Aquário Plantado - Microsoruns e Anubias

Aquarismo ou aquariofilia é a um hobby relaxante onde podemos criar os peixes que tantas alegrias nos dão em nossas pescarias. Este espaço é um local de trocas de conhecimentos e experiencias ...
Sejam bem vindos ... ...
Avatar do usuário
Tohru Suzuki
CALOURO
Mensagens: 48
Registrado em: Ter Abr 03, 2012 12:00 pm
Cidade:

Aquário Plantado - Microsoruns e Anubias

Mensagem por Tohru Suzuki » Qui Dez 06, 2012 8:37 am

Este é um aquário plantado que meu irmão (Rony) apelidou de "Aquapreguiçoso".

Preguiçoso, por exigir pouca manutenção e podas, além de não necessitar a injeção de CO2 (com CO2, as plantas ficariam mais exuberantes e o crescimento melhor)
Básicamente usando plantas que exigem pouca iluminação, como Microsoruns, Anubias e Musgos. O inconveniente é o custo inicial das plantas e o crescimento lento das mesmas, mas que compensa.

Imagem

Neste Layout (montado em 2005), foram utilizados:
Microsorum pteropus
Microsorum pteropus "Windelov"
Microsorum pteropus "Narrow"
Anubias barteri "Nana"
Taxiphyllum barbieri "Musgo de Java"
Troncos e Pedras

Depois de 7 anos, veja como está o aquário...

Imagem

É feito apenas uma TPA (troca de água parcial) e limpeza de fundo (detritos) uma vez por semana (o ideal seria talvez 2 vezes/ semana)
Notem como as "Windelovs" formaram um maciço bem bacana... De vez em quando tiro algumas mudas para não deixar saturar as plantas...

Foi adicionado uma ressurgência na frente do aquário, lembrando as nascentes do rio Sucuri (Bonito-MS).
Vou ver se na próxima manutenção faço um videozinho e posto depois.

É uma ótima opção para quem tem pouco tempo para se dedicar ao "Aqua".

Abraços...
Imagem
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Qui Dez 06, 2012 11:29 am

Grande Tohru

Seu Aquário esta lindo, ainda mais sabendo que vc utiliza plantas de baixa manutenção.

Vi no rodapé da sua mensagem um banner da Aqua suzuki, então logo imaginei que só podia vir coisa boa nesse tópico hehehe.

Sou fã das suas montagens e bem que gostaria de aprender um pouco, pois em questão de montagem sou nota zero rsrs.

Abraço e parabéns
Avatar do usuário
Tohru Suzuki
CALOURO
Mensagens: 48
Registrado em: Ter Abr 03, 2012 12:00 pm
Cidade:

Mensagem por Tohru Suzuki » Sex Dez 07, 2012 10:10 pm

Ivan escreveu:Grande Tohru

Seu Aquário esta lindo, ainda mais sabendo que vc utiliza plantas de baixa manutenção.

Vi no rodapé da sua mensagem um banner da Aqua suzuki, então logo imaginei que só podia vir coisa boa nesse tópico hehehe.

Sou fã das suas montagens e bem que gostaria de aprender um pouco, pois em questão de montagem sou nota zero rsrs.

Abraço e parabéns
Ivan... Na verdade quem faz as montagens é o meu irmão, o Rony... Eu administro o site de Aquapaisagismo dele... Fico tentado a montar um aquário, plantas e equipamentos não faltam para isso... Mas nos finais de semana eu saio para pescar... hauhuahuaua

Parabéns pelo seu aqua...
Qualquer dúvida é só perguntar...

Abraços...
Imagem
Avatar do usuário
Igor Andrei
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1194
Registrado em: Dom Abr 08, 2007 9:40 am
Cidade:

Mensagem por Igor Andrei » Sex Dez 07, 2012 10:30 pm

parabéns, tá muito bonito
eu adoro plantados mas acabei me desfazendo pq deu muito trabalho hehehe
esse seu é sob medida pra mim kkkk
Pescar e soltar é só começar...
Avatar do usuário
Tohru Suzuki
CALOURO
Mensagens: 48
Registrado em: Ter Abr 03, 2012 12:00 pm
Cidade:

Mensagem por Tohru Suzuki » Sáb Dez 08, 2012 5:55 pm

Igor Andrei escreveu:parabéns, tá muito bonito
eu adoro plantados mas acabei me desfazendo pq deu muito trabalho hehehe
esse seu é sob medida pra mim kkkk
Obrigado Igor...
Nesse caso de aquário, essas plantas são bem rústicas, pouca iluminação é o suficiente para manter as plantas... É claro que se vc der mais condições... elas vão crescer mais rápidamente...
Não sei o tamanho do seu aqua... mas de repente vc pode começar com um layout de ilha (onde o maciço de plantas fica mais ao centro) e à medida que as plantas forem aumentando vc muda depois...
Algumas pedras grandes e troncos vão dar um toque muito legal...
Se vc se animar... não vai se arrepender... imagine com um cardume de neons e alguns acarás-bandeira (eu particularmente gosto muito dos bandeiras comuns)...

Ah... vou postar o video da nascente d'água...
<object width="560" height="315"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/_4IIxOKvFCE?ve ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/_4IIxOKvFCE?version=3&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" width="560" height="315" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>

abraços...
Imagem
Avatar do usuário
Igor Andrei
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1194
Registrado em: Dom Abr 08, 2007 9:40 am
Cidade:

Mensagem por Igor Andrei » Sáb Dez 08, 2012 6:17 pm

valeu pelas dicas eu mantive por 8 anos, plantado e com neons, mas gostaria de ter um cardume de mato grosso junto, só que os neons foram morrendo aos poucos (de velhos eu acho hehehe) e eu não repus, quando o último se foi fechei o aqua. Mas ainda vou montar um decente!
abraço!
Pescar e soltar é só começar...
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Qui Fev 07, 2013 10:43 am

Poxa Tohru

Essa nascente ficou muito legal, como se faz isso?

Basta colocar uma mangueria embaixo do substrato?

Gostei muito da idéia, abraço.
Avatar do usuário
Artur Miranda
CALOURO
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Nov 14, 2012 2:28 pm
Cidade:

Mensagem por Artur Miranda » Dom Jun 09, 2013 7:36 pm

Parabéns pelo aquário, sensacional!!

qual a iluminação que você utilizou? quantas horas/dia?
você utilizou substrato fertil ou so complementa com aqueles complementos liquidos/pastilha?
estava querendo comprar nesse site de vocês, existe chance de mandar para mim em bh tipo sedex 10, mandou chegou?? HAHAH


Valeu!!
Artur
Em terra de saci todo chute é voadora!!
Responder

Voltar para “- OS PEIXES EM NOSSAS CASAS - O FÓRUM SOBRE AQUARISMO -”