Usar ou não empates nas Pesca com Artificias!!

O Rei do Rio. Assim é que este peixe magnífico é conhecido aqui no Brasil ... El Tigre. É desta forma que ele é chamado por nosos irmãos Portenhos ...
Feroz, bruto, lutador, forte, é o que há de mais esportivo em nossas águas.
Avatar do usuário
Diogo Schmidt
ANZOL DE OURO
Mensagens: 675
Registrado em: Ter Out 06, 2009 10:07 pm
Cidade:

Usar ou não empates nas Pesca com Artificias!!

Mensagem por Diogo Schmidt » Sex Nov 04, 2011 11:28 am

Pessoal ... vou realizar daqui um tempo minha primeira pescaria de dourado, dai veio a duvida usar ou não empate de aço ??

Na turma que eu vo na pescaria, recomendaram eu usar emapate, porém tenho visto que bastante gente custuma não usar muito o empate!

Agora pegunto pros que não usam, ja perderam muitos peixes/iscas ? Quantos mm é a linha de usam de lider? Aumenta muito mais o numero de ações?

Abraços
Avatar do usuário
Mario Gonda
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3021
Registrado em: Sex Set 03, 2010 8:58 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Mario Gonda » Sex Nov 04, 2011 12:05 pm

Fala Diogo!
Não uso aço, uso leader de 0,48 ou 0,50 (Yo-zuri e Sumax High Impact). Talvez seja muito fino, vejo pessoas usando 0,60 e até 0,70. Mas nas últimas 4 pescarias em que pinchamos dourados, entre eu e meu parceiro, só eu que perdi uma Duel Aile 90 por mordida.
É claro que perdemos algumas outras iscas, mas por estouro da multi samurai no arremesso, linha de 0,22 mm(problema esse verificado por vários pescadores). usando a 0,31 não aconteceu mais isso.
Abraço!
Editado pela última vez por Mario Gonda em Sex Nov 04, 2011 3:49 pm, em um total de 1 vez.
"Homem em loja de pesca é igual mulher em loja de sapato."
Avatar do usuário
Diogo Schmidt
ANZOL DE OURO
Mensagens: 675
Registrado em: Ter Out 06, 2009 10:07 pm
Cidade:

Mensagem por Diogo Schmidt » Sex Nov 04, 2011 1:31 pm

Valeu mario, tenho medo de perder iscas, acho que vou usar empate.

abs
Avatar do usuário
Mario Gonda
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3021
Registrado em: Sex Set 03, 2010 8:58 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Mario Gonda » Sex Nov 04, 2011 3:52 pm

Então Diogo, se tem uma coisa que não se pode ter medo, é o de perder iscas. :lol: Inevitável na pescaria de dourados. Iscas de balsa são literalmente destruídas.
E outra, tenho comigo que o uso de encastoado de aço diminui os ataques na isca.
"Homem em loja de pesca é igual mulher em loja de sapato."
Avatar do usuário
Fabricio Guidolin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1972
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 12:46 am
Cidade:

Mensagem por Fabricio Guidolin » Sex Nov 04, 2011 7:49 pm

O fim de semana que passou fui dar uma pinchadas de dourado, costumo usar empates flexiveis pequenos 6 a 8 cm, eu não ligo em perder iscas pois como o Gonda disse perco iscas sinking no arremesso por estouro na linha. Mas perder peixe me deixa louco.
Acontece que fisguei um dourado de uns 2 kg e deu varios pulos e quando chegou proximo ao barco vei um outro grande aparentemente de uns 6 a 8 kg e acho que querendo roubar a isca do pequeno ele mordeu a linha eu vi a cena toda, foi incrivel. Depois disso pensei se tivesse com um empate maior talvez não tivesse perdido o peixe e poderia até ter pego o grande, ou até mesmo os dois. Vou fazer um teste com empate flexivel maior.
Imagem

EXISTEM QUATRO TIPOS PESCADORES:

--- OS RUINS, SÃO AQUELES QUE NÃO PESCAM NADA
--- OS BONS , SÃO AQUELES QUE PESCAM POUCOS PEIXES
--- OS ÓTIMOS, SÃO AQUELES QUE PESCAM MUITOS PEIXES
--- OS EXCELENTES, SÃO AQUELES SOLTAM TODOS OS PEIXES QUE PESCAM
Avatar do usuário
Ricardo Luiz
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2158
Registrado em: Qui Jun 05, 2008 2:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Luiz » Dom Nov 06, 2011 9:52 am

Particulamente , não, uso empate ( salvo) só quando o rio é muito raso e com muitas pedras e a incidência de dourados grandes , haja visto, que a parte que mais "rala" é bem próximo do peixe aí o metal aguenta muito e evita perder o peixe e que ele vá embora e sofra com uma isca na boca ai ajuda muito mas fora isso vai sem empate.
Avatar do usuário
Fabricio Guidolin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1972
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 12:46 am
Cidade:

Mensagem por Fabricio Guidolin » Dom Nov 06, 2011 10:25 am

É o que acontece onde pesco, é uma corredeira bem rasa.
Ricardo Luiz escreveu:Particulamente , não, uso empate ( salvo) só quando o rio é muito raso e com muitas pedras e a incidência de dourados grandes , haja visto, que a parte que mais "rala" é bem próximo do peixe aí o metal aguenta muito e evita perder o peixe e que ele vá embora e sofra com uma isca na boca ai ajuda muito mas fora isso vai sem empate.
Imagem

EXISTEM QUATRO TIPOS PESCADORES:

--- OS RUINS, SÃO AQUELES QUE NÃO PESCAM NADA
--- OS BONS , SÃO AQUELES QUE PESCAM POUCOS PEIXES
--- OS ÓTIMOS, SÃO AQUELES QUE PESCAM MUITOS PEIXES
--- OS EXCELENTES, SÃO AQUELES SOLTAM TODOS OS PEIXES QUE PESCAM
Avatar do usuário
Fabricio Guidolin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1972
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 12:46 am
Cidade:

Mensagem por Fabricio Guidolin » Dom Nov 06, 2011 10:26 am

É o que acontece onde pesco, é uma corredeira bem rasa.
Ricardo Luiz escreveu:Particulamente , não, uso empate ( salvo) só quando o rio é muito raso e com muitas pedras e a incidência de dourados grandes , haja visto, que a parte que mais "rala" é bem próximo do peixe aí o metal aguenta muito e evita perder o peixe e que ele vá embora e sofra com uma isca na boca ai ajuda muito mas fora isso vai sem empate.
Imagem

EXISTEM QUATRO TIPOS PESCADORES:

--- OS RUINS, SÃO AQUELES QUE NÃO PESCAM NADA
--- OS BONS , SÃO AQUELES QUE PESCAM POUCOS PEIXES
--- OS ÓTIMOS, SÃO AQUELES QUE PESCAM MUITOS PEIXES
--- OS EXCELENTES, SÃO AQUELES SOLTAM TODOS OS PEIXES QUE PESCAM
Avatar do usuário
Ricardo Luiz
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2158
Registrado em: Qui Jun 05, 2008 2:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Luiz » Dom Nov 06, 2011 1:07 pm

Fabricio Guidolin escreveu:É o que acontece onde pesco, é uma corredeira bem rasa.
Ricardo Luiz escreveu:Particulamente , não, uso empate ( salvo) só quando o rio é muito raso e com muitas pedras e a incidência de dourados grandes , haja visto, que a parte que mais "rala" é bem próximo do peixe aí o metal aguenta muito e evita perder o peixe e que ele vá embora e sofra com uma isca na boca ai ajuda muito mas fora isso vai sem empate.
Uso empate flexível sem girador de 30 cm nessas condições para mim tamanho suficiente.
Avatar do usuário
Bruno Trevisan
ANZOL DE OURO
Mensagens: 609
Registrado em: Qui Jan 27, 2011 11:04 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno Trevisan » Seg Nov 07, 2011 6:44 pm

Mesmo no pinchoo, uso empate de 10 cm flexivel ( p nao atrapalhar muito o trabalho da isca ), sem girador. ja perdi dourado sem empate, entao nao arrisco mais.

Abraco
Avatar do usuário
Ricardo Luiz
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2158
Registrado em: Qui Jun 05, 2008 2:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Luiz » Ter Nov 08, 2011 2:13 pm

Ricardo Luiz escreveu:
Fabricio Guidolin escreveu:É o que acontece onde pesco, é uma corredeira bem rasa.
Ricardo Luiz escreveu:Particulamente , não, uso empate ( salvo) só quando o rio é muito raso e com muitas pedras e a incidência de dourados grandes , haja visto, que a parte que mais "rala" é bem próximo do peixe aí o metal aguenta muito e evita perder o peixe e que ele vá embora e sofra com uma isca na boca ai ajuda muito mas fora isso vai sem empate.
Uso empate flexível sem girador de 30 cm nessas condições para mim tamanho suficiente.
Sem líder.
Avatar do usuário
Marcio Freitag
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1120
Registrado em: Seg Mar 12, 2007 1:01 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Freitag » Qua Nov 09, 2011 8:43 am

Fala Diogo... minha sugestão é essa: caso você ache necessário utilize o encastoado, aí se as ações forem aquém das expectativas utilize apenas o líder, conforme as sugestões dos amigos acima.

Depois faça um relato aí pra nós!

Abraço!
Avatar do usuário
Roberto Casagrande
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2089
Registrado em: Ter Set 16, 2008 10:00 am
Cidade:

Mensagem por Roberto Casagrande » Qui Nov 10, 2011 9:36 am

Ja pesquei com a multi direto e perdi isca.
Agora em outubro, pesquei com empate de aço bem fino de uns 25 cm, pois um dourado grande veio brigar com um pequeno e cortou minha multi como se fosse um cordão podre.
Avatar do usuário
Wellinsson Cleber
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 395
Registrado em: Qui Jan 22, 2009 8:14 pm
Cidade:

Mensagem por Wellinsson Cleber » Ter Nov 22, 2011 11:38 pm

Essa é uma discussão que vai longe.

Aqui em Catalão - Serra do Facão, temos incidencia de alguns bons dourados na casa dos 2 até 5 kgs, dizem ter maiores mais ainda não vi. Em um único dia perdi exatamente 5 iscas, estava utilizando linha 0,28 mm e 0,22 mm. Atualmente estou utilizando linha 0,31mm, com líder 0,42mm e um empate flexivél de 8 cm.
Diminui a ação? diminuí sim!
Não importo de perder a isca, mas perder a todo momento e F***, não há bolso que aguente.
Contudo, se for usar empate não exagere e coloque sempre um bom líder de fluocarbo para evitar o comprimento do empate flexivél. Quanto a usar girador :evil: .



Abs, e boas pescas.
Editado pela última vez por Wellinsson Cleber em Qua Nov 23, 2011 1:06 pm, em um total de 1 vez.
Abs, e boas pescas.

Pescar e Preservar por toda a vida.
=====Acompanhe os videos - http://www.youtube.com/user/BigTucuna ========
Imagem
Avatar do usuário
Tallys Dias
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 429
Registrado em: Qua Ago 04, 2010 2:39 am
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG

Mensagem por Tallys Dias » Qua Nov 23, 2011 3:40 am

Jamais uso empate para pincho.Leader uso no máximo 1 metro de Super-Raiglon 0,62mm e vou para o abraço!Empate só uso em pescaria de espera,nada mais!
Não uso empate pela emoção de ver e aprimorar o conhecimento quanto a esse peixe tão voraz e delicado!Não uso empate mesmo!É só alegria! :lol:
Mas claro,cada qual em sua ótica de usar ou não!É pessoal!
>--El Tigre--;>
Avatar do usuário
Rafael Moda Fava
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3081
Registrado em: Dom Abr 27, 2008 8:04 pm
Cidade:

Mensagem por Rafael Moda Fava » Qua Nov 23, 2011 7:15 pm

eu uso um bem pequeno +- 10cm, pq ja perdi varias isca :(
Avatar do usuário
Agnaldo Nélio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 750
Registrado em: Qua Ago 20, 2008 9:32 pm
Cidade: Sete Lagpas
Estado: MG
Contato:

Mensagem por Agnaldo Nélio » Qua Nov 23, 2011 8:35 pm

Uso empates até pra traíras.
Pra mim, pior do que menos ataques ou perder uma isca é o medo de um peixe encharutar a bicha e ficar com ela presa na sua boca, podendo morrer por isso.
Melhor prevenir.
Valeu
Abraços
Abraços!

Pescar e soltar, basta começar!
Imagem
Avatar do usuário
Angelo Klein
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 263
Registrado em: Sex Mar 09, 2007 10:21 pm
Cidade:

Mensagem por Angelo Klein » Qui Nov 24, 2011 8:21 pm

Agnaldo Nélio escreveu:Uso empates até pra traíras.
Pra mim, pior do que menos ataques ou perder uma isca é o medo de um peixe encharutar a bicha e ficar com ela presa na sua boca, podendo morrer por isso.
Melhor prevenir.
Valeu
Abraços
Fala pescador, sobre as trairas, pode ficar tranquilo, já perdi varias trairás em meu tanque, e NENHUMA morreu, e alias, dali uns meses a isca aparecia
Avatar do usuário
Fabricio Guidolin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1972
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 12:46 am
Cidade:

Mensagem por Fabricio Guidolin » Sáb Nov 26, 2011 11:36 pm

Como eu descrevi acima isso tambem aconteceu comigo, eu vi toda a cena....
Roberto Casagrande escreveu:Ja pesquei com a multi direto e perdi isca.
Agora em outubro, pesquei com empate de aço bem fino de uns 25 cm, pois um dourado grande veio brigar com um pequeno e cortou minha multi como se fosse um cordão podre.
Imagem

EXISTEM QUATRO TIPOS PESCADORES:

--- OS RUINS, SÃO AQUELES QUE NÃO PESCAM NADA
--- OS BONS , SÃO AQUELES QUE PESCAM POUCOS PEIXES
--- OS ÓTIMOS, SÃO AQUELES QUE PESCAM MUITOS PEIXES
--- OS EXCELENTES, SÃO AQUELES SOLTAM TODOS OS PEIXES QUE PESCAM
Avatar do usuário
Gabriel Luz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 661
Registrado em: Ter Dez 11, 2007 12:06 am
Cidade:

Mensagem por Gabriel Luz » Seg Dez 12, 2011 11:52 pm

Sinceramente não dá pra comparar traíra com dourado!
traira é um peixe calmo q não dá problemas e com fluor 0.37 tu pesca tranquilo !!!
Mas dourado, devido aos pulos ele corta mesmo!!!!
Um dourado maluco corta a minha linha acima do empate de aço de 25cm e ainda era uma inna 135!!!!
Essa foi azar total né!!!!
Mas acho q uns 15 cm de aço dá conta do recado!
Abração
Gabriel Luz
"Pesque e Solte"
Clube de pesca "O Arpão"
Avatar do usuário
Alexandre Dick
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6099
Registrado em: Seg Set 25, 2006 10:40 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alexandre Dick » Seg Dez 19, 2011 11:07 pm

Tallys Dias escreveu:Jamais uso empate para pincho.Leader uso no máximo 1 metro de Super-Raiglon 0,62mm e vou para o abraço!Empate só uso em pescaria de espera,nada mais!
Não uso empate pela emoção de ver e aprimorar o conhecimento quanto a esse peixe tão voraz e delicado!Não uso empate mesmo!É só alegria! :lol:
Mas claro,cada qual em sua ótica de usar ou não!É pessoal!
To contg e não abro! :D:D

0,62 mm de líder, e nem precisa ser Fluor ... pode ser mono normal! Dá conta do recado!
Stress é o intervalo entre uma pescaria e outra.
Imagem

PESQUE ... MOSTRE e SOLTE !!

Alexandre Augusto Dick
xandy_182@hotmail.com
Avatar do usuário
Fernando Ehlers
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 140
Registrado em: Ter Out 12, 2010 12:29 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Ehlers » Sex Abr 06, 2012 3:46 pm

Perdi minha duel pegadeira na ultima pescaria,pescando só com lider,o dourado cortou no pulo,deu dó só porque a coitadinha já estava pronta para ir para o mural,detonada.
Avatar do usuário
Rodrigo Valadares
ANZOL DE OURO
Mensagens: 956
Registrado em: Ter Jan 24, 2006 8:44 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Valadares » Qui Abr 26, 2012 3:56 pm

Lider 0,47mm até 0,60mm de fluor. Não perdi iscas até hoje. Já perdi por enrrosco, mas não por dourado cortar a linha.
Abraços

Rodrigo
Avatar do usuário
Breno Henrique
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1408
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 10:49 am
Cidade:

Mensagem por Breno Henrique » Qui Mai 17, 2012 11:11 am

eu nao pesco mais sem empate de aço nao,semana retrasada vi minha magnet 125 ir embora com um douradinho de 2kg, dourado grandes nao cortam a linha nao,mas os pequenos parece praga,ja é a 3o isca perdida desse jeito.
MAIS VALE UM DIA RUIM DE PESCARIA DO QUE UMA SEMANA BOA DE SERVIÇO....

BRENO 7LAGOAS
Avatar do usuário
Diogo Schmidt
ANZOL DE OURO
Mensagens: 675
Registrado em: Ter Out 06, 2009 10:07 pm
Cidade:

Mensagem por Diogo Schmidt » Seg Jul 09, 2012 11:08 am

Então voltando o assunto vi um programa na fishtv para pesca de trairão onde é usado um leader e no lugar do cabo de aço é colocado uma emenda com um outro fluor bem mais grosso, Alguém ja usou assim? será que não fica fragil com dois nós ?

Abraço
Avatar do usuário
Paulo Ramos Storino
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2885
Registrado em: Sáb Fev 13, 2010 6:40 pm
Cidade:

Mensagem por Paulo Ramos Storino » Seg Jul 09, 2012 11:13 pm

Diogo Schmidt escreveu:Então voltando o assunto vi um programa na fishtv para pesca de trairão onde é usado um leader e no lugar do cabo de aço é colocado uma emenda com um outro fluor bem mais grosso, Alguém ja usou assim? será que não fica fragil com dois nós ?

Abraço
Fala Diogo , vi este programa também , mas sinceramente não agradei em nada , não usaria .

Eles estavam usando lider de 1 mm , se for para usar isso prefiro usar aço.

Até achei que eles estavam perdendo isca , não tinham empates e resolveram improvisar ... ...

Abraços
Avatar do usuário
Diogo Schmidt
ANZOL DE OURO
Mensagens: 675
Registrado em: Ter Out 06, 2009 10:07 pm
Cidade:

Mensagem por Diogo Schmidt » Ter Jul 10, 2012 11:55 am

Paulo Ramos Storino escreveu:
Diogo Schmidt escreveu:Então voltando o assunto vi um programa na fishtv para pesca de trairão onde é usado um leader e no lugar do cabo de aço é colocado uma emenda com um outro fluor bem mais grosso, Alguém ja usou assim? será que não fica fragil com dois nós ?

Abraço
Fala Diogo , vi este programa também , mas sinceramente não agradei em nada , não usaria .

Eles estavam usando lider de 1 mm , se for para usar isso prefiro usar aço.

Até achei que eles estavam perdendo isca , não tinham empates e resolveram improvisar ... ...

Abraços
Então paulo isso não é a primeira vez que eu vi, uma vez o jhony uso pra dourados esse esquema tbm, meu medo e de ficar muito fragil o nó, mas eu não usaria lider de 1mm usaria um 0,70 ou 0,80mm que acho que da conta!!
Avatar do usuário
Paulo Ramos Storino
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2885
Registrado em: Sáb Fev 13, 2010 6:40 pm
Cidade:

Mensagem por Paulo Ramos Storino » Ter Jul 10, 2012 2:07 pm

Diogo Schmidt escreveu:
Paulo Ramos Storino escreveu:
Diogo Schmidt escreveu:Então voltando o assunto vi um programa na fishtv para pesca de trairão onde é usado um leader e no lugar do cabo de aço é colocado uma emenda com um outro fluor bem mais grosso, Alguém ja usou assim? será que não fica fragil com dois nós ?

Abraço
Fala Diogo , vi este programa também , mas sinceramente não agradei em nada , não usaria .

Eles estavam usando lider de 1 mm , se for para usar isso prefiro usar aço.

Até achei que eles estavam perdendo isca , não tinham empates e resolveram improvisar ... ...

Abraços
Então paulo isso não é a primeira vez que eu vi, uma vez o jhony uso pra dourados esse esquema tbm, meu medo e de ficar muito fragil o nó, mas eu não usaria lider de 1mm usaria um 0,70 ou 0,80mm que acho que da conta!!
Eu não conhecia este sistema . Não me pareceu que com 1 mm fique mais "natural"que usar aço , mas dai é só experimentando mesmo .

Vou só no lider de fluor sem aço , maximo 0,62 ( geralmente 0,47 ou 0,52 ) se vc estiver pensando em usar 0,70 ( que acho um exagero ) pode usar o lider "inteiro", sem usar bitola maior na extremidade .

Abraço
Avatar do usuário
Guilherme Ferrari
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1227
Registrado em: Dom Out 03, 2010 1:10 pm
Cidade:

Mensagem por Guilherme Ferrari » Seg Set 10, 2012 8:08 am

eu só pesco com empates.... nao vejo baixa no numero de ataques e sim um grande aumento no numero de capturas(ja q nao estouram as linhas).
estar no mato é mais que uma lazer, é um estado de espirito!!
Namíbia 2014...
Avatar do usuário
Ricardo C. Oliveira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 616
Registrado em: Sáb Mar 31, 2012 8:17 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo C. Oliveira » Seg Set 10, 2012 12:35 pm

empate por medo de perder iscas é complicado, imagina quantas iscas se consegue comprar so com o dinheiro da cerveja de final de semana?

e lembre-se voce so é um "condutor" que leva a cerveja do copo pro vaso sanitario.

Brincadeiras a parte... ja que levantaram esse topico novamente.

Acho que leader deixa a isca com movimentos mais reais do que o aço.
"Em busca da pesca perfeita, pois a proxima é sempre melhor que a anterior"
Responder

Voltar para “- DOURADO -”