Dicas para montar o jardim

Aquarismo ou aquariofilia é a um hobby relaxante onde podemos criar os peixes que tantas alegrias nos dão em nossas pescarias. Este espaço é um local de trocas de conhecimentos e experiencias ...
Sejam bem vindos ... ...
Avatar do usuário
Mauro Nakatani
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2522
Registrado em: Seg Jan 14, 2008 7:06 pm
Cidade:
Contato:

Dicas para montar o jardim

Mensagem por Mauro Nakatani » Ter Jun 26, 2012 9:22 am

Preciso de dicas para montar o jardim, tipo de substrato, plantas, pedras, paus etc.... ....kkkkk, qualquer dica será bem vinda, já que não entendo nada de aquarios, entendo bem de plantas mas no seco...kkkkk

A idéia inicial é preparar um aquario para 150/200 lts, peixes comuns de aquario, nada exotico demais, se alguém tiver sugestões aceito tbm, para iniciar e com o tempo ir arriscando mais.
Brincando de artista - www.iscasdomauro.com.br ; helices 100%
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Qua Jun 27, 2012 2:49 pm

Maurão

Iniciei a pouco tempo um aquário com plantas, porém iniciei da maneira errada e ja tive muitos problemas, logo já me sinto apto a dar alguns conselhos hehehe.

Primeiro vc tem que saber que tipo de aquário vc vai querer, se um aquário com plantas ou se vai querer um aquário que chamam de plantado, ou seja, com muitas plantas.

No primeiro caso, dependendo das plantas que vc escolher, muitas vezes não é necessário nem ter substrato fértil, pois muitas plantas sobrevivem tranquilamente num fundo de areia grossa e utilizando bem devagar os nutrientes da água gerado pelos peixes, neste caso porém vc não deve esperar muito, ou seja, suas plantas demoram a crescer e elas estarão ali apenas para compor o paisagismo.

Mas se quiser muitas plantas, com crescimento rápido a ponto de ter que fazer podas regulares, ai vc terá que ter 3 elementos fundamentais, são eles:
Iluminação adequada, CO2 e Nutrientes na medida certa.

Veja o que vc quer, porque aqui temos experts na área que podem lhe dar todas as informações necessárias, no que precisar estou a disposição.

O meu aquário tem poucas plantas, atualmente uso como substrato, areião e nada mais, porém tenho uma boa iluminação e adiciono um pouco de CO2 e nutrientes liquidos, dessa maneira estou conseguindo uma evolução legal das minhas plantas, porém a minha grande dificuldade é que moro numa região muito distante e isso me atrapalha muito, pq tudo que preciso, tem que vir de fora e custa muito caro.

Abraço
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Qua Jun 27, 2012 2:54 pm

Mauro

Achei esse link que o cara da uma passada geral, acho que vai te ajudar bastante.

segue o link: http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 62c331d2a0

Abraço
Avatar do usuário
Mauro Nakatani
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2522
Registrado em: Seg Jan 14, 2008 7:06 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Mauro Nakatani » Qua Jun 27, 2012 7:32 pm

Ivan, obrigado pelas dicas, realmente tenho de fazer uma opção, ou planta ou peixe...kkkkkk, estou muito inclinado para um desafio de plantas, porém sei que se frustar as nossas expectativas se deve muito a elas serem muito elevadas, porisso antes de começar gostaria de trocar muitas idéias e pesquisar bastante, pode ser que no final so pedra e pau mesmo enfeitem o aquario, mas antes vou pesquisar bastante.

O custo de um aquario é compatival a uma boa tralha de pesca, acho que vou vender minha tralha e investir num aquario, já que não estou pescando nada...kkkkk

De tudo que li até agora, a parte de CO2, e nutrição é a que me deixou mais confuso, mas vou ler mais para ver o que consigo entender.

Vi seu topico e sua luta, como esta hoje, os peixes?
Brincando de artista - www.iscasdomauro.com.br ; helices 100%
Avatar do usuário
Ivan Miraldo
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2014
Registrado em: Ter Fev 13, 2007 12:42 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan Miraldo » Qui Jun 28, 2012 10:40 am

Maurão , como meu xara ja falou , vc tem que ter uma ideia primeiro de oque vai querer ter para enfeitar em sua casa . O aquarismo tem diversas opções inde de plantados, ciclideos , acidos e por ai vai . Na minha opinião eu montaria um aqua mais basico com agua neutra , temperatura na faixa de 25 graus aonde é possivel criar diversos tipos de peixes e algumas plantas vão bem tambem sem muito esforço e mesmo assim vai quebrar muito a cabeça rsss
Passsado um tempo de experiencia voce vai ter definido um pouco mais o seu gosto e ai parte para um aqua mais especifico . Aquarismo é igual pesca , tem gente que gosta de tucunas , tem os viciados em bass , em robalos e tem os que são iguais a mim , que acabo entrando em qq pescaria e me mtando pq tenho q ter a tralha para cada tipo . Hoje de aquarismo por ter mudado de casa para um apartamento tenho apenas um plantado com discus e um tanque de nishiki koi na chacara mas ja tive em casa simultaneamente um outro tanque que eu conciliava carpas , kinguios cometas e tucunares e apaiaris , um aqua de 1700ltrs de ciclideos grandes , um marinho e uma criação de bettas halfmoon com uns 500 peixes . Quando tiver uma ideia doque montar mesmo é só dar um toque que estarei a inteira disposição .

Abrs
IVAN MIRALDO
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Qui Jun 28, 2012 3:06 pm

Maurão

Deu pra ver que meu Xará ai manja do assunto heim, o cara ja teve de tudo em casa, então certamente ele poderá te ajudar, caso vc venha ter algum problema no futuro.

Mas basicamente falando, vc pode montar um aquário semelhante ao meu, porque requer pouca manutenção e não precisa desse investimento todo, porém eu só fiz esse aquário por falta de opções e conhecimento, pois se tivesse pesquisado mais antes, teria queimado muitas etapas e tido muito menos dores de cabeça hehehe.

Acho que um aquário de 250 lt é um tamanho legal pra começar, pois depois que estabilizar vc pode ficar bem despreocupado, mas precisa ter paciência pq o processo é de aproximadamente 01 mês de agua sem peixes dentro aquário para que a agua se estabilize.
Quanto as plantas, acho essencial ter pelo menos algumas como no meu caso, faça a opção por plantas de baixa manutenção que elas se desenvolvem praticamente sozinhas e vc nem precisará de substrato fértil como também é o meu caso.

Quanto aos peixes é mais questão de gosto, eu particularmente gosto muito de Neons e Acarás Bandeiras, mas atualmente estou somente com 01 bandeira e estou com outros peixes no meu aquário, mas logo vou troca-los.

Meu aquário agora esta totalmente estabilizado, faço as trocas parciais de água de 20% por semana e adiciono um pouco de nutrientes e barcono liquido para não faltar nutrientes para as plantas, que apesar de poucas acabam de certa forma exigindo pelo menos uma fonte de carbono e nutrientes.

Seguem umas fotos.

Tamanho. 1.10 X 0,45 (A) x 0,36 (L)
Fauna atual:
01 Beta
01 Acara Bandeira véu
04 Tricogaster
04 corydoras
01 espadinha lyra que ganhei

Ph 6.8

Flora:
Amazonense
Higrophyla Rio
Hygrofila disformis
rotala sp gremm

tenho também umas valisnérias, mas elas não estão de dando bem com o carbono liquido, estão morrendo.

Imagem

Lado direito
Imagem

Imagem

Imagem

Neste lado ja precisei fazer algumas podas e replantios, acho que daqui ins 2 meses ja vai dar um efeito legal no aquario, pois vou ir mudando as plantas aos poucos e fazendo uma distribuição mais uniforme.



Beta indo pra toca
Imagem

Imagem

abraço
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Qui Jun 28, 2012 3:16 pm

Maurão

Quanto ao CO2 e nutrientes, não tem muito segredo, tudo isso tambem esta diretamente ligado a quantidade de luz que vc tiver no aquário, é mais ou menos assim.

Se vc tiver um aquário de 100 litros e colocar 01 lampada HQI de 150W pra iluminar o aquário, suas plantas vão ter um crescimento vertiginoso, porém para que elas crescam, elas precisam de nutrientes e de CO2, que são necessariamente retirados da água e do substrato. No entanto é quase impossivel que um aquário comapenas 100 litros e poucos peixes consiga produzir co2 em abundância para atender a demanda dessas plantas e muito menos a necessidade de nutrientes, então você é obrigado a dar uma força, quanto aos nutrientes, ou vc coloca um substrato rico em nutrientes ou adiciona periodicamente nutrientes liquidos e quanto ao carbono, vc pode adicionar o carbono liquido ou de preferência introduzir uma garrfa de CO2 com um difusor, dessa maneira suas plantas poderão se desenvolver a pleno vapor.


Por outro lado, se nesse mesmo aquário de 100 litros, vc colocar um unica lampada tubular de 30W, suas plantas crescerão bem lentamente, e como resultado, consumirão poucos nutrientes e pouco CO2, sendo assim, se vc tiver uma população normal no seu aquario, eles praticamente darão conta do recado de alimentar as necessidades das plantas.


Claro que não é exatamente assim como disse, dei apenas 02 exemplos pra que vc entenda mais ou menso como as plantas agem em função da iluminação, ou seja, muita iluminação, tem que ter muito tudo, pouca iluminação, menos tudo.

Abraço
Responder

Voltar para “- OS PEIXES EM NOSSAS CASAS - O FÓRUM SOBRE AQUARISMO -”