to com vontade de montar um aquário...

Aquarismo ou aquariofilia é a um hobby relaxante onde podemos criar os peixes que tantas alegrias nos dão em nossas pescarias. Este espaço é um local de trocas de conhecimentos e experiencias ...
Sejam bem vindos ... ...
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

to com vontade de montar um aquário...

Mensagem por Carlos OGAsawara » Ter Set 24, 2013 10:24 am

o aquário que vi perto de casa tem essas dimensões..

46 lts...
60 comprimento x 24 largura x 43 altura

quais são os ítens necessários de "hardware" que tenho que comprar para iniciar isso aí ?

filtro de qtos litros ? Termostato ? etc ?
Avatar do usuário
Jean Marcell Melere
ANZOL DE OURO
Mensagens: 516
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:51 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jean Marcell Melere » Ter Set 24, 2013 10:49 am

Oga, tudo vai depender do tipo de aquário que você vai querer ter, mas via regra geral vamos lá:

Filtro: Nessa litragem da pra usar um filtro externo hang-on com filtragem de cerca de 300 ou 400 litros/hora, eu indicaria um Atman HF300 , daria conta legal. As midias filtrantes que vem com o filtro são descartaveis, troque a esponja biológica original do filtro por cerâmica Sera Mini Siporax, é beeem melhor que as cerâmicas comuns (tipo as da Boyu). No meu filtro HF100 uso 35 gramas de Mini Siporax, no seu acredito que va umas 70 a 100 gramas. Fora isso, carvão ativado e perlon, esqueça usar o refil original do filtro. Se quiser fotos pra ajudar, só pedir.

Aquecedor com Termostato: vai depender da fauna que vai colocar. Kinguios são de agua fria, mas nessa litragem acho inviável kinuios. Peixes tropicais, considere uma media de 1w/litro, então um termostato de 50w da conta tranquilo, caso ali for muuuuuito frio em algumas épocas, um de 75w é mais recomendável.

Eu nessa litragem montaria um plantadinho low tech (que não precisa de substrato fértil nem injeção de CO2 nem iluminação power) com cabombas, elodeas e colocaria um tronco de aroeira pra montar um hardscape legal. O tronco deixa um ambiente mais natural e acidifica a agua, do jeito que a maioria dos peixes tropicais gostam.
Fora isso, se for montar um plantadinho, vai precisar de uma iluminação. Para um low tech pode considerar 0,5 w/litro que esta legal. Da pra fazer (como fiz no meu nano) com aquelas luminárias de mesa, com uma lâmpada econômica de 25 watts.
Fauna é a gosto. Neons são bonitos, mas sao meio intolerantes a alguns parâmetros da agua, talvez não seja o ideal pra quem esta começando. Corydoras e Mato-grossos sao bonitos e muito resistentes, muito mesmo, um cardumezinho de mato-grossos iria ficar bacana.
Bom, ja falei demais, qualquer duvida, só pedir.
Hoje a tarde vou montar um tópico mostrando meu nano plantado, aí você tira umas ideias de lá.
Abraço
"Ninguém é tão feio como na identidade, tão bonito como no Orkut, tão feliz como no Facebook, tão simpático como no Twitter, tão ausente como no Skype, tão ocupado como no MSN e nem tão bom como no Curriculum Vitae."
Avatar do usuário
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3395
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 3:51 pm
Apelido: Piska
Cidade:

Mensagem por Alcides Barbosa - Piska » Ter Set 24, 2013 11:13 am

Ola Grande amigo Oga!

Nessas dimensões que voce citou o aquário teria, desprezando-se a espessura do vidro, um volume/capacidade de aproxidamente 62 litros e nao 46, a nao ser que voce esteja considerando uma base ou tampa de Madeira adicionais. O calculo (da caixa de vidro) eh largura (cm) x base (cm) x altura (cm) e divida o resultado por 1000.

Um grande abraço e seja bem vindo o mundo do aquarismo! 8)
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Ter Set 24, 2013 1:29 pm

Jean Marcell Melere escreveu:Oga, tudo vai depender do tipo de aquário que você vai querer ter, mas via regra geral vamos lá:

Filtro: Nessa litragem da pra usar um filtro externo hang-on com filtragem de cerca de 300 ou 400 litros/hora, eu indicaria um Atman HF300 , daria conta legal. As midias filtrantes que vem com o filtro são descartaveis, troque a esponja biológica original do filtro por cerâmica Sera Mini Siporax, é beeem melhor que as cerâmicas comuns (tipo as da Boyu). No meu filtro HF100 uso 35 gramas de Mini Siporax, no seu acredito que va umas 70 a 100 gramas. Fora isso, carvão ativado e perlon, esqueça usar o refil original do filtro. Se quiser fotos pra ajudar, só pedir.

Aquecedor com Termostato: vai depender da fauna que vai colocar. Kinguios são de agua fria, mas nessa litragem acho inviável kinuios. Peixes tropicais, considere uma media de 1w/litro, então um termostato de 50w da conta tranquilo, caso ali for muuuuuito frio em algumas épocas, um de 75w é mais recomendável.

Eu nessa litragem montaria um plantadinho low tech (que não precisa de substrato fértil nem injeção de CO2 nem iluminação power) com cabombas, elodeas e colocaria um tronco de aroeira pra montar um hardscape legal. O tronco deixa um ambiente mais natural e acidifica a agua, do jeito que a maioria dos peixes tropicais gostam.
Fora isso, se for montar um plantadinho, vai precisar de uma iluminação. Para um low tech pode considerar 0,5 w/litro que esta legal. Da pra fazer (como fiz no meu nano) com aquelas luminárias de mesa, com uma lâmpada econômica de 25 watts.
Fauna é a gosto. Neons são bonitos, mas sao meio intolerantes a alguns parâmetros da agua, talvez não seja o ideal pra quem esta começando. Corydoras e Mato-grossos sao bonitos e muito resistentes, muito mesmo, um cardumezinho de mato-grossos iria ficar bacana.
Bom, ja falei demais, qualquer duvida, só pedir.
Hoje a tarde vou montar um tópico mostrando meu nano plantado, aí você tira umas ideias de lá.
Abraço
beleza Jean !! me deu algumas idéias..quero colocar com peixes tropicais..vou pensar no q tem de bom !! rs
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Ter Set 24, 2013 1:30 pm

Alcides Barbosa - Piska escreveu:Ola Grande amigo Oga!

Nessas dimensões que voce citou o aquário teria, desprezando-se a espessura do vidro, um volume/capacidade de aproxidamente 62 litros e nao 46, a nao ser que voce esteja considerando uma base ou tampa de Madeira adicionais. O calculo (da caixa de vidro) eh largura (cm) x base (cm) x altura (cm) e divida o resultado por 1000.

Um grande abraço e seja bem vindo o mundo do aquarismo! 8)
Piska.. de fato.. ela me falou 46 pq é até onde a água vai.. pq tem mais coisas pra cima..rs.. eu considerei o tamanho total do aquário..rs
Avatar do usuário
Jean Marcell Melere
ANZOL DE OURO
Mensagens: 516
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:51 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jean Marcell Melere » Ter Set 24, 2013 2:13 pm

Oga, só por curiosidade, você já comparou os preços desse aquario com um novo numa vidraçaria? Aqui em SC, o meu nano-plantado de 35x30x35 por exemplo me custou 55 reais na vidraçaria. Abraço
"Ninguém é tão feio como na identidade, tão bonito como no Orkut, tão feliz como no Facebook, tão simpático como no Twitter, tão ausente como no Skype, tão ocupado como no MSN e nem tão bom como no Curriculum Vitae."
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Ter Set 24, 2013 2:18 pm

Jean Marcell Melere escreveu:Oga, só por curiosidade, você já comparou os preços desse aquario com um novo numa vidraçaria? Aqui em SC, o meu nano-plantado de 35x30x35 por exemplo me custou 55 reais na vidraçaria. Abraço
pois é.. esse de vidro que eu mencionei é numa vidraçaria perto de casa...tem bocal para lâmpadas..etc.. custa 116,00
Avatar do usuário
Jean Marcell Melere
ANZOL DE OURO
Mensagens: 516
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:51 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jean Marcell Melere » Ter Set 24, 2013 2:44 pm

Oga...
Vou postar algumas fotos do meu pra você ver como fica com a luminária, embora se tiver uma tampa com suporte para lâmpadas, melhor ainda.


Com a luz desligada

Imagem



Com a luz ligada

05 dias
Imagem

25 dias
Imagem



Meu Atman HF-100 com perlon e na redinha tem 35g de ceramica Siporax Mini

Imagem

Em aquários mais plantados geralmente não se usa carvão ativado, por isso está sem...


Não repare pois hoje é o dia da limpeza e meu tronco ainda esta soltando um pouco de "tinta", por isso a sujeira ;P


Assim que der vou fazer um tópico mostrando o setup e varias fotos do meu cubinho plantado. Esse ali é um 35x30x35
Espero ter ajudado. Abraço
"Ninguém é tão feio como na identidade, tão bonito como no Orkut, tão feliz como no Facebook, tão simpático como no Twitter, tão ausente como no Skype, tão ocupado como no MSN e nem tão bom como no Curriculum Vitae."
Avatar do usuário
Tohru Suzuki
CALOURO
Mensagens: 48
Registrado em: Ter Abr 03, 2012 12:00 pm
Cidade:

Mensagem por Tohru Suzuki » Sex Out 11, 2013 10:10 pm

Jean bacana seu aquário... quando vi a garrafa pet ao fundo, lembrei dos aquários do meu irmão com CO2 caseiro...
veja o Layout que ele montou em 2004.

Setup do Nano:
Aquário de 30x30x30cm.
1 Lâmpada compacta de 27w de 6400k.
na época ele montou esse aquário com:
Húmus de minhoca tratado, laterita e areia de construção peneirada.
CO2 caseiro.

Hoje com as opções de substratos que existem, facilitam bastante... e se quiser gastar um pouco mais, cilindro pequeno com CO2...
De resto é só curtir o plantado com os peixinhos...

De repente serve de inspiração pro OGA...

Abraços a todos...
Imagem
Imagem
Responder

Voltar para “- OS PEIXES EM NOSSAS CASAS - O FÓRUM SOBRE AQUARISMO -”