A linha perfeita para uma vara 6-12 lb

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca de Praia, de Mar é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Willian Lubke
NOVATO
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Fev 15, 2016 7:00 pm
Cidade:

A linha perfeita para uma vara 6-12 lb

Mensagem por Willian Lubke » Qua Jan 25, 2017 11:04 am

Bom dia pessoal, eu estava pesquisando sobre linhas multifilamento e vi que o 6-12lb que marca na vara é referente à linha monofilamento, então é necessário converter a libragem para chegar a equivalente na multifilamento. Poderiam me ajudar a escolher a linha ideal para meu conjunto?

Tem tópico que um membro cita um site que utiliza como referência a bitola da linha, mas eu tô errando em algo, pois o cálculo numa bate.

Vara Rapala gold 5'6" 6lb - 12lb... iscas de 3.5g a 14g
Carretilha Shimano Aldebran 50HG

Perfil de pesca... apenas robalos em mangues.

Obs.: Tenho preferência por linhas importadas, multi 8 fios, com elasticidade quase nula.

Edit: estou em dívida entre Sunline castaway 25lb e ygk gsoul upgrade 30lb. Estou aberto a indicação de outras.
Willian Lübke.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: A linha perfeita para uma vara 6-12 lb

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Jan 25, 2017 2:40 pm

Olá Willian

Tudo bem ?

O que você quer, na minha opinião, é um dado impossível de calcular com exatidão

Veja as variáveis que nós devemos levar em conta :

Apesar das linhas multi serem muito semelhantes em sua fabricação, suas características variam muito de fabricante para fabricante,
As linhas multi podem ser de dois modelos : Fusion ou Braided
Nenhum fabricante informa o valor de resistência em seu ponto de ruptura, ou seja, informam um valor limite dando margem de segurança que sempre é muito menor que sua resistência real e isso muda de fabricante para fabricante
Os valores de Resistência x Diâmetro varia de fabricante para fabricante
O diâmetro de linhas multi filamentos é muito menor que o diâmetro de linhas mono filamento de mesma libragem

Por exemplo :

Linha mono com 17 lbs a sua espessura é 033 mm, na 13 lbs é 028 mm, na 8 lbs o diâmetro é 0235 mm

Linha multi com 30 lbs, espessura de 023 mm, 25 lbs, espessura 021 mm, linha 18 lbs é 021 mm, linha 4 lbs é 015 mm - No caso de dois valores iguais (021 mm) para 25 e 8 libras, são fabricantes diferentes

Se você usa uma linha mono 028 e quer substituir por uma multi de mesma libragem, dependendo do fabricante, pode optar por uma linha 018 mm

Acontece que esta linha é muito fina e você corre o risco de na captura de um peixe maior, haver o "encavalamento" da linha ao trabalhar o peixe, que é a linha entrar entre as voltas do carretel, prendendo a linha e causando cabeleiras no arremesso.

Os valores gravados na vara em Libras (resistência) e Onça (cast) servem para orientar o pescador a utilizar as vara, iscas e linhas compatíveis com o tamanho dos peixes que ele pretende capturar.
Se o pescador superestimar seu equipamento, isso às vezes pode ser considerado falta de esportividade, mas se ele subestimar o seu equipamento, isso pode significar prejuízo se ao fisgar um grande exemplar romper a linha e perder a isca no caso de estar usando isca artificial ou o que é pior, quebrar a vara ...

Na pescaria de Robalo que eu faço, na galhada, dou preferencia à linha monofilamento 023 com vara de 12 lb e arremesso iscas entre 3 e 7 gramas. Neste caso, não uso multi, e se usar, linha multi diâmetro 021.
Se for no canal, onde as chances de capturar um grande exemplar utilizo varas de 17 l, linha mono 033 e iscas maiores, inclusive jigs. Se for utilizar multi, uso a mesma linha com 021 mm de diâmetro ...

Linhas multi mais finas, apenas em pesca ultra light

Não sei se você entendeu a resposta, divaguei muito ...rs... Poderia responder apenas o que falei no inicio :

O que você quer, na minha opinião, é um dado impossível de calcular com exatidão.

Forte abraço
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Willian Lubke
NOVATO
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Fev 15, 2016 7:00 pm
Cidade:

Re: A linha perfeita para uma vara 6-12 lb

Mensagem por Willian Lubke » Qua Jan 25, 2017 9:12 pm

Obrigado, entendi a resposta, aprendi sobre o encavalamento agora com a sua resposta e não irei me apegar a números exatos. Optei pela multifilamento, Sunline Castaway 25 lb, me pareceu uma boa pedida, até pensei em pegar um de 30 lb um pouco mais grossa, mas achei exagero pois está de 25 lb, aparece na caixa que aguenta até uns 10kg, dificilmente pegarei algo grande na galhada.

Agora, para completar meu conjuntinho para pesca de robalos, só me falta uma vara, estou pendendo pela redai mesmo sabendo que com o dinheiro que ela custa, eu poderia mandar fazer uma.

Imagem
Willian Lübke.
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA SALGADA - SALTWATER”