Tamanho de vara ideial

O Rei do Rio. Assim é que este peixe magnífico é conhecido aqui no Brasil ... El Tigre. É desta forma que ele é chamado por nosos irmãos Portenhos ...
Feroz, bruto, lutador, forte, é o que há de mais esportivo em nossas águas.
Avatar do usuário
Ricardo Truite
ANZOL DE OURO
Mensagens: 707
Registrado em: Seg Mar 19, 2007 7:07 pm
Cidade:

Tamanho de vara ideial

Mensagem por Ricardo Truite » Ter Out 26, 2010 8:01 pm

Dae galera, se for pra ter uma vara principal pra pescar durante o dia (embarcado no pincho) que tamanho vocês escolheriam?
Avatar do usuário
Luiz Bonfim
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4278
Registrado em: Ter Jun 19, 2007 10:00 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Luiz Bonfim » Ter Out 26, 2010 9:52 pm

eu tenho e uso gold 6 25lbs e uma gold 5.6 10-20 lbs , a 6 fica com segundo conjunto , a 5.6 titular absoluta .
ETA CASCAVELÃO.... ... ....
Imagem
http://pescaremassa.blogspot.com
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Qua Out 27, 2010 7:18 am

Caro Truite, como o Luiz já te falou eu tambem utilizo estes tamanhos:

Titular: 5'6"
Para arremessos longos: 6'0"
Para arremessos de precisão ou quando tenho galhadas ou dificuldades Para fazer o movimento: 5'2" ou 5'3".

Depende muito da pescaria, do local e do peixe alvo.

Boas pescarias.
Avatar do usuário
Rodrigo Schneider
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4321
Registrado em: Seg Jul 24, 2006 5:38 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Schneider » Qua Out 27, 2010 12:37 pm

Eu prefiro as varas 6' de ação rápida de 25lbs
Abraço
Rodrigo Schneider
"Pesque e Solte"
100% na Artificial :
Imagem
Avatar do usuário
Junos Kruger
ANZOL DE OURO
Mensagens: 777
Registrado em: Sex Jan 22, 2010 8:41 am
Cidade:

Mensagem por Junos Kruger » Qua Out 27, 2010 6:35 pm

5'6, 20 a 25lbs, ação mais rápida possível. Eu uso Fenwick HMX 5'4, 20lbs e Enzo, 5'6, 20lbs e 25lbs.
Não tá morto quem peleia!!!
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Re: Tamanho de vara ideial

Mensagem por Fernando Braga » Qua Out 27, 2010 8:31 pm

Truite escreveu:Dae galera, se for pra ter uma vara principal pra pescar durante o dia (embarcado no pincho) que tamanho vocês escolheriam?
Você disse: embarcado.
Entre 5´ e 5´6".
Depende da sua altura e do espaço livre no barco.
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Caio Pinelli
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 60
Registrado em: Sex Set 03, 2010 2:28 am
Cidade:

Re: Vara para Dourado no Casting (Embarcado)

Mensagem por Caio Pinelli » Qua Nov 24, 2010 2:31 am

Como os amigos acima descreveram,
eu vou de 5'6" - 12-25Lbs - Ação Rápida ou Extra-Rápida.
É importante o amigo escolher um caniço de boa qualidade,
uma vez que de acordo com a fibra utilizada na confecção do blank,
a vara pode ter uma ação variada de uma para a outra...
Exemplificando:
Um blank como o amigo acima (Junos) citou é de uma marca renomada (Fenwick) e possui qualidade comprovada, porém, existem no mercado alguns produtos que podem vir especificados que possuem a libragem determinada, porém nos arremessos e principalmente nos trabalhos com iscas artificiais, podem ocorrer de caniços de qualidade inferior tenham uma maior dificuldade em trabalhar a isca corretamente, por exemplo, não sendo capaz de ter a rapidez e firmeza necessária para dar toques de ponta de vara e fazer a isca nadar corretamente...
Somente para complementar, eu acredito que a carretilha também seja muito importante na hora de escolher o material mais apropriado.
Sou adepto de carretilhas leves e rápidas para pescar Dourados no pincho, uma boa opção é a Shimano Metanium MG DC-7 (Se o amigo puder investir um pouco mais, essa é uma excelente escolha) mas uma Daiwa Zillion 7.3 : 1 ou uma Shimano Curado 200E-7 também são ótimas opções!
Dica Importante: Escolher iscas menos "gordas", isto é, com menos volume, uma vez que podem atingir maiores velocidades na água, e se acomodam muito melhor na boca no peixe, o que poderá garantir uma fisgada mais precisa.
Outra Dica Importante: Ao efetuar o arremesso, aguardar de 3 até 10 segundos para iniciar o trabalho de isca, alternando este tempo até atingir o sucesso desejado. Este procedimento eu sempre utilizo e acho importante, uma vez que pesco muitas vezes no Rio Paraná, que é um Rio extenso de Margem à Margem, e essa prática permite que o peixe possa alcançar a isca antes que você termine o trabalho e não dê tempo para ele chegar a alcançar a presa, caso esteja muito longe da sua isca.
É isso, espero ter ajudado o amigo...
Qualquer dúvida pode entrar em contato através:
E-mail: caiopinelli@hotmail.com
Fone: (44) 9964-1188
Um abraço ao amigo!
Avatar do usuário
Rafael Moda Fava
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3081
Registrado em: Dom Abr 27, 2008 8:04 pm
Cidade:

Mensagem por Rafael Moda Fava » Qua Nov 24, 2010 6:48 pm

embarcado uso uma rapala gold 5´6 20lbs, e desembarcado uma abu garcia vendeta 6´3 17lbs pois aqui não possui dourados grandes, abrsss
Avatar do usuário
Junos Kruger
ANZOL DE OURO
Mensagens: 777
Registrado em: Sex Jan 22, 2010 8:41 am
Cidade:

Re: Vara para Dourado no Casting (Embarcado)

Mensagem por Junos Kruger » Seg Nov 29, 2010 10:13 am

Caio Pinelli escreveu:Como os amigos acima descreveram,
eu vou de 5'6" - 12-25Lbs - Ação Rápida ou Extra-Rápida.
É importante o amigo escolher um caniço de boa qualidade,
uma vez que de acordo com a fibra utilizada na confecção do blank,
a vara pode ter uma ação variada de uma para a outra...
Exemplificando:
Um blank como o amigo acima (Junos) citou é de uma marca renomada (Fenwick) e possui qualidade comprovada, porém, existem no mercado alguns produtos que podem vir especificados que possuem a libragem determinada, porém nos arremessos e principalmente nos trabalhos com iscas artificiais, podem ocorrer de caniços de qualidade inferior tenham uma maior dificuldade em trabalhar a isca corretamente, por exemplo, não sendo capaz de ter a rapidez e firmeza necessária para dar toques de ponta de vara e fazer a isca nadar corretamente...
Somente para complementar, eu acredito que a carretilha também seja muito importante na hora de escolher o material mais apropriado.
Sou adepto de carretilhas leves e rápidas para pescar Dourados no pincho, uma boa opção é a Shimano Metanium MG DC-7 (Se o amigo puder investir um pouco mais, essa é uma excelente escolha) mas uma Daiwa Zillion 7.3 : 1 ou uma Shimano Curado 200E-7 também são ótimas opções!
Dica Importante: Escolher iscas menos "gordas", isto é, com menos volume, uma vez que podem atingir maiores velocidades na água, e se acomodam muito melhor na boca no peixe, o que poderá garantir uma fisgada mais precisa.
Outra Dica Importante: Ao efetuar o arremesso, aguardar de 3 até 10 segundos para iniciar o trabalho de isca, alternando este tempo até atingir o sucesso desejado. Este procedimento eu sempre utilizo e acho importante, uma vez que pesco muitas vezes no Rio Paraná, que é um Rio extenso de Margem à Margem, e essa prática permite que o peixe possa alcançar a isca antes que você termine o trabalho e não dê tempo para ele chegar a alcançar a presa, caso esteja muito longe da sua isca.
É isso, espero ter ajudado o amigo...
Qualquer dúvida pode entrar em contato através:
E-mail: caiopinelli@hotmail.com
Fone: (44) 9964-1188
Um abraço ao amigo!
Muito bom, hein?! Parabéns!!!
Não tá morto quem peleia!!!
Avatar do usuário
Wagner Goffredo
ANZOL DE OURO
Mensagens: 929
Registrado em: Ter Jan 16, 2007 12:49 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Wagner Goffredo » Qui Dez 09, 2010 10:07 am

Truite, acabei de adquirir uma Althezza IV da Albatroz, 5.6 pés de 30 libras.

Gostei muito dela, e cheguei a conclusao que 5.6 é um tamanho ideal para os pinchos.
FAço conjunto com ela uma Curado 207E. Ficou Legal.

Caio, muito legal sua vontade de ajudar. Você é muito educado e prestativo !!! Muito legal !!

Abracao a todos !!!
"Deus Não subtrai do tempo de vida do homem, as horas que ele passa pescando"
Avatar do usuário
Alexandre Dick
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6099
Registrado em: Seg Set 25, 2006 10:40 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alexandre Dick » Qui Jan 06, 2011 1:02 pm

Uso 3 Shimano Compre das antigas, 6' 17 lbs. Uns tacos!
Stress é o intervalo entre uma pescaria e outra.
Imagem

PESQUE ... MOSTRE e SOLTE !!

Alexandre Augusto Dick
xandy_182@hotmail.com
Avatar do usuário
Lineu F. Sampaio
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 357
Registrado em: Dom Dez 14, 2008 1:54 am
Cidade:

Mensagem por Lineu F. Sampaio » Qui Jan 06, 2011 1:39 pm

Olá,

A maioria das varas que uso para Dourado são de 6'6" à 7".
Como a boca do dourado é bem dura, o tamanho da vara ajuda a alavancar na fisgada e também ajuda quando o bixo pula.
Geralmente a pesca de dourado com artificial não é uma pescaria de arremessos de curta distancia então este é mais um motivo para pescar com varas maiores.
Agora o gosto do pescador também conta muito rssss.

Abraxxx


Lineu
viniciusrs
NOVATO
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Set 16, 2008 9:46 pm
Cidade:

Da resposta do Caio Pinelli

Mensagem por viniciusrs » Qua Jan 26, 2011 8:40 am

Caro Caio

Há tempor penso e estou tentando montar um site com informações sobre as pescarias, mas um dos fatores que primo é pela qualdade das informações e utilidade. Há muita discordância espalhadas por aí e não desejo ser mais um apenas. Teus comentários estão na linha que desejo.
O fato de aguardar aqueles 3 ou 10 segundos, comprovei a diferença numa pescaria recente de tucunas em Campinal. Quanto às varas, não existe um método padronizado de medir e qualificar a vara segundo sua ação nem para a potência, cada fabricante usa de um método e os valores não são precisos. Uma hunter fish que eu tenho de 5,6 por exemplo até 25lbs é mais dura e pesada que uma similar de mesma especificação da shimano. Assim, quando eu recomendo uma vara, à exemplo do que fizeste com a carretilha, informo sempre a marca.

Um comentário, existem varas boas de todos os materiais, pra mim, as melhores são as de fibra de carbono inteiras.

Quanto às iscas, sempre prefiram as com ratling(chocalho), quanto mais barulhenta, melhor. De superfície, prefiram a ZAGAIA Nelson Nakamura.
Avatar do usuário
Paulo Ramos Storino
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2885
Registrado em: Sáb Fev 13, 2010 6:40 pm
Cidade:

Re: Da resposta do Caio Pinelli

Mensagem por Paulo Ramos Storino » Qua Jan 26, 2011 3:57 pm

viniciusrs escreveu:
Quanto às iscas, sempre prefiram as com ratling(chocalho), quanto mais barulhenta, melhor. De superfície, prefiram a ZAGAIA Nelson Nakamura.
fala Vinicius , tudo bem ?

Vc quis dizer Zig Zara Nelson Nakamura , certo ? Zagaia é outra marca.

Abraços
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Qua Jan 26, 2011 5:37 pm

Bom..tenho para pesca de Dourados embarcada estou utilizando Lubina 12-25Lbs 6'0".
Basicamente o que o pessoal já citou anteriormente.
Imagem
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Da resposta do Caio Pinelli

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Jan 30, 2011 5:41 pm

viniciusrs escreveu:Caro Caio

Há tempor penso e estou tentando montar um site com informações sobre as pescarias, mas um dos fatores que primo é pela qualdade das informações e utilidade. Há muita discordância espalhadas por aí e não desejo ser mais um apenas. Teus comentários estão na linha que desejo.
O fato de aguardar aqueles 3 ou 10 segundos, comprovei a diferença numa pescaria recente de tucunas em Campinal. Quanto às varas, não existe um método padronizado de medir e qualificar a vara segundo sua ação nem para a potência, cada fabricante usa de um método e os valores não são precisos. Uma hunter fish que eu tenho de 5,6 por exemplo até 25lbs é mais dura e pesada que uma similar de mesma especificação da shimano. Assim, quando eu recomendo uma vara, à exemplo do que fizeste com a carretilha, informo sempre a marca.

Um comentário, existem varas boas de todos os materiais, pra mim, as melhores são as de fibra de carbono inteiras.

Quanto às iscas, sempre prefiram as com ratling(chocalho), quanto mais barulhenta, melhor. De superfície, prefiram a ZAGAIA Nelson Nakamura.

Olá Vinicius

Seja bem vindo à Caterva. Sinta-se em casa e entre Amigos.
Apresente-se no Fórum Bate Papo, queremos conhece-lo.

Pelas regras da Caterva, solicitamos que :

- Cada usuário utilize como Nome de Registro, seu nome próprio (Nome e Sobrenome) e evite a utilização de apelidos ou nick names. Se acaso você se Registrou de forma diferente, informe seu nome e sobrenome para que eu possa fazer as modificações exigidas.

- Cada usuário utilize como Avatar, uma foto que mostre a face do pescador.. Se você tiver problemas para postar o Avatar, envie a foto no tamanho original para o e-mail do administrador da Caterva, nelsonmaciel@uol.com.br , que serão providenciada os ajustes e a colocação da foto.

Veja nossas normas de participação :

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=25136

Qualquer dúvida contate-nos

Obrigado
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Mario Ywatsugu
CALOURO
Mensagens: 25
Registrado em: Ter Abr 06, 2010 5:29 pm
Cidade:

vara para dourado

Mensagem por Mario Ywatsugu » Sex Mar 04, 2011 5:40 pm

Eu uso uma Bass Pro Shop Comp II para 40 lbs, ação rápida, é o um filet de vara.
Esta vara é tão boa que o meu companheiro de pesca tá querendo uma igual, e não acha no mercado. Eu tenho há mais de 20 anos e não vendo]

Mario
Douglas Hirata
CALOURO
Mensagens: 11
Registrado em: Ter Dez 28, 2010 7:36 am
Cidade:

Mensagem por Douglas Hirata » Dom Out 02, 2011 1:47 pm

Eu uso uma rapala palladium 5'8 10-20lbs para iscas ate 11cm, e uma palladium 6'0 12-25lbs para iscas maiores.
Vara mais rapidas e mais lentas vai muito do gosto do pescador!!
O melhor pescador de dourado no pincho que EU conheço ate hoje, pesca com nylon, em quanto a maioria so usa mult.
Avatar do usuário
Tadeu Brambilla
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2457
Registrado em: Seg Jan 19, 2009 5:40 pm
Cidade:

Mensagem por Tadeu Brambilla » Dom Out 02, 2011 3:31 pm

eu uso uma rapala shift 5.6 10-20 lbs e uma daiwa procaster 5.6 12-25
ax que 5.6 ta bom
Avatar do usuário
Junos Kruger
ANZOL DE OURO
Mensagens: 777
Registrado em: Sex Jan 22, 2010 8:41 am
Cidade:

Mensagem por Junos Kruger » Dom Out 02, 2011 7:14 pm

Já que ressucitaram esse tópico, tenho a dizer que, ultimamente, tenho aumentado um pouco o tamanho das minhas varas!!! Além das minhas Fenwicks 5'4, estou usando uma 6'3 e uma 6'6. É tudo uma questão de adaptação!!!
Não tá morto quem peleia!!!
Avatar do usuário
William G. Santos
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 291
Registrado em: Ter Set 23, 2008 9:06 pm
Cidade:

Estilo Gringo

Mensagem por William G. Santos » Dom Out 02, 2011 10:45 pm

Comecei usando varas de 6', mas com o passar do tempo vi que varas mais longas favorecem muito a pesca, principalmente se for no barranco.
Hj estou com uma vara de 7' e 30lb da pesca brasil, show tanto para arremeço quanto para fisgada, sem falar que na briga com o peixe ela é muito mais eficaz pra cansar o bicho.
Meus planos e trocar as minhas varas assim que puder e pegar outras com o padrão americano de tamanho, varas de 17, 20,25 e 30 com tamanhos de 6'8" a 7'11" ai sim minha tralha vai ficar f***!
Editado pela última vez por William G. Santos em Seg Out 03, 2011 6:19 pm, em um total de 1 vez.
WS Custom baits & flies !!!!!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
Rafael B. Silva
ANZOL DE OURO
Mensagens: 848
Registrado em: Qua Fev 09, 2011 9:34 pm
Cidade:

Mensagem por Rafael B. Silva » Dom Out 02, 2011 11:58 pm

vai de green bass 17 libras 1m 60
Avatar do usuário
Rafael Moda Fava
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3081
Registrado em: Dom Abr 27, 2008 8:04 pm
Cidade:

Mensagem por Rafael Moda Fava » Seg Out 03, 2011 9:16 pm

tb estou aumentando o tamanho, hj uso uma 6´6 25 lbs desembarcado.
Avatar do usuário
Carlos Castilho Almeida
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 283
Registrado em: Qua Dez 17, 2008 12:44 am
Cidade:

Re: Estilo Gringo

Mensagem por Carlos Castilho Almeida » Ter Out 04, 2011 10:33 pm

William G. Santos escreveu:Comecei usando varas de 6', mas com o passar do tempo vi que varas mais longas favorecem muito a pesca, principalmente se for no barranco.
Hj estou com uma vara de 7' e 30lb da pesca brasil, show tanto para arremeço quanto para fisgada, sem falar que na briga com o peixe ela é muito mais eficaz pra cansar o bicho.
Meus planos e trocar as minhas varas assim que puder e pegar outras com o padrão americano de tamanho, varas de 17, 20,25 e 30 com tamanhos de 6'8" a 7'11" ai sim minha tralha vai ficar F***!
Olá William, onde vc comprou dessa vara?
Avatar do usuário
Tadeu Brambilla
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2457
Registrado em: Seg Jan 19, 2009 5:40 pm
Cidade:

Mensagem por Tadeu Brambilla » Dom Out 16, 2011 12:39 am

Junos Krüger escreveu:Já que ressucitaram esse tópico, tenho a dizer que, ultimamente, tenho aumentado um pouco o tamanho das minhas varas!!! Além das minhas Fenwicks 5'4, estou usando uma 6'3 e uma 6'6. É tudo uma questão de adaptação!!!
entao cara eu pesco de 5,6 oq vc axo melhor nos aremeço nas fisgada????????

abrass
Avatar do usuário
Junos Kruger
ANZOL DE OURO
Mensagens: 777
Registrado em: Sex Jan 22, 2010 8:41 am
Cidade:

Mensagem por Junos Kruger » Seg Out 17, 2011 4:56 pm

Tadeu Brambilla escreveu:
Junos Krüger escreveu:Já que ressucitaram esse tópico, tenho a dizer que, ultimamente, tenho aumentado um pouco o tamanho das minhas varas!!! Além das minhas Fenwicks 5'4, estou usando uma 6'3 e uma 6'6. É tudo uma questão de adaptação!!!
entao cara eu pesco de 5,6 oq vc axo melhor nos aremeço nas fisgada????????

abrass
Olha Tadeu, na real hoje pesco com duas varas 5'4, 20lbs (ambas X-fast), com uma 6'3, 17lbs (fast) e com uma 6'6, 20lbs (x-fast). Uso as menores pra arremessar iscas mais leves e pequenas (entre 8cm e 10,5cm), sempre que pesco embarcado (99% das vezes!), junto às galhadas e estruturas, ou seja, para arremessos de precisão. A 6'3 eu uso tb para iscas menores, mas quando não demande tanta precisão, e quando o principal for a distância do arremesso (tb embarcado). Por fim, a 6'6 uso para arremessos longos, na pesca embarcada, em corredeiras e pedregais, com iscas maiores e mais pesadas (12,5cm e 14cm, entre 25 e 32g).

Enfim, para cada situação procuro ter um equipo mais adequado e equilibrado.

Tem dado certo!

Grande abraço.
Não tá morto quem peleia!!!
Responder

Voltar para “- DOURADO -”