O que preciso para um Aquario de 190 Litros

Aquarismo ou aquariofilia é a um hobby relaxante onde podemos criar os peixes que tantas alegrias nos dão em nossas pescarias. Este espaço é um local de trocas de conhecimentos e experiencias ...
Sejam bem vindos ... ...
Avatar do usuário
Thiago Zardo
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 195
Registrado em: Ter Fev 22, 2011 9:43 pm
Cidade:

O que preciso para um Aquario de 190 Litros

Mensagem por Thiago Zardo » Seg Abr 08, 2013 2:10 pm

Pessoal, boa tarde...

seguinte, to querendo, e com coragem de fazer um aquário que faz muito tempo que quero!

e gostaria de tirar algumas dúvidas!

meu espaço, e que penso que de um bom aquário! lembrando que sou totalmente leigo nisso, até hoje só tive peixe beta!

1,10mt comprimento X 0,35cm Profundidade x 0,50 de Altura

pelo que o vidraceiro me disse, daria em torno de 190 litros de aguá!

o que queiro saber, é o seguinte!

o que preciso comprar pra ele, tipo o básico pra começar. pra oxigenação da agua, filtros, iluminação e tudo o que vcs acharem necessário ter!

e o que quero ter nele, por enquanto por causa do custo, pq pelo que vi vai fica meio salgado a brincadeira, vou por alguns peixes ornamentais mesmo. mais depois queria colocar um peixe de rio, pensei numa traira, ou um douradinho, ou até um pintadinho, só que dai quando eu conseguir esse peixe, penso que esse tamanho suporte um unico peixe...

o que me dizem!

lembro, que sou leigo, sempre gostei, mais não entendo muita coisa ok! então se falei alguma besteira, desde já me desculpem!!

estou no aguardo!
Avatar do usuário
Jean Marcell Melere
ANZOL DE OURO
Mensagens: 516
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:51 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jean Marcell Melere » Seg Abr 08, 2013 4:25 pm

Então Thiago...
Antes de voce montar um aquario, leia muito, mas muito sobre aquarismo. Filtragem, equipamentos, ciclagem, PH, Dureza, Aqua-safe, Cascalhos, tudo relacionado.

Peixes carnivoros fazem uma sujeira danada, o recomendado eh cerca de 10x o volume do aquario/hora, ou seja, chegando em torno de 1750 l/h esta bom, devido a litragem real do aqua. Alem disso um filtro que comporte bastante midi filtrante. Para predadores, muita manta, carvao ativo (se puder usar purigem melhor), e muita ceramica ou bio balls.
Pesquise sobre filtros internos (indico o zanclus FBM 155 com bomba sarlo better), externos (Litwin eh barato, é brasileira, a assistencia é facil, e consegue peça facil e barato), e canister (mais caros, mas valem a pena, nao dao muito barulho, ficam escondidos, e comportam bastante midia)

Iluminação nao precisa ser muita, visto que provavelmente voce nao colocara plantas naturais, entao cerco de 75 watts ja esta otimo para esse aquario. Ja compre tambem um timer para ligar e desligar as lampadas todos os dias na hora certa.

Termostato, que é nada mais que um aquecedor que se desliga na temperatura programada, afinal, voce nao vai querer cozinhar seu peixe né? A media eh de 1 watt/litro, mas isso depende da regiao em que voce mora. Se for numa cidade fria, compre um de 200, ou 2 de 100, assim a temperatura ficara sempre estavel, e a imunidade do seu peixe ficara maior, alem de ele estar "sempre ativo"

PH
Consulte o Ph de conforto da especie que voce pretende colocar. Encima do Ph voce vai decidir qual cascalho colocar. Predadores geralmente preferem aguas mais acidas, com o ph na faixa dos 6.6, um ou dois troncos (deve ser tratado, voce encontra em lojas de aquarismo) já resolvem a questao do Ph. Cascalhos com brita ou conchas deixam o Ph alcalino.

Testes e produtos
Testes de Ph, Cloro, Aqua-safe, dureza, etc...

Depois de montar, deixe o aquario ciclar por 30 dias SEM PEIXES, até que as bacterias beneficas se formem na ceramica ou bio-balls, só depois introduza os peixes

Alem disso, voce vai precisar de um balde exclusivo pro aquario (pode ser qualquer um, desde que use somente para este fim), sifão, esponja ou limpador magnetico, etc...

E é claro, tempo para curtir seus peixinhos...
Uma dica sobre o peixe, um Oscar seria o ideal. É um peixe bonito, voraz, ativo, reconhece o dono, etc... Minha experiencia com traira em aquario foi um peixe parado no meio das plantas o dia todo sem fazer nada, só comia a noite sem ninguem por perto...

A principio, que eu lembre, é isso

Abraços
"Ninguém é tão feio como na identidade, tão bonito como no Orkut, tão feliz como no Facebook, tão simpático como no Twitter, tão ausente como no Skype, tão ocupado como no MSN e nem tão bom como no Curriculum Vitae."
Avatar do usuário
Thiago Zardo
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 195
Registrado em: Ter Fev 22, 2011 9:43 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Zardo » Seg Abr 08, 2013 10:57 pm

Jean, desde já, te agradeço muito pela atenção, já me abriu um amplo campo de pesquisas, já estava lendo sobre alguma coisa à algum tempo, mais nada detalhado, agora que to decidido em construir ele que estou levando as pesquisas mais a sério

apesar de achar lindo, sem comparação com um aquário normal, to pensando em fazer ele normal mesmo, sem nada plantado, pq pelo que entendi, assim não tenho que me preocupar muito com a iluminação ideal, e o CO2, se estou errado me corrija! e ainda ter um custo bem menor, pq como não tenho nada ainda, vai ficar meio salgado! rsrss...

mais com certeza com o tempo, e com a experiencia vou atualizando ele... plantado é um show a parte!

quanto aos peixes, estou focado em um douradinho, ou um pintadinho!

será que se eu comprar um alevino de cada, posso colocar os dois?? será que se forem do mesmo tamanho algum mataria o outro??

e o que me diz quanto a alimentação deles, tenho lambaris a vontade, tem umas lagoas no sitio do meu sogro lotadas de lambaris, rsrsss...
mais posso alimentar eles com ração também, e complementar com lambaris, tipo uma vez na semana??

e quanto a limpeza, se eu colocar filtro de primeira, e tudo mais, de quanto em quanto tempo tenho que trocar a água desse aquário??

não sei se é boato, ou mentiram pra mim, mais um dia um camarada me disse que trocava a água a cada 6 meses, existe isso?? todo esse tempo sem trocar a água??

e mais uma dúvida, vejo fotos na internet, aquários com a água 100% limpa, muito bonitas, nas lojas tbm tudo perfeito, mais hoje fui ver um aquário de um camarada aqui, e percebi que a água estava meio suja, e ele me disse que troca a água a cada 15 dias, só que ele tbm disse que nunca pesquisou nada, simplesmente começou ele mesmo a fazer aquários, até fui ver, pois ele está com um bem parecido com esse que eu quero montar, em tamanho! me disse que já perdeu as contas de quantos peixes morreram, mais é nítido que ele foi aprendendo com os erros, simplesmente metendo a cara e fazendo, ele próprio fez um filtro, ficou gigante pra fora do aquário! a duvida é o seguinte, o filtro que faz a água fica sempre limpa e transparente? tem mais algum segredo quanto a isso??

e mais uma, é preciso colocar os cascudos juntos pra limpar o aquário?? será que o dourado e/ou o pintado não irão jantar os bixinhos? rsrss...

aceito ajuda, criticas e sugestões de todos!
Avatar do usuário
Jean Marcell Melere
ANZOL DE OURO
Mensagens: 516
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:51 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jean Marcell Melere » Ter Abr 09, 2013 8:54 am

Thiago Zardo escreveu:Jean, desde já, te agradeço muito pela atenção, já me abriu um amplo campo de pesquisas, já estava lendo sobre alguma coisa à algum tempo, mais nada detalhado, agora que to decidido em construir ele que estou levando as pesquisas mais a sério

apesar de achar lindo, sem comparação com um aquário normal, to pensando em fazer ele normal mesmo, sem nada plantado, pq pelo que entendi, assim não tenho que me preocupar muito com a iluminação ideal, e o CO2, se estou errado me corrija! e ainda ter um custo bem menor, pq como não tenho nada ainda, vai ficar meio salgado! rsrss...

mais com certeza com o tempo, e com a experiencia vou atualizando ele... plantado é um show a parte!

quanto aos peixes, estou focado em um douradinho, ou um pintadinho!

será que se eu comprar um alevino de cada, posso colocar os dois?? será que se forem do mesmo tamanho algum mataria o outro??

e o que me diz quanto a alimentação deles, tenho lambaris a vontade, tem umas lagoas no sitio do meu sogro lotadas de lambaris, rsrsss...
mais posso alimentar eles com ração também, e complementar com lambaris, tipo uma vez na semana??

e quanto a limpeza, se eu colocar filtro de primeira, e tudo mais, de quanto em quanto tempo tenho que trocar a água desse aquário??

não sei se é boato, ou mentiram pra mim, mais um dia um camarada me disse que trocava a água a cada 6 meses, existe isso?? todo esse tempo sem trocar a água??

e mais uma dúvida, vejo fotos na internet, aquários com a água 100% limpa, muito bonitas, nas lojas tbm tudo perfeito, mais hoje fui ver um aquário de um camarada aqui, e percebi que a água estava meio suja, e ele me disse que troca a água a cada 15 dias, só que ele tbm disse que nunca pesquisou nada, simplesmente começou ele mesmo a fazer aquários, até fui ver, pois ele está com um bem parecido com esse que eu quero montar, em tamanho! me disse que já perdeu as contas de quantos peixes morreram, mais é nítido que ele foi aprendendo com os erros, simplesmente metendo a cara e fazendo, ele próprio fez um filtro, ficou gigante pra fora do aquário! a duvida é o seguinte, o filtro que faz a água fica sempre limpa e transparente? tem mais algum segredo quanto a isso??

e mais uma, é preciso colocar os cascudos juntos pra limpar o aquário?? será que o dourado e/ou o pintado não irão jantar os bixinhos? rsrss...

aceito ajuda, criticas e sugestões de todos!

Realmente um plantado é show de bola, mas exige mais cuidado $$
Oque voce pode fazer, é colocar cabombas e elodeas.
As cabombas sao faceis de achar, baratas, não precisam de iluminação especifica nem substrato fertil, e voce pode começar comprando 3 mudinhas, a partir dai vá cortando quando chegar na flor da agua, e essa parte cortada vc planta, que já começa a crescer uma nova muda...

Agora vamos as perguntas...

"será que se eu comprar um alevino de cada, posso colocar os dois??"
Pode sim comprar os 2, mas se forem bem pequenos. Esses peixes crescem rapido e sao territorialistas. Apesar de algumas especies andarem em cardume, o comportamento no aquario geralmente é outro...

"será que se forem do mesmo tamanho algum mataria o outro??"
Como nada é exato, nao posso te dizer certamente o que vai acontecer, mas provavelmente, quando atingirem um determinado tamanho, os 2 vao fechar o pau...

"e o que me diz quanto a alimentação deles, tenho lambaris a vontade, tem umas lagoas no sitio do meu sogro lotadas de lambaris, rsrsss...
mais posso alimentar eles com ração também, e complementar com lambaris, tipo uma vez na semana??"
Dependendo de onde voce conseguir esses alevinos, voce tera que acostumar eles com a ração, nao por necessidade nutricinal, mas o lambari todo dia vai sujar demais a agua, entao vai dando lambari, minhoca, e sempre aos poucos deichando ração, ai pode dar ração, e o lambari pode dar uma ou 2 vezes por semana.

"e quanto a limpeza, se eu colocar filtro de primeira, e tudo mais, de quanto em quanto tempo tenho que trocar a água desse aquário??"
Vai depender da alimentação. Lambari suja bastante.
Um pouco sobre sujeira. Bastante gente pensa que sujeira é apenas a sujeira mecanica, mas não. A sujeira perigosa no caso do lambari como alimento, é que ficam restos do animal em suspesnsão na agua, e esses restos se decompoem, causando amônia, e isso sim é perigoso.

"não sei se é boato, ou mentiram pra mim, mais um dia um camarada me disse que trocava a água a cada 6 meses, existe isso?? todo esse tempo sem trocar a água??"
Olha... com alimentos vivos acho meio dificil trocar só a cada 6 meses, já com ração pode ser que aconteça. Isso depende mais da estabilização do aquario. O meu tenho a mais de 3 anos com os mesmos peixes, esta estabilizado, já fiquei 4 meses sem fazer a TPA (troca parcial da agua), com os niveis de amonia controlados. Com alimento vivo, eu faria a TPA todo mes, cerca de 30 a 40% da agua, mas pra isso existem os testes. Vai fazendo os testes que voce logo vai ver de quanto em quanto tempo vai precisar. Outra coisa que muda bastaaante, mais doque o alimento vivo, é a qualidade da ração. Eu usei Alcon por um tempo, e hoje nao recomendo mais, suja muuito mais a agua que as raçoes da Tetra e Sera. Procure pela tetra ou sera, paga um pouquinho amis mas nao se arrepende, ração dura um monte...

"e mais uma dúvida, vejo fotos na internet, aquários com a água 100% limpa, muito bonitas, nas lojas tbm tudo perfeito, mais hoje fui ver um aquário de um camarada aqui, e percebi que a água estava meio suja, e ele me disse que troca a água a cada 15 dias, só que ele tbm disse que nunca pesquisou nada, simplesmente começou ele mesmo a fazer aquários, até fui ver, pois ele está com um bem parecido com esse que eu quero montar, em tamanho! me disse que já perdeu as contas de quantos peixes morreram, mais é nítido que ele foi aprendendo com os erros, simplesmente metendo a cara e fazendo, ele próprio fez um filtro, ficou gigante pra fora do aquário! a duvida é o seguinte, o filtro que faz a água fica sempre limpa e transparente? tem mais algum segredo quanto a isso??"
Como te falei antes, o filtro precisa de 3 estagios, filtragem mecanica, quimica e biologica. Se voce montar um filtro apenas com o perlon para filtragem mecanica, a agua vai estar aparentemente limpa mas nao vai estar "saudavel". O que pode deixar a agua suja, geralmente meio verde, é deixar o aquario em algum lugar onde pegue sol. O aquario nao pode pegar sol, a nao ser que voce tenha um filtro UV (que sao bem caros). Sobre a troca da agua, tambem não é só tirar um pouco de agua com um balde e colocar agua nova. A sujeira fica debaixo do cascalho, e voce vai precisar um sifão pra tirar a sujeira. A agua estar limpa ou nao, depende de muitas coisas, entr elas isso do sol, a capacidade da bomba, quantidade e qualidade das midias filtrantes, etc...

"e mais uma, é preciso colocar os cascudos juntos pra limpar o aquário?? será que o dourado e/ou o pintado não irão jantar os bixinhos? rsrss..."
Cara, por experiencia propria. É bem legal ter um cascudinho, mas o bixinho mais suja que limpa. O dia que voce ver as fezes desse animal, vai saber doque estou falando kkkk. Se mesmo assim quiser colocar, acredito que nao havera problemas, o cascudo se defende bem e geralmente nao causa problemas (ao menos com o scar sei que nao da problema), mas o cascudo precisa de um tronco, onde ele provavelmente ficara 80% do tempo. O tronco é obrigatorio pro cascudo, pois dali ele tira as fibras, e só assim a limentação vinga direito. O ideial é uma vez por semana colocar uma rodela de batata (tem gnt que coloca cenoura) durante a noite pro cascudo "chupar", e tirar pela manha.




Qualquer duvida, só chamar.
Nao sou um ótimo conhecedor, e qualquer erro, me corrijam por favor...
"Ninguém é tão feio como na identidade, tão bonito como no Orkut, tão feliz como no Facebook, tão simpático como no Twitter, tão ausente como no Skype, tão ocupado como no MSN e nem tão bom como no Curriculum Vitae."
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Ter Abr 09, 2013 2:51 pm

Olá Thiago

Que legal que vc esta querendo montar um aquário e mais legal ainda é saber que vc esta pesquisando antes, isso ajuda você a queimar etapas e evitar o sofrimento dos peixes, parabéns.

Bom o Jean já te ajudou muito, então vc já tem um caminho a seguir, mas gostaria de fazer alguns comentários também, especialmente sobre aquários plantados e Trocas parciais, pois já sofri um bocado com isso hehehe.

Quanto aos aquários plantados, hoje posso afirmar que com muito menos dinheiro é possivel vc manter um aquário saudável e bonito, vc precisa somente de disciplina para conseguir isso. Claro que se vc quiser um aquário com plantas muito exigentes, precisará de muita dedicação e uma boa grana pra conseguir resultados expressivos. Mas, seguindo na linha do aquário plantado simples, vc pode ter plantas como Amazonenes, Hygrofilas de várias espécies, e até alguns carpetes que são de baixa manutenção, basta que vc tenha a dosagem correta dos seguintes elementos: Luz x C02 X nutrientes

Luz: Se tiver um aquário de 200 litros, vc precisa ter no minimo 100W de iluminação no seu aquário (Obs: Existem tipos especificos de lampadas para serem usadas em aquários)

CO2: Toda planta precisa de CO2 para crescer, isso pode ser conseguido de várias maneiras, desde cilindros especiais as tradicionais garrafadas de CO2 que são fabricadas em casa por qualquer pessoa ( Meu caso hehehe) além de Carbono liquido que pode ser um substituto para tudo isso, mas com um crescimento das plantas mais lento.

Nutrientes: Se vc tiver Luz adequada e CO2 adequado, suas plantas crescerão saudáveis, mas neste caso você precisa dar suporte à este crescimento, sendo assim vc precisará alimenta-las através de nutrientes liquidos ou através de substratos férteis. No caso de serem plantas simples, basta a utilização de nutrientes líquidos para conseguir o resultado esperado.

Conclusão, se vc seguir a cartilha direitinho, dosando esses 03 fatores de maneira correta, você poderá ter plantas bonitas e saudáveis em seu aquário e de quebra evitará as temidas algas que são frequentes em aquários desajustados, pois existem pessoas que exageram na iluminação mas deixam faltar nutrientes ou vice versa, isso causa estragos terríveis em aquários plantados.

Troca Parcial de água.
Cara, isso é um fator fundamental para que vc mantenha a saúde de seus peixes em dia.
Isso se aplica principalmente pra iniciantes, pois, aquários novos ainda não tem uma biologia adequada e isso pode causar muitos problemas no meio. Apenas pra ilustrar, vou explicar mais ou menos como funciona o processo da biologia do aquário, assim vc poderá entender melhor.

Um aquário de 100 litros que possua 10 peixes produzem diariamente uma certa quantidade de excrementos, adicione a isso restos de comida e mais algumas coisas, tudo isso gera amônia que é altamente prejudicial aos peixes, então a troca parcial de água diminui a amônia, melhorando a qualidade da água.
No entanto quando o seu aquário estiver estabilizado, seu filtro e seu aquário possuirão um colonia de bactérias capaz de neutralizar os efeitos da amônia tóxica, pois eles processam essa amônia, transformando-a em Nitritos que também são tóxicos, mas nesse caso, outro tipo de bactéria entra em ação e o nitrito é transformado em nitrato que não causa mal ao peixes desde que seja em quantidade baixas. Acontece porém que como o aquário é um sistema fechado, esse processo não tem fim, então todo dia a amonia e o nitrito serão processados em nitratos e esse nitrato em algum momento começara a prejudicar seus peixes, deixando eles suscetíveis a doenças e outras situações, então, o único modo de vc conseguir diminuir essa quantidade elevada de nitratos é com as trocas parciais OK?

Se vc tem um aquário muito grande e com população controlada, vc pode se dar ao luxo de passar mais tempo sem fazer essas trocas, mas por outro lado se o seu aquário for menor e super populado, acredite, em pouco tempo vc terá problemas.

E pra finalizar, vc disse que gostaria de um aquário de 1.10 x 0,35 X 0,50 , o tamanho é adequado para quem quer começar, mas se vc puder aumentar um pouquinho seria melhor, acredito que um aquário de 1.10 x 0,50 x 0,50 seria muito interessante, pois teria capacidade para 275 litros o que lhe permitiria criar peixes mais interessantes como os acarás bandeiras, acaras discos ou outra espécie qualquer. Lembrando também que quanto maior o aquário, menor é a manutenção.

Quanto aos peixes carnivoros, estou com o Jean, vc precisa de um aquário bem maior para essas espécies, eu tenho um projeto para um aquário de tucunarés, mas para isso pretendo montar um aquário de no mínimo 1.200 litros.

Nossa, ja falei demais, boa sorte ai no seu projeto e qualquer coisa que puder ajudar, estou a disposição..
Abraço
Avatar do usuário
Thiago Zardo
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 195
Registrado em: Ter Fev 22, 2011 9:43 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Zardo » Ter Abr 09, 2013 9:42 pm

Jean, e Ivan, que aula que vcs me deram heim!!

muito obrigado mesmo aos dois, aprendi muito com vocês hj! show de bola!

seguinte,

estou decidido e focado nisso, hj fui resolver umas coisas da minha loja numa cidade maior aqui da região, e procurei uma loja de aquários, e tentei tirar algumas dessas dúvidas com ele, mais senti ele sempre com o pé atras, e achei tudo muito caro na loja!! um exemplo, ele queria que eu comprasse esse filtro externo atman HF-0800 de todo jeito, e por 200,00 ele me disse que daria conta sobrando desse aquário, que faria a biologia e tudo, mais fiquei com medo, e não comprei nada, queria pedir a opinião de vocês antes, e quando cheguei em casa fui olhar o preço do filtro na internet e achei o mesmo dele por 129,00 e com dois refis ainda! rsrs...

outra coisa, como vcs disseram quanto maior o aquário melhor, só que o espaço onde o aquário vai ficar, posso deixar ele até 1,10mt (C) x 0,40c(P) x 0,60(A) acho que vou fechar com o vidraceiro amanhã nesse tamanho, aumentei mais 5cm de profundidade e mais 10cm de altura, mais na altura é só para o móvel encaixar melhor, e da um acabamento melhor com a madeira, mais com água vai até os 50cm de altura....

agora mais duas dúvidas, quero comprar o básico, preciso da indicação de um bom filtro que de conta desse aquário, um termostato, e iluminação, disse que pra esse aqua uma de 75 a 100wats resolve, mais qual tipo de lampada é o ideal? e o que mais acham que precisa? quais sites são confiáveis e com bom preços encontro essas coisas?

o vidro já vou fechar amanhã, o móvel onde ele vai ficar já está definido e fechado, só que o cara vai esperar o aquário ficar pronto pra poder medir ele já pronto, pra fazer os encaixes e acabamentos perfeitos, pois como vai ficar na sala da minha casa, tem que ficar bem acabado.

enquanto resolvo essas coisas, e aguardo o aqua e o móvel ficar pronto, tem muito material pra ler, muito mesmo, já separei muita coisa aqui!!

mais uma vez, obrigado a todos, e estou aguardando mais dicas e sugestões!!

Att.
Thiago
Avatar do usuário
Thiago Zardo
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 195
Registrado em: Ter Fev 22, 2011 9:43 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Zardo » Ter Abr 09, 2013 9:56 pm

mais uma coisa, quero por um tronco dentro dele, vi seu aquário Ivan, numa foto num post aqui mesmo, um tronco de mangue, e lá vc disse que está tratado com água sanitária, como assim, não entendi essa parte? e posso colocar qualquer tronco, digo qualquer tipo de madeira? por que gosto muito do pé de jabuticaba, acho a madeira seca muito linda, dependendo do tronco deve fica show em um aquário??

e no fundo, quero colocar uns cascalhos menores, outros maiores, e areia, pra "tentar" deixar o mais natural possível, com a aparência de um fundo do rio mesmo!! quais cascalhos e areia indicados pra isso, pra não deixar a água alcalina, e muito acida??

Thiago
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Qua Abr 10, 2013 8:38 am

Thiago

Um dos melhores filtros para aquários de água doce são os Canister, porque eles tem bastante espaço para colocar material filtrante e cerâmicas que te ajudarão na filtragem biológica, infelizmente esse filtro não é barato e para o seu aquário o recomendado seria um filtro de 1.000 a 1.200 litro de vazão/hora.
Eu fiz um filtro caseiro e se vc observar no meu post, da pra ter uma ideia de como foi fácil montar um, o problema porém é que um filtro feito em casa, geralmente apresenta vazamentos quando não são bem feitos, o meu só apresenta vazamento quando eu faço a manutenção e sempre preciso trocar o silicone da tampa para sanar o problema.

Mas se vc quiser comprar o filtro externo para começar, também da certo, o único senão é a falta de espaço para vc colocar as cerâmicas, mas vc pode colocar dentro do filtro pelo menos um pouco. Neste caso a ciclagem do aquário vai demorar um pouco mais, mas acredito que em 01 mês já vai estar no ponto.

Quanto ao tronco, o ideal é que o tronco afunde, pois a maioria deles ficam flutuando hehehe, e quando vc decide pegar um tronco da natureza o problema é ainda maior porque ele vem cheio de sujeira e as vezes pode estar contaminado ou com algum fungo ou sei lá o que, recomendo então que procure um tronco em uma loja especializada, pois geralmente eles ja vem tratados e vc não terá dor de cabeça.
O tratamento no tronco é necessário pois eles soltam um pigmento que deixa a água escura, então esse tratamento é longo e precisa de alguns procedimentos que as vezes nem todos estão dispostos a fazer, seja por tempo ou por falta de espaço.
No meu caso, eu comprei um tronco de mangue numa loja, mas o tratamento do sujeito não foi adequado e meu aquario ficou com a água com cor de chá, então fiz o tratamento com sal grosso e água quente, mas não resolveu, então parti pra ignorância e mergulhei ele em água sanitária, deixei o sujeito lá por 02 dias e ele ficou totalmente branco kkkkk, então deixei ele em água natural por 01 semana e joguei dentro do aquário, ele ficou um bom tempo com aquele cor esbranquiçada, mas depois de um bom tempo ele voltou ao normal.

Obs: Todo esse procedimento de montagem, testes e mudanças na decoração devem ser feitos sem peixes no aquário para evitar stress dos mesmos.

Quanto ao substrato, muitos utilizam Areia de filtro de piscina que são limpas e tratadas e não causam danos aos peixes, porém não é tão barato.
No meu caso eu utilizei areia grossa de rio, então chegando em casa, penerei com peneira fina, pois o objetivo é retirar a areia fina, pois a areia fina deixa o solo muito compactado, então retirei a areia mais grossa e lavei várias vezes para tirar as impurezas e depois é só colocar no aquário.

Recomendo que acesse este site:
http://www.aquaonline.com.br/forum/

Nele vc encontrará muitas dicas e como fazer a coisa certa, lá só tem fera e todos poderão lhe dar dicas preciosas.
Eu sou um novato ainda, tudo que aprendi foi com esses caras e ainda estou aprendendo.

Abraço
Avatar do usuário
Thiago Zardo
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 195
Registrado em: Ter Fev 22, 2011 9:43 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Zardo » Qua Abr 10, 2013 10:03 am

Ivan, mais uma vez obrigado.

gostei muito, mais muito mesmo da ideia que vc me deu de eu mesmo fabricar meu canister. acho que vou encarar! e pelo jeito fica bem mais em conta!

qual bomba me indica, vi que vc usou uma de 1000 litros, pode me passar o modelo, e uma dessa ai da conta do meu aquário??

e aquelas ceramicas, e perlon é só deixar solto dentro da leiteira??

o que é aquele que parece um algodão? é o midea? tbm é só deixar dentro da leiteira, ou tem alguma coisa a mais pra fazer ali dentro??

desculpe as muitas perguntas!!!

Thiago
Avatar do usuário
Ricardo C. Oliveira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 616
Registrado em: Sáb Mar 31, 2012 8:17 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo C. Oliveira » Qua Abr 10, 2013 10:25 am

O que precisa para um aquario 190L d'gua?

190L d'gua! hahah

brincadeiras a parte.

o povo acima ja disso tudo.
"Em busca da pesca perfeita, pois a proxima é sempre melhor que a anterior"
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Ter Abr 16, 2013 8:49 am

Thiago Zardo escreveu:Ivan, mais uma vez obrigado.

gostei muito, mais muito mesmo da ideia que vc me deu de eu mesmo fabricar meu canister. acho que vou encarar! e pelo jeito fica bem mais em conta!

qual bomba me indica, vi que vc usou uma de 1000 litros, pode me passar o modelo, e uma dessa ai da conta do meu aquário??

e aquelas ceramicas, e perlon é só deixar solto dentro da leiteira??

o que é aquele que parece um algodão? é o midea? tbm é só deixar dentro da leiteira, ou tem alguma coisa a mais pra fazer ali dentro??

desculpe as muitas perguntas!!!

Thiago
Opa, desculpe a demora

A bomba vc pode usar uma de 1.000 ou 1.200 , a minha é uma Sarlo Better, mas a marca é irrelevante.

Dentro da leiteira, além da bomba, você vai precisar de Perlon, que é aquela manta acrílica que servirá para fazer a filtragem física, então ela deve ficar por cima para fazer a primeira filtragem, abaixo delas vc pode colocar a cerâmica, que é onde se fixarão as colonias de bactérias e por fim a bomba que servirá para retornar a água para o aquário.

Obs: eu uso 3 litros de cerâmica Ista (Quartizite Glass) ela é boa e barata.

Acredito que 3 litros são mais do que suficientes para vc também.

Boa sorte ai no projeto, qualquer dúvida é só perguntar.

Abraço.
Avatar do usuário
Thiago Zardo
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 195
Registrado em: Ter Fev 22, 2011 9:43 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Zardo » Ter Abr 16, 2013 9:11 am

obrigado Ivan!

cara, acabei comprando uma Sarlo Better tbm, só que de 2000l/h testei ela ontem num balde, e tem uma boa vasão! gostei dela!

comprei o perlon, e o carvão ativo tbm, só não achei a ceramica, acho que vou ter que comprar na net mesmo!

to mudando de ideia, e acho que vou fazer ele em cano pvc mesmo de 150mm, vamos ver se dou conta, rsrsss...

depois de tudo pronto te mostro as fotos!

e o aquário ta quase pronto os vidros, depois de pronto com o movel tbm vou tirar umas fotos!

Att.
Thiago
Avatar do usuário
Jean Marcell Melere
ANZOL DE OURO
Mensagens: 516
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:51 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jean Marcell Melere » Ter Abr 16, 2013 9:51 am

Vai postando fotos pra gente acompanhar.
Só reforçando, alem da filtragem fisica e biologica, é tambem valida a filtragem quimica, feita por carvao ativado. Abraços e sucesso no seu aquario.
"Ninguém é tão feio como na identidade, tão bonito como no Orkut, tão feliz como no Facebook, tão simpático como no Twitter, tão ausente como no Skype, tão ocupado como no MSN e nem tão bom como no Curriculum Vitae."
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Qua Abr 17, 2013 7:23 am

Boa

Melhor ainda essa sarlo de 2000, não esqueça de colocar as fotos.

A filtragem química que o Jean sugeriu também é interessante, no meu caso eu não utilizo porque as plantas fazem esse papel.

Valeu.
Responder

Voltar para “- OS PEIXES EM NOSSAS CASAS - O FÓRUM SOBRE AQUARISMO -”