... se não houver perigo da linha raspar nas pedras, vá de multi com certeza!
Avatar do usuário
Gustavo Daflon
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1014
Registrado em: Sex Nov 28, 2008 11:17 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Daflon » Sáb Mai 29, 2010 6:58 am

Junos Krüger escreveu:
Junos Krüger escreveu:Que porte terão os Dourados que tu vais pescar??? São grandes dourados??? Não esqueça que a vara também terá papel fundamental nessa tua pescaria!!!
Olha só Gustavo, como já falou o amigo acima, eu tb iria de vara "firme", ou seja, com no mínimo 6'6 (o tamanho da vara vai facilitar no "efeito alavanca", que lhe permitirá uma fisgada mais eficiente), com um mínimo de 25lbs e, principalmente, com ação "extra-fast" (quanto mais rápida a vara, mais eficiente a resposta do anzol, o que aumenta a incidência de sucesso com o Dourado, em virtude da sua boca dura e óssea). Em virtude desse fator, aboli há muito tempo as linhas de monofilamento, inclusive para pesca de barranco e rodada com isca viva. O problema da alta abrasividade das pedras, que pode romper o multi, se resolve com um bom líder de fluor (ou mono mesmo, desde que de boa qualidade), unido ao muli com o albrigth. Não tem erro!!! Ah, nessa situação um cabinho de aço flexível fino (não mais que 30lbs) vai bem!!! No mais é anzol de tamanho compatível (dificilmente vais usar um menor que 7/0 para Douradões desse porte aí).

Quanto às carretas: as de perfil alto podem fazer um excelente papel, em virtude da capacidade de linha que têm, do bom freio (normalmente presente), e da robustez. Entretanto, uma carreta de perfil baixo, mas "feita" para esse tipo de pesca mais pesada, como a Curado 300E, a Speedmaster e as Revo Toro, darão conta do recado tranquilamente. Minha sugestão de carreta perfil alto: Abu 5600 C4!!! É top!!!

Grande abraço amigo!
Amigo , acho q carretilha de perfil baixo aqui ñ da certo ñ , prq as batidas
são todas perto das cachoeiras então a água fica mto forte !
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Mai 29, 2010 11:42 am

Gustavo

Nas condições que vc apresentou, eu iria com uma vara de 25 lb, 6'6" ou maior, um molinete tipo BG 60 ou maior, muita linha mono 050, chicote com 80 cm de comprimento, com empate de aço (20cm) e anzol 7/0. Chumbo oliva solto de diversos tamanhos , 14, 21, 28 gramas

Molinete para ter maior poder de arremesso, maior capacidade de linha grossa, vara longa para poder exercer maior alavancagem nas fisgadas, linha 050 para ter maior resistencia à abrasão nas pedras, e chumbada de peso variado devido à força da correnteza no local.

Anzol tipo 4330 Mustad com fisgas amassadas e bem afiadas para maior poder de penetração na boca óssea do Dourado.

Ah ... Saudades das pescarias de Dourados na dácada de 90 ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Marcio Freitag
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1120
Registrado em: Seg Mar 12, 2007 1:01 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Freitag » Sáb Mai 29, 2010 11:47 am

Aí Gustavo... qdo for pescar manda notícias! heheheh
Avatar do usuário
Agustín Tarela
ANZOL DE OURO
Mensagens: 953
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 5:56 am
Cidade:

Mensagem por Agustín Tarela » Sáb Mai 29, 2010 12:38 pm

Apoio o que falou Nelson, só tem q ter muito cuidado na hora de fechar o freio do molinete. Nessa pescaria vc tem q usar o freio bem aberto (muito cuidado de não perder a estrela do freio) com uma mão vai ter a vara e a outra pegando o carretel do molinete. Na hora da fisgada espere sentir a linha bem esticada e o peso do bicho, nesse momento fisgue firme e forte. O q vou falar agora é só gosto pessoal, eu fisgo e aguento a vara na posição vertical só nesse momento fecho o freio até aí aguento o carretel com a mão.
Cara boa sorte na pescaria e depois fala como foi, que 4 a 6 como padrão e algum de 15 é uma pescaria excelente.

Nelson que sadudades dos Daiwa Bg é um clasico que nunca vai passar de moda, faz anos me roubaram um BG 20.

Abraços.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Mai 29, 2010 2:31 pm

Agustín Tarela escreveu:Apoio o que falou Nelson, só tem q ter muito cuidado na hora de fechar o freio do molinete. Nessa pescaria vc tem q usar o freio bem aberto (muito cuidado de não perder a estrela do freio) com uma mão vai ter a vara e a outra pegando o carretel do molinete. Na hora da fisgada espere sentir a linha bem esticada e o peso do bicho, nesse momento fisgue firme e forte. O q vou falar agora é só gosto pessoal, eu fisgo e aguento a vara na posição vertical só nesse momento fecho o freio até aí aguento o carretel com a mão.
Cara boa sorte na pescaria e depois fala como foi, que 4 a 6 como padrão e algum de 15 é uma pescaria excelente.

Nelson que sadudades dos Daiwa Bg é um clasico que nunca vai passar de moda, faz anos me roubaram um BG 20.

Abraços.
Agustin
Tenho um GS 90 (Gold Serie), herança de meu pai, que antecedeu os excelentes BG, fabricados até hoje ... Molinete pra linha 70, 80 ... Próprio para pesca dos grandes Bagres ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Gustavo Daflon
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1014
Registrado em: Sex Nov 28, 2008 11:17 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Daflon » Qua Jun 16, 2010 1:39 pm

NELSON MACIEL escreveu:Gustavo

Nas condições que vc apresentou, eu iria com uma vara de 25 lb, 6'6" ou maior, um molinete tipo BG 60 ou maior, muita linha mono 050, chicote com 80 cm de comprimento, com empate de aço (20cm) e anzol 7/0. Chumbo oliva solto de diversos tamanhos , 14, 21, 28 gramas

Molinete para ter maior poder de arremesso, maior capacidade de linha grossa, vara longa para poder exercer maior alavancagem nas fisgadas, linha 050 para ter maior resistencia à abrasão nas pedras, e chumbada de peso variado devido à força da correnteza no local.

Anzol tipo 4330 Mustad com fisgas amassadas e bem afiadas para maior poder de penetração na boca óssea do Dourado.

Ah ... Saudades das pescarias de Dourados na dácada de 90 ...rs...
Agora entendi prq vc indicou o BG , é por causa da contidade d linha , prq os uotros q vi ñ chegam nem perto disso e as carretas q comportam essa contidade d linhas são uns tromboles mto grande e pesadas
Avatar do usuário
Gabriel Luz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 661
Registrado em: Ter Dez 11, 2007 12:06 am
Cidade:

Mensagem por Gabriel Luz » Sex Jun 18, 2010 3:01 am

Mas hj com uma carretilha abu 6500 carregada de linha multi, com certeza cabe mais de 300 metros.
A capacidade dela é 200 metros de linha mono 0,40!
Com certeza vai ter muito mais do que tu precisa e não é um trambolho!
abraço gurizada!
Abração
Gabriel Luz
"Pesque e Solte"
Clube de pesca "O Arpão"
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Qua Ago 18, 2010 11:53 am

Sou ninguém p/ ensinar. Tô aqui p aprender ! Mas tratando-se de 1/2 conterrâneo ( mamãe tá morando aí, onde tenho parentes), inquiri família e outros próximos, que conhecem vários de teus pontos de pesca . Até eu já estive nalguns.

Consultei, em especial, um “maluco pitaqueiro”que, qdo ainda pescava, insistiu em usar, por aí, uma v.30 lib, carretilha média, multi 30 lib, leader e colher nacional média-gde e “Joanas”: "coisa de almofadinha", na opinião dos d+ da época. Como já estava c probls numa perna, e as pedras úmidas devido chuva recente, por segurança ,ainda se "enfeitou" de colete s.vidas. O que lhe permitiu atirar-se corredeira a baixo, p tentar acompanhar e trazer seu único e forte dourado do feriado, além das muitas escoriações (nestes a gente tem de bater c vassoura...).

Todas as dicas dos colegas fazem sentido e devem ser anotadas. Todavia, respeitando preferências pessoais, creio que ,justamente pelo conhecimento da região, bem como da imensa força d'água destas corredeiras , tvz justifique superdimensionar os petrechos. Se pescares desembarcado,na cabeça da corredeiras, como faz a maioria; e tiveres a sorte de engatar um bicho acima de 10kg ( sabemos que tá difícil, mas ocorre); ele tenderá ganhar forte embalo c peso da água abaixo, não exatamente em linha reta; mas dobrando ao alcançar algum remanso após a corredeira ou alguma “garganta”, ou mesmo uma lateral desta c alguma profundidade ( raro, mas já ocorreu). Como muitas são corredeiras estreitas c/ grande pressão d'água, raramente se tem a chance de trancar a corrida por ela abaixo, como se faria se ela tivesse uma boca mais larga.

Nestes locais , em particular, se trancas rápido, arriscas "tirar da boca", ou partir petrecho ! se deixas descer um pouco pra ele acomodar isca na boca, e então fisgar ( com um bom peixe, é quase lei...e às vezes, nestes locais, mesmo após isto, tem de deixar ele descer um tanto..., tua linha dobrará raspando sob alta pressão nas pedras. Isto descartaria multifilamento, pq precisarias de imenso lider. Dispensaria tb varas com menos de 50 a 60 lib, onde, além da força necessária da fisgada “transpassante à isca natural” tem de “perfurar o boca-dura”, se não pegar no canivete. Sugere ainda, por mais chocante que possa parecer, uma vara de 8 a 9 pés, p facilitar arremessos (muitas vezes feitos prox à outra margem da boca corredeira ( quando encontramos uma meio aberta)ou no meio desta; ou mesmo p driblar pedras no reboque do peixe água acima, quase como se driblando pedras junto a um costão marinho.

A foto abaixo + - 3ª corredeira acima do rancho do"Hernani", até q "meio aberta", mas de julho c/ mto pca água. E mesmo assim, às vezes, fica difícil segurar o bruto.
Imagem, Em set-out a água cresceria espantosamente, ficaria uma uma loucura. Na "garganta", tb a montante desse rancho, varas de 60 a 70 lib sofrem...qdo se pega algo bom [ qdo não pega, servem p matar a pauladas os trocentos carrapatos que se pega pq infernam a região...kkk]

Logo abaixo do rancho citado, em certas épocas, forma-se um “estreito gargantado”, onde só deixando correr até o remanso, q lhe fica abaixo, p tirar o peixe. Bem mais abaixo, já nos ranchos a jusante, há excelente e violentíssima corredeira (já em julho), que nos meses das águas ( antes da piracema, claro), é quase impossível rebocar um bruto.Na Cach do Romão, R Pba do Sul, em Cambuci_RJ; e outras até do "R. Gde", certas épocas, a força d’água é muita, demandando reforçar equipamento.Um EX da importância de reforçar equipo em local semelhante: http://www.youtube.com/watch?v=Bbu9-4rr_ZY
Molinetes médio-gdes, como citado pelo Nelsão, são óbviamente importantes, embora uma Abu 6500, sugerida por Gabriel Luz seja considerável e até tem aceitação da família. Na época, mtas vezes, qdo a isca arremessada vinha descendo e passava do ponto perpendicular ao pescador , abriam a alça do molinete, e iam controlando a saída com a mão na linha. Deixava-se o bicho levar bem e, na h da fisgada, bastava repô-la no guia do molinete e "pau" ( às vezes c repetidamente, até o bicho pular, se denunciando fisgado). Para tanto, requeria encastoo maior q o padrão. Dar mto tempo tb fazia perder o peixe, às vezes, dependendo do preparo da isca, ou quando ele a dilacerava sem se fisgar. A técnica do colega Agustin Tarela tb é interessante!
Só resta lamentar que, na piracema, as margens dos rios locais parecem paliteiros de tanta vara de espera, armadas por fazendeiros, etc. Mas vai lá e, depois, mostra pra gente o resultado, né?. Abç
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Qua Ago 18, 2010 12:22 pm

Como só agora, ao reassistir o link youtube citado acima, lembrei q o protagonista abatia alguns ( se não todos os dourados), solicito aos moderadores a exclusão do link. Tentei fazê-lo e não consegui.
Sorry!
Abç
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
João A. Ghellere
ANZOL DE OURO
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Mai 20, 2009 9:29 pm
Cidade:

.

Mensagem por João A. Ghellere » Dom Set 12, 2010 6:55 am

bom dia gustavo,
pra naum ter duvida
compra logo uma curado 300 E7, poe nela uma linha Wiplash 0,22mm uma vara de 12 a 30 libras e finca o pau, se o trem naum guenta é que tem muito enrrosco ou o trem era muito grande pra máquina
rs rs r s
tenha um bom dia e boa sorte
Dê o peixe ao homem, ele comerá um dia. Ensina a pescar e ele vai querer, comprar varas de carbono, carretilha da shimano, anzois com ponta de diamante, linha multifilamento, lider de fluor carbono, barco, motor, GPS, sonar. etc etc etc
Avatar do usuário
Aristóteles Aspin
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 224
Registrado em: Qui Jul 12, 2007 6:06 pm
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG

Mensagem por Aristóteles Aspin » Sex Out 22, 2010 3:29 pm

Aproveitando o tópico,

Qual deve ser o casting das varas? Estou pensando em montar um conjunto para pesca embarcada de dourado com isca natural. Pensei numa Fenwick HMX 6'0" e Abu 5600 C4. O que acham? Ah..vi uma Fenwick HMX 7'0'' na Pesca Pinheiros e de acordo com o site o casting é 11/2 oz. O casting é esse mesmo?


Inté.
“Rio é só o São Francisco, o Rio do Chico. O resto pequeno é vereda. E algum ribeirão” - Guimarães Rosa
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Out 22, 2010 4:52 pm

Aristóteles Aspin escreveu:Aproveitando o tópico,

Qual deve ser o casting das varas? Estou pensando em montar um conjunto para pesca embarcada de dourado com isca natural. Pensei numa Fenwick HMX 6'0" e Abu 5600 C4. O que acham? Ah..vi uma Fenwick HMX 7'0'' na Pesca Pinheiros e de acordo com o site o casting é 11/2 oz. O casting é esse mesmo?


Inté.
11/2 oz ?

Esquisito isso ... ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Sex Out 22, 2010 5:12 pm

NELSON MACIEL escreveu:
Aristóteles Aspin escreveu:Aproveitando o tópico,

Qual deve ser o casting das varas? Estou pensando em montar um conjunto para pesca embarcada de dourado com isca natural. Pensei numa Fenwick HMX 6'0" e Abu 5600 C4. O que acham? Ah..vi uma Fenwick HMX 7'0'' na Pesca Pinheiros e de acordo com o site o casting é 11/2 oz. O casting é esse mesmo?


Inté.
11/2 oz ?

Esquisito isso ... ...
Normal... uma onça e meia é um casting até aceitável...
Imagem
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Out 22, 2010 5:21 pm

Ah ...
Como sou tonto ... ....... 1 1/2 oz ... ...
A falta que faz um espaço ... .......
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Aristóteles Aspin
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 224
Registrado em: Qui Jul 12, 2007 6:06 pm
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG

Mensagem por Aristóteles Aspin » Dom Out 24, 2010 6:49 am

Normal..tb me confundi..no site da loja está sem o espaço...mas será que com esse casting dá p/ pescar dourados com isca natural? Seria aquela montagem com a chumbada solta e tuvira... Parece-me que nessa montagem as chumbadas utilizadas não são muito grandes...

Inté.
“Rio é só o São Francisco, o Rio do Chico. O resto pequeno é vereda. E algum ribeirão” - Guimarães Rosa
Responder

Voltar para “- DOURADO -”