Dourados em Iguape pegando no camarão

O Rei do Rio. Assim é que este peixe magnífico é conhecido aqui no Brasil ... El Tigre. É desta forma que ele é chamado por nosos irmãos Portenhos ...
Feroz, bruto, lutador, forte, é o que há de mais esportivo em nossas águas.
Avatar do usuário
Ricardo Bernardes Rafael
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 280
Registrado em: Sex Mar 19, 2010 5:42 pm
Cidade:

Dourados em Iguape pegando no camarão

Mensagem por Ricardo Bernardes Rafael » Ter Ago 10, 2010 9:59 pm

Oi galera,


Estava pescando robalos com bóia e camarão vivo nos covos velhos em IGUAPE quando o barqueiro fisgou um peixe diferente que vinha saltando pela água. Quando vi a cena passei a prestar atenção e estranhei aquilo, foi quando ele me perguntou se já havia pego dourado no camarão.
Minha resposta foi imediata;
Hããã???? Como assim????
Ele ria muito e sacou um legítimo rei do rio ali do canal de mar, pequeno mas indiscutivelmente um rei do rio!!!!!!
A partir daí queria saber como aquilo era possível pois a água, mesmo que pouco, possuia sal. Ele explicou que devido as fortes chuvas que caíram por lá no começo do ano houve o rompimente de um açude e os peixes foram parar no canal, e não é que os bichos acabaram se adaptando ao ambiente e estão lá sobrevivendo?!?!
E o pior (ou melhor sei lá) é que ele falou que tem também nadando por lá pintados e pacus também, estes eu não vi mas não tenho motivos para desacreditar do rapaz pois o conheço já a uns 4 anos e ele é bacana e da minha confiança.
Já imaginou a cena de você estar linguiçando com seu camarão vivo no fundo e levar aquele baita puxão, seguido daquela baita briga... esperar pela subida daquele robalão ou pescadona e aparecer um pintado???? Acredito que seria cômico e hilariante!!!!
Antes de me chamarem de mentiroso e outras coisas mais, por favor façam uma checagem antes e procurem se informar a respeito deste acontecimento. Eu vi com meus olhos, e está até comum este tipo de acontecimento. O peixe foi solto imediatamente.
Qual será o futuro destes peixes e também qual tipo de danos causarão aquele delicado ecosistema??? Por favor me ajudam quem frequenta aquela região e entenda do assunto.


Abraços a todos


Ricardo
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Ago 25, 2010 9:22 am

O tópico abaixo trata do mesmo tema ...
http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?p=613225
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Ricardo Bernardes Rafael
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 280
Registrado em: Sex Mar 19, 2010 5:42 pm
Cidade:

DOURADOS EM IGUAPE

Mensagem por Ricardo Bernardes Rafael » Qua Ago 25, 2010 4:20 pm

Pois é Nelson,


Agora estou me sentindo até um pouco mais aliviado, estava com receio de passar por ridículo, mentiroso ou outras coisas piores quando vi que tinha uma resposta ao meu tópico.
Pena ninguém ainda ter lido e comentado este fato pois sei que tem muita gente capacitada a discutir o assunto e também esclarecer como o bicho está aceitando a salinidade da água, que nesta época do ano deve estar ainda maior. Continuo então no aguardo de informações.


Abraços a todos


Ricardo
Avatar do usuário
Gabriel Mazzucatto
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 376
Registrado em: Qui Abr 22, 2010 1:22 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Gabriel Mazzucatto » Sex Ago 27, 2010 8:03 pm

Depois que eu peguei um na salsicha aqui no Rio Grande eu não falo mais nada... Um amigo pegou na minhoca também.
O Dourado é o rei do rio, e não é por acaso. Ele é um predador muito oportuno que come praticamente todos os tipos de presa, insetos, pequenos peixes, camarão, sapo, rato, cobra e por ai vai.
O problema deles ai nesse local é exatamente a questão que você levantou. O mangue é um ecossistema delicado, talvez um predador a mais e de um outro comportamento pode desequilibrar este local, também vai depender de quantos deles viverem lá, pois uns poucos espécimes não farão muita diferença. Mais uma coisa que provavelmente acontecerá é que os robalos passarão a ser mais vorazes na alimentação pois passará a existir uma concorrência na predação. Antes os robalos que podiam escolher o que comer e a melhor hora, agora terão que concorrer com o Dourado que é um peixe muito ativo que está sempre nadando atrás de comida, principalmente onde não tem uma corrente muito forte.

Abraços
Avatar do usuário
Almery de Almeida
ANZOL DE OURO
Mensagens: 501
Registrado em: Sáb Set 12, 2009 9:04 pm
Cidade:

peixes adaptados

Mensagem por Almery de Almeida » Sex Ago 27, 2010 9:07 pm

Saudações.Ja li em alguma revista de pesca que no nordeste existem alguns rios nos quais se pesca tucunares e robalos no mesmo local.Talvez o dourado e outros de agua doce tambem se adaptem a agua salobra.Se é bom para o meio ambiente só o tempo dira.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Ago 27, 2010 9:08 pm

Não creio que vá haver algum desiquilíbrio, pois os Dourados não procriaram, o ambiente não é propicio para que eles façam a migração e amadureçam as gonadas, que o tornam inaptos à reprodução ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
William Senske
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 154
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 2:02 am
Cidade:

Mensagem por William Senske » Qui Set 16, 2010 9:35 pm

acredito que o maior problema seria se ele encontrar o rumo do rio ribeira, o que é bem provavel que aconteça, e aí sim encontraria condiçoes ´para se reproduzir, e entao causaria serios danos ao ecossistema do rio ribeira de iguape que é bastante rico em especies endemicas, apesar de já sofrer com especies invasoras como o bagre africano o pacu e o curimbata, que provavelmente escaparam de pesqueiros ou criaçoes proximas ao rio...assim como aconteceu na bacia do paraiba do sul, que jah era sofrida graças a poluiçao e barragens, com a introduçao do dourado diversas especeies de peixes diminuiram sua populaçao, como é o caso da piabanha, que diminuiu muito em quantidade com a introduçao do Dourado...

a introduçao de peixes exoticos em ambientes diversos é sempre prejudicial ao ecossistema, ainda mais quando se trata de especies de topo de cadeia....

grande abraço a todos
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Set 16, 2010 10:27 pm

William Senske escreveu:acredito que o maior problema seria se ele encontrar o rumo do rio ribeira, o que é bem provavel que aconteça, e aí sim encontraria condiçoes ´para se reproduzir, e entao causaria serios danos ao ecossistema do rio ribeira de iguape que é bastante rico em especies endemicas, apesar de já sofrer com especies invasoras como o bagre africano o pacu e o curimbata, que provavelmente escaparam de pesqueiros ou criaçoes proximas ao rio...assim como aconteceu na bacia do paraiba do sul, que jah era sofrida graças a poluiçao e barragens, com a introduçao do dourado diversas especeies de peixes diminuiram sua populaçao, como é o caso da piabanha, que diminuiu muito em quantidade com a introduçao do Dourado...

a introduçao de peixes exoticos em ambientes diversos é sempre prejudicial ao ecossistema, ainda mais quando se trata de especies de topo de cadeia....

grande abraço a todos
William
Ele só encontrará o Rumo do Rio Ribeira se tiver nascido lá ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Ricardo Bernardes Rafael
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 280
Registrado em: Sex Mar 19, 2010 5:42 pm
Cidade:

Dourado em Iguape

Mensagem por Ricardo Bernardes Rafael » Sex Set 17, 2010 8:38 am

Se eles estiverem passeando pelo Valo Grande que é um canal artificial que liga o Rio Ribeira com o braço de mar e que tem até correnteza onde existia uma barragem rompida( embaixo da ponte de Iguape ), terão acesso total ao rio.
Dai pra frente o meu medo é que a natureza fale mais alto e os peixes subam para efetuar uma verdadeira piracema, visto que o Ribeira não apresenta barragens no seu curso. Espero viver bastante para poder acompanhar o desenrolar dos fatos rsrs. Peixes de projetos de repovoamento não são nascidos no rio mas aprendem a fazer piracema também.
Felizmente há um projeto que pretende fechar esta passagem de água do Ribeira para o canal, não por causa do Dourado, mas sim para evitar o assoreamento que a água barrenta do rio causa ao canal( aliás atrapalha pra caramba nossas pescarias de robalos de Dezembro até o final das chuvas ).
Acho que seria maravilhoso se fechassem esta passagem pois a água seria muito mais salgada e muito mais limpa no verão, almentaria bastante a quantidade dos flechas rsrs.
Avatar do usuário
William Senske
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 154
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 2:02 am
Cidade:

Mensagem por William Senske » Qua Set 22, 2010 4:57 pm

é nelson, assim como o ricardo ja mencionou, peixes de repovoamento reproduzem perfeittamente em ambientes distintos de onde nasceram!
o rio ribeira já sofre graças a introduçao de pacus, corimbas, piaus e outros peixes de outras bacias que escaparam de pesqueiros e pisciculturas e estao presentes em suas aguas reproduzindo!

vale o mesmo para o paraiba do sul, que depois de ter sido introduzido o dourado, este se reproduziu e se estabeleceu no rio, o que fez a já escassa piabanha se complicar de vez! tanto por predaçao como por competiçao por alimento!

mas oque mais me preocupa nao é o dourado em um mangue, ou mesmo no rio ribeira...sendo um predador de topo de cadeia tem o ciclo reprodutivo longo...demora anos para estabelecer uma populaçao que representaria algum risco aos outros peixes...

imaginem o problema que nao causaria uma tilapia adaptada ao ambiente estuarino! oque já é uma realidade nos mais diversos mangues do brasil! e no ambiente marinho? um peixe extremamente prolifico e incubador bucal! um alevino de tilapia predaria facilmente um robalo em seu estagio larval bem como a massante maioria dos peixes que passam por um estado planctonico!

mas....infelismente para os peixes, é o preço que muitas vezes se paga pelo progresso, e pela tecnologia...

em minha viagem pela alemanha, nas diversas visitas que fiz...pude descobrir que la nao existem mais bacias hidrograficas! sao todas uma só! todos os rios sao interligados por canais...formando uma enorme e eficiente malha hidroviária!

quem paga o preço? os peixes....

mas nao tem jeito a natureza sempre dá um jeito de contornar as situaçoes e se adaptar....



abraço a todos!
Responder

Voltar para “- DOURADO -”