Pirararas - Sugestões e dicas

A cada dia que passa os pesqueiros naturais estão ficando cada vez mais distantes. Os P & P se mostram uma excelente opção para o pescadores dos grandes centros possam praticar suas pescarias de forma econômica e sem se preocupar em cobrir grandes distâncias ... Bom proveito pessoal ...
Avatar do usuário
Rodolfo Korch
CALOURO
Mensagens: 42
Registrado em: Qui Jul 07, 2011 3:00 pm
Cidade:

Pirararas - Sugestões e dicas

Mensagem por Rodolfo Korch » Ter Ago 21, 2012 4:54 pm

Tem muitos detalhes pra se levar em conta e cada pescador tem as suas particularidades baseado em gostos e experiências.
Me baseei nas experiências que tive no Pesqueiro Castelinho - São Pedro/SP

Você precisa analisar o local onde pesca:

- Qual tamanho do lago? Precisa definir a quantidade de linha.
- Funciona 24 horas? Dê preferência para o final de tarde quando o sol já foi mas ainda está claro e à noite.
- Quais tipos de peixe tem no lago? Precisa saber se elas comem isca viva ou não, tipo, lambaris, tilápias, curimbas e até pequenos pacus e tambas.
- Qual o tamanho das piras? Pra definir a bitola da linha.
- Tem algum tipo de enrosco? Pra definir bitola de linha.
- Qual peixe o pessoal mais pesca? As cevadeiras para tambas atrapalham e muito a pesca de piras.
- O pesqueiro alimenta os peixes? Qual tipo de comida? Definir se pesca só de fundo ou com bóia e tamanho de chicote.
- Qual a profundidade do tanque? É uniforme? Escolha do local de pesca no lago.

É muita pergunta né? Todas essas informações ajudam pra se ter uma boa pescaria.

As piras se alimentam da seguinte maneira, elas saem que nem loucas atrás dos peixinhos e vão comendo até ficar com o barrigão bem estufado. Chegam a comer 25% do próprio peso, ou seja, uma pira de 10Kg pode comer até 2,5Kg de comida.
Após essa comilança toda ela não come nada por mais de 24 horas, tempo em que ela fica digerindo a comida e regurgitando as espinhas e o que não conseguir digerir.
Aí começa tudo de novo, come, come, come...

Bom, vamos lá aos detalhes de minha pescaria.

Vou citar alguns detalhes da tralha e maneiras que uso e citar os detalhes do pesqueiro pra você entender.

1. Cadeira bem confortável

A pesca de piras é de espera, então, uma boa cadeira ajuda a não ficar com as pernas doendo, rsrs. A minha cadeira tem apoio para os pés, pois durmo nela durante à noite.

2. Um(a) bom(a) companheiro(a) de pesca.

Ajuda a espantar o sono, principalmente nas madrugadas geladas que faz onde vou pescar.

3. Paciência

A espera pode ser bem longa, principalmente à noite, e às vezes pode não pegar nada, é normal.

4. Linha

Sempre uso monofilamento na pesca de piras. Elas se debatem e giram bastante tentando se livrar do anzol e acaba se machucando bastante com linhas multifilamento ou até mesmo mono muito finas.
Eu uso 0,70mm da Intergreen, uma excelente linha. Não use linha vagabunda, não vai querer perder o troféu por que estourou a linha, certo?
Uma linha mais grossa, tipo 0,90mm tira toda a esportividade. Não estamos caçando peixes pra arrastá-los ou rebocá-los, estamos pescando esportivamente, ou seja, tem que haver chance dos dois lados.
Uma linha fina, tipo, 0,40mm deixa a desejar se entrar uma acima dos 10Kg.

5. Anzol

Sem farpa, sempre! Não há necessidade de farpa e machuca muito o peixe.
Eu uso 8/0 modelo Octopus da Gamakatsu. Um anzol menor fica desproporcional ao tamanho da boca do peixe e corre-se o risco do peixe engolir. Até um 10/0 tá bom, não há necessidade de maior em pesqueiro.
Se quiser, pode usar Anzol circular, mas não esqueça de deixar o peixe levar e não fisgue.

6. Varas

Eu utilizo 3 varas iguais, 40-70lbs ação rápida, pesca pesada, carbono, cabo em EVA, Casting 40-200g. Modelo Pirarara da Fleming.
A pesca de pira é bruta e ela não fica dando cabeçadas como os tambas, por exemplo.
Cabo em EVA, pois a cortiça estraga com a umidade e contato com o chão durante a noite.
Uso 70lbs, pois onde pesco (Castelinho) tem piras com mais de 60Kg, e é verdade, são brutas mas bem difíceis de pegar.
Uso de carbono por ser mais leve, questão de gosto.

7.0 Luva

Ajuda no frio, protege dos mosquitos e dá maior aderência no cabo da vara, principalmente de madrugada ou na chuva quando o EVA fica bem escorregadio. Você pode optar por enrolar aquelas "borrachas" utilizadas nos cabos das raquetes de tênis ou ping-pong, ajudam bastante.

8. Líder de aço

Bem polêmico o uso. É necessário?
Bom, a pira não tem dentes mas tem uma "lixa" na boca que esfola legal a linha.
Uso pra não correr o risco de perder o peixe e ajuda na retirada da água, onde ao invés de segurar na linha quando o peixe estiver na beirada, seguro no aço. No caso das piras, as ações não diminuem usando aço.
Utilizo 40cm de 100lb, flexível e encapado na cor preta.

9. Girador

Compatível com o aço. Uso tamanho 4. Tanto o anzol quanto o girador, presos direto no aço com bucha dupla.
Não use snap.

10. Que mais... Isca

Depende do pesqueiro, do que elas comem.
Já usei:

- salsicha - pega mas os outros peixes também comem, o que atrapalha. Quando vou pescar pira, só pesco pira mas nenhum outro peixe. Com excessão dos lambaris que fisgo com a telescópica pra passar o tempo.

- peixe vivo - É muito bom, mas tem que fica limitado a um espaço, tipo, apoitado pelo chumbo, onde possa nadar livremente só naquele espaço. Tilápias, lambaris, pirambóia, tuvira. Usei um curimba de 1Kg uma vez e fisguei uma bem grande.

- Minhocuçu - mesmo caso da salsicha.

- iscas podres, tripa de frango, fígado azedo, etc. Eu tô fora! Não uso nem a pau!

- Cabeça de peixe. Depois de experimentar diversas iscas, só uso cabeça de peixe. Uso de tilápia ou de curimba, as maiores que encontrar. Peço pra peixaria separar pra mim com guelra e tudo, sangrando.
Levo as cabeças congeladas em potes pequenos, bem fechados pra não contaminar a caixa térmica.
Troco as iscas apenas uma vez no inverno e no verão umas duas vezes tanto de dia quanto de noite. Uma das vezes que troco é lá pelas 17h30, logo que o sol se foi mas ainda está dia.

11. Local

As piras não são territorialistas mas sempre acabam passando em certos lugares do tanque que você acaba pegando a manha. Mas não dá pra dizer, joga ali que pega.
De dia jogue nas partes mais fundas do lago, elas detestam luz.
De noite explore às margens, elas passam nas beiradas caçando os peixinhos. Se houver vegetação ou "entradas" na margem, é ali que deve jogar.
Atente à profundidade. Costumo jogar a 1 metro ou 1,5m da margem onde a profundidade chega a 1m mais ou menos. Se for muito raso, afaste mais, tipo, um peixe de 30Kg não vai "nadar fora d'água", ou seja, se a profundidade da margem for pouca afaste mais.

Outras dicas:

- Não deixe a linha muito esticada nem muito frouxa, deixe o peixe abocanhar e levar, ele se fisga sozinho;

- Nunca ilumine nas beiradas ou na água durante à noite. A luz afugenta, principalmente as grandes;

- Não faça barulho nas beiradas à noite. De dia não há problema;

- Durante à noite, quanto menos iluminação e barulho, melhor! Acho que já escrevi isso, rsrsrs, é que tem pescadores que insistem em iluminar a água. Uma lanterna de cabeça fraquinha é suficiente, se houver lua, nem precisa;

- À noite, saiba exatamente onde estão suas varas para não chutar o suporte ou enfiar o pé na água, rsrsrs, meu colega já fez isso;

- Pilha reserva para a máquina fotográfica. Falar que pegou um grande e não ter foto fica feio;

- Balança digital. Se gosta de pesar os peixes. Nesse caso, um pano co tiras e argolas ajuda a pesar as piras e não machucam. Nunca pese com passaguá, machuca demais;

- Não use alicate boga, machuca. Use uma luva para pegá-las;

- As piras são peixes dóceis, mas cuidado com os ferrões, saiba pegá-las sem torcer o peixe, sem erguer pelo rabo, sem derrubar, etc.

Bom, acho que já escrevi demais, rsrsrs.

Um abraço.

Korch
E disse Jesus: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens”. Mt. 4-19

Imagem

"Pesque e solte, pratique essa idéia!
Avatar do usuário
André Vilela
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 333
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:35 pm
Cidade: SÃO PAULO
Estado: SP

Mensagem por André Vilela » Seg Ago 27, 2012 10:51 am

Belas dicas, parabéns!!! Com certeza serão muito úteis... Abraços!!!
Responder

Voltar para “- PESCANDO EM PESQUEIROS - FÓRUM P&P”