Meu primeiro aquário. Alguém me orienta?

Aquarismo ou aquariofilia é a um hobby relaxante onde podemos criar os peixes que tantas alegrias nos dão em nossas pescarias. Este espaço é um local de trocas de conhecimentos e experiencias ...
Sejam bem vindos ... ...
Avatar do usuário
Nelson Estêvão
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1271
Registrado em: Seg Mar 24, 2008 12:51 am
Cidade:

Meu primeiro aquário. Alguém me orienta?

Mensagem por Nelson Estêvão » Ter Fev 17, 2015 9:48 am

Oi pessoal. Tudo bem?

A pouco tempo minha esposa comprou um Betta pra ela.
Mas eu confesso que tenho agonia de ver o pobre coitado dentro de uma beteira! E sempre tive vontade de comprar um aquário pra ele.
Mas ai vem o problema...
Moro em uma quitinete minuscula!!! Mas beeeeeeeeeeeeeem minuscula!
Minuscula mesmo!!! Imagina uma coisa pequeninha!!! É menor!!!!!
(kkkkkkkkkkk deu pra sentir o drama e dilema que vivo... kkkkk)

Depois de muito estudar possibilidades, acabei decidindo por um aquario com mais ou menos uns 60cm x 40cm x 40cm.
Pelo que tenho visto algo em torno de 70lts, acredito que bata com as medidas.

Vi que um aquário grande é mais fácil de manter, mas o meu terá que ficar em cima da geladeira!!! Único lugar disponível na casa!!!
Por isso não pode ser nada maior que isso.

Por isso peço ajuda dos amigos!!!!
Quero este aquário plantado.
E peixes terá o beta e alguns outros pequenos de água compatível. Nada de super populações.

Minhas duvidas são:

1- Vou precisar de filtro?
Vi um tal de atam 600. segue o link
https://www.youtube.com/watch?v=ND3Pk9qVcYg

Me pareceu bom por fazer a água cair no aquário ja dando uma oxigenada básica...
(essa oxigenada pela queda d'água será o suficiente ou vou precisar de oxigenador?)

2- O filtro serve pra deixar a água sem sujeira ou é ele que evita que a água fique verde?

3- Rola botar algum tipo de fauna de faxina? (cascudo, camarão, caramujo, etc???)

4- Vou precisar do tal filtro UV?

5- Precisa obrigatoriamente de luz em cima?


pra não abusar fico por aqui... depois pergunto mais... kkkkkkkkkk

Abração galera.
Perder o peixe faz parte... é ESPORTIVO.
Perder a isca não... é PREJUÍZO!!!
Avatar do usuário
Conrado Galante
ANZOL DE OURO
Mensagens: 939
Registrado em: Dom Abr 22, 2012 6:51 pm
Cidade:

Re: Meu primeiro aquário. Alguém me orienta?

Mensagem por Conrado Galante » Qua Fev 18, 2015 9:27 pm

Nelson Estêvão escreveu:Oi pessoal. Tudo bem?

A pouco tempo minha esposa comprou um Betta pra ela.
Mas eu confesso que tenho agonia de ver o pobre coitado dentro de uma beteira! E sempre tive vontade de comprar um aquário pra ele.
Mas ai vem o problema...
Moro em uma quitinete minuscula!!! Mas beeeeeeeeeeeeeem minuscula!
Minuscula mesmo!!! Imagina uma coisa pequeninha!!! É menor!!!!!
(kkkkkkkkkkk deu pra sentir o drama e dilema que vivo... kkkkk)

Depois de muito estudar possibilidades, acabei decidindo por um aquario com mais ou menos uns 60cm x 40cm x 40cm.
Pelo que tenho visto algo em torno de 70lts, acredito que bata com as medidas.

Vi que um aquário grande é mais fácil de manter, mas o meu terá que ficar em cima da geladeira!!! Único lugar disponível na casa!!!
Por isso não pode ser nada maior que isso.

Por isso peço ajuda dos amigos!!!!
Quero este aquário plantado.
E peixes terá o beta e alguns outros pequenos de água compatível. Nada de super populações.

Minhas duvidas são:

1- Vou precisar de filtro?
Vi um tal de atam 600. segue o link
https://www.youtube.com/watch?v=ND3Pk9qVcYg

Me pareceu bom por fazer a água cair no aquário ja dando uma oxigenada básica...
(essa oxigenada pela queda d'água será o suficiente ou vou precisar de oxigenador?)

2- O filtro serve pra deixar a água sem sujeira ou é ele que evita que a água fique verde?

3- Rola botar algum tipo de fauna de faxina? (cascudo, camarão, caramujo, etc???)

4- Vou precisar do tal filtro UV?

5- Precisa obrigatoriamente de luz em cima?


pra não abusar fico por aqui... depois pergunto mais... kkkkkkkkkk

Abração galera.
1- vai precisar de filtro sim! Esses filtros do tipo "Hang on" vão bem para seu tipo de montagem...

2- Ele faz a filtragem mecanica e biológica, não tem muito a ver com a agua verde... Vocie terá que fazer TPAs (Trocas parciais de agua) pelo menos a cada 15 dias!

3- O betta pode não se acostumar e atacar outros peixes, teste apenas uns limpa vidros.

4- Não! O filtro UV mata muitas bactérias beneficas ao aquario plantado!

5- Se for plantado sim! Sem luz as plantas não fazem fotosintese e morrem!!

Espero ter ajudado...
Porque nao podemos pescar todo dia e trabalhar de fim de semana?? Pesque e solte sempre!!!!
Avatar do usuário
Jean Marcell Melere
ANZOL DE OURO
Mensagens: 516
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:51 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jean Marcell Melere » Qui Fev 19, 2015 9:54 am

Só complementado um pouco.
A questão da fauna:
Fauna de faxina é mito. Esses peixes não comem a sujeira do aquário. Eles comem a ração que fica no fundo e alguns de algas, mas não de dejetos de outros peixes ou coisa assim. Vai por mim, tenho aquário a 6 anos e sei que um cascudo suja 5x mais do que limpa. O problema antes de o betta atacar outros peixes, é os outros peixes atacarem o betta, quele rabão dele dificilmente vai ficar inteiro por muito tempo.

A questão das algas:
Algas são consequência de um aquário mal equilibrado, com sobra de nutrientes na agua ou por exposição direta ao sol. Deixa teu aquário em algum lugar que não pegue sol direto, assim além de evitar o crescimento de algas evita que o vidro esquente e consequentemente a agua esquente demais. A questão do aquário plantado é bem complexa. Existem tipos de plantas que precisam de substrato fértil, de iluminação especial, umas mais, outras menos. Existe um meio de fazer um substrato fertil com humus de minhoca fervido, mas não aconselho para que ta começando com aquarismo. Plantas bacanas que não precisam de substrato fertil nem iluminação especifica (lampadas especiais) são Elodeas, Cabomba (essa cresce facil e para tirar brotos e só replantar a poda, ou seja, compre poucas e vá plantando as podas ao lado, logo voce tera um canto com bastante cabombas), Valisnéria e Rabo de Raposa. Com essas plantas você consegue um layout massa, sem precisar gastar com substrato fertil e com lampadas comuns fluorescentes. Como essas plantas crescem rapido, elas absorvem bastante nutriente em excesso na agua, e assim evitam também as algas.

Vale lembrar também que ao contrario do que pensam, quanto maior o aquario, mais facil manter. Pesquise muito sobre PH, ciclo da amônia, Kh, TPAs, que você já vai começar bem. Aquário é uma questão de paciencia. É vivendo e aprendendo com os erros. Se precisar de alguma ajuda, só chamar
"Ninguém é tão feio como na identidade, tão bonito como no Orkut, tão feliz como no Facebook, tão simpático como no Twitter, tão ausente como no Skype, tão ocupado como no MSN e nem tão bom como no Curriculum Vitae."
Avatar do usuário
Nelson Estêvão
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1271
Registrado em: Seg Mar 24, 2008 12:51 am
Cidade:

Mensagem por Nelson Estêvão » Qui Fev 19, 2015 2:06 pm

Que luz que vocês me deram!!!

Tava perdidão!!!

Com a cabeça mais em ordem agora me digam se to no caminho certo...

Olha o que tenho em mente...

aquário: 40 comp x 45 larg x 40 alt. (medi a geladeira com trena agora...kkkk) esse é o exato espaço que tem em cima dela.

filtro compatível (tenho que pesquisar modelo)

substrato: humus, laterita, cascalho de rio (pH neutro)

Plantas: especies que exigem pouca iluminação, como Microsoruns, Anubias e Musgos.

peixes: o betta, e mais alguns que sejam de mesmo pH. Cuidando sempre para que não role um motim dentro do aquário... kkkkkkkkkk (as especies de peixe ainda vou pesquisar com mais calma)

Se não esqueci de nada é isso...

Abração e grato pela ajuda...
Perder o peixe faz parte... é ESPORTIVO.
Perder a isca não... é PREJUÍZO!!!
Avatar do usuário
Conrado Galante
ANZOL DE OURO
Mensagens: 939
Registrado em: Dom Abr 22, 2012 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Conrado Galante » Qui Fev 19, 2015 8:19 pm

Cara não minha opinião seu único problema será o humos+laterita! Se essa mistura vazar pra coluna d'água terá algas e mais algas por um bom tempo! Fuja desses substratos DIY!
Se quer ter substrato fértil compre um já pronto! Recomendo JBL, Mbreda ou ADA! Compre na Aquabase, sem dúvida a melhor loja de plantados do Brasil...
As plantas que vc citou não usarão o substrato fértil! Elas devem ser todas amarradas em galhos ou rochas... Se enterrar no substrato morrerão!!

Normalmente plantados devem ser de levemente ácido a neutro! Coloque peixes compatíveis... Camaroes como red cherry serão comidos pelo betta...

E isso aí...
Porque nao podemos pescar todo dia e trabalhar de fim de semana?? Pesque e solte sempre!!!!
Avatar do usuário
Jean Marcell Melere
ANZOL DE OURO
Mensagens: 516
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:51 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jean Marcell Melere » Sex Fev 20, 2015 10:06 am

Concorco com o que o conrado falou, por isso não recomendo substrato DIY para quem ta começando. Se você quiser por exemplo trocar uma planta de lugar, a chance do substrato subir pra coluna da agua é grande, e aí meu querido, pode desmontar tudo e montar tudo de novo, por que pra controlar é f***. Substrato industrializado voce vai usar por anos e pode remontar o layout quando quiser... Abs
"Ninguém é tão feio como na identidade, tão bonito como no Orkut, tão feliz como no Facebook, tão simpático como no Twitter, tão ausente como no Skype, tão ocupado como no MSN e nem tão bom como no Curriculum Vitae."
Avatar do usuário
Nelson Estêvão
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1271
Registrado em: Seg Mar 24, 2008 12:51 am
Cidade:

Mensagem por Nelson Estêvão » Sex Mar 06, 2015 4:51 pm

Desculpem a demora, mas estava dando uma "estudada" sobre aquarismo.
To tentando reduzir as duvidas pra fazer perguntas um pouco mais especificas. Sendo assim...

Atualizo as duvidas... kkkkkkkkk
Vejam se to no caminho certo.

Dimensões do aquário: (mudei de novo)
39 frente x 35 lateral x 40alt com vidro de 6mm.
Acham bom um aquário com estas medidas e este vidro?

Substrato to na duvida entre estes 3:
MBreda amazonia, JBL Manado e castalho de rio.


Outra coisa...
To pensando em fazer um sump tipo sexto vidro no fundo ou lateral do aquário.
Voces tem experiencia com sump tipo sexto vidro?

Abração galera...
Perder o peixe faz parte... é ESPORTIVO.
Perder a isca não... é PREJUÍZO!!!
Avatar do usuário
Nelson Estêvão
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1271
Registrado em: Seg Mar 24, 2008 12:51 am
Cidade:

Mensagem por Nelson Estêvão » Sáb Mar 07, 2015 11:48 am

Mudei de novo... kkkkkkkkkkk

Acho que agora definitivo!

O aquário será um cubo de 35cm x 35cm x 35cm de vidro 5mm
1) As medidas e o vidro estão bons?
2) Será que precisará de trava?

Filtro o hang-on mesmo.
Perder o peixe faz parte... é ESPORTIVO.
Perder a isca não... é PREJUÍZO!!!
Avatar do usuário
Nelson Estêvão
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1271
Registrado em: Seg Mar 24, 2008 12:51 am
Cidade:

Mensagem por Nelson Estêvão » Sáb Mai 16, 2015 6:32 pm

So pra dividir com vocês como ficou o aquário.

Depois de trancos e barrancos o resultado é o que segue abaixo.

A ideia de dar uma repaginada nele na primavera segue de pé...kkkkk
https://www.youtube.com/watch?v=MORHdZIJFRE


Abração galera.
Perder o peixe faz parte... é ESPORTIVO.
Perder a isca não... é PREJUÍZO!!!
Avatar do usuário
Jean Marcell Melere
ANZOL DE OURO
Mensagens: 516
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:51 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jean Marcell Melere » Dom Mai 17, 2015 8:38 pm

Ficou maaassssa brother! Gostei da musica...
"Ninguém é tão feio como na identidade, tão bonito como no Orkut, tão feliz como no Facebook, tão simpático como no Twitter, tão ausente como no Skype, tão ocupado como no MSN e nem tão bom como no Curriculum Vitae."
Responder

Voltar para “- OS PEIXES EM NOSSAS CASAS - O FÓRUM SOBRE AQUARISMO -”