Vara para pesca de iscas de superfície e meia-água nas Baías

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca de Praia, de Mar é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Bruno Amar
CALOURO
Mensagens: 33
Registrado em: Ter Mai 14, 2013 6:52 pm
Cidade:

Vara para pesca de iscas de superfície e meia-água nas Baías

Mensagem por Bruno Amar » Qua Abr 02, 2014 9:42 am

Prezados pescadores, bom dia.

Primeiro post (olha a responsabilidade...)!!!

Moro no Rio de Janeiro e 90% das minhas pescarias são em água salgada, em baías. Há pouco tempo (dois anos), comecei a me encantar pela pescaria com iscas artificiais e, como todo deslumbrado, adquiri uma "loja" de coisas que hoje sei que não deveria ter comprado. Enfim, vida que segue. Só que a brincadeira ficou séria, os "brinquedos" foram ganhando um upgrade, e vi que não tenho boas varas que acompanhem a qualidade das carretilhas, linhas e iscas adquiridas. Já peguei muitas dicas, de gente muito boa, e agora tenho a oportunidade de perguntá-los também, colhendo assim mais (e qualificadas) opiniões.

Bem, o que quero?

Tipo de pescaria: Pesca com iscas de superfície e meia-água na Baia de Guanabara, Baia de Sepetiba, mangues e deltas de rios da região, embarcado.

Peixe: o que eu puder pegar (rs) e que, claro, ataque estes tipos de iscas, e seja encontrado nestes locais.

Carretilha utilizada: Alphas 103L com linha multi 20 lbs (acho que é YGK - uma branca).

Um grande abraço a todos do Fórum.

Bruno.



[/i]
Avatar do usuário
Moises Frez
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2466
Registrado em: Seg Set 10, 2012 4:56 pm
Cidade:

Mensagem por Moises Frez » Qua Abr 02, 2014 11:00 am

Cara apesar de morar no Rio de janeiro tambem, num me interresei de pescar nesses lugares q você citou, não por produtividade e sim por logistica, Friburgo é longe do Rio e tenho opções melhores na região dos lagos...

Te dar uma resposta embasada no local será dificil, mas pelo o seu equipamento acho q seria legal uma varinha entre 12 e 15lb...

Ai se tem q ver a distancia q vai arremessar, quando pesco em costões prefiro varas entre 6'6" ou 7'... mas acho q não seria o seu caso...
Avatar do usuário
Bruno Amar
CALOURO
Mensagens: 33
Registrado em: Ter Mai 14, 2013 6:52 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno Amar » Qua Abr 02, 2014 11:47 am

Oi Moises, bom dia.

Obrigado pela resposta!

Concordo com você quanto aos costões (varas de 6.6 e 7 pés). Acho que para embarcado minha escolha, para essa pescaria com esse tipo de iscas, deveria ficar entre as 5.3, 5.6 e 6 pés....

Acho que a libragem também deve ser essa citada por você, podendo até chegar a 17. O que acha?

Você sugere algum modelo específico?

Um abraço.
Avatar do usuário
Moises Frez
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2466
Registrado em: Seg Set 10, 2012 4:56 pm
Cidade:

Mensagem por Moises Frez » Qua Abr 02, 2014 4:17 pm

Bruno Amar escreveu:Oi Moises, bom dia.

Obrigado pela resposta!

Concordo com você quanto aos costões (varas de 6.6 e 7 pés). Acho que para embarcado minha escolha, para essa pescaria com esse tipo de iscas, deveria ficar entre as 5.3, 5.6 e 6 pés....

Acho que a libragem também deve ser essa citada por você, podendo até chegar a 17. O que acha?

Você sugere algum modelo específico?

Um abraço.
Quais os tamanhos e pesos de isca q você vai utilizar?

Vara de 5'3" pra pincho mesmo embarcado acho pouco, melhor entre 5'6" e 6", como vais pescar em baia tambem acredito q a 6' seria melhor...

Uma vara muito boa q tenho, acho ela extremamente versatil é a shimano Bass One 14lb, uso ela pra tucunaré e robalo. tem um otimo custo x beneficio, o dificil é achar dela pra comprar...
Avatar do usuário
Bruno Amar
CALOURO
Mensagens: 33
Registrado em: Ter Mai 14, 2013 6:52 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno Amar » Qua Abr 02, 2014 5:30 pm

Oi Moises, boa tarde.

Vamos lá:

Não tenho muita ideia do peso das iscas, mas posso exemplificar algumas:

Tapinha, Joãozinho Pepino, Borás (7,5, 70 e 12), Magic Stick 80 e 90, Curisco 70 e 90, Sarunas (80, 95, 110 e 125), Wavy, Bomber 13 e 14A.

Como algumas são, por certo, bem maiores que outras, pesando também um pouco mais, uma vara de 17 poderia (eu disse, poderia - depende do modelo da vara também) "ampliar" o casting e dar mais segurança nos arremessos. Ms estaria perdendo em outros aspectos,não?

Bem, vou catar essa bass one..

Muito obrigado pelas dicas e pela sua atenção.

Bons peixes!! Abs.
Avatar do usuário
Nilton Hideki Okada
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2008
Registrado em: Ter Mar 20, 2007 1:39 pm
Cidade:

Mensagem por Nilton Hideki Okada » Qua Abr 02, 2014 10:39 pm

Amigo,

Te indico uma scorpion XT 1581F 12 Lb....ficaria uma tetéia para essa sua alphas....o tamanho 5'8" teria versatilidade para pincho na galhada e em locais mais abertos vc teria maior distância nos arremessos.
Fica de olho que de vez em quando aparece nos escambos da vida...mas, somem rápido...kkkkk

Abs e boa sorte!
Bruno Amar escreveu:Oi Moises, boa tarde.

Vamos lá:

Não tenho muita ideia do peso das iscas, mas posso exemplificar algumas:

Tapinha, Joãozinho Pepino, Borás (7,5, 70 e 12), Magic Stick 80 e 90, Curisco 70 e 90, Sarunas (80, 95, 110 e 125), Wavy, Bomber 13 e 14A.

Como algumas são, por certo, bem maiores que outras, pesando também um pouco mais, uma vara de 17 poderia (eu disse, poderia - depende do modelo da vara também) "ampliar" o casting e dar mais segurança nos arremessos. Ms estaria perdendo em outros aspectos,não?

Bem, vou catar essa bass one..

Muito obrigado pelas dicas e pela sua atenção.

Bons peixes!! Abs.
Imagem
Avatar do usuário
Moises Frez
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2466
Registrado em: Seg Set 10, 2012 4:56 pm
Cidade:

Mensagem por Moises Frez » Qua Abr 02, 2014 11:49 pm

Nilton Hideki Okada escreveu:Amigo,

Te indico uma scorpion XT 1581F 12 Lb... ...ficaria uma tetéia para essa sua alphas... ...o tamanho 5'8" teria versatilidade para pincho na galhada e em locais mais abertos vc teria maior distância nos arremessos.
Fica de olho que de vez em quando aparece nos escambos da vida...mas, somem rápido...kkkkk

Abs e boa sorte!
Bruno Amar escreveu:Oi Moises, boa tarde.

Vamos lá:

Não tenho muita ideia do peso das iscas, mas posso exemplificar algumas:

Tapinha, Joãozinho Pepino, Borás (7,5, 70 e 12), Magic Stick 80 e 90, Curisco 70 e 90, Sarunas (80, 95, 110 e 125), Wavy, Bomber 13 e 14A.

Como algumas são, por certo, bem maiores que outras, pesando também um pouco mais, uma vara de 17 poderia (eu disse, poderia - depende do modelo da vara também) "ampliar" o casting e dar mais segurança nos arremessos. Ms estaria perdendo em outros aspectos,não?

Bem, vou catar essa bass one..

Muito obrigado pelas dicas e pela sua atenção.

Bons peixes!! Abs.
Realmente a Scorpion é um filezão!!!
mas o preço de uma scorpion, sou mais fazer uma lamiglass de 15lb com 5'8"...

vai ter casting pra todas as iscas e é super coringa...

caso for procurar a bass one, é a de blank azul, não a XT de blank preto... mas é mosca branca tambem...rsrs

A bass one tem a vantagem de ser 2 partes tambem, mais facil de carregar...
Avatar do usuário
Bruno Amar
CALOURO
Mensagens: 33
Registrado em: Ter Mai 14, 2013 6:52 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno Amar » Qui Abr 03, 2014 12:35 pm

Prezados Amigos, boa tarde.

Beleza!! Acho que tenho então as três dicas e ficarei entre elas (ou as três, quem sabe):

Lamiglass 15 lbs 5.8
Scorpion XT 1581F 12 Lb
Bass one (a azul) 14 lbs duas partes.

Muito obrigado a vocês.

Grande abraço e bons peixes!!!
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Qui Abr 03, 2014 2:04 pm

Importante considerar a sua altura.. se vc tiver 2,00m de altura.. vc usar uma 5,3 talvez não se adapte..

difícil vc usar um curinga pra tudo qto é pescaria..

pra pescar no mangue.. eu com 1,76 de altura uso varas de 5,3 a 5,6.. de preferencia 5,6... normalmente se vc usar varas maiores que 6,0 vão te prejudicar no pincho.. arressos tipo flip.. vc vai dar ponta de vara toda hora na borda do barco..
Avatar do usuário
Bruno Amar
CALOURO
Mensagens: 33
Registrado em: Ter Mai 14, 2013 6:52 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno Amar » Qui Abr 03, 2014 5:12 pm

Prezado Carlos, boa tarde.

Pois é: tenho 1,77, e notei que acho que o trabalho das iscas (que eu citei) quando estou embarcado é mais fácil, e também sai melhor, com varas de 5.3 até 6 no máximo...

Assim, os tamanhos 5.8 me parecem OK.

Eu achei um "bass one" azulzinha, mas de 6.6 pés. Duas partes.

Achei também a Scorpion (beeeemmmm cara, né?), e já pedi para separar. Essa é de 16 lbs..

E procurando a bass one, achei uma shimano bass rise. Vocês conhecem? Como ela é leve!!!

Um grande abraço a todos.
Avatar do usuário
Bruno Amar
CALOURO
Mensagens: 33
Registrado em: Ter Mai 14, 2013 6:52 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno Amar » Qui Abr 03, 2014 5:33 pm

Vocês tem ideia de quanto custa uma vara "custom"? Vale à pena sempre?
Avatar do usuário
Moises Frez
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2466
Registrado em: Seg Set 10, 2012 4:56 pm
Cidade:

Mensagem por Moises Frez » Qui Abr 03, 2014 8:08 pm

Cara uma vara custom fica um pouco caro, mas o nome já diz, é custom.. do seu jeito...

Quem fez minhas varas é o Vitor da RBA, ele tem um preço muito bom.

quando fiz minha Lamiglass de 15lb, ele fez do jeitinho q eu queria, inclusive o cabo eu desenhei no papel, coloquei todas as medidas, escaniei e enviei pra ele, e ele fez igualzinho, o cabo encaixa perfeitamente na minha mão...

aqui a foto

Imagem
Avatar do usuário
Bruno Amar
CALOURO
Mensagens: 33
Registrado em: Ter Mai 14, 2013 6:52 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno Amar » Sex Abr 04, 2014 12:07 am

FANTÁSTICA, Moisés!

Muita indelicadeza perguntar quanto vale esta jóia?

Abraços.
Avatar do usuário
Moises Frez
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2466
Registrado em: Seg Set 10, 2012 4:56 pm
Cidade:

Mensagem por Moises Frez » Sex Abr 04, 2014 7:44 am

Bruno Amar escreveu:FANTÁSTICA, Moisés!

Muita indelicadeza perguntar quanto vale esta jóia?

Abraços.
Cara na epoca q fiz ficou em 600 e poucos reais... mas o dolar subiu de lá pra cá... e como fiz 3 varas diferentes dei uma chorada no preço tambem... :lol:

Por isso te falei, é melhor fazer uma Lamiglass q é um blank muito bom custom, do q pagar 800 conto numa scorpion usada... (NA MINHA OPNIÂO)

Já a Shimano Bass one tambem é fantastica, aquela vara me surpreendeu demais, quando comprei ela fiquei com medo por ser 2 partes, mas se eu for comprar outra vara de 2 partes hoje, conserteza caçarei outra bass one, e na epoca paguei 280 reais nela, q acho q o Luchezi tinha trago do japão pra vender por aqui...

abraços
Avatar do usuário
José Amadeu Menezes
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 136
Registrado em: Ter Out 23, 2007 2:27 pm
Cidade:

Re: Vara para pesca de iscas de superfície e meia-água nas B

Mensagem por José Amadeu Menezes » Sex Abr 04, 2014 8:24 am

Caro bruno,

só hoje vi sua mensagem. Pesco basicamente nos mesmos lugares que vc.

Adoro pescar com varas leves, de 8, 12 lbs...

Maaaaaas, uma vara coringa, a meu ver, deveria ter entre 17 e 20lbs. Isto porque, em dias de vento ou de mar mais batido, vc precisaria arremessar iscas mais pesadas para chegar perto das pedras e espumeiros. Arremessar com força uma Joana, uma X-Rap 12 ou uma Saruna grande, por exemplo, com uma vara de 12 lbs... Se der mole, vai quebrar a ponteira da Vara.

Isso é comum de acontecer em locais como a Fortaleza de Santa Cruz, a Ilha de Cotunduva, a Laje do Matias e outros locais aqui no Rio onde vc não consegue se aproximar do espumeiro para pinchar atras das enchovas se o mar estiver batido.

Tenho uma Rapala Sportsman muito boa. Leve, 17 lbs, 6"; Não sei se ainda é fabricada, mas garimpando vc acha. E o preço NÂO é tão salgado - acho que tá na faixa de 200 reais...

Boa sorte.

Abs cariocas,

Amadeu
Avatar do usuário
Bruno Amar
CALOURO
Mensagens: 33
Registrado em: Ter Mai 14, 2013 6:52 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno Amar » Sex Abr 04, 2014 10:08 am

Moisés e José Amadeu, muito bom dia.

Dicas preciosíssimas, e que me fizeram pensar mais um pouco (e não cometer as besteiras do passado, onde comprava o que via.... ...)

Scorpion 16 lbs. Seria uma belíssima aquisição, se aproximaria da definição de coringa utilizada pelo Amadeu, e certamente atenderia com excelência. Só que pesa pagar (onde vi) R$ 1.290,00

Lamiglass custom. Espetacular (ainda mais aquela do Moisés), preço justo (se ficar na faixa do que ele pagou, um pouquinho mais), mas teria que arrumar o customizador e, principalmente, o blank, certo? Como fazê-lo?

Bass One. Preço honesto, duas partes que não atrapalham, mas a que eu achei para vender era 6.6 pés, o que não me ajudava muito.

Uma coisa já decidi: Vou comprar DUAS varas. E elas tem que ser TOP ou, do contrário, entrarão para a minha "coleção" de coisas que ocupam espaço.

Assim, vou de Scorpion (mas Moisés, me manda o contato do customizador e como eu consigo os Blanks....) e alguma outra, que será de 12 ou 14 lbs... (mais barata). Pensei na Bass one 14 lbs (se achar), na Rapala Platinum 12 ou 14 lbs, na VFOX t-Blade 14 lbs., e tem essa Shimano bass rise duas partes 16 lbs, que é levinha, levinha..

Grande abraço a todos e, aos cariocas e fluminenses, vamos marcar umas pescarias!!!
Avatar do usuário
Moises Frez
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2466
Registrado em: Seg Set 10, 2012 4:56 pm
Cidade:

Mensagem por Moises Frez » Sex Abr 04, 2014 10:35 am

Bruno Amar escreveu:Moisés e José Amadeu, muito bom dia.

Dicas preciosíssimas, e que me fizeram pensar mais um pouco (e não cometer as besteiras do passado, onde comprava o que via.... ...)

Scorpion 16 lbs. Seria uma belíssima aquisição, se aproximaria da definição de coringa utilizada pelo Amadeu, e certamente atenderia com excelência. Só que pesa pagar (onde vi) R$ 1.290,00

Lamiglass custom. Espetacular (ainda mais aquela do Moisés), preço justo (se ficar na faixa do que ele pagou, um pouquinho mais), mas teria que arrumar o customizador e, principalmente, o blank, certo? Como fazê-lo?

Bass One. Preço honesto, duas partes que não atrapalham, mas a que eu achei para vender era 6.6 pés, o que não me ajudava muito.

Uma coisa já decidi: Vou comprar DUAS varas. E elas tem que ser TOP ou, do contrário, entrarão para a minha "coleção" de coisas que ocupam espaço.

Assim, vou de Scorpion (mas Moisés, me manda o contato do customizador e como eu consigo os Blanks....) e alguma outra, que será de 12 ou 14 lbs... (mais barata). Pensei na Bass one 14 lbs (se achar), na Rapala Platinum 12 ou 14 lbs, na VFOX t-Blade 14 lbs., e tem essa Shimano bass rise duas partes 16 lbs, que é levinha, levinha..

Grande abraço a todos e, aos cariocas e fluminenses, vamos marcar umas pescarias!!!
Te enviei uma mp com o contato!
Avatar do usuário
Bruno Amar
CALOURO
Mensagens: 33
Registrado em: Ter Mai 14, 2013 6:52 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno Amar » Sex Abr 04, 2014 10:37 am

Eu vi.

Muito obrigado.

Abs.,
Avatar do usuário
Luis Latorre
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1136
Registrado em: Qua Jun 08, 2011 1:33 pm
Cidade:

Vara para pesca de iscas de superfície e meia-água nas Baías

Mensagem por Luis Latorre » Dom Abr 06, 2014 10:22 pm

Oi amigo tudo bem?

Vai de liger Marine Sports
5,6 15 lbs.

Grande abraço boas pescarias,
Grande abraço e boas pescarias,

Latorre
***Viciado nas iscas de superfície***
Avatar do usuário
Bruno Amar
CALOURO
Mensagens: 33
Registrado em: Ter Mai 14, 2013 6:52 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno Amar » Seg Abr 07, 2014 10:12 am

Obrigado, Luis.

Tá anotado aqui no "caderninho" das dicas preciosas. Essa tem a vantagem de se achar mais facilmente.

Um grande abraços e bons peixes!
Avatar do usuário
Bruno Amar
CALOURO
Mensagens: 33
Registrado em: Ter Mai 14, 2013 6:52 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno Amar » Ter Abr 08, 2014 3:20 pm

Pescadores, boa tarde.

Só uma atualizada. Afinal, depois de toda a ajuda, acho que vcs merecem saber o que fiz...

Fui de Rapala Platinum 12 lbs, 5.6, de MS Black Widow 14 lbs também de 5.6., e de Shimano Bass Rise 16 lbs 5.3 (não tenho certeza) 2 partes. Dá pra começar....

A Alphas ficou legal com a Platinun e com a Bass Rise. A Lubina GTS nem preciso dizer que "casou" com a Black Widow...

Não encontrei a bass one (só aquela 6,6 30 lbs) de jeito nenhum e desisti da Scorpion que tinha visto. Era o modelo novo e R$ 1.290,00 não tá dando agora (até tentei).

Mas não desisti de uma scorpion não.

Quem tiver ela até R$ 700,00 em bom estado e tenha alguma forma segura de mandar para o Rio (se for do Rio posso até tentar uma forma de buscar), manda uma MP.

Preciso visitar o escambo para fazer ESCAMBO mesmo e me livrar de algumas tralhas....

Grande abraço e bons peixes!

P.S. Podem criticar as escolhas. Com as criticas construtivas se cresce....
Avatar do usuário
Bruno Amar
CALOURO
Mensagens: 33
Registrado em: Ter Mai 14, 2013 6:52 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno Amar » Ter Abr 08, 2014 3:20 pm

Pescadores, boa tarde.

Só uma atualizada. Afinal, depois de toda a ajuda, acho que vcs merecem saber o que fiz...

Fui de Rapala Platinum 12 lbs, 5.6, de MS Black Widow 14 lbs também de 5.6., e de Shimano Bass Rise 16 lbs 5.3 (não tenho certeza) 2 partes. Dá pra começar....

A Alphas ficou legal com a Platinun e com a Bass Rise. A Lubina GTS nem preciso dizer que "casou" com a Black Widow...

Não encontrei a bass one (só aquela 6,6 30 lbs) de jeito nenhum e desisti da Scorpion que tinha visto. Era o modelo novo e R$ 1.290,00 não tá dando agora (até tentei).

Mas não desisti de uma scorpion não.

Quem tiver ela até R$ 700,00 em bom estado e tenha alguma forma segura de mandar para o Rio (se for do Rio posso até tentar uma forma de buscar), manda uma MP.

Preciso visitar o escambo para fazer ESCAMBO mesmo e me livrar de algumas tralhas....

Grande abraço e bons peixes!

P.S. Podem criticar as escolhas. Com as criticas construtivas se cresce....
Avatar do usuário
Moises Frez
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2466
Registrado em: Seg Set 10, 2012 4:56 pm
Cidade:

Mensagem por Moises Frez » Ter Abr 08, 2014 11:03 pm

Cara não tem nada a se criticar... equipamento bom é o q agente tem e pode ter, os outros não valem nada.. :lol:

São varinhas otimas essas q você comprou, e vais fazer muito bom uso delas, com o tempo q você for pescando, vai notando o q precisar ser mudado ou não...

isso é uma busca infinita... ta sempre gastando dinheiro!!! :lol: :lol:
Avatar do usuário
Rodrigo Neves
NOVATO
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Jan 19, 2017 7:55 pm
Apelido: Digão
Cidade:

Re: Vara para pesca de iscas de superfície e meia-água nas Baías

Mensagem por Rodrigo Neves » Seg Jan 23, 2017 8:29 am

Olá Bom dia, sou novo na atividade de pesca esportiva e amador e queria comprar uma vara de carretilha que serviria tanto para trabalhar iscas de superfície como como isca de fundo especialmente o Camarão no jig head, poderiam me ajudar?
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA SALGADA - SALTWATER”