Ajuda com AQUARIO.

Aquarismo ou aquariofilia é a um hobby relaxante onde podemos criar os peixes que tantas alegrias nos dão em nossas pescarias. Este espaço é um local de trocas de conhecimentos e experiencias ...
Sejam bem vindos ... ...
Avatar do usuário
IVAN CORRÊA
ANZOL DE OURO
Mensagens: 558
Registrado em: Dom Mar 19, 2006 9:10 am
Cidade:
Contato:

Ajuda com AQUARIO.

Mensagem por IVAN CORRÊA » Seg Fev 03, 2014 5:28 pm

Amigos Pescadores e amantes dos peixinhos.

Gostaria de montar um aquario de mais ou menos 200 litros de agua salgada, fui em uma loja de aquarismo e cai pra tras 8mil reais.

Gostaria muito mesmo de montar um aquario em um espaço que tenho para meus 3 filhos curtirem e deixar o ambiente mais bacana.

Mas pergunto não existe jeito de montar algo mais em conta? rsrsrs.

Obrigado por qualquer indicação de texto ou comentário.
Abraço do Ivan
www.gruposoma.ind.br
Avatar do usuário
Jean Marcell Melere
ANZOL DE OURO
Mensagens: 516
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:51 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jean Marcell Melere » Seg Fev 03, 2014 5:35 pm

Tem como montar sim, mas vai depender da fauna, e se vai querer um com corais ou não. Aquario marinho é caro, rochas vivas, sal natural (ou sintético), densimetro, corais sao caros, peixes também, skimmer, filtros, é uma parafernalha. Agora, se voce é iniciante no aquarismo eu nao indico um marinho não. É muito mais complicado de manter, se voce é iniciante no aquarismo é quase certo que sua fauna vai pro saco em pouco tempo, e aí o prejuizo é grande.
Uma opção bacana seria montar um de ciclideos. Existem peixes bacanas, bem coloridos e de comportamento bacana até para nós ficarmos admirando. Ciclideos do lago Tagynka ficaria bacana. De uma pesquisada também sobre um aquario "falso marinho", que geralmente é montado com ciclideos de uma forma que se parece muito com um marinho, mas com a facilidade do de agua doce e por um preço bem melhor.
Abraços
"Ninguém é tão feio como na identidade, tão bonito como no Orkut, tão feliz como no Facebook, tão simpático como no Twitter, tão ausente como no Skype, tão ocupado como no MSN e nem tão bom como no Curriculum Vitae."
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Mensagem por Wagner Vieira » Seg Fev 03, 2014 5:35 pm

Ivan, boa noite.


Se você for comprar pronto pode sair muito caro. Caro MESMO. Porém você não vai ter alguns contra tempos, vão te entregar montado daí é só curtir. Claro não se pode esquecer dos devidos cuidados básicos....rssss

Eu sempre montei os meus e te garanto que sai muito mais barato, muito mesmo. Além do prazer de ir fazendo, você também aprende muito neste tempo.

Minha opinião: Monte o seu por partes...rssss Primeiro o vidro, depois coloque agua , cascalho, areia, corais, peixes, etc... isto vai algum tempo, mas você não vai sentir ($$$) tanto e é muito mais prazeroso.


Abração

Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
Avatar do usuário
Felipe Michelini
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7879
Registrado em: Ter Mai 26, 2009 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Michelini » Seg Fev 03, 2014 5:39 pm

Nossa que assalto... 8mil!!!!
Um aquário desse não custa isso tudo nunca!!... ... país é impressionante como os preços são abusivos!!


Dê uma olhada aqui rsrs

viewforum.php?f=47

abraço
Imagem

Pesque, Fotografe, Solte!!!
Avatar do usuário
IVAN CORRÊA
ANZOL DE OURO
Mensagens: 558
Registrado em: Dom Mar 19, 2006 9:10 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por IVAN CORRÊA » Seg Fev 03, 2014 6:08 pm

Felipe Michelini escreveu:Nossa que assalto... 8mil!!!!
Um aquário desse não custa isso tudo nunca!!... ... país é impressionante como os preços são abusivos!!


Dê uma olhada aqui rsrs

viewforum.php?f=47

abraço
Felipe acho que deu um branco. Procurei no fórum e não tinha achado este espaço.


Vou pesquisar com calma. Obrigado.
Abraço do Ivan
www.gruposoma.ind.br
Avatar do usuário
IVAN CORRÊA
ANZOL DE OURO
Mensagens: 558
Registrado em: Dom Mar 19, 2006 9:10 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por IVAN CORRÊA » Seg Fev 03, 2014 6:13 pm

Jean Marcell Melere escreveu:Tem como montar sim, mas vai depender da fauna, e se vai querer um com corais ou não. Aquario marinho é caro, rochas vivas, sal natural (ou sintético), densimetro, corais sao caros, peixes também, skimmer, filtros, é uma parafernalha. Agora, se voce é iniciante no aquarismo eu nao indico um marinho não. É muito mais complicado de manter, se voce é iniciante no aquarismo é quase certo que sua fauna vai pro saco em pouco tempo, e aí o prejuizo é grande.
Uma opção bacana seria montar um de ciclideos. Existem peixes bacanas, bem coloridos e de comportamento bacana até para nós ficarmos admirando. Ciclideos do lago Tagynka ficaria bacana. De uma pesquisada também sobre um aquario "falso marinho", que geralmente é montado com ciclideos de uma forma que se parece muito com um marinho, mas com a facilidade do de agua doce e por um preço bem melhor.
Abraços

Caro Jean

Onde consigo uma listagem básica de uma montagem, estou aprendendo que cada aquário é um projeto em si, mas conseguiria me dar um caminho, com uma previsão de gastar no maximo 2mil reais.

Tenho uma empresa de estrutura metálica e montamos pele de vidro, acredito que consiga fazer a parte de vidro se souber o vidro certo e o silicone apropriado.

Obrigado
Abraço do Ivan
www.gruposoma.ind.br
Avatar do usuário
Jean Marcell Melere
ANZOL DE OURO
Mensagens: 516
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:51 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jean Marcell Melere » Ter Fev 04, 2014 8:46 am

Marinho não vou poder te ajudar muito pois não tenho muita experiencia. Doce eu tenho há mais de 5 anos, posso te ajudar melhor.
O silicone que eu uso é o Siltrade, existe o incolor e o preto, aí vai do gosto de cada um, na minha opinião é o melhor para aquarios. A espessura vai depender do tamanho do vidro. Na internet voce acha tabelas tipo essa que te ajudam:

Imagem

Na minha opinião, 10mm é o suficiente para um 200 litros (100x40x50)

Sobre os acessórios, pesquise bem, principalmente sobre iluminação para corais (luminárias HQI já quase estouram seu orçamento). Além disso leia bastante sobre Filtragem, no caso do marinho vai precisar uma bomba de circulação bem forte, skimmer, marcas e tipo de sal, densidade, termostato, evaporação e reposição da agua, etc...
Assim que der um tempinho aqui na escola deixo pra voce uns links bacanas para voce ler, por enquanto, google e seja feliz x)
"Ninguém é tão feio como na identidade, tão bonito como no Orkut, tão feliz como no Facebook, tão simpático como no Twitter, tão ausente como no Skype, tão ocupado como no MSN e nem tão bom como no Curriculum Vitae."
Avatar do usuário
IVAN CORRÊA
ANZOL DE OURO
Mensagens: 558
Registrado em: Dom Mar 19, 2006 9:10 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por IVAN CORRÊA » Ter Fev 04, 2014 4:38 pm

Jean Marcell Melere escreveu:Marinho não vou poder te ajudar muito pois não tenho muita experiencia. Doce eu tenho há mais de 5 anos, posso te ajudar melhor.
O silicone que eu uso é o Siltrade, existe o incolor e o preto, aí vai do gosto de cada um, na minha opinião é o melhor para aquarios. A espessura vai depender do tamanho do vidro. Na internet voce acha tabelas tipo essa que te ajudam:

Imagem

Na minha opinião, 10mm é o suficiente para um 200 litros (100x40x50)

Sobre os acessórios, pesquise bem, principalmente sobre iluminação para corais (luminárias HQI já quase estouram seu orçamento). Além disso leia bastante sobre Filtragem, no caso do marinho vai precisar uma bomba de circulação bem forte, skimmer, marcas e tipo de sal, densidade, termostato, evaporação e reposição da agua, etc...
Assim que der um tempinho aqui na escola deixo pra voce uns links bacanas para voce ler, por enquanto, google e seja feliz x)

Jean... pesquisei tanto que mudei de ideia, achei que seria mais fácil montar um aqua salgado, mas vou partir para um doce mesmo.

Para iniciar, então vou montar um aqua de 1,35x45x50cm com 2 peixes disco, e os peixinhos de limpeza.

Tenho uma duvida o vidro é temperado? Laminado? ou Normal 10mm?
Abraço do Ivan
www.gruposoma.ind.br
Avatar do usuário
Artur Miranda
CALOURO
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Nov 14, 2012 2:28 pm
Cidade:

Mensagem por Artur Miranda » Qui Fev 06, 2014 8:55 pm

Opa, então, o Vidro é o normal mesmo. Existe a possibilidade de na sua região ter uma variação com maior grau de transparência, chamado extra clear. é mais caro, mas vale apena colocar, pelo menos o vidro frontal.

Em relação à sua fauna, discos são peixes que vivem em cardume, e o ideal é que já que vai mante-los, coloque pelo menos 4. Fazendo mais o menos de cabeça aqui seu aquário deve ter uns 305 litros brutos, o que é suficiente para um pequeno cardume.

Uma outra opção, se quiser seguir essa linha de peixes são os bandeiras. Se procurar na net pode encontrar uma grande quantidade de variações da espécie Pterophyllum scalare, os quais particularmente acho mais bonitos que os discos, são mais baratos, menores (de modo que você pode manter um cardume um pouco maior) e mais ativos!

Recomendo muito esse site para peixes:
http://www.ecoanimal.com.br/

Agora, mais importante que isso é pensar na flora (se for colocar plantas naturais) e na filtragem do seu aquário. Como você está pensando em faze-lo?
Em terra de saci todo chute é voadora!!
Avatar do usuário
IVAN CORRÊA
ANZOL DE OURO
Mensagens: 558
Registrado em: Dom Mar 19, 2006 9:10 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por IVAN CORRÊA » Sex Fev 07, 2014 6:59 am

Artur Miranda escreveu:Opa, então, o Vidro é o normal mesmo. Existe a possibilidade de na sua região ter uma variação com maior grau de transparência, chamado extra clear. é mais caro, mas vale apena colocar, pelo menos o vidro frontal.

Em relação à sua fauna, discos são peixes que vivem em cardume, e o ideal é que já que vai mante-los, coloque pelo menos 4. Fazendo mais o menos de cabeça aqui seu aquário deve ter uns 305 litros brutos, o que é suficiente para um pequeno cardume.

Uma outra opção, se quiser seguir essa linha de peixes são os bandeiras. Se procurar na net pode encontrar uma grande quantidade de variações da espécie Pterophyllum scalare, os quais particularmente acho mais bonitos que os discos, são mais baratos, menores (de modo que você pode manter um cardume um pouco maior) e mais ativos!

Recomendo muito esse site para peixes:
http://www.ecoanimal.com.br/

Agora, mais importante que isso é pensar na flora (se for colocar plantas naturais) e na filtragem do seu aquário. Como você está pensando em faze-lo?
Oi Arthur, obrigado pelas dicas.

Bem referente ao que fazer estou na fase de levantar as necessidades, o tamanho já defini, o móvel para o mesmo já esta pronto, veja como estou.

- FILTRO, ainda não defini capacidade e marca
- Aquececedor, ainda não defini potencia e marca
- Fundo: Cascalho médio de rio de minha região, eu mesmo vou coletar
- Tronco natural, vou comprar em loja especializada
- Peixes - 2 discos - Gostei dos bandeiras, posso colocar junto com os discos? e peixinhos de limpeza.
- Vou Colocar pouca vegetação, estou pesquisando qual é ideal, que precisa de menos nutrientes, tem alguma sugestão?
- Lampadas vou colocar com LED, pensei tambem de colocar alguns leds dentro da agua, dentro deo tronco, sera´que funciona?


No Mais é isso, precisa de algo mais?
Abraço do Ivan
www.gruposoma.ind.br
Avatar do usuário
Artur Miranda
CALOURO
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Nov 14, 2012 2:28 pm
Cidade:

Mensagem por Artur Miranda » Dom Fev 09, 2014 9:17 am

*Em relação à filtragem: O ideal seria você fazer um filtro sump, porque como seu aquario é relativamente grande, você consegue um espaço muito bom para as mídias física (no caso perlon ou outra manta sintética) e biológica (cerâmica, por exemplo). Além disso, colocando um sump você agrega o volume de água do sump no aquário. Isso significa que se por exemplo você montar um sump de 50 litros, seu aquário terá os 300 + o volume de água no sump. Quanto maior o aquário, em geral mais estável é, pois pequenas variações no npível de qualquer nutriente tem um valor menos significativo para um volume maior de água. Uma outra vantagem é que você pode esconder tudo o que vai no aquário (como termometro, termostato, etc..) dentro do sumpo, e assim o aquario fica mais limpo.

*Em relação à fauna: Até pode colocar discos e bandeiras juntos, mas como disse antes, ambos são peixes de cardume. Particularmente não gosto de misturar os dois, mas fica ao seu critério. Lembra que quanto maior sua fauna, mais difícil fica de manter a qualidade da água, e apesar do seu aquário ser de bom tamanho, ambos são peixes que crescem bastante, e se você aumentar demais a fauna, podem ocorrer problemas como intoxicação ou agressividade por falta de espaço

*Em relação à vegetação: Bom, nos meus aquas eu faço a coisa meio matagal. As plantas ajudam demais na manutenção do aquário. Podemos conversar depois sobre a possibilidade de se injetar CO2 utilizar substrato fértil, não sai muito mais caro e te abre um leque de possibilidade. Entretanto, se quiser um aquário em que você não precise por muito a mão na massa, procure por plantas umbrófilas ("plantas de sombra", que não necessitam de muita luz). Tem várias disponíveis, é até difícil falar. Na verdade a maioria das plantas pode ser mantida em condições de baixa iluminação e sem injetar CO2, mas elas podem não se desenvolver apropriadamente, o que significa uma coloração fraca e lentidão no crescimento.
Gosto muito para aquários com baixa iluminação, de plantas do gênero Anubia, Microsorium, Echinodorus, Hygrophyla, Cryptocoryne e musgos.
Para cada um tem muitas espécies, então pesquise um pouco sobre as que mais lhe agradam. O site que te passei no outro post também vende plantas. Da uma olhada e pesquisa no youtube para você ter uma visão melhor de como fica nos aquários

*E por fim, em relação aos LEDs: Eu só uso eles em meu aquário. Para suas configurações, pode fazer uma conta de mais ou menos 0,25 a 0,3 W/L, considerando power leds, que em geral tem mais ou menos 70-100 lumens/W. Nunca coloquei led na água, mas em geral eles não podem molhar, então se quiser fazer esse projeto tem que pensar muito bem para não acabar queimando

Espero ter ajudado
Artur
Em terra de saci todo chute é voadora!!
Avatar do usuário
Léo de Carvalho
CALOURO
Mensagens: 15
Registrado em: Sex Mai 02, 2014 12:25 pm
Cidade:

Mensagem por Léo de Carvalho » Ter Mai 13, 2014 9:04 pm

Ola amigo, sou aquarista marinho a bastante tempo, se tiver realmente vontade de montar um marinho com o orçamento que supos da pra montar um bonito marinho só para peixes.

Se precisar de ajuda é só falar.

Esse aqui é o meu, ele é de corais e peixes e realmente é um pouco caro.

Imagem

Imagem

Imagem

abraços e qualquer coisa disponha
Pesque e solte!
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Mensagem por Wagner Vieira » Ter Mai 13, 2014 9:12 pm

Léo de Carvalho escreveu:Ola amigo, sou aquarista marinho a bastante tempo, se tiver realmente vontade de montar um marinho com o orçamento que supos da pra montar um bonito marinho só para peixes.

Se precisar de ajuda é só falar.

Esse aqui é o meu, ele é de corais e peixes e realmente é um pouco caro.

Imagem

Imagem

Imagem

abraços e qualquer coisa disponha

Léo,


Teu aquário é Lindão. Parabéns!

Pelas fotos parece muito saudável.



Abração

Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
Responder

Voltar para “- OS PEIXES EM NOSSAS CASAS - O FÓRUM SOBRE AQUARISMO -”